Confira 11 dicas essenciais de como empreender do zero e exemplos de negócios para crescer no Brasil

Saiba como empreender, 11 dicas essenciais que fazem toda a diferença para começar e tipos de negócios que fazem mais sucesso no Brasil.

Como empreender do zero: 11 dicas e tipos de negócios de sucesso no Brasil

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Teve uma boa ideia, mas não sabe como empreender do zero? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os empreendedores. Você já quis empreender mas não sabia por onde começar, ou o que fazer? 

Saiba que isso não é raridade: infelizmente não muitos os empreendedores que deixam de trabalhar em seus projetos por não terem as habilidades necessárias ou o conhecimento necessário para colocar seus planos em ação.

Para que você não entre nessa estatística e descubra como empreender do zero, criamos esse conteúdo. Continue a leitura!


    O que é empreendedorismo?

    O empreendedorismo nada mais é do que o desenvolvimento de competências e habilidades para criar um projeto e transformar uma ideia em uma ação, seja ela científica, técnica ou empresarial. 

    O empreendedor, por sua vez, é o responsável (e ousado) que irá tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa para aprender tudo o que é necessário e executar seus planos.

    Como empreender do zero?

    Empreender não é tarefa fácil, mas sabemos que com algumas dicas, coragem e conhecimento, é possível transformar uma boa ideia em um grande negócio.

    1. Avalie seu mercado

    O primeiro passo é avaliar o seu mercado. É preciso que você entenda quais são as possibilidades para a sua empresa e o que esperar de agora em diante.

    Uma dica incrível é realizar a análise SWOT periodicamente, tanto no início da sua empresa, quanto durante o processo de reestruturação e otimização do negócio.

    Essa análise SWOT irá te ajudar a identificar algumas questões importantes, como:

    • Quais são as forças da sua empresa;
    • As fraquezas do seu negócio;
    • As oportunidades no seu mercado;
    • Quais são as ameaças no seu mercado.

    Todas essas informações te ajudarão a desenhar de forma muito mais eficiente um plano de negócios, permitindo que você encontre as melhores alternativas e abordagens para a sua empresa.

    2. Tenha um objetivo definido

    Antes de começar o seu negócio, é preciso definir os objetivos do seu negócio. É comum encontrarmos empreendedores que definem metas semestrais, e esse é um bom caminho para se seguir.

    No entanto, o ideal é, antes de definir essas metas semestrais, determinar qual é o objetivo geral do seu negócio. Dessa forma, você saberá exatamente quais passos precisa dar para chegar onde planeja, com muito mais precisão e chances de sucesso!

    3. Conheça seu público

    É aqui que muitos empreendedores acabam pecando. É preciso conhecer o seu público e saber exatamente quais são as suas personas, quais são suas objeções e suas principais necessidades. 

    Infelizmente não é raro encontrar um empreendedor que não tem conhecimento real do seu público. Muitos ainda se guiam pelo “público alvo” e acabam tendo uma definição bem generalizada de quem essas pessoas são e como elas se comportam.

    Quando você realiza o estudo de personas, você consegue ter uma visão muito mais específica de quem são essas pessoas e como a sua empresa consegue ajudá-las.

    Com o estudo de personas, você levanta as seguintes questões:

    • entender quem são essas pessoas;
    • descobrir seus objetivos;
    • descobrir suas necessidades;
    • entender as objeções de compra dos diferentes perfis;
    • entender quais são seus desafios no dia a dia;
    • definir os melhores argumentos de venda para cada um desses perfis;
    • entender como seus produtos e/ou serviços podem ajudar cada um dos seus clientes diante suas necessidades.

    4. Produza conteúdo

    Uma vez que você conhece o seu público, sabe seus objetivos e tem metas a serem batidas, é hora de produzir conteúdo. 

    Nesse momento, é interessante que você considere as necessidades e objeções das suas personas e, a partir disso, produza conteúdos que respondam às perguntas que essas pessoas apresentam. 

