Como criar um curso online de forma simples: aprenda agora a planejar, executar e vender!

Como criar um curso online

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você já fez um curso online? Se ainda não, é provável que tenha ao menos considerado essa opção. Saiba que milhões de pessoas se encaixam na mesma situação.

Falar sobre o avanço da tecnologia e mudanças dos hábitos de consumo é chover no molhado, mas o fato é que muita gente está ganhando dinheiro ensinando outros à distância.

Mas assim como a ideia de ganhar dinheiro com blog, encontrar nos cursos uma fonte de renda (além de outros benefícios) pode parecer um sonho distante.

E se eu te disser que não é bem assim? E se eu fizer melhor, te ensinar como criar curso online, do planejamento à venda, e até mostrar o que você precisa fazer depois do lançamento?

Parece bom? Então relaxe e continue a leitura, pois é exatamente isso que você vai ver neste guia completo!

Qual o apelo dos cursos online, afinal?

Antes de mergulhar de cabeça na preparação do seu curso, vamos dar um passo atrás, a fim de ter uma visão mais ampla do mercado de educação digital.

Isso requer responder a uma pergunta importante: por que os cursos online têm tanto apelo, afinal de contas?

Há alguns anos era muito comum ver poucas opções e muita desconfiança, cenário que já se reverteu completamente e apresenta hoje uma gama enorme de cursos.

Existem até plataformas inteiras voltadas para a criação e comercialização desses cursos.

Analisando essa situação, podemos concluir que tal mudança vem acontecendo por conta de pelo menos 3 motivos:

Novas possibilidades de carreira

O primeiro motivo para o aumento tão grande dos cursos online nos últimos anos é a quantidade de novas profissões que têm surgido no mercado.

Principalmente no que diz respeito à profissões digitais, como blogueiro ou youtuber, não se exige (e nem existe) um curso formal, digamos assim.

Logo, a melhor opção é aprender por meio de cursos online, que oferecem conhecimento sobre os mais diversos assuntos de maneira profissional e prática.

Benefícios para quem ensina e para quem aprende

Para quem ensina, existem muitos benefícios em criar um curso online.

É possível fazer isso, por exemplo, para ganhar dinheiro ou para gerar autoridade para uma marca, como parte de uma estratégia maior de marketing de conteúdo.

Já quem aprende tem acesso a conteúdo de qualidade, com conveniência e por um preço normalmente mais baixo do que os valores cobrados em instituições convencionais.

Mudança de foco do mercado

Por muito tempo, se deu mais ênfase ao título profissional que alguém adquiria por completar um curso do que por sua capacidade de implementar o que estudou no dia a dia.

Felizmente esse cenário mudou. A ideia agora é que mais vale a experiência prática e as habilidades de um candidato do que apenas ter um diploma na mão.

Isso faz com que mais profissionais, mesmo os já formados em cursos superiores, busquem aumentar sua capacitação por meio de cursos online.

O que você precisa saber antes de criar um curso online

Como criar um curso online de qualidade  —  e que consiga um bom número de vendas  —  sem conhecer nada sobre o segmento em que está entrando?

Vamos evitar essa armadilha de maneira muito simples.

Analisaremos juntos alguns fatos que você precisa saber sobre o assunto antes de se aventurar na promoção e venda do seu próprio conteúdo.

Lembrar-se deles vai ajudar você a manter o equilíbrio entre a criatividade necessária para criar algo que chame atenção e a visão analítica que vai levar o projeto a dar lucro.

Basicamente, são 3 verdades que você precisa ter em mente:

Existem vários formatos de curso online

Isso mesmo, você pode apostar em diversos formatos de curso. Então, se chegou até aqui pensando que um curso online não é para você por falta de verba para investir em vídeos, pode se animar.

Para quem não tem condições  —  ou ainda tem receio  —  de investir na produção de conteúdo em vídeo, é possível criar um curso em email.

Uma alternativa é criar um curso que funciona como uma série de posts, ou com algumas atividades interativas e que fica disponível no seu site.

A concorrência é forte

A concorrência entre os cursos online de praticamente qualquer tema é muito forte. Mas será que estou dizendo isso para desanimar ou preocupar você?

Muito pelo contrário, é apenas para que você se esforce ainda mais para criar o melhor curso possível e garantir que nem o melhor dos competidores ameace o sucesso que o seu projeto busca!

