Confira as 13 melhores dicas de como divulgar uma empresa na Internet

Saber como divulgar uma empresa na Internet é essencial para conquistar bons resultados. Estar presente em diferentes mídias, fazer um plano de marketing e criar conteúdos relevantes são características comuns de quem alcança o sucesso com suas ações.

Como divulgar uma empresa na Internet

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem trabalha com Marketing Digital precisa lidar constantemente com diversas perguntas sobre como divulgar uma empresa na Internet. Muitas vezes, essas pessoas acreditam que existe uma fórmula mágica, que determinada técnica dá mais resultados que outras, seja qual for o segmento do negócio.

A grande verdade é que se você quer ter sucesso em sua divulgação não deve se prender a uma estratégia, é necessário estar presente em variadas mídias online e testar diferente tipos de abordagem. Afinal, não vai ser somente um texto sobre o que é marketing que vai solucionar os seus problemas, mas a constante exploração e aplicação das técnicas.

Neste post separamos 13 dicas especiais para você divulgar o seu negócio online:

  1. Crie um perfil no Google Meu Negócio
  2. Invista em Google Ads
  3. Otimize o seu site para os mecanismos de busca
  4. Use o blog ao seu favor
  5. Produza vídeo para o YouTube
  6. Crie um podcast para o seu segmento
  7. Elabore conteúdos de qualidade para as redes sociais
  8. Impulsione seus melhores posts
  9. Faça parcerias com influenciadores
  10. Use Hashtags em suas publicações
  11. Participe de comunidades online
  12. Incentive o público a divulgar o seu negócio
  13. Envie emails com novidades regularmente

Quer saber mais sobre essas dicas? Continue lendo e confira!

1. Crie um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta para você trabalhar em seu marketing local. Como ele, seus possíveis clientes podem ver a localização do seu estabelecimento, conferir as fotos, fazer perguntas e muito mais

O melhor de tudo é que você não precisa pagar nada para a sua empresa aparecer no Google e usufruir de todos os benefícios da plataforma. Resumidamente, basta entrar no site do Google meu Negócio, clicar em “começar agora”, preencher as informações solicitadas e esperar um código de confirmação que eles enviarão ao endereço informado via Correios. 

Depois de confirmar o código você estará habilitado a fazer diversas edições, como se fosse um pequeno site bem fácil de mexer. Assim, além de dar informações pertinentes aos usuários, você consegue deixar o seu negócio mais atraente

2. Invista em Google Ads

Se você deseja ampliar o alcance e atingir pessoas de qualquer região, o Google Ads (ou Google AdWords) é uma excelente escolha. Apesar de não ser uma ferramenta gratuita, você pode definir o orçamento para a veiculação dos anúncios e conseguir bons resultados — desde que você faça uma boa segmentação e elabore uma descrição atraente.  

É muito importante também que você tenha em mente o objetivo antes de começar a sua campanha. É possível personalizar seu anúncio para levar as pessoas ao site, receber ligações ou até mesmo conseguir visitantes ao seu estabelecimento.

3. Otimize o seu site para os mecanismos de busca

Existe outra maneira de ficar na primeira página dos resultados do Google sem ter de investir em anúncios. Para isso, você vai precisar otimizar o seu site de acordo com as boas práticas de SEO

É preciso dizer que essa estratégia leva um tempo para dar frutos, mas vale muito a pena. Afinal de contas, não basta ter um site visualmente impecável, ele deve ser encontrado facilmente pelo seu público-alvo.

Há diversas técnicas que contribuem para o rankeamento do seu site nos resultados de busca. Entre os principais fatores que o Google leva em consideração para subir um site de posição, podemos citar: 

  • velocidade de carregamento das páginas;
  • responsividade (deve funcionar bem em qualquer dispositivo);
  • palavras-chave relevantes;
  • backlinks.

4. Use o blog ao ser favor

Você já deve ter ouvido muito sobre Marketing de Conteúdo, ainda mais se for um leitor assíduo do blog da Rock. Por meio dessa estratégia, quando bem executada, é possível ser encontrado pelo público-alvo, encantá-los com materiais relevantes e convertê-los em clientes.

O blog é, sem dúvida, o melhor canal para produzir conteúdos pensados para o funil de vendas. Além do mais, ele ajudará o seu site a aparecer nos mecanismos de busca, já que a produção de conteúdo é fundamental em uma estratégia de SEO.

Portanto, se você ainda não criou um blog para o seu site, é melhor repensar a sua estratégia. Essa é uma das ferramentas mais poderosas para aumentar o tráfego.  

5. Produza vídeos para o YouTube

Muita gente quando pensa em YouTube já lembra de cara dos grandes criadores de conteúdos, também conhecidos como youtubers, como o Whindersson Nunes. O que nem todo mundo se dá conta é que as empresas podem se beneficiar — e muito — com a produção de vídeos na plataforma.

Um dos motivos para investir nessa estratégia é bem simples: o YouTube também funciona como mecanismo de busca. Você mesmo já deve ter feito diversas pesquisas diretamente por lá.

A grande vantagem para o público que busca conteúdos informativos na plataforma de streaming é que os vídeos costumam ser mais didáticos. Existem inúmeros tutoriais sobre praticamente qualquer coisa.

Se você vende cursos preparatórios para concursos públicos, por exemplo, pode criar diversos vídeos com dicas de estudo. Dessa forma, é bem possível que muitos interessados cliquem em seu vídeo e acabem conhecendo o seu negócio. 

6. Crie um podcast para o seu segmento

Até há alguns anos, o podcast era uma mídia de nicho. Não existiam tantos produtores de conteúdos, o número de ouvintes crescia de maneira tímida e o investimento com publicidade era mínimo. No entanto, nesses últimos anos a situação mudou consideravelmente.

O Spotify, principal serviço de streaming de áudios, tem visto essa mudança e ajudado a divulgar esses conteúdos. De acordo com eles, o número de ouvintes na plataforma subiu em 330% de 2017 para 2018. Hoje, dificilmente encontramos alguém que não tenha pelo menos ouvido o termo podcast. 

A vantagem do podcast é que ainda há segmentos pouco explorados. O princípio é similar ao do YouTube, muitas pessoas que buscam conteúdos de qualidade passam a conhecer o seu negócio. Logo, além da divulgação, você pode se tornar autoridade em sua área de atuação.   

7. Elabore conteúdos relevantes para as redes sociais

É bem possível que as redes sociais tenham sido sua primeira escolha ao iniciar a divulgação dos seus produtos ou serviços. Não custa nada criar um perfil para a empresa e é relativamente fácil publicar conteúdos nessas mídias — é aí que mora o perigo.

Devido à sua característica inclusiva, constantemente nos deparamos com páginas e perfis comerciais compartilhando materiais sem qualquer critério de qualidade. Infelizmente, ainda há quem acredita que basta alcançar o público e está tudo resolvido.

Assim como qualquer estratégia de marketing, para conseguir bons resultados é necessário se planejar. Portanto, você deve pensar no perfil do seu público-alvo, nos objetivos primários e secundários, na identidade visual da marca e demais critérios. Feito isso, não se esqueça de mensurar os resultados periodicamente.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
Como e por que otimizar a página no Google Meu Negócio
Como rankear em primeiro no Google para qualquer palavra-chave?
SEO para Youtube: TUDO que você precisa saber em 2019
Passo a passo para fazer um planejamento de redes sociais

8. Impulsione seus melhores posts

Agora que você já está produzindo conteúdos de qualidade e construiu uma página de respeito na rede social, é hora de separar uma graninha para patrocinar as suas publicações. Tanto no Facebook quanto no Instagram, você tem dois caminhos: criar uma campanha personalizada pelo gerenciador de anúncios ou impulsionar seus posts.

Dito isso, pode ser que surja a seguinte dúvida: qual publicação eu devo impulsionar? Pois bem. Existe mais de um critério a ser julgado nesse momento, mas uma boa dica é olhar para aqueles posts que fizeram mais sucesso entre os seguidores.

Então, você deve ir além do alcance e olhar as interações, como as reações, os comentários e os compartilhamentos. Se o engajamento for grande com os seus seguidores, há boas chances de funcionar com outras pessoas. 

9. Faça parcerias com influenciadores

Uma boa ação para colocar em seu plano de marketing é fazer parcerias com os influenciadores digitais. Hoje é possível encontrar digital influencers que atingem com os mais variados públicos.

O maior cuidado que você deve tomar aqui é não escolher um influenciador com base apenas no número de seguidores — até mesmo porque, infelizmente, algumas pessoas ainda compram seguidores. 

O ideal é encontrar alguém que fale com o seu público-alvo, tenha um comportamento que não fere princípios da empresa e consiga um bom engajamento. 

10. Use hashtags em suas publicações

Apesar de o Instagram não ser um bom mecanismo de busca, ainda é possível ser encontrado por potenciais clientes. Uma das maneiras mais indicadas é usar hashtags em suas publicações.

É comum vermos pessoas usando esse recurso apenas para acrescentar palavras ou frases descontraídas de qualquer maneira. Por exemplo: #sextou #umbrindeavida #hojetemfesta. Isso pode ser legal para deixar a publicação mais divertida, mas não é indicado usar em contas comerciais para ganhar visibilidade.

Em vez disso, você deve incluir palavras-chave relacionadas à sua área de atuação. Desse modo é mais fácil ser encontrado por quem procura seus produtos ou serviços. 

11. Participe de comunidades online

Especialmente no Facebook, existem muitos grupos dos mais variados assuntos. Geralmente, as pessoas entram para tirar dúvidas, trocar experiências e até mesmo criar uma rede de relacionamentos.

Tendo isso em mente, ao ingressar em comunidade onde o seu público se encontra, evite ao máximo fazer propagandas descaradas do seu negócio. Além de chatear os participantes, você pode ser expulso pelo administrador.

Seguindo os princípios do marketing 4.0 desta era digital, você deve criar um relacionamento orgânico. Uma das melhores formas de fazer isso é ajudar os participantes em suas dúvidas. Se for conveniente, mande um link de um artigo do seu blog relacionado ao assunto. Com isso, você consegue divulgar os seus serviços do jeito certo e aumenta a autoridade no assunto.

12. Incentive o público a divulgar o seu negócio

Não há nada melhor que os próprios clientes indicarem a sua empresa, concorda? Essa façanha, na maior parte das vezes, é conquistada por meio de um bom atendimento e produtos de qualidades ou com pequenos incentivos.

Com a possibilidade de marcar outros usuários nos stories do Instagram, as marcas começaram a dar brindes ou descontos para os clientes que as mencionarem nas publicações.

Digamos que você tenha uma hamburgueria e queira aumentar o alcance na rede social. Então, você pode anunciar aos clientes que quem tirar uma foto no local e marcar o perfil da empresa nos stories, a batata frita fica por conta da casa.

13. Envie emails com novidades regularmente

A popularização dos aplicativos de mensagens levou muitos a se questionarem se o email marketing ainda era viável. O fato é que ele ainda é muito utilizado pelas empresas e continua apresentando resultados satisfatórios.

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada em 2018 apontou que 76,8% dos entrevistados já realizaram uma compra a partir do recebimento de uma newsletter. Ou seja, o potencial é grande demais para ser desperdiçado.

Só tome cuidado para não exagerar na dose e praticar o temido spam. Além disso, o ideal é criar listas segmentadas para enviar ofertas personalizadas aos contatos. Caso contrário, o número de subscrição vai nas alturas.

Como você pôde perceber, existem diversos caminhos para aqueles que têm dúvidas de como divulgar uma empresa na Internet. Em muitos dos casos, não é necessário nem ao menos gastar rios de dinheiro com anúncios, o mais importante é o planejamento.

Portanto, nossa dica é sempre estudar e ficar atualizado das novidades do mundo digital. Que tal então baixar nosso e-book sobre como ingressar no Marketing de Conteúdo? Nele você vai aprender como atrair mais clientes por meio de conteúdos relevantes.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.