Como criar newsletter no WordPress e 15 opções para fazer as suas

Para criar newsletter no WordPress, não é preciso ter conhecimentos avançados de programação. Dá para ter bons resultados apenas sabendo usar as ferramentas corretas. O Stage, por exemplo, oferece integração entre o WordPress e o MailChimp. Você também pode usar plugins como Jackmail Newsletters, MailPress e MeeNews.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Saber como criar newsletter no WordPress é um daqueles conhecimentos técnicos essenciais para quem trabalha com Marketing Digital ou tem um blog na internet.

Normalmente, o nosso foco ao criar uma estratégia digital está na qualidade do conteúdo, em técnicas de SEO e na gestão das redes sociais, de modo que acabamos nos esquecendo de questões técnicas importantes envolvendo o WordPress.

Neste artigo, nós ensinaremos tudo que você precisa saber para colocar a sua newsletter para funcionar e começar a colher os melhores resultados. Neste conteúdo, você aprenderá:


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Está ansioso para entender o assunto? Então siga a leitura até o fim!

    O que é uma newsletter?

    Uma newsletter é uma assinatura de e-mails em que as mensagens são disparadas com uma frequência determinada, como uma vez a cada semana, a cada dois dias ou sempre que um dos assinantes realiza uma ação específica.

    Dentro de um dos emails de uma newsletter, pode haver qualquer coisa que faça sentido dentro da sua estratégia de Marketing Digital. Por exemplo:

    • ebooks;
    • dicas de artigos recém-publicados;
    • ofertas de produtos;
    • cupons de descontos.

    Qual é a importância de uma newsletter em uma estratégia de Marketing Digital?

    Para entender como criar newsletter no WordPress e por que investir nessa ferramenta, precisamos primeiro compreender para que serve um blog numa estratégia de marketing e vendas.

    A função do blog é disponibilizar conteúdo de qualidade para receber visitantes e convertê-los em leads. Por isso é importante saber como fazer seu site WordPress aparecer no Google.

    Depois que o visitante chegou ao conteúdo, o foco deve ser convertê-lo em um lead para depois torná-lo um cliente. Isso é comumente feito pelo uso das newsletters dentro de uma estratégia de email marketing.

    Se você pensa que usar uma newsletter na sua estratégia de Marketing Digital é uma coisa do passado e que não funciona mais, pode mudar de ideia. O email marketing está vivíssimo e trazendo muitos resultados.

    Veja a seguir algumas estatísticas apresentadas pela pesquisa Email Marketing Trends 2018, que mostram a importância das newsletters:

    • 76,7% das empresas adotam estratégias de email marketing;
    • 94,3% das empresas que não o adotam atualmente têm a intenção de adotá-lo no futuro;
    • 96,1% das empresas que usam o email marketing acreditam que a estratégia traz resultados;
    • 58,1% das empresas que usam o email marketing fazem construção de listas de contatos por assinaturas de newsletters em seus blogs.

    Como criar newsletter no WordPress? Veja 11 maneiras!

    Um dos grandes problemas de quem começa a produzir uma estratégia de Marketing Digital por conta própria é saber como programar um blog em WordPress mesmo sendo empreendedor e não um programador profissional.

    No entanto, para saber como criar newsletter no WordPress, não é preciso ter conhecimentos avançados de programação. Dá para ter bons resultados apenas conhecendo os instrumentos corretos.

    Veja a seguir 11 excelentes plugins e ferramentas que ajudarão no seu trabalho ao criar newsletter no WordPress!

    1. Stage

    O Stage é a melhor solução em WordPress para as empresas e os profissionais que desejam criar estratégias de Marketing Digital ao redor de um blog ou site.

    Além de todas as suas excelentes funcionalidades, a ferramenta ainda conta com uma integração direta entre WordPress e MailChimp, que é o melhor serviço de newsletter.

    O MailChimp é a ferramenta de newsletter mais completa que existe, permitindo fazer testes A/B, segmentar listas, criar landing pages, publicações em redes sociais e formulários de cadastros para gerar leads, automatizar o disparo dos emails e até mesmo criar listas de públicos semelhantes ao seu.

    2. MailChimp

    Falando um pouquinho mais sobre o MailChimp, vale destacar que a ferramenta é uma das mais tradicionais do mercado. Quem não conhece o famoso macaquinho das newsletters?

    O melhor de tudo, porém, é que a sua interface já está quase completamente traduzida para o português e os planos podem ser pagos em real.

    Esses dois pontos afastaram muitos clientes no passado, mas agora não são mais impeditivos para usar essa excelente plataforma.

    3. Newsletter WordPress

    O Newsletter WordPress é um aplicativo com as versões paga e gratuita, que permite criar conteúdos e enviar newsletters ilimitadas para a sua lista de contatos.

    Além disso, ele conta com uma função interessante para enviar emails com notificações de novos conteúdos do seu blog, o que funciona de uma maneira um pouco mais íntima do que um RSS Feed.

    4. Jackmail Newsletters

    O Jackmail Newsletters é um plugin com versão gratuita que permite enviar até 3.000 emails por mês, além de oferecer versões pagas com maior capacidade.

    Uma das suas vantagens é que ele tem um SMTP, que é um provedor de serviço de email. Com isso, fica muito mais fácil enviar suas mensagens para a sua lista.

    Além disso, ele conta com uma interface para que você acesse todas as suas funções — incluindo os templates de emails diretamente do painel de controle do WordPress.

