Gestão estratégica de negócios: como diminuir o trabalho operacional

Gestão estratégica na agência de publicidade: você sabe como implementar? Confira o nosso post e fique expert no assunto!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Em uma agência de publicidade, é preciso agilidade e efetividade para entregar bons resultados aos clientes. Com tantas atividades a serem cumpridas, é importante saber como facilitar os procedimentos e tornar as ações mais eficientes. Para isso, há a gestão estratégica de negócios. Ela traz vários benefícios para a empresa, como a diminuição do trabalho operacional.

Neste post, vamos apresentar esse modelo de gestão e mostrar como você pode fazer para implementá-lo na sua agência de publicidade. Ficou interessado? Acompanhe o conteúdo e entenda mais sobre o tema!

Confira também:

O que é a gestão estratégica de negócios?

A gestão estratégica de negócios é uma proposta de gerenciamento em que a corporação utiliza formas otimizadas de dar direcionamento às atividades, focalizando, principalmente, os resultados mensuráveis.

A gestão estratégica funciona em um conjunto formado por várias etapas. A primeira delas é o diagnóstico, no qual a empresa elabora um panorama da situação atual do empreendimento. Em seguida, são traçados os objetivos estratégicos da organização. A partir daí, os gestores realizam estudos das ações a serem tomadas para o alcance de metas e colocam essas ideias em prática.

O passo seguinte é o monitoramento dos resultados por meio de indicadores-chave de desempenho. Por fim, realiza-se uma revisão geral dos processos, de maneira a verificar a efetividade dos passos dados e reiniciar o ciclo.

Qual a relação entre as atividades operacionais e a gestão estratégica de negócios em uma agência de publicidade?

As atividades operacionais inviabilizam a eficiência estratégica de uma agência de publicidade. Além de demandarem muito tempo, elas consomem muita energia dos colaboradores, de forma que os profissionais dirijam menos esforços na parte estratégica do trabalho.

É bom lembrar que as atividades operacionais estão mais sujeitas a erros humanos. Falhas pequenas podem se tornar grandes problemas para a agência de publicidade. Um zero digitado a mais no cupom fiscal pode gerar a cobrança de um preço muito maior que o real.

A imagem da empresa fica prejudicada e o cliente passa a confiar menos na agência, além de ser necessário corrigir o valor no sistema e devolver a diferença. Esse é apenas um exemplo, mas situações como essas são comuns em negócios que utilizam poucos recursos tecnológicos.

Processos operacionais também reduzem o ritmo de trabalho, demandando muito tempo para serem realizados. Esse tempo é valioso e poderia ser utilizado em outras práticas, de forma a conferir mais agilidade para a produção.

Como implementar o foco estratégico no negócio?

Em uma agência, é possível adotar diversas medidas para implementar o foco estratégico no negócio. Veja mais a seguir!

Utilize tecnologias

As tecnologias são elementos fundamentais na implementação da gestão estratégica na agência de publicidade. Isso acontece porque elas permitem automatizar os trabalhos operacionais, trazendo mais agilidade e eficiência para os serviços.

Um software de gestão especializado para agências de publicidade pode trazer diversas funcionalidades. Módulos financeiros podem ser integrados ao Timesheet, facilitando a precificação dos serviços.

Além disso, é possível realizar uma interação online com o cliente, o que facilita a comunicação e agiliza a aprovação e o ajuste nos trabalhos. Essas ferramentas podem ser acessadas de qualquer plataforma. Ou seja, é possível trabalhar remotamente, o que agiliza processos, facilita as atividades em caso de viagem e permite a adoção do home office.

Nos softwares para gestão de agências, como o Iclips, você pode montar modelos de briefing adequados para cada serviço, facilitando o trabalho dos colaboradores. Além disso, a ferramenta compõe dashboards para que você acompanhe os trabalhos em tempo real, o que evita a perda de prazos e consequentes atrasos.

Essas soluções informatizadas também facilitam a gestão de resultados, permitindo a análise da produtividade, do crescimento e da margem de lucro. É possível também fazer a gestão de contatos e manter um histórico de jobs, o que facilita a execução de tarefas na agência.


Estude oportunidades

Um elemento muito importante da gestão estratégica em uma agência de publicidade é o estudo das oportunidades que o mercado oferece. Constantemente, surgem novas alternativas e se atualizar é uma necessidade. As demandas dos clientes também mudam. Assim, a agência precisa de dinamismo e da ampliação de conhecimentos para atender a essas novas demandas.

Para isso, é preciso um investimento constante em capacitação. Com aprimoramento contínuo, os profissionais aperfeiçoam suas capacidades e podem oferecer o que há de melhor para os clientes.

Além disso, é preciso realizar um estudo constante das métricas e dos indicadores financeiros da empresa. Com apoio tecnológico, tornar essas metas uma realidade é muito mais fácil, pois os softwares para agências têm módulos financeiros que facilitam a realização de análises estratégicas.

Avalie uma expansão de negócios

Muito trabalho e prazos curtos são uma realidade nas agências de publicidade. Para lidar com isso, muitas vezes é preciso ampliar a agência, realizando novas contratações e expandindo cada setor.

Essa é uma ótima alternativa para melhorar a capacidade de acolhimento de demandas da empresa. Mesmo com os custos e as despesas iniciais, é possível aumentar os lucros, já que a agência vai ser capaz de atender a um maior número de pedidos.

Avalie bem a situação financeira da instituição antes da tomada de uma decisão e também observe a movimentação dos clientes. Utilize indicadores de desempenho e relatórios para verificar se é um momento adequado para a agência expandir.

Fortaleça o conhecimento sobre gestão estratégica na agência

Investir na capacitação do seu time para que ele possa lidar com a gestão estratégica é fundamental para que os colaboradores estejam alinhados ao novo sistema. Uma equipe desinformada pode desenvolver ações contraproducentes e cometer erros que prejudicam as medidas adotadas.

Assim, treinamentos e investimentos em formação são importantes para fortalecer os conhecimentos da equipe. Uma estratégia só é efetiva com a participação de todos os colaboradores. Dessa forma, é possível colocar as atividades em prática e alcançar as metas preestabelecidas.

A gestão estratégica de negócios é uma forma de gerenciamento baseada no estabelecimento de metas, na otimização das práticas e na mensuração de resultados. Ela traz uma série de benefícios para a agência de publicidade, dando mais velocidade às atividades e melhorando a qualidade das campanhas realizadas.

O trabalho operacional dificulta a implementação desse modelo de administração, mas isso pode ser superado com o apoio de ferramentas tecnológicas. A automatização de processos tem muito a contribuir com os resultados das agências de publicidade.

E então? Gostou de saber como implementar a gestão estratégica de negócios e, assim, reduzir o trabalho operacional? Confira também o nosso artigo sobre como efetuar o controle de jobs e melhore ainda mais os processos na sua agência!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.