Aprenda a fazer CTAs estratégicos para converter seus visitantes em clientes

O grande segredo de como converter visitantes em clientes com CTAs é criar pontos de conversão estratégicos, atrativos e otimizados. Quer saber como fazer tudo isso? Então confira este post!

Aprenda como converter visitantes em clientes

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você provavelmente já sabe que o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais promissoras no escopo do marketing online para empresas que querem conseguir mais clientes por meio de seu site e blog.

E, claro, esse não é o único benefício que o conteúdo pode trazer para um negócio. Dentre eles podemos citar o aumento do brand awareness, o fortalecimento do relacionamento com o cliente e a geração de autoridade.

Mas quando estamos falando sobre resultados numéricos, o que mais interessa é a possibilidade de gerar vendas, certo?

É por isso que a conversão é um assunto tão importante quando falamos em Marketing de Conteúdo. Afinal, a estratégia vai muito além de criar posts!

É preciso criar conteúdo para atrair visitantes, mas buscar formas que eles comecem a fazer parte da base de leads, para que possam ser nutridos e convertidos em vendas.

Nesse processo, os CTAs (call-to-actions, em português, chamada para a ação) desempenham papel fundamental. Eles são pontos de conversão que convidam diretamente o usuário a tornar-se um assinante.

Então, como converter visitantes em clientes com CTA e conseguir resultados cada vez melhores?

Esse é o tema deste post! Vamos lá?

Como inserir CTAs?

Antes de começar, é importante deixar claro que não basta inserir inúmeros CTAs no seu blog e esperar que eles gerem uma grande taxa de conversões. Embora isso seja possível, as chances são bem menores.

Se o CTA não está de acordo com o que o usuário espera, com a etapa do funil de vendas e alinhado com os objetivos do conteúdo, ele dificilmente vai trazer resultados consistentes.

Assim, é preciso pensar de forma estratégica na hora de usar os CTAs. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Qual a importância de CTAs estratégicos?

Um CTA estratégico é aquele que segue alguns pontos, objetivos e planejamento.

Como falamos, não basta apenas inserir pontos de conversão aleatórios pelo conteúdo, é preciso que ele tenha impactos positivos para a estratégia da empresa.

Assim, é importante que o CTA:

  • tenha relação com a temática do conteúdo;
  • esteja posicionado em momentos estratégicos do conteúdo e do blog;
  • pensar qual CTA terá melhores resultados;
  • adequar o CTA a etapa do funil.
Kit Planejamento do Funil de Vendas

Como criar bons CTAs?

1. Definir o objetivo

O primeiro ponto essencial de um bom CTA é o planejamento e isso significa definir qual o objetivo de uma chamada para ação.

Isso é relevante porque é de acordo com as conversões que você começará a construir uma base de contatos, que posteriormente será nutrida a fim de gerar vendas.

Assim, entender de onde esses contatos vieram ajuda a criar um diálogo coerente nesse processo.

Alguns dos principais objetivos de um CTA são:

  • aumentar a base de assinantes da newsletter;
  • gerar leads;
  • obter mais informações dos leads já gerados;
  • qualificar leads;
  • segmentar leads já existentes.

De acordo com esses objetivos, você pode criar diferentes CTAs que encaminhem os contatos gerados para diferentes fluxos de nutrição.

Para aumentar a eficácia dos fluxos, você pode já criar algumas opções diferentes de cadastros no seu CTA, que encaminhem para diferentes fluxos de acordo com o interesse do usuário.

Uma forma simples de fazer isso é separar de acordo com o assunto do material que você ofertou.

Por exemplo: uma agência de marketing que criou CTAs para pessoas interessadas em Instagram, Facebook e LinkedIn pode coordenar todos os contatos gerados em uma lista para pessoas interessadas em Redes Sociais.

No fim, as chances de conversão quando o fluxo é bem estruturado aumentam gradualmente.

No blog, usamos essa estratégia com as Hello Bars. Mesmo não sendo para oferta de material, e sim assinatura da newsletter, a segmentação é baseada no tema da Hello Bar.

Isso inclui uma Hello Bar mais geral, uma de redes sociais, outra de SEO e por aí vai.

2. Escolher em quais páginas e momentos usar o CTA

Depois de definir o objetivo, é preciso determinar onde seu CTA vai aparecer.

Existem várias opções, como a home do blog, as postagens (no começo, meio ou fim), no header e footer, na barra lateral…

Isso sem falar em pop ups e Hello Bars, que também atuam como pontos de conversão.

Definir as páginas e melhores momentos para usar um CTA é importante, pois atua como elemento de convencimento para o visitante.

Se o visitante tem uma dúvida, por exemplo, e você convida-o a saná-la por meio de um CTA, a chance de ele converter será maior do que em CTAs “soltos” e não relacionados ao tema.