Ter os desafios vivos na mente ajudará a elevar o padrão de qualidade e tomar cada decisão pensando em entregar o melhor para os seus alunos.

Não existe uma fórmula única

Existem várias formas de criar um curso e vendê-lo de forma bem-sucedida. Esse curso apresenta uma série de ações que você pode fazer para ter maiores chances.

Mas fórmula mágica é algo que você não vai encontrar em lugar algum! Por isso, não espere por soluções prontas ou que não envolvam trabalho.

Seguir este guia vai dar bastante trabalho sim. A questão é que os benefícios fazem toda a jornada valer a pena.

Agora sim você está pronto para iniciar a produção do seu curso. E como você já deve estar ansioso, não vou enrolar. Apenas siga o passo a passo a seguir:

Planejamento

Planejamento é sempre uma missão complicada. Por um lado, muitos passam a vida inteira fazendo planos em cima de planos, que nunca saem do papel.

Vendo esse tipo de comportamento, outras pessoas adotam uma atitude de que é preciso agir mais e planejar menos, ou seja, acabam por agir sem planejamento algum.

O resultado, em ambos os casos, é o mesmo: fracasso. Por isso, tenha em mente que o planejamento do seu curso precisa ser bem feito, mas ativo.

Em outras palavras, ele deve “empurrar” o seu projeto para frente, em vez de servir como ferramenta de procrastinação.

O planejamento talvez seja a etapa mais importante do seu projeto, por isso é a que conta com o maior número de passos: são 7 no total.

Siga cada um de perto, e terá uma estrutura que vai agilizar e facilitar o seu trabalho nas fases seguintes do projeto:

1. Escolha seu tema

Sobre o que você vai ensinar? Esse é o primeiro ponto que precisa ser definido, antes de qualquer outro. E existem dois motivos para isso:

  1. Você precisa conhecer muito bem o tema sobre o qual vai falar;
  2. Como você vai ver nos passos seguintes, o seu tema terá influência sobre o restante do planejamento.

A dica aqui é simples: escolha um tema que você domine bem, mas que também seja prazeroso para você.

Isso faz toda a diferença na qualidade do material que será capaz de produzir e vender.

2. Pesquise o mercado

O mercado para cursos online pode ter um tamanho bem diferente, dependendo do tema que você escolher para ensinar.

Por isso, logo depois de escolher seu tópico de ensino, pesquise bem o tamanho do mercado (qual é o total de pessoas que busca cursos sobre isso), quem domina nele e qual fatia toma.

3. Conheça bem a concorrência

Depois de ter uma noção geral do mercado, se aprofunde nos seus principais competidores.

Qual a abordagem deles para o tema em questão? Quais são seus métodos? Que tipo de material oferecem? Quanto cobram?

Descobrir vários aspectos sobre seus concorrentes vai ser de grande ajuda para que você possa encontrar um diferencial e se destacar aos olhos do público.

4. Defina detalhes do curso

Alguns detalhes sobre o funcionamento do curso em si também precisam ser definidos sem demora. Caso contrário, podem atrapalhar outras decisões importantes e atrasar o desenvolvimento do projeto.

Alguns desses detalhes incluem:

  • duração: qual vai ser a duração total do curso? Além disso, quanto tempo cada aula vai ter?
  • formato: o curso será em vídeo, por email, em formato de livro interativo ou outro?
  • nível do ensino: para quem o curso se destina? Iniciantes no tema, amadores ou profissionais experientes?

Como dá para ver, são questões que terão impacto direto na sua produção de conteúdo, montagem de cronograma e estrutura, e precisam ser decididos rapidamente de acordo com os seus objetivos e verba disponível.

5. Entenda qual a estrutura necessária

Agora que já tem uma espécie de esqueleto do curso em mente, você tem condições de definir qual será a estrutura utilizada na preparação dele.

Essa estrutura envolve fatores como:

  • estrutura física: será preciso alugar equipamentos ou espaço para produzir o curso? Terá de contratar profissionais para auxiliar na parte técnica?
  • tempo de produção: quanto tempo vai levar para preparar todo o material que pretende oferecer?
  • material de apoio: que tipo de material de apoio será disponibilizado? Áudio, links com conteúdo extra, tempo para perguntas e respostas?

6. Escolha a plataforma

Existem várias plataformas de criação e publicação de cursos online, entre as quais você terá de escolher.

