Qual a melhor maneira de divulgar o seu e-commerce?

Como divulgar ecommerce

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A pesquisa E-commerce Trends 2017 revelou diversos benchmarks sobre o setor, entre eles, os principais desafios enfrentados pelos negócios da área.

De acordo com o estudo, os principais empecilhos apontados pelos profissionais de e-commerces foram aumentar a taxa de conversão (68,9%), o volume de vendas (68,6%) e o tráfego do site (46,3%).

Para solucionar esses obstáculos uma estratégia que pode ser colocada em prática é investir em uma boa divulgação do seu negócio.

Ficou curioso para saber como divulgar o seu e-commerce? Leia este post até o final e aprenda como tornar a estratégia de divulgação do seu e-commerce ainda mais eficiente.

Por que divulgar o seu e-commerce?

De nada adianta criar o site de sua loja virtual, escolher o servidor e plataforma, planejar o esquema de cobrança, gerenciar o estoque e oferecer um atendimento excelente se você não faz a promoção do seu negócio.

A divulgação é uma das estratégias mais importantes e que impacta diretamente no sucesso do seu e-commerce.

Ela é a responsável por atrair visitantes para o seu site, despertar o interesse de compra em potenciais clientes, além de contribuir para o processo de fidelização.

Porém, para que ela alcance os resultados desejados é importante analisar as especificidades de cada canal escolhido para a divulgação. Saber quais a sua persona utiliza mais e os seus interesses são formas de otimizar a promoção da sua loja virtual.

Como fazer uma divulgação de forma eficiente?

Diferente do Marketing tradicional, também conhecido como Outbound, o Inbound Marketing se baseia na criação de conteúdos voltados para um público específico, visando conquistar o interesse e ganhar permissão para poder comunicar de uma forma direta.

Isso quer dizer que por meio de estratégias de Marketing, empresas que praticam o Inbound buscam atrair o interesse das pessoas para, assim, poder convertê-las em clientes.

Dessa forma, não há necessidade de interrompê-las e correr o risco de se tornar indesejado.

No caso dos e-commerces que praticam o Inbound Marketing, um erro muito comum é concentrar a promoção na produção de conteúdos específicos e esquecer a elaboração de conteúdos que se relacionam à esses produtos.

A produção de conteúdo abrangente e que faça parte do universo do seu produto é essencial, pois informa a persona e aumenta o interesse dela. Além disso, a chance de alguém encontrar sua loja virtual nos motores de busca é bem maior.

Por exemplo, muitas lojas virtuais na hora de decidir as palavras-chave que vão utilizar buscam por aquelas que descrevam o produto que oferecem.

Escolher algo como “tênis esportivo para corrida masculino nike” ou termos ainda mais específicos limitam as chances do seu e-commerce ser encontrado.

Como divulgar ecommerce: Página do Google com pesquisa específica

Já a escolha por palavras-chave mais genéricas referentes a hábitos em vez de produtos, como “corrida esportiva”, faz com que o conteúdo atenda mais buscas, alcançando assim mais pessoas. Assim, é possível divulgar mais opções de produtos comercializados em sua loja.

Como divulgar ecommerce: Página do Google com pesquisa abrangente

Claro que quem busca por uma palavra-chave específica tem mais chances de realmente querer esse produto e, consequentemente, consumi-lo.

Por isso, o melhor caminho é investir em ambos os termos para conquistar mais visitantes e criar mais oportunidades de negócio.

Onde divulgar?

Para as lojas virtuais que adotam o Marketing de Conteúdo uma das formas de divulgação possíveis é por meio do blog.

Cerca de 43,2% dos e-commerces apresentam um blog, e isso é útil para:

  • atrair tráfego para a loja online;
  • convencer o visitante da compra;
  • aumentar o reconhecimento de seu negócio;
  • ganhar a confiança dos usuários.

Além disso, com ele, as lojas virtuais conseguem alcançar 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes do que aquelas que não possuem blog.

Já em relação a frequência de publicações, quem publica conteúdos diariamente conquista um maior número de visitantes. Para se ter uma ideia, quando comparamos com as demais frequências, a publicação diária se destaca ao alcançar:

  • 5,5 vezes mais clientes do que a semanal;
  • 31,4 vezes mais clientes do que a quinzenal;
  • 2,8 vezes mais clientes do que a mensal;
  • 22,2 vezes mais clientes do que a que não segue uma periodicidade fixa.

Lembre-se que existem outras infinitas possibilidades de divulgação que você pode usar e combinar com uso do blog, como por exemplo, disparo de email marketing, publicações nas redes sociais, adoção da estratégia de remarketing e investimento em mídias pagas.

Estrategias de Conteúdo para Lojas Virtuais

Quando iniciar a divulgação do e-commerce?

Para quando você precisa de clientes? Para ontem! Acertei?

Por isso, a divulgação do seu e-commerce deve começar no instante em que ele foi criado. E, claro, continuar sem interrupções.

Em alguns momentos, como em datas comemorativas, você pode aproveitar para impulsionar a promoção e usufruir do momento propício de compra para aumentar as vendas do seu negócio.

Bônus: Quais são os melhores métodos para a promoção do seu e-commerce?

Neste tópico bônus você vai se deparar com algumas dicas que podem ajudar a otimizar o alcance de sua divulgação.

Pensando nas especificidades relacionadas ao segmento de e-commerce, separamos algumas orientações para ajudar a tornar essa promoção ainda mais eficiente. Confira:

Convide influenciadores digitais

Você sabe o que é um influenciador digital?

São pessoas ou um grupo de pessoas que produzem conteúdo em forma de texto, vídeo ou imagem para os mais diferentes tipos de canais e conseguem alcançar, encantar e influenciar o comportamento de um determinado segmento.

Existem vários tipos de influenciadores e é importante que o seu negócio invista naqueles que tenham um bom relacionamento com o público que seu e-commerce deseja alcançar.

Quando bem feita, uma negociação com influenciadores pode aumentar o alcance do seu produto e a repercussão dele com um público engajado e dedicado.

Como construir defensores para sua marca

Invista em remarketing

A estratégia de remarketing aumenta as chances do visitante que acessou o seu e-commerce e não realizou uma compra retornar para dessa vez consumir.

Por meio de anúncios com os produtos que foram visualizados, é possível relembrar sobre a oportunidade de compra em outros sites visitados e incentivar para que ela aconteça

Dessa maneira, você tem a oportunidade de divulgar a sua loja e promover produtos, além de aumentar as chances de venda.

Aplique técnicas de SEO

A estratégia de SEO também pode ser aplicada em e-commerces e assim, ajudar a atrair tráfego qualificado para o seu negócio.

De acordo com a E-commerce Trends 2017, essa prática já é feita por 77,9% das lojas virtuais. Esses negócios conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes quando comparamos aos e-commerces não otimizados com SEO.

Ou seja, esse tipo de divulgação é muito positiva para o desempenho de sua loja virtual. Tem interesse em aprender mais sobre essa estratégia?

Confira a nossa certificação em Search Engine Optimization e otimize o desempenho do seu e-commerce.

Guia do SEO 2.0

Conclusão

Com este post você percebeu o quão importante é a estratégia de divulgação para a sua loja virtual. Além disso, ao longo do texto, fizemos questão de exibir estatísticas para comprovar o real impacto e reforçar que nenhuma afirmação foi feita ao acaso.

Esperamos que você aplique todas as dicas abordadas e que elas impulsionem os resultados do seu e-commerce.

Confira aqui outros artigos específicos sobre lojas virtuais e não esqueça de curtir, compartilhar e escrever as suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo.

Ebook Google Analytics para e-commerce

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.