Como criar uma landing page para seu ebook no RD Station?

Como criar uma landing page para seu ebook no RD Station? Clique aqui e aprenda 11 passos para o sucesso do seu ebook!

Landing page no RD Station

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você pode ser um dono de uma pequena empresa, gerente de marketing ou simplesmente está pensando em uma boa estratégia de inbound marketing produzindo ebooks para seu produto ou serviço.

Seja qual for a sua ocupação se você está pensando em uma estratégia efetiva de marketing digital você certamente não vai escapar de ter uma landing page para conduzir o seu usuário ao destino esperado.

 Mas calma, criar uma landing page não é nenhum bicho de sete cabeças ou uma medusa que vai te transformar em pedra, no post de hoje você vai aprender a criar uma página de captura que converte utilizando a ferramenta brasileira de automação de marketing RD Station da Resultados Digitais.

Por que eu preciso de uma landing page para o meu ebook?

Se você produziu um ebook ou outro tipo de material rico para seu público você acabou de criar uma oferta. Muitas pessoas acabam produzindo conteúdos para serem vendidos, porém se você está disposto a oferecer um ebook grátis nada mais justo que você tenha os dados de quem está recebendo o seu material não é mesmo?

 A landing page vai possibilitar que você consiga assinantes e leads por um formulário em uma página de conversão. Você fornece o material e o seu visitante os seus dados.

Passo #1: Criar uma landing page

Pulando as aulas teóricas de landing page vamos agora aprender como criar uma página de conversão efetiva no RD Station. Em primeiro lugar você deverá acessar a aba converter e clicar no botão “Landing Pages”.

RD Station

Passo #2: Escolha o modelo da Página

Se você ainda não tem uma página pré-configurada é melhor que você faça a escolha pelo modelo padrão que é simples e bastante efetivo.

O RD Station roda testes frequentes para avaliar os elementos que vão garantir uma excelente taxa de conversão de suas páginas, portanto se você não tem bem claro testes prontos e um designer qualificado em sua equipe eu recomendo fortemente que você siga no tradicional que funciona!

 O RD Station oferece as seguintes estruturas:

RD Station

Hoje vamos aprender a criar uma landing page para coletar assinantes em seu ebook, mas se você quer disparar um novo material rico para a sua base de leads uma ótima estratégia é utilizar o pagamento social.

Passo #3: Elementos principais de uma landing page

O RD Station oferece vários templates que poderão ser utilizados para os diferentes objetivos do seu negócio e todas elas possuem os 4 elementos principais:

  • Cabeçalho;
  • Informações do produto/serviço;
  • Ação de conversão;
  • Indicador de confiabilidade.
RD Station

Claro que se você possui um designer em sua empresa e quer colocar uma página de conversão com uma maior identidade visual com sua marca não tem problema algum.

Sua empresa pode utilizar a API para inserir o lead na base e elaborar uma página mais adequada a sua realidade.

Passo #4: Mantenha o foco da sua landing page

Toda landing page é voltada para que o usuário faça a ação desejada pela sua empresa, portanto colocar outros links direcionando para outras páginas ou produtos poderá ser um erro fatal.

O que poderá ser feito para agregar valor a sua página é colocar a logo da sua empresa com o link de volta para o seu site. Nesse caso, mesmo que o seu usuário não esteja satisfeito com sua oferta, ele poderá voltar a sua home page e buscar mais informações sobre sua empresa.

RD Station

Passo #5: Hora de chamar a atenção

Uma landing page tem que ser igual a uma formiga de cor laranja com verde limão no meio de todas as outras pretas. Isso mesmo! Pode parecer um pouco estranho, mas o objetivo final tem que ser chamar a atenção do seu visitante no primeiro olhar.

É quase um amor à primeira vista pelo botão de confirmação do formulário (acredite, você vai querer que isso acabe em namoro, capriche no primeiro encontro). Pense em um call-to-action que vai converter o seu visitante!