Se resolver oferecer o curso por email, terá de escolher um software de email marketing (se ainda não tiver um favorito).

Algumas dessas plataformas são:

7. Considere os canais de divulgação

Quais serão os canais de divulgação que você vai usar para promover o seu curso?

Talvez você ainda não tenha a mínima ideia, então vou adiantar uma recomendação que farei mais a frente, quando ensinar como divulgar seu curso. A lista inclui:

Então, desde já, pense em quais redes sociais usar, quais seriam bons blogs para publicar seus guest posts e, de modo geral, explorar bem todos os canais que pretende usar.

Execução

De nada adianta planejar com perfeição e executar de qualquer jeito. Essa é a fase do projeto que vai determinar como o produto final será e, consequentemente, o seu potencial de lucro.

É como um filme, livro ou série de TV: um material de baixa qualidade com a divulgação certa pode vender bem no lançamento, mas perderá força e não terá sucesso a médio e longo prazo.

Da mesma forma, seu curso precisa de força para continuar gerando resultados muito depois de lançado, e isso só será possível se tiver qualidade.

Para garantir que isso aconteça, não deixe de tomar nenhuma das medidas abaixo:

1. Selecione material de referência

Por mais que você domine o tema sobre o qual vai ensinar, é importante selecionar referências úteis para consultar  —  e também se inspirar  —  antes de produzir a sua versão final do conteúdo.

Esse material vai ser de grande ajuda também para garantir que as informações passadas sejam atualizadas e exatas, e vai garantir que seu curso seja relevante.

2. Elabore um roteiro

Elaborar um roteiro do que será abordado em cada aula é vital para que antes mesmo de produzir o conteúdo final você já saiba exatamente sobre o que vai fazer.

Se o formato for em vídeo, nem se fala! Ai você pode optar por escrever exatamente o que será dito ou simplesmente lançar anotações pontuais a fim de manter a naturalidade.

O importante é seguir o roteiro, que vai trazer ordem e dar um aspecto mais profissional ao curso.

3. Produza o conteúdo definitivo

Agora sim, vamos produzir o conteúdo final. Se você já tiver feito um roteiro completo para o seu curso em vídeo, esse é o momento de gravar todos eles.

Se o curso vai ser escrito e o roteiro era apenas para dar uma visão geral, nesta etapa você vai produzir o material final que os alunos verão.

4. Inicie a divulgação pré-lançamento

Não espere até o curso ficar pronto para começar a sua divulgação.

É preciso criar expectativa, para que os alunos fiquem ansiosos pelo curso bem antes de ele estar disponível.

Assim como um grande filme conta com vários trailers para chamar a atenção do público, comece a usar seus canais de divulgação para dar uma visão de bastidores e oferecer pequenas prévias do material.

5. Finalize o produto

Depois de ter produzido todo o conteúdo, ainda resta finalizá-lo. Seja por revisar o que foi escrito, editar o que foi gravado ou refinar os materiais de referência e o visual do site, há muito a fazer.

Uma boa edição fará toda a a diferença entre um curso mediano, que será facilmente esquecido pelos alunos, de um curso inesquecível, que vai gerar recomendações e depoimentos favoráveis.

Divulgação

Todo o esforço para preparar e criar o curso infelizmente não são garantia de sucesso. Aliás, é por isso que a frase “Propaganda é a alma do negócio” se tornou tão popular.

Basta observar qualquer segmento de mercado para encontrar exemplos de produtos praticamente iguais, mas com um se destacando bastante por conta de um marketing bem-feito.

Como o nosso guia foi feito para te levar a ter um produto bem-sucedido, não podiam faltar algumas lições práticas sobre marketing, não é mesmo?

Algumas táticas não podem ficar de fora da divulgação do seu curso online. Por isso, recomendo que você:

1. Produza conteúdo para blogs

O ideal é que você tenha tanto um blog próprio quanto invista na criação de guest posts.

Como já dito, isso não precisa ser feito só depois de finalizar o produto, mas enquanto você cria. Dessa forma, não vai precisar esperar muito tempo entre a finalização e o lançamento.

2. Invista em sua base de emails

Se já tiver uma base de emails, não pense duas vezes antes de fazer uso dela!

Se não tiver, a produção de conteúdo para blogs vai ajudar exatamente nisso, e fazer com que tenha alguns assinantes dispostos a ver mais sobre o que você tem preparado para eles.

