Por Kellison Ferreira

Publicado em 3 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 5 de março de 2020


Saber como divulgar blog pode ser um grande desafio para quem é responsável por estratégias de conteúdo. No entanto, com dedicação e com foco em SEO — e na qualidade dos posts — é possível conseguir isso de forma orgânica.

O Marketing de Conteúdo é uma realidade concreta. Na última Content Trends, 67,3% das empresas ouvidas já adotam a estratégia, enquanto 855,8% das que responderam negativamente afirmam que adotarão em breve.

Os números mostram eficácia, mas, ainda assim, pode surgir uma dúvida muito relevante e decisiva: como divulgar blog com eficácia?

Produzir bons conteúdos e abordar temas relevantes ao público-alvo são pontos importantes, mas é fundamental ir além.

Uma estratégia que dê resultados passa por trabalho constante na divulgação, na otimização dos conteúdos para motores de busca, entre outras questões. Posts podem ter o alcance potencializado se o dever de casa for feito!

Neste conteúdo ajudaremos você a potencializar o alcance de suas publicações, atraindo mais tráfego e gerando resultados ainda melhores.

Continue a leitura e entenda como cada item pode ser importante na sua estratégia!

1. Promova guest posts bônus no seu blog

Guest posts são uma ótima estratégia para blogs de pequeno e médio porte que podem ter seu nome associado a outros que têm um ótimo fluxo de visitantes.

A ideia dessa estratégia é dar a um blog visibilidade e, principalmente, credibilidade. Afinal, um blog de grande porte não associaria sua marca a outro se não tivesse certeza de que esse em questão faz um trabalho sério.

exemplo de guest post no blog da rock

A questão é que produzir guest posts apenas não garante tanto fluxo de visitantes assim. Muitas vezes, o próprio conteúdo consumido já é suficiente, o que não estimula o leitor a visitar o suposto criador daquele conteúdo como convidado.

No entanto, é possível valorizar essa estratégia ainda mais e, para isso, basta saber desenvolver uma oferta como uma espécie de bônus.

Para isso, basta saber concluir o post de maneira inteligente, deixando um gancho para que o leitor desperte seu interesse por outro assunto que seja complementar ao que foi falando no guest post.

Se você consegue gerar essa sensação de urgência, pode no CTA fazer a indicação como um post bônus para quem leu o conteúdo atual. Isso sim gera o fluxo para o blog desse convidado!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

2. Atualize conteúdos antigos

Toda estratégia de como divulgar blog passa por criar bons conteúdos sobre temas atuais que têm alta procura.

No entanto, por que assuntos já antigos e bastante debatidos não podem ser uma boa fonte de tráfego para seu blog? Alguns temas são recorrentes e atemporais, especialmente aqueles que são básicos de alguns campos de trabalho, como o Marketing Digital, por exemplo.

Se o seu blog, independentemente do segmento, tem esses conteúdos, atualize-os! Primeiramente, o ganho principal é com o aumento da qualidade da escrita, dos conceitos, da linguagem e até mesmo dos padrões de SEO.

As otimizações para motores de buscas, inclusive, podem trazer potencialização de posts que já eram dados como velhos e com poucos acessos.

Tente novas abordagens para assuntos obsoletos, atualize temas que passaram por mudanças ao longo do tempo e, principalmente, dê um upgrade em posts relevantes, mas que foram escritos há muito tempo. Vai dar trabalho, mas vai gerar impacto positivo para a visibilidade do blog.

3. Aborde assuntos ainda não falados

A competitividade de um segmento pode resultar em empresas que apostam em estratégias de atração e, na hora de alimentar seus blogs, desenvolverem muitos conteúdos sobre o mesmo assunto.

Não que isso seja errado, até porque é necessário mostrar autoridade em determinados assuntos. No entanto, para se destacar em meio aos concorrentes é preciso fazer diferente.

Nesse caso, estamos falando de abordar temas que nunca foram abordados antes.

Desenvolver conteúdos inéditos sobre determinados assuntos será um desafio, especialmente por faltas de referências, mas dará o destaque e o tráfego único para seu blog.