    5. MailPress

    Depois de criar sua lista de emails com os plugins de formulários acima, uma solução interessante para o seu site WordPress é usar o MailPress. Trata-se de um plugin de envio de newsletters para os visitantes cadastrados na sua lista.

    6. MeeNews

    O MeeNews é um plugin de newsletter para WordPress com versões gratuita e paga. A versão grátis conta com boas funcionalidades para quem está iniciando, sendo uma boa opção para listas pequenas.

    7. Sendit

    Já quem procura por um plugin mais profissional do que o anterior, o Sendit é uma boa opção — mas só conta com uma versão paga. Uma das suas funções mais interessantes é a capacidade de agendar emails para determinados horários.

    8. OptinMonster

    O OptinMonster não envia e-mails, mas ajuda a construir a sua newsletter ao criar formulários para o cadastro dos usuários. Ele usa a tecnologia exit-intent que faz aparecer uma pop-up sempre que um visitante dá sinais de que fechará a página.

    9. Thrive Leads

    O Thrive Leads permite criar formulários para a captura de contatos para a sua lista de email marketing, além de contar com uma ferramenta de testes A/B embutida. Um dos seus destaques, no entanto, é a ferramenta SmartLinks, que permite entender se um visitante está inscrito na sua newsletter ou não.

    10. Popup Builder

    O PopupBuilder é mais um plugin de construção de formulários que usa a tecnologia exit-intent para captar mais emails para a sua lista. No entanto, seu destaque é a possibilidade de usar pop-ups de vídeos, além de ter um sistema de envio de emails integrado.

    11. Icegram

    O Icegram é outro plugin complementar para a sua estratégia de email marketing, permitindo que você crie formulários de cadastro dentro da sua página. Por ter uma interface muito simples, você não precisará de nenhum conhecimento de programação para utilizá-lo.

    12. WP Subscribe Pro

    O WP Subscribe Pro é um plugin de formulários que se destaca dos concorrentes por apresentar bons resultados de ranqueamento quando usado em conjunto com plugins SEO. Isso é possível pois ele foi programado de modo a otimizar a velocidade do site em questão.

    13. FluentCRM

    O FluentCRM é um plugin de newsletter para WordPress com recursos gratuitos e também pagos, o que permite testá-lo sem se preocupar com prejuízos. Os planos oferecem uma solução completa de automação de e-mail, inclusive para lojas virtuais WooCommerce.

    Infelizmente, a sua plataforma é totalmente em inglês e requer planos de hospedagem mais robustos para funcionar adequadamente. É, portanto, mais indicado para projetos maduros, com grande volume de tráfego.

    14. Subscribe2

    Para quem precisa de uma solução mais básica, uma ótima opção é o plugin Subscribe2. O serviço funciona inteiramente dentro do WordPress, como qualquer outro recurso do menu, e oferece configurações simples para programar o envio de novos posts para contatos cadastrados no seu site.

    Assim como o FluentCRM e outras opções citadas, ele usa a hospedagem do site para rodar seus recursos, o que limita a sua capacidade de envios e lista de contatos às limitações do seu plano de host.

    15. RD Station

    Por fim, não poderíamos deixar de citar a RD Station, ferramenta brasileira que há muitos anos figura entre as líderes do mercado nacional. Existem várias formas de integrar a plataforma ao WordPress, mas a mais fácil é usar o plugin oficial que cuida de todos os ajustes técnicos para você.

    A RD é um serviço mais avançado, indicado para quem já conta com uma estratégia de email marketing bem estruturada com KPIs, parâmetros de segmentações e conteúdos preparados para nutrição de leads.

    Ufa, quanta coisa, não é mesmo? Agora que você já sabe como criar newsletter no WordPress, pode começar a usar o poder do email marketing para tornar a sua estratégia digital mais eficaz.

    Como cuidar dos seus leads e boas práticas para uma Newsletter de sucesso no WordPress

    Quando falamos em newsletter, a primeira coisa que precisamos nos atentar hoje é a LGPD, a lei de dados pessoais brasileira, cujas exigências começam no próprio formulário de inscrição da sua lista.

    Você deve deixar claro para o usuário quais dados coletará, como os utilizará e do que se trata a sua newsletter (se é educativa, informativa ou promocional).

    Em relação ao seu conteúdo, é sempre recomendável manter a linguagem e o tom de voz da sua marca, tal como utilizou nas páginas e postagens onde capturou o lead, e tomar alguns cuidados básicos de Marketing Digital, como:

    • mobile friendly: suas mensagens (incluindo elementos e imagens) devem se ajustar a diferentes tipos de tela, mas, principalmente, às dos smartphones;
    • layout atrativo: o visual das suas mensagens deve refletir a proposta do seu conteúdo e não apenas destacar a sua marca;
    • segmentação: é fundamental segmentar a sua base de leads para entender em quais estágios cada um deles se encontra na jornada de compra e providenciar materiais específicos para cada etapa;
    • monitoramento: você deve utilizar recursos de monitoramento para analisar as interações dos usuários a fim de otimizar o seu conteúdo e segmentar melhor a sua base;
    • ser amigável: não exagerar em anúncios e mensagens institucionais para evitar ser ignorado ou perder o lead.

    Lembre-se também de dar liberdade para o seu lead se descadastrar, sempre indicando o link para essa função nas mensagens. Isso não só é uma exigência da LGPD, como uma boa prática que demonstra profissionalismo e respeito ao usuário.

    Se você ainda está montando seu site e quer incrementá-lo com mais ferramentas, confira agora mesmo a nossa lista com os melhores plugins de WordPress!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.