O email marketing é um dos canais que apresentam melhor índice de conversão no marketing digital, por isso é tão útil na sua estratégia e não deve ser deixado de lado.

3. Use links patrocinados

Links patrocinados, ou seja, usar anúncios nos mecanismos de busca e nas redes sociais também é uma ótima opção, especialmente durante o lançamento do seu produto.

Essa estratégia é perfeita para otimizar e acelerar os resultados enquanto os alunos ainda não conhecem a qualidade do curso e você não pode colher frutos de recomendações.

4. Use bastante as redes sociais

Já ficou claro o quanto as redes sociais são importantes para o plano de marketing do seu curso ser bem-sucedido.

Mas usar bastante as redes sociais não significa usar todas as redes que existem! Foque apenas nas que têm mais a ver com o tema e o público que você busca impactar.

Isso lhe dará mais tempo para interagir com qualidade e ver índices mais altos de conversão.

Venda

Se neste ponto do projeto você estiver sentindo um friozinho na barriga, eu entendo, é normal.

Afinal, você passou um bom tempo produzindo e divulgando o curso, e todo o esforço vai ser validado em definitivo pelo resultado das vendas.

Mas não se esqueça de que se você chegou até aqui e conseguiu executar bem os passos anteriores, tem bons motivos para se animar e esperar pelo melhor.

Se você acompanha o blog já sabe que vai precisar de uma boa landing page, mas para dar vender bem é indispensável que você também:

1. Crie chamadas à ação para os seus conteúdos

Depois de lançar o curso, continue produzindo conteúdo de qualidade em seu blog, redes sociais e outros canais, e crie chamadas à ação direcionando os leitores para ele.

Isso certamente vai ajudar a aumentar as vendas e manter o interesse do público vivo pelo conteúdo que você criou.

2. Use provas sociais

Provas sociais, como depoimentos de alunos satisfeitos, parceiros estratégicos que ofereçam uma avaliação positiva da sua marca ou do seu material e apoio de influenciadores digitais são incríveis para gerar conversões.

Procuramos por esse tipo de prova o tempo todo, e quanto mais provas sociais você conseguir apresentar, mais chances de vender o seu curso.

3. Aposte em gatilhos mentais

Gatilhos mentais, como o princípio da escassez, também são ótimos para gerar uma percepção de valor positiva nos potenciais alunos e fazê-los comprar seu curso.

Vale a pena ler este post que preparamos sobre o assunto e escolher um ou mais dos gatilhos apresentados nele para usar na sua estratégia de vendas.

4. Ofereça algo de graça

Que tal oferecer algumas aulas do curso de graça, para que o público consiga experimentar um pouco da experiência que terão ao comprar o curso todo?

Esse tipo de ação funciona muito bem, ao passo que a pessoa fica imaginando como seria se tivesse acesso ao material completo.

Combinar essa tática com alguns gatilhos mentais bem escolhidos pode ser tudo que você precisa para aumentar as vendas.

O que fazer depois de lançar o curso

O curso já foi lançado, as vendas parecem estar indo bem. Agora finalmente acabou o seu trabalho, certo? Pode até ser, mas isso seria um enorme desperdício!

Se quiser continuar obtendo resultados com o curso, mesmo depois de um bom tempo, ainda tem trabalho a fazer:

Mensure seu progresso

Mensurar o progresso do seu curso significa observar como anda o volume de vendas com o passar do tempo, qual é a taxa de conclusão do curso e quais são as avaliações dos alunos.

Tudo isso vai ajudar você a perceber o quanto seu curso é relevante e ajustar o que for necessário para ter resultados melhores.

Atualize o material e lance novas edições

Atualize o material com base nas suas análises de progresso, conforme aumenta seu conhecimento e novas soluções alteram o que você ensinou anteriormente.

Depois disso, lance novas edições do curso e considere oferecer acesso gratuito para quem já o comprou  —  se usar o modelo de assinatura.

Agora que você sabe como criar curso online, é hora de colocar tudo que aprendeu aqui em prática! Por seguir todos os passos, você vai conseguir espalhar ajudar milhares de pessoas e lucrar bastante com o seu conteúdo.

Uma das melhores formas de ensinar em um curso é por meio de videoaulas. Se você faz uso desse recurso, veja dicas práticas para engajar melhor seus alunos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.