8 regras de ouro de como criar uma landing page

landing page

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Todo mundo hoje fala em como criar uma landing page que vai gerar toneladas de leads qualificadas e converter as mais diversas ações – sejam de cadastramento, download ou vendas -, de forma arrasadora.

Mas como é possível transformar essas promessas em realidade?

Uma sacada é procurar um bom exemplo de landing page e tentar entender o que deu certo ali. E quanto mais exemplos você pesquisar, melhor.

Para adiantar este trabalho para você, tivemos a iniciativa de fazer essa pesquisa de benchmarking e detectamos 8 boas práticas que podem fazer toda diferença na hora de criar landing pages.

Fique à vontade para usá-las em seus trabalhos!

Como criar uma landing page: 8 regras de ouro

1- Todas as informacões relevantes sem rolar a página

Isso é o que se chama de “above the fold”.

Quando você acessa uma landing page, elas costumam ter um layout bem longo e comprido, exatamente porque as informações estão todas em uma única página.

Se você deixar informações importantes fora desse primeiro olhar do consumidor, pode ser que ele nunca chegue a lê-las, simplesmente porque não rolou a tela para baixo.

Detalhamentos podem ficar mais abaixo, mas a hierarquia das informações pede que tudo esteja claro no topo da landing.

2- A headline tem que ser criativa e objetiva

Não tem como criar uma landing page sem uma boa headline.

Existem verdadeiros tratados de como desenvolver headlines espalhados pela internet.

Isto porque sua criação envolve a arte de ser criativo e objetivo ao mesmo tempo. O que é bem complexo. Uma dica é que a objetividade deve expressar o seguinte sempre:

  • Qual é a oferta
  • Quem é o público daquele produto ou serviço
  • Qual o benefício ao adquirir

Quanto à criatividade, criar clima de curiosidade, mostrar que o produto foi “feito para você”, gerar surpresa, criar listas (tipo: as 10 melhores…) e fazer títulos em forma de perguntas são as técnicas mais usadas e têm gerado resultados.

3 – Subtítulo para explicar melhor

Sua chance de ser um pouco menos objetivo e mais criativo, sem ser chato e detalhista – é claro! -, logo depois de impactar o público com seu título.

Esclareça alguns pontos que podem gerar mais conversão nesta fase um pouco mais longa.

4 – Call to action chamativa e engajadora

Aqui está um dos elementos principais de toda landing page: dê uma ordem para seu público de maneira que ele clique naquele botão e converta em ação todo seu esforço criativo.

Este botão costuma ter cores fortes e chamativas (mas isso não é obrigatório), transmite um senso de urgência e deixa bem claro o benefício ao se clicar ali, além de indicar o que vai acontecer em seguida.

Algo como: baixe agora o aplicativo e encontre seu apartamento. O call to action pode se repetir ao longo da landing, em diferentes momentos da jornada de compra, com cores e frases diversificadas.

Ao criar landing pages, dê especial atenção a este elemento.

5 – Formulário curto

Para gerar as tão sonhadas “leads qualificadas” é preciso coletar informações e dados sobre elas, permitindo que a equipe comercial entre em contato posteriormente ou se enviem e-mails.

Mas sem exagerar no tamanho e nos campos a serem preenchidos no formulário. O ideal é apenas pedir nome, telefone e e-mail, quando possível.

Mais que isso costuma desestimular o engajamento. Lembre-se: criar uma landing page tem entre seus objetivos principais a coleta de informações sobre as leads, seja bastante cuidadoso ao determinar os campos do formulário.

6 – Inclua depoimentos

Nada melhor que ouvir outras opiniões para convencer alguém de que sua oferta é legal. Se for em vídeo, melhor ainda!

Pode-se, caso não haja alternativa, usar links para depoimentos em mídias sociais ou sites de avaliação no estilo do tripadvisor, por exemplo. Dão até mais credibilidade, as vezes.

7 – Mostre que saiu no jornal ou na TV

Ou no site da moda, é você quem escolhe a maneira de deixar claro para quem acessar sua landing page que aquela empresa foi mencionada na mídia, espontaneamente, pela qualidade de seus produtos e serviços.

8 – Vídeo explicativo

Uma maneira ótima de explicar rapidamente tudo que aquele produto ou serviço faz e como faz para alcançar os benefícios prometidos.

Tem que ser algo simples, criativo e direto. Pode ser gravado com atores ou uma animação. Esta segunda opção costuma ser a mais acessível e os resultados podem ser bastante positivos.

Estas dicas de como criar uma landing page foram escritas por nossos parceiros da WeDoLogos, um site de logotipo e concorrência criativa de materiais de comunicação, como cartões de visita, papelaria, web sites e muito mais.

O cliente interessado nos materiais explica o que precisa, recebe diversas opções dos designers cadastrados de todo Brasil e vai ajustando até chegar no resultado desejado. Tudo isso online, muito prático, rápido e econômico.

marketing de conteúdo
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.