Se só você falou sobre o assunto, qualquer pesquisa levará ao seu post, especialmente se ele estiver otimizado para o Google.

Por isso, é importante sempre ler blogs de outros países e estar atento às tendências do seu setor, para fazer com que esses assuntos virem pauta. Você também pode entrevistar um especialista para usar de seu conhecimento como fonte.

4. Publique cases de sucesso dos leitores do blog

Credibilidade é algo fundamental às empresas. Se você oferece um serviço e, para ganhar visibilidade, recorre a uma estratégia de Marketing de Conteúdo, seus blogs também podem ser ferramenta de divulgação direta do trabalho.

Nesse caso, estamos falando de cases de sucesso, que podem ser ótimas ideias de conteúdos de fundo de funil, já para quem está na fase de decisão.

cases de sucesso no blog da rock

Esses cases vão detalhar de que forma esse cliente — seja ele uma pessoa física, seja empresa — decidiu recorrer aos serviços da empresa que gerencia o blog em questão.

No post é necessário haver um detalhamento da relação entre companhia e contratante, como foi o processo de uso do serviço ou produto e, principalmente, quais foram os resultados obtidos.

É fundamental deixar claro no conteúdo que a solução foi realmente relevante e trouxe os resultados esperados. A única forma de conseguir mais tráfego e, principalmente, uma avaliação positiva da sua empresa é com um case que realmente foi de sucesso.

As pesquisas sobre o nome da empresa levarão também ao post, ou seja, você entrega a avaliação de um cliente.

5. Ilustre os posts

Entender mais sobre como divulgar blog passa diretamente por saber como eles podem ser potencializados na sua produção.

Conteúdos qualificados, além de serem bem escritos e ricos em informação, também precisam ter apelo visual.

Ilustrações, vídeos, fotos, gráficos e o que mais for possível e necessário para reforçar as ideias apresentadas no texto são recursos muito valiosos.

ilustração de infográfico no post

Os números ajudam a comprovar quando falamos das redes sociais. No Facebook, posts com imagens têm 2.3 mais engajamento, enquanto no Twitter, tweets ilustrados recebem 150% mais retweets.

O público que vai consumir seu conteúdo em posts é o mesmo: pessoas que estão no digital, ou seja, é fundamental enriquecer seu conteúdo com apelo visual.

Use e abuse de recursos como vídeos, screenshots para ajudar a entender sistemas e procedimentos em tutoriais, GIFs e até mesmo os memes!

inserção de vídeos nos posts

Esses por último só se encaixam bem se a linguagem do seu blog for divertida, com um público que receba bem esse tipo de comunicação. Basta respeitar sua estratégia e usar as imagens da maneira certa!

6. Trabalhe na qualidade e profundidade dos posts

Assim como qualquer outro tipo de conteúdo, blog posts que fazem sucesso são aqueles que trazem algo de relevante ao leitor, independentemente se o assunto já foi abordado.

Portanto, se você quer saber como divulgar blog, primeiramente precisa entender que ele tem que ser bom. O que mais gera compartilhamentos é um conteúdo original e qualificado, ou seja, é preciso se dedicar!

Se preocupar com SEO é fundamental, afinal, conteúdos só alcançam seu público-alvo se são adequados para serem potencializados nos motores de busca.

Porém, o fator principal que mantém um leitor entretido e interessado com o post é a sua qualidade. Posts profundos, detalhados, com afirmações embasadas e com conteúdo qualificado é aquele que realmente vai engajar.

Então, se você busca ter mais tráfego, aumentar o tempo de permanência nas páginas, fidelizar seus leitores e, de quebra, conseguir que eles compartilhem seus posts, é necessário criar bons conteúdos. Esse é o ponto de partida de uma estratégia de sucesso.

7. Trabalhe continuamente em SEO no blog

Otimizações para motores de busca, principalmente para o Google e suas constantes mudanças em algoritmos, são uma das grandes preocupações em uma estratégia de conteúdo.

Faz todo sentido colocar SEO como prioridade e, mais do que isso, é fundamental cuidar da continuidade.