Assim, escolha assuntos relacionados, dúvidas estratégicas e pontos de destaque dentro do conteúdo.

Já no blog, você pode usar CTAs mais gerais no footer, header e home, e dependendo pode inclusive usar os materiais mais baixados nesses pontos.

3. Definir o tipo de CTA

Um CTA pode ser usado em vários formatos: texto, vídeo, gifs, imagem, formulário incorporado ao post, box… Então é preciso definir qual o melhor formato para sua estratégia.

Para entender isso, você deve entender o que é possível fazer com os recursos que você tem e quais tipos de CTA trazem as melhores conversões para você.

Inserir um CTA no formato de texto, por exemplo, é fácil, mas será que a sua taxa de conversão é a mais interessante?

Por outro lado, usar gifs pode chamar a atenção do visitante e trazer maior taxa de conversão. No entanto, é necessário encomendar a peça a um designer.

Assim, busque a relação entre o que é viável e o que traz bons resultados.

Aqui no blog, as imagens e formulários são usados com maior frequência, e os resultados são positivos. Boxes de conteúdo e CTAs em texto também são bem explorados nos conteúdos.

4. Criar um copy que converte

Independente do tipo de CTA, um dos principais segredos é o copy, ou seja, a forma como você redige o convite a ação.

O copywriting é essencial para uma estratégia de conteúdo, já que é uma escrita focada em conversão.

No CTA, ele assume o papel de convencer ainda mais o visitante da importância da oferta e, claro, gera mais conversões para a empresa.

Pode parecer bobo, mas uma simples mudança de “clique aqui” para “confira o material exclusivo” pode gerar mais cliques, assim como pensar em palavras que despertem o senso de urgência, exclusividade e necessidade.

Isso tudo sem esquecer, é claro, de uma boa estrutura do que está escrito. Use negritos, organize a informação de maneira escaneável, chame atenção para palavras estratégicas. Isso faz toda a diferença!

Ebook Copywriting

5. Definir os elementos visuais

Outro “detalhe” essencial é a definição de cores e imagens a serem usadas. Elas devem ser visualmente harmônicas com o visual do blog como um todo.

Assim, a paleta de cores e estilos devem ser respeitados, bem como as imagens devem ter uma identidade em comum.

Também é importante pensar em como os elementos visuais do CTA coordenam-se entre si. Ou seja, escolha um elemento de atenção (geralmente o botão de clique) e pense em como os outros elementos podem harmonizar.

E lembre-se de sempre deixar o texto legível! As cores não podem atrapalhar nisso.

Veja como é feito aqui no blog:

Como organizar seu departamento de marketing sem gastar dinheiro

6. Testar

Agora que você já sabe como pode ser o seu CTA e entendeu os pontos necessários de observação, é importante desenvolver formas de otimizar a conversão nele cada vez mais.

Por isso, os testes são fundamentais.

Growth hackers já estão habituados com a rotina de testes. Eles são essenciais para otimizar seus esforços.

Afinal, testes são essenciais para entender o que funciona melhor para a sua persona.

Os mais usados são os famosos testes A/B, em que é modificado apenas um parâmetro, mantendo-se o restante. Assim, é possível entender o que de fato funcionou.

Vários elementos podem ser testados em um CTA, como cores, copy e imagens, como já mostramos aqui.

E não se engane em pensar que esses testes são bobos e não trariam resultados! Mudar a cor de um simples botão pode ter efeitos bastante positivos.

O uso estratégico de imagens também é uma técnica bastante usada e com resultados que podem ser surpreendentes. Você sabia que a maior empresa de streaming do mundo usa essa técnica?

Isso mesmo, a Netflix adota diferentes previews de imagens em seu catálogo a depender dos hábitos do usuário, e também para testar quais tem mais cliques.

Na imagem abaixo, por exemplo, das 6 versões criadas, a marcada com a seta verde teve a melhor performance:

Exemplo da Netflix de como converter visitantes

É isso que permitiu que a empresa criasse um padrão de display dos títulos que tivesse mais cliques e, assim, as métricas da empresa se tornaram mais elevadas.

7. Metrificar

Por último, é necessário mensurar os resultados. Mostramos aqui que melhores taxa de conversão estão relacionadas a uma boa compreensão do potencial de conversão, e para isso é preciso observar o número de conversões e a taxa de conversão.

Afinal, é isso que vai permitir que você faça ajustes na estratégia e direcione melhor os seus esforços.

Se você quer começar a investir mais na otimização das conversões do seu blog, matricule-se agora no curso de Otimização das Taxas de Conversão, da Universidade Rock Content (viu o CTA aí? ).

[rock_performance]

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.