Passo #6: Dê um nome

Como já falei, uma landing page não vai servir de nada se você não conseguir leads e resultados. Chegou a hora de criar o cabeçalho da sua landing page e não é para enrolar ou escrever um texto grande.

Como acabei de mencionar, o destaque de sua página deve ser o CTA. Você precisa de um título e um subtítulo que deixe claro para o seu visitante a oferta que você está pronto para oferecer e pronto!

RD Station

Passo #7: Escreva a descrição da oferta

Agora chegou a hora de você convencer o leitor da sua landing page por qual motivo ele deve fornecer os seus dados para acessar o seu conteúdo. É importante que você mencione o valor que a sua oferta vai trazer para o cliente e uma boa forma de mostrar isso é separando em tópicos.

RD Station

Passo #8: Monte o seu formulário

Nessa etapa da criação da sua landing page, você vai colocar os campos que sua empresa necessita que sejam preenchidos pelo Lead. É importante saber que a quantidade de campos e a complexidade deles vai impactar no número de conversão de leads.

Se você colocar 15 campos para um usuário preencher antes de baixar sua oferta, com certeza você poderá perder algumas leads que visitaram a sua página.

 O RD Station propõe um formulário padrão e simples com os seguintes campos:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Empresa;
  • Cargo.
RD Station

Clique, então, em “Salvar e Avançar” para editar a aparência da Landing Page.

Passo #9: Defina a aparência

Como falei que você com certeza vai querer que acabe em namoro, é importante que você cuide da aparência! Coloque a imagem da oferta e a logomarca da sua empresa de forma limpa e agradável.

RD Station

Nessa mesma etapa você poderá definir a paleta de cores ideal da sua página para se adequar a identidade visual da empresa ou colocar uma cor que converta mais.

RD Station

Passo #10: Como vai funcionar a conversão?

A primeira coisa a se fazer é definir qual será a url ou o link permanente da sua landing page. Se você está oferecendo um curso de redação web, por exemplo, você poderá colocar: “curso-redator-web”.

 O RD Station te dá a opção de colocar uma Canonical tag. Se você tiver outra Landing Page com uma oferta semelhante (por exemplo, uma variação com título diferente ou uma versão de pagamento social) você pode inserir a URL da página principal para unificar a autoridade das duas. Veja mais aqui.

Você ainda poderá ser notificado por e-mail a cada conversão, criar uma mensagem automática de agradecimento no momento da conversão ou enviar um e-mail de agradecimento após o download. Todas essas opções você poderá configurar nessa página como mostra a imagem:

RD Station

No caso do ebook você poderá fazer o upload do arquivo para que a pessoa seja direcionada para o seu material:

RD Station

Passo #11: Hora de publicar

Você agora criou sua landing page mas não deixou ela online. Agora que você já avançou e salvou todos os passos, você pode pré-visualizar o que já fez e finalmente clicar no botão publicar para que seus visitantes acessem o link e comecem a se tornar leads para sua empresa.

RD Station

Após publicar, acesse a Landing Page e teste todo o fluxo de conversão para garantir que as telas, textos e arquivos estão funcionando corretamente. Os Leads gerados devem ser listados na sua base de Leads em rdstation.com.br/leads.

RD Station

Muito legal, mas isso tudo funciona?

Com certeza funciona! O RD Station com certeza vai facilitar a captura de leads para sua empresa e fazer com que se torne mais fácil automatizar o seu marketing levando a sua oferta para a sua persona.

 Nós da Rock Content também utilizamos o RD Station para o nosso blog da Comunidade Rock Content  e criamos diversas landing pages para divulgar as nossas ofertas, como, por exemplo, o nosso curso grátis via e-mail para redatores web. Ficou curioso em conhecer a nossa landing page, feita dentro do RD Station? Clique aqui e dê uma olhada. 

Conseguiu aprender e criar sua landing page utilizando a ferramenta? Compartilhe nos comentários a sua experiência e deixe o link da sua página de conversão!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.