Confira como coordenar uma equipe na agência

Quer saber como coordenar uma equipe? O uso das técnicas adequadas é indispensável para aplicar uma liderança de sucesso e ter um time de alta produtividade. Continue lendo este artigo e conheça as melhores dicas para gestão de agências!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

ilustração sobre como coordenar uma equipe
Coordene bem suas equipes para fazer sua agência decolar!

Saber como coordenar uma equipe é imprescindível para o sucesso de uma agência de comunicação. Afinal, a aplicação de uma liderança forte é um grande diferencial para engajar os membros do seu time e potencializar a performance dos profissionais.

Os líderes que estão atentos às necessidades da sua equipe têm mais facilidade para identificar melhorias que otimizem o seu trabalho. Além disso, a partir das medidas certas, é possível reconhecer talentos capazes de ajudar o gestor a exercer uma liderança bem-sucedida.

Quer ser um gestor de excelência? Confira, neste post, o que fazer para coordenar a equipe da sua agência da forma certa e alavancar seus resultados!

Conheça os seus funcionários

Antes de qualquer coisa, é crucial conhecer os componentes da sua equipe para que seja viável orquestrar o conjunto como um todo. Para isso, pode-se usar a teoria jobs to be done, que consiste em conhecer o seu público para identificar quais são as suas reais necessidades.

Ao ter ciência da qualificação técnica dos seus colaboradores, bem como das suas personalidades, a forma como se comunicam e o que os motiva, o líder pode identificar os pontos fortes dos seus funcionários e, assim, distribuir as tarefas de acordo com a capacidade de entrega de cada um.

Isso significa ter visão estratégica. É por meio dela que você pode designar os colaboradores para as tarefas que mais se encaixam, o que permite que sejam mais produtivos e, consequentemente, gerem melhores resultados para a agência de comunicação.

Segmente o trabalho

Quando não é realizada a correta divisão dos trabalhos a serem feitos pela empresa, a tendência é que as tarefas se confundam, o que pode acarretar atrasos e perda de qualidade nas entregas — fatores que deixam o cliente insatisfeito e afetam a imagem da agência no mercado.

Levando isso em consideração, é recomendado segmentar o trabalho, separando-o por categorias semelhantes. Desse modo, as equipes podem atuar em ambientes adequados para o tipo de atividade que desenvolvem.

Segmentar os departamentos de atendimento, criação, mídia e planejamento, por exemplo, traz mais organização e autonomia no trabalho. Assim, não há o risco de uma equipe ficar sobrecarregada por assumir atividades que não lhe cabem.

Defina objetivos

Além dos próprios objetivos individuais, é preciso que o seu time tenha objetivos em comum para sentir-se motivado a unir forças em prol de um bem maior. Essa unidade aumenta a comunicação e a colaboração entre os funcionários, que passam a entender que fazem parte de um grupo e são uma peça importante para o bom funcionamento da empresa.

Os objetivos definidos devem ser claros e apresentar os meios a serem seguidos para que sejam alcançados. Mais do que os objetivos específicos de cada projeto, pode-se determinar metas como a redução do retrabalho, visando aumentar a precisão das tarefas realizadas.

Dê feedbacks para a equipe

Adotar uma comunicação clara é vital para a disseminação de informações dentro da agência, uma vez que é necessário que todos saibam o que está acontecendo no ambiente interno.

Uma maneira de melhorar a comunicação é por meio de atualizações feitas periodicamente. Garanta que as informações certas sejam entregues às pessoas certas, do contrário pode haver ruídos que atrapalham o desenvolvimento dos projetos.

Os feedbacks também fazem parte da comunicação. Nesse sentido, é recomendado abrir espaço para dar e receber feedbacks. Aponte os pontos fortes e aqueles que necessitam de melhorias. Isso pode ser feito de forma coletiva para a equipe no geral e individualmente, com uma conversa privada com cada membro do seu time.

No papel de líder, deixe os funcionários à vontade para que possam contribuir com a sua liderança, mostre-se aberto a receber críticas construtivas. Esse posicionamento ajuda a solidificar a confiança e melhorar suas técnicas de gerenciamento de equipe.

Valorize o clima organizacional

O clima organizacional consiste na percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa e da liderança que os conduz. Se os profissionais se deparam com conflitos que não são solucionados, provavelmente ficarão desmotivados, além de não haver unidade na equipe.

Portanto, é imprescindível valorizar o clima organizacional, proporcionando um ambiente agradável e favorável para todos. Procure utilizar técnicas que estreitem e beneficiem os laços entre os colegas de trabalho e os gestores.

Reservar um tempo fora das obrigações do trabalho para realizar sessões de integração de equipe é uma ótima maneira de começar a melhorar o clima organizacional. Essas atividades fazem com que os profissionais se sintam mais à vontade uns com os outros.

Tenha em mente que se as pessoas não se sentirem à vontade, o time montado pela agência não vai ser sustentável.

Promova o desenvolvimento

A gestão de equipes não é um aspecto fundamental somente para o crescimento da empresa, mas também é um fator que garante que os colaboradores estejam satisfeitos com as funções que realizam.

Nesse contexto, é necessário promover o desenvolvimento da sua equipe, o que pode ser feito com o oferecimento de treinamentos e cursos que ajudem os funcionários a atualizar seus conhecimentos e aprimorar suas competências.

Com isso, você deixa claro que valoriza a evolução da equipe e deseja que ela continue contribuindo com o crescimento da agência. O resultado disso é o aumento na retenção de talentos.

Ofereça recompensas por resultados

Como você se sentiria se se esforçasse o máximo em todas as suas tarefas e alcançasse bons resultados, mas não fosse valorizado pelo seu gestor e pela sua empresa? Certamente, ficaria desmotivado e teria vontade de buscar um novo emprego, não é mesmo?

Para que isso não aconteça com os seus liderados, preocupe-se em reconhecer os esforços tanto da equipe quanto individuais. Deixe claro que você está acompanhando o desempenho deles e aprecia o seu trabalho.

Depois de acompanhar os Indicadores de Desempenho (KPI), o reconhecimento pode ser feito desde com reuniões para celebrar os resultados até com certificados e premiações. Porém, seja coerente para não dar a impressão de que está privilegiando um funcionário em detrimento de outro.

Com essas dicas de como coordenar uma equipe, você pode obter mais sucesso na sua liderança, pois será capaz de montar um time engajado e disposto a abraçar as suas ideias. Assim, torna-se mais fácil conquistar as metas estabelecidas pela agência e destacar-se no mercado da publicidade.

Quer impulsionar a sua gestão? Baixe agora mesmo o nosso ebook de gestão para agências e melhores os seus resultados!

Nova call to action
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.