Se trata de trabalhar constantemente em melhorias para cada vez mais atender aos padrões de rankeamento. Esse é um trabalho de checagens constante, leitura obrigatória de artigos que falam sobre atualizações dos algoritmos e observar os detalhes em cada post.

Além disso, o blog também precisa sempre passar por análises visando possibilidades de otimização.

Cada post pode conquistar seu lugar na primeira página de resultados do Google, mas isso depende diretamente da forma como eles são escritos e estruturados. SEO é um trabalho minucioso, mas quando falamos de Marketing de Conteúdo, é ele que faz os posts terem visibilidade.

8. Domine as técnicas de SEO Copywriting

SEO Copywriting se trata da técnica de escrever posts voltados para os padrões da web que impactam no rankeamento de posts no Google.

O trabalho dos redatores é uma das etapas fundamentais nessa busca sobre como divulgar blog, já que a maneira como eles redigem os conteúdos impactam em como eles são aceitos pelo usuário.

Há duas perspectivas importantes: o post precisa estar enquadrado em regras de SEO e também deve agradar ao leitor da web.

Para isso, existem alguns pontos muito importantes que devem ser considerados pelo redator.

Quanto ao SEO, parte fundamental do trabalho é explorar adequadamente o uso de palavras-chaves. Uma boa pesquisa ajuda a saber quais termos estão em alta e, ao usá-los, você consegue ter mais visibilidade para seu post em uma busca no Google.

Além disso, há também a necessidade de formatar esse texto de modo que ele seja mais confortável ao leitor. Isso gera engajamento e aumenta a taxa de permanência na página.

Para isso, é fundamental aplicar a escaneabilidade na hora de desenvolver o conteúdo. Esse conceito prega detalhes, como:

  • use bullet points ao listar itens;
  • nunca passe de 4 linhas em um parágrafo;
  • destaque termos ou trechos importantes em negrito (cuidado para não exagerar!);
  • use intertítulos com headings menores;
  • prefira alinhar o texto à esquerda;
  • defina o tamanho do conteúdo de acordo com o nível de informação que é oferecido ao usuário.

9. Otimize os posts para busca por voz

As buscas por voz são uma tendência cada vez mais real e concreta. O Google já apontou que 20% de todas as pesquisas já são feitas por voz , proporção que mostra a força desse recurso.

Entender a razão é fácil, uma vez que os assistentes de voz para smartphones estão cada vez mais potentes e inteligentes. Somar isso ao fácil acesso dos recursos responde esses 20%!

Agora, tudo gira em torno de saber não só se adequar, mas também aproveitar a crescente no volume de pesquisas por voz. É fundamental saber otimizar seus posts e o blog para estarem visíveis à frente dos concorrentes quando a busca for feita por meio desse recurso. Para isso, há alguns pontos que devem ser considerados, como:

10. Compartilhe o posts nas mídias sociais

As mídias sociais são verdadeiras ferramentas valiosas quando falamos em como divulgar blog. A razão é simples: hoje, uma empresa que deseja ter presença digital, precisa estar em todas as plataformas online que façam sentido à sua marca.

Naturalmente, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube são as principais para a maioria dessas companhias.

promoção de posts nas redes sociais

Se você já tem um alcance relevante nessas redes sociais, naturalmente pode usar essa visibilidade para divulgar cada um dos posts que alimentam o seu blog.

É simples: a cada conteúdo postado, você deve indicar esse post em cada uma dessas plataformas. Essa é uma forma de ampliar o alcance de pessoas que podem se interessar pelo conteúdo, que por sua vez ganha em divulgação!

O trabalho pode ser árduo e requer muita dedicação, porém, na prática, não há muitas dificuldades em saber como divulgar blog. Aliar conteúdo de qualidade com técnicas de escrita e o SEO formam a receita do sucesso, sempre com originalidade e um trabalho autoral.

E, se você quer seguir se aprofundando no tema, faça o download gratuito do nosso Guia prático para a divulgação de conteúdos!

Guia Prático para Divulgação de ConteúdosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *