Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 21 de junho de 2018. | Atualizado em 7 de maio de 2019


As redes sociais já fazem parte da rotina diária da maior parte das pessoas, naturalmente, isso também as transforma em ambientes perfeitos para a venda de produtos. Pensando nisso, aprenda como criar a sua própria loja no Facebook!

O Facebook, a rede social com maior números de usuários do mundo —cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente — soube aproveitar muito bem o seu ambiente de trocas e conexões ao possibilitar a criação de lojas virtuais dentro das páginas de seus usuários.

A ideia pode ser o que faltava para facilitar ainda mais as vendas negócios independentes, potencializar a venda de empresas de maior porte, assim como ampliar o acesso dos consumidores aos produtos ofertados. Ou seja, é uma iniciativa que beneficia a todos, por isso, você não tem motivos para ficar de fora!

Mas, antes de qualquer coisa, é importante esclarecermos que esse processo envolve seus próprios desafios, os quais você pode superar com um pouco de orientação.

Se você está pensando em abrir sua loja nessa rede social, acompanhe e entenda exatamente o que precisa fazer.

Quais são as vantagens de ter uma loja no Facebook?

Em primeiro lugar, por que essa rede social seria melhor do que outras opções de e-commerce? Aqui estão algumas das vantagens oferecidas.

Opção fácil e gratuita

Muitas outras plataformas de e-commerce tendem a ser um pouco caras para um novo empreendedor ou apenas ineficientes para um negócio já estabelecido. Sem falar que esses sites costumam cobrar uma porcentagem de suas vendas.

No Facebook, felizmente, esse não é o caso. A plataforma não cobra uma taxa por vendas, assim, um produto vendido aqui tem a mesma margem de lucro que algo vendido e entregue pessoalmente.

Divulgação integrada com a rede social

Não é nenhuma novidade que o Facebook é a rede social com maior alcance ao redor do mundo. Por isso mesmo ela é tão utilizada como canal de divulgação para produtos, serviços e eventos.

Ao criar sua loja dentro dessa rede social, você simplesmente torna essa divulgação mais conveniente. Seu anúncio pode ser veiculado diretamente em suas postagens, facilitando bastante o trabalho de divulgação.

Caminho mais curto para fechar negócio

É uma regra geral nas vendas online que, para cada clique a mais que um cliente deve dar entre o anúncio e o fechamento da compra, há mais uma oportunidade de perder a venda. Por isso há tanto trabalho para otimizar o caminho do lead até o produto.

Quando o canal de divulgação e a loja são, para todos os efeitos, o mesmo espaço, essa distância é quase nula. Haverá pouco mais que um redirecionamento de link e tudo estará devidamente encaminhado.

Marketing no FacebookPowered by Rock Convert

Métricas de desempenho na plataforma

Por fim, mas não menos importante, métricas. Estatísticas e dados devem sempre embasar suas decisões. Sem esse conhecimento, você aumenta consideravelmente suas chances de cair em algum erro.

Com a loja no Facebook, você pode integrar facilmente as estatísticas da rede social e do seu desempenho de vendas.

Como criar sua loja no Facebook

Veja aqui os principais passos para montar sua loja nessa rede social:

Cadastre-se na rede social

Para pode montar sua loja e fazer anúncios, você precisa de um perfil cadastrado no Facebook primeiro. O cadastro é gratuito e rápido, então não será um problema.

Crie uma Fanpage para sua loja

Além de um perfil pessoal, você também precisa de um perfil para sua loja. Para isso, crie uma fanpage, uma página que mostra todas as informações mais importantes sobre sua empresa, conteúdos atraentes e relevantes, seus produtos e atividades.

Entre no Facebook Business

Com sua página criada, você deve se cadastrar no Facebook Business, uma plataforma associada ao Facebook, mas com funcionalidades voltadas para o desenvolvimento de negócios. Nela, você pode definir seu público, parâmetros para campanhas e criar anúncios.

Crie um anúncio para seu produto

É nesse ponto que você, de fato, divulga seu produto para o público. Informações simples, como as especificações do produto, uma foto e o preço, são obrigatórias.

Dicas para ter sucesso em sua loja no Facebook

Agora que você tem o passo a passo para montar sua loja, é hora de ver algumas dicas para que ela gere os resultados que você deseja. Acompanhe!

Use as ferramentas de segmentação

Dentro do Facebook Business, você pode criar diferentes segmentos para seu público-alvo, cada um com um perfil diferente.

Dessa forma, seus anúncios serão direcionados prioritariamente para pessoas que se encaixam em determinadas características, como idade, gênero, poder aquisitivo, grupos de interesses, entre outros.

Pode parecer contraintuitivo à primeira vista reduzir o seu público, mas, após um pouco de observação, você verá como essa é a opção mais rentável. Focar em um público mais específico te permite criar campanhas mais efetivas, economizar em seus investimentos e maximizar o retorno obtido.

Atendimento de qualidade e humanizado

Pode ser tentador começar a lidar com seu público de forma distante, com mensagens copiadas e outras coisas que economizem seu tempo e energia. Porém, esses não são bons métodos para atrair e manter seu público fidelizado.

Algo que todo consumidor busca é atendimento humanizado, rápido e atento. Especialmente nas redes sociais, onde se espera lidar com outras pessoas, não com máquinas de atendimento automático.

Dedique algum tempo para melhorar suas técnicas de atendimento e certifique-se de passar uma boa imagem junto com um bom serviço.

Invista em campanhas de divulgação

A principal vantagem de ter uma loja no Facebook é poder unir o seu canal de vendas ao de divulgação. Qualquer novo produto pode ser rapidamente compartilhado com o público. Porém, o seu alcance orgânico não será o suficiente para adquirir as vendas necessárias.

Investir em alcance pago não é tão agradável para novos empreendedores, mas ainda é necessário para impulsionar suas vendas. Se o seu trabalho de follow up for bem executado, boa parte desses novos leads continuará em sua base.

Tenha imagens chamativas

O tempo de atenção da sua audiência nas redes sociais costuma ser bem curto a princípio. A menos que o usuário já conheça sua marca ou produto, você não pode esperar que ele pare para ler mais a respeito.

Para contornar isso, o ideal é ter imagens grandes, chamativas e bem claras. Algo que informe visualmente o tipo de produto e suas qualidades.

Com essas dicas, você já possui um ponto de partida para montar sua loja no Facebook, mas é sempre bom aumentar seus conhecimentos antes de investir.

Se você pretende estudar um pouco mais a respeito, confira o curso de gestão de mídias sociais da Rock Content e aprenda como otimizar seu trabalho de vendas online.

universidade rock content

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *