Como criar vídeos virais para sua estratégia digital

Como criar vídeos virais para sua estratégia digital

Entenda a ciência dos vídeos virais, o que é necessário para criá-los e os cuidados que devemos tomar para garantir a reputação da marca.

O sonho de muitos times de marketing que já apostam na estratégias de video marketing é criar um conteúdo que se espalhe em questão de horas. Onde, de repente, todos estão falando e compartilhando o vídeo, sendo um sucesso instantâneo.

E com certeza você já se deparou com um vídeo destes. São vídeos curtos e com alto poder de despertar emoções.

Os chamados vídeos virais são feitos por empresas que viram nesse formato uma boa oportunidade negócio, pois são uma ótima possibilidade de divulgação da marca em apenas alguns instantes.

O resultado é mais engajamento, reconhecimento, leads e conversões.

Quer entender como funcionam os vídeos virais e o motivo pelo qual eles fazem tanto sucesso? Então é só continuar atento ao conteúdo!

A ciência dos vídeos virais

Pense no último vídeo que você compartilhou na internet. Independentemente do conteúdo, ele conseguiu despertar uma reação emocional, certo? Por isso, você decidiu compartilhar com seus amigos e conhecidos.

Essa é só uma pequena amostra do poder dos vídeos virais. A ciência por trás disso nos ajuda a entender a cadeia de eventos que torna algo viral. Um conteúdo é criado, os usuários compartilhar e se espalha em questões de minutos.

Embora possa parecer algo simples quando colocado desta forma, a ciência dos conteúdos virais é tudo, menos simples.

Examinando a cadeia emocional de eventos que leva os usuários a compartilharem um conteúdo que gere uma reação, é mais fácil entender e aumentar a probabilidade de que o nosso conteúdo viralize.

É impossível ler as mentes dos usuários, mas diversos estudos sobre conteúdos virais fornecem pistas sobre quais gatilhos precisam ser estimulados.

O médico Dr. Will Schutz, com sua obra “Uma teoria tridimensional do comportamento interpessoal”, definiu três pilares que compõem o estado humano: afeto, controle e inclusão.

Estes também são os elementos essenciais para compor um vídeo viral. Mas o caminho para a criação destes vídeos é um pouco mais longo.

O caminho para criar vídeos virais

É verdade que muitos destes conteúdos acaba viralizando por pura sorte, turbinando o marketing digital das empresas que estão por trás. Mas a gente sabe que depender do fator ‘’sorte’’ quando o assunto é orçamento de marketing, não é possibilidade para grande parte das marcas.

Por isso a psicologia é uma das áreas que mais vem sendo requisitada por profissionais de marketing. Afinal, entender cientificamente o comportamento do consumidor, pode ser a chave para muitas campanhas bem-sucedidas.

E os vídeos virais tratam justamente de ciência e fatores emocionais. Lembre-se de quantos vídeos com orçamento zero já viralizaram. Então, sem mais delongas, vamos aprender a colocar isto em prática e construir o caminho para a criação desses vídeos.

Desperte emoções com seus vídeos

Um vídeo é capaz de despertar diversos sentimentos. Vídeos de animais fofos, declarações políticas inflamadas e histórias de superação são alguns formatos constantemente compartilhados.

Pois fatores emocionais é o que ajuda a explicar nossa interação com o outro: por questões positivas ou não. Quando se trata de vídeo marketing, isso não é diferente. O objetivo é fazer o público sair da zona de conforto.

Usando de emoções felizes, tristes, inspiradoras e motivadoras, aqui você tem a chave para fazer com que seu público preste atenção na sua mensagem.

As pessoas gostam de uma história emocionante, e quando uma marca consegue fazer com que o público se relacione com ela, será uma marca duradoura em suas memórias.

Então, pense em quais emoções sua marca pode retratar. Como você quer que as pessoas se sintam quando pensam na sua empresa? Leve seus espectadores em uma jornada emocional e seu vídeo viralizará.

Fique de olho no timing

Outro ponto essencial para fazer seu vídeo viralizar, é aproveitar as oportunidades na hora certa. Ou seja, ficar de olho no timing para produzir conteúdos atualizados. Diversas marcas pegam um assunto ou meme do momento, e criam histórias para vídeos virais.

Essas situações do nosso cotidiano são uma fonte de ouro em estratégia, pois cria identidade imediata entre o público. Mas não é preciso que seja necessariamente um conteúdo humorístico. Pode ser qualquer assunto relevante no momento.

Assim como situações problemáticas que afetam seus clientes no dia a dia. Sua marca pode aparecer como uma solução, sem que o vídeo fique forçado. Uma dica é aliar a comédia, timing e problemas cotidianos para fazer vídeos virais.

O humor

Como dito acima, o humor é sempre uma boa forma de fazer vídeos virais. Porém, muitas empresas erram a mão na hora de criar esses vídeos, fazendo com que as pessoas ignorem o conteúdo.

Vídeos viralizam quando apresentam conteúdos cotidianos, como situações familiares entre crianças e adultos. O elemento riso é um fator ainda mais importante para fazer vídeos virais.

Um estudo da Elon University nos Estados Unidos, analisou mais de vinte vídeos virais em 2011, e confirmou que cerca de 30% dos vídeos analisados possuem o elemento de humor ainda nos 30 primeiros segundos de vídeo.

Portanto, utilizar o humor logo no início do vídeo vai ajudar e muito a aumentar as possibilidades do conteúdo viralizar. Além de ser uma ótima forma de retenção.

Orgulho e nostalgia

Como vimos nos três pilares que compõe o estado humano, um deles é o sentimento de inclusão. Todos nós gostamos de se sentir parte de um grupo, mesmo que seja um grupo não convencional.

Em muitos casos, as lembranças nostálgicas da nossa infância nos fazem sentir orgulho e saudades daquela época. E isso nos aproxima de outras pessoas, fazendo parte do grupo de nostalgia.

Por este motivo, brinquedos, desenhos e vídeos com jogos antigos fazem tanto sucesso na internet. Assim como posts de pessoas sentindo falta dos tempos nos anos 80 e 90. Essa nostalgia pode render ótimos vídeos para o seu negócio, com grandes probabilidades de viralizarem.

Utilize o storytelling

Você já notou que as propagandas mais famosas são como mini filmes, em vez de um comercial efetivamente? O storytelling é um dos poucos recursos que ajudam na identificação do público com o vídeo.

Histórias sempre foram utilizadas amplamente no marketing, afinal, é uma das melhores formas de engajar pessoas com a sua marca. Elas irão se relacionar com sua mensagem e isso as fará voltar mais.

Estudos já mostrando que o cérebro humano tem maior facilidade em absorver e se engajar com histórias mais simples, com sequências de explicações e fatos. Portanto, invista em um roteiro matador, criando histórias curiosas e envolventes.

Vídeos virais devem entregar informações rapidamente

Uma das principais características de um vídeo viral, é o estímulo das respostas cognitivas de identificação do público. Então, além de um bom conteúdo, o conteúdo viral deve entregar informações de forma rápida.

Não importa o teor do vídeo, se é de humor, motivacional ou emocionante. Ele deve ser interessante e adequado tanto para o público, quanto para a marca.

Diversas empresas já explorarem situações vividas pelo público, que tendem a entender o conteúdo de forma mais rápida. Esse caráter dinâmico é algo que só conteúdos audiovisuais podem oferecer.

Surpresas

Alguns vídeos virais usam a tática de chocar, outros apostam em uma abordagem mais leve. Mas o que os tornam realmente bons, é o fato de ter um elemento surpresa, fazendo algo diferente do normal.

Muitas vezes, as empresas hesitam em sair um pouco do comum. Mas se você deseja fazer um vídeo viral, é preciso arriscar um pouco e balançar o barco.

Tenha em mente que nem sempre o vídeo recebe críticas positivas, e isso é completamente normal. O ponto principal do vídeo viral é fazer com que mais e mais pessoas conhecerem sobre a sua empresa, e falarem sobre ela.

Os espectadores procuram nos vídeos uma forma de sair da zona de conforto, sendo conduzidos por mudanças sensoriais. Vídeos com essa experiência, seja pela narrativa, seja por uma ação, colocarão sua empresa na “boca do povo”.

A trilha sonora

Por fim, e não menos importante, está a trilha sonora do vídeo viral. Não se trata especificamente de uma música, mas sim dos elementos sonoros que farão parte do vídeo.

Escolher a música e os efeitos certos é essencialmente importante para ganhar a atenção do público e gerar o sentimento esperado com o vídeo. No mesmo estudo da Elon University, 60% dos vídeos virais possuem alguma trilha sonora.

Pode ser uma música de fundo, canto ou referências a canções conhecidas, que basta ouvir o primeiro segundo e todos saberão qual é a música. Mas é preciso ter alguns cuidados ao escolher a trilha sonora, então atenção a eles!

Cuidados com vídeos virais

Fazer vídeos virais é o sonho de muitos profissionais de marketing. Porém, a vontade desmedida pode colocar em risco toda a reputação da marca.

Não há fórmula mágica para criar vídeos virais, e sim um conjunto de fatores que ajudarão o conteúdo a viralizar. É sempre importante tentar pegar exemplos positivos e se inspirar neles.

Mas é preciso sempre ter em mente quem é sua persona e como o vídeo se relacionará com o seu negócio. Se não, a audiência gerada com o vídeo viral não ajudará em muita coisa.

Por exemplo: se a sua audiência passou a infância nos anos 80, você pode criar vídeos com essa temática. Mas se o público é formado por adolescentes, apostar em memes é a opção mais certeira.

Então, ao planejar o vídeo viral, coloque sua empresa e o público-alvo em primeiro lugar!

Apesar de ser algo que envolve muita ciência, vídeos virais não são algo extremamente complexos, como construir um foguete. Tudo é questão de planejamento, estudo e criatividade.

O foco deve estar sempre no seu público-alvo. Pois as pessoas que você precisa conquistar, serão as que realmente irão comprar o seu produto ou serviço. Coloque a criatividade em jogo e dê o play!

Marketing em VídeoPowered by Rock Convert

Conteúdo produzido em parceria com a Vidmonsters.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo