Como e por que aplicar o Marketing Verde em sua empresa

O Marketing Verde é uma estratégia que merece destaque no meio empresarial. Além de um pensamento eco-friendly, ele proporciona às marcas um maior ponto de contato com o público que apoia causas sustentáveis.

Coloque marketing verde na sua empresa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Está em todo o lado, na rádio, na televisão, nos cartazes da sua cidade. O marketing verde está na moda e, não só isso, veio para ficar. Os contínuos avanços sociais para proteger o planeta em que vivemos fazem com que as empresas estejam cada vez mais motivadas para fabricar produtos verdes que, por sua vez, permitem melhorar a sua imagem.

Já se sabe que quanto melhor é a imagem de uma empresa, melhor ela é considerada pelos seus potenciais clientes e, portanto, as probabilidades de estes últimos fazerem uma compra ou reserva aumentam. 

Então, o que te parece? Continue lendo este post para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o marketing verde e como integrá-lo em uma estratégia de marketing online eficaz e bem-sucedida.

O que é marketing verde?

Para começar, é importante saber exatamente do que estamos falando. O marketing verde é muitas vezes definido como uma estratégia que mostra uma série de produtos ou serviços como ambientalmente preferíveis a outros

Estas podem ser consideradas como tal por múltiplas razões, como processos de produção mais respeitadores do ambiente, utilização de materiais sustentáveis etc.

Obviamente, muitas vezes não basta simplesmente aplicar estas práticas. Também é necessário comunicá-los efetivamente para que as informações cheguem aos clientes e, assim, influenciem o processo de compras

É precisamente neste ponto que o marketing verde converge com o marketing online e pode ser integrado em uma estratégia de marketing digital personalizada para qualquer empresa.

Quais são os benefícios?

Os benefícios que o marketing verde pode trazer para o seu negócio são muitos e de alta qualidade para o seu negócio. 

E não só para atrair mais clientes, mas também para o simples fato de que sua empresa será mais eco-friendly, algo muito necessário hoje em dia e que mais e mais parte da população toma como base para comprar os produtos de uma marca

Começar com este tipo de marketing também significa aumentar a conscientização da sua empresa, que identificará problemas relacionados à possível contaminação de seus produtos e também orientará o negócio a usar materiais menos poluentes

Isso é obrigatório antes de iniciar qualquer campanha de marketing verde, pois vai permitir que você seja o mais transparente possível desde o início e gerar confiança na marca.

Por outro lado, e este é um dos grandes benefícios, isto melhorará muito a imagem da sua marca e fará com que o seu público ou audiência cresça à medida que se dirige a um setor que está cada vez mais consciente dos cuidados com o ambiente, um setor que está crescendo.

Esse processo de mudança é muito importante, e teria de ter em conta a sua correta difusão pelos meios digitais e/ou tradicionais e pelas redes sociais.

Como aplicar o marketing verde

Ao realizar uma estratégia de marketing verde, é importante ter em conta os diferentes agentes presentes nas relações comerciais e de comunicação de uma empresa. Em particular, há três pontos-chave a ter em conta.

A relação entre a empresa e o cliente 

É um conceito básico para todos os tipos de marketing, mas ainda mais no caso do marketing verde. 

Analisando os fatores que interessam aos clientes, podemos oferecer produtos e serviços de grande valor para os consumidores. 

Dentro do marketing verde, é importante conhecer as preocupações ecológicas específicas dos potenciais clientes para que, ao satisfazê-los com produtos e serviços, eles estejam dispostos a fazer uma compra ou reserva.

A relação com a sociedade 

Vai além das preocupações ecológicas específicas dos clientes, mas concentra-se nas preocupações gerais da sociedade. 

Ajudar na luta contra essas preocupações pode melhorar significativamente a reputação de uma empresa, fazendo com que os membros da sociedade identifiquem sua marca com as atividades que ela faz pelo meio ambiente.

Sincronizar a relação com o cliente e a relação social 

Nos permitirá alcançar um plano de marketing verde muito completo, que é percebido como um serviço social e personalizado. Obviamente, quanto mais as pessoas estão felizes e satisfeitas com o seu trabalho, melhor será a sua imagem de marca e maiores as suas chances de obter um benefício com isso.

Principais estratégias de marketing verde

Já sabemos o que é o marketing verde e quais são os principais aspectos a ter em conta na sua implementação. Abaixo listamos uma série de estratégias que podem ser muito úteis para alcançar os objetivos de implementação deste tipo de marketing.

  • Reduzir as matérias-primas no processo produtivo para reduzir os resíduos gerados. Para tal, poderá ser necessário investir em I&D, mas a longo prazo dará frutos. Naturalmente, não há nenhum ponto em fazê-lo se você não comunicá-lo assim que preparar o site da sua empresa e redes sociais para ele.
  • Ele mostra rótulos e certificações que endossam esses processos mais verdes do que você imagina. É importante que os diferentes logótipos distintivos (produtos biológicos, veganos etc.) apareçam nos seus produtos. Se você realiza serviços, também é possível que você encontre certificações que demonstrem suas boas práticas.
  • Mostre suas boas ações online. Por que não registrar e fotografar seus processos de produção para que todos possam ver quão bem você aplica técnicas de produção verde? Você pode simplesmente publicá-lo em redes ou em seu site e esperar que as pessoas vejam todo o bem que você faz.
  • Faça parte de eventos ambientais. Há muitos eventos pró-ecológicos acontecendo em todo o mundo e você pode achar interessante colaborar com eles, ou mesmo promovê-los. Quando as pessoas vierem a esses eventos e virem que sua marca ajuda a torná-los possíveis, a identificação com projetos ecológicos e ambientais será automática.

Exemplos bem-sucedidos de marketing verde

Aqui nós queremos também mostrar-lhe alguns exemplos dos tipos reconhecidos que juntaram o marketing verde para completamente alguma hora agora e estão fazendo o maravilhosamente. 

Toyota

A verdade é que existem muitas “grandes” marcas que contribuem para a mudança para o marketing verde. Sem dúvida, a Toyota foi uma das pioneiras a apostar em híbridos. Em 2000, a Toyota lançou o “Prius”, tornando-se o veículo híbrido mais vendido nos Estados Unidos desde o seu lançamento. 

Além de sua visão sustentável, sua inclusão e mobilidade para todas as pessoas enfatiza que é uma marca comprometida com a mudança e isso se reflete em suas campanhas. Isto é algo a admirar, porque o setor automotivo é realmente muito poluente. 

Criando um aplicativo da Nike

A Nike é talvez uma das marcas mais reconhecidas de roupas esportivas. No entanto, eles perceberam que seus produtos em algum momento da história tinham contribuído para a poluição ambiental, especialmente das fábricas.

Assim, decidiram reformar e substituir os poluentes de modo a ter um menor impacto sobre o ambiente.

É por isso que eles criaram um aplicativo móvel em 2013 para ajudar os designers a implementar materiais ecológicos em sua fabricação. O Making App tem um sistema de notificação que avisa se os materiais têxteis utilizados por outras empresas contêm níveis de toxicidade para o planeta ou não representam qualquer perigo para o ambiente. 

Tornaram pública a sua contribuição, tornando-se uma marca de referência no marketing verde.

Adidas

Continuando com outra das mais conhecidas marcas de roupas esportivas, temos a Adidas e seus tênis reciclados, feitos de plástico encontrado no oceano.

Eles venderam 1 milhão de pares em 2017 e tem uma coleção inteira dedicada à preservação dos oceanos. Até colaboraram com equipes de futebol para promover esta coleção e fazer a diferença. 

tênis reciclados, feitos de plástico encontrado no oceano.

Além disso, a Adidas tem uma seção de sustentabilidade em seu site que mostra que eles estão muito conscientes de que, como uma empresa que opera globalmente, eles devem fazer todo o possível para contribuir com o meio ambiente. 

Seus objetivos para 2020 de ser uma empresa sustentável e ecologicamente correta incluem continuar focando na eficiência e qualidade da água, aumentando o uso de materiais mais sustentáveis e também se comprometendo a reduzir seu consumo de energia e emissões de CO2. 

LG

E passamos para algo que está muito presente em nossas vidas diárias, como os vários dispositivos eletrônicos LG que podem estar em casa. 

Durante anos, a LG incluiu o respeito pelo ambiente na sua produção. Os seus aparelhos são amigos do ambiente, poupam energia e evitam emissões. 

E eles comunicam isso com iniciativas tão completas e destinadas a educar os cidadãos como o desafio Smart Green

Atreva-se a fazer a diferença!

Estes são apenas alguns exemplos, mas há muitas empresas que estão cientes das alterações climáticas. Empresas como a Apple, Facebook e Google também estão apostando em energias renováveis, porque, como revela uma reportagem do Greenpeace, “se a Internet fosse um país, teria o sexto maior consumo de energia do mundo”. 

Para dizer a verdade, cada vez mais empresas apostam na mudança e fazem a sua parte para criar menos impacto no ambiente, faz com que muito mais pessoas confiem nelas e escolham utilizar os seus serviços ou comprar os seus produtos.

É por isso que implementar o marketing verde no seu negócio na atual crise ecológica é de vital importância; não só trará benefícios financeiros para o seu negócio, mas também contribuirá para um planeta melhor. 

Autor: Jornalista de Rocío Bravo e atualmente gerente de conteúdo na rankingCoach. Apaixonada por marketing digital e redes sociais. Ansiosa para aprender coisas novas sobre o mundo digital em uma base diária.

Autor: Jornalista de Rocío Bravo e atualmente gerente de conteúdo na rankingCoach. Apaixonada por marketing digital e redes sociais. Ansiosa para aprender coisas novas sobre o mundo digital em uma base diária.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.