    Esse conteúdo irá te ajudar a educar seu mercado e melhorar o seu ranqueamento, transformando a sua empresa em uma verdadeira referência para o seu público.

    5. Crie uma lista de e-mails

    Mesmo que algumas pessoas digam que o e-mail morreu, isso não é verdade: o e-mail marketing se tornou uma excelente alternativa de estratégia online para conversar com consumidores e criar relacionamentos duradouros.

    Para isso, você precisa montar sua lista: ofereça materiais diferenciados e capte leads qualificados. Com esses e-mails, você conseguirá trabalhar essa base de e-mails até convertê-la em clientes.

    Uma vez conquistados os clientes, você pode aproveitar essa estratégia para nutrir uma relação de fidelização com os seus consumidores, aumentando a reincidência de compra e, por sua vez, aumentando os lucros do seu negócio.

    6. Invista em bons produtos e serviços

    Ter bons produtos e serviços não é uma opção: hoje, com o aumento da concorrência e das novas oportunidades de compra, é fundamental que você invista em melhorias contínuas para as soluções que oferecem ao público.

    Para isso, sempre invista em pesquisa de mercado e em pesquisa de satisfação com os clientes, para aprimorar seus produtos e entregar aos clientes exatamente o que eles precisam.

    7. Frequente feiras e congressos

    Feiras, congressos e palestras sobre o seu mercado são uma excelente maneira de conseguir novos contatos e até conquistar novas oportunidades de negócio.

    O networking é fundamental, e precisa ser desenvolvido o quanto antes. Nesse momento, além de conhecer possíveis novos clientes, também conhecerá possíveis parceiros, que aumentarão a sua rede de contatos e as oportunidades de sucesso.

    8. Saiba como se formalizar

    Após levantar todas essas informações, agora chegou o momento de se formalizar. Pois, sua empresa deve existir para o Governo Federal, Estadual e Municipal para que seu negócio consiga crescer.

    Assim, é indicado ter uma natureza jurídica, criar um CNPJ, estar inserido em um regime tributário, conseguir os licenciamentos devidos e outros trâmites burocráticos de acordo com seu empreendimento.

    Uma alternativa para começar com baixo custo é ver se seu empreendimento se encaixa no MEI. Desse modo, o faturamento anual não pode ultrapassar os R$ 81 mil.

    Com isso, pagará uma guia única de impostos e INSS. Já para negócios maiores há tipos de empresas como: individual, sociedade limitada, simples e limitada unipessoal. Veja qual se enquadra mais e se formalize.

    9. Analise a sua concorrência

    Por meio da análise da concorrência poderá descobrir os desafios que enfrentará, bem como, as oportunidades que terá no seu empreendimento. Desse modo, mapeie tanto os concorrentes diretos como os indiretos avaliando os pontos fracos e fortes, suas estratégias de atuação no mercado e informações de performance para começar a empreender.

    Dessa maneira, saberá como sua marca e produto se posicionará e conquistará o espaço que precisa. Inclusive, seguindo com as melhores práticas do mercado utilizando o benchmarketing.

    10. Entenda o diferencial do seu negócio

    Sua empresa não pode ser apenas mais uma no mercado, é necessário que haja um diferencial para se destacar, obter clientes e gerar vendas. Por exemplo, há diferentes formas de se tornar único:

    • qualidade e excelência do produto ou serviço;
    • preço mais baixo, ou melhor custo-benefício;
    • ter um mix de produtos no catálogo;
    • melhor atendimento ao cliente para fidelização;
    • pós-venda diferenciado demonstrando a importância do consumidor para a empresa;
    • status da marca com valor agregado etc.

    11. Não deixe para amanhã: comece agora!

    E, claro, é hora de começar a agir. Um outro erro muito comum é esperar as coisas ficarem perfeitas para começar a trabalhar em suas ideias. Um empreendedor precisa aprender a seguir com a ideia mesmo que ainda não esteja tudo andando corretamente. 

    Um ditado muito comum nessa área é “antes feito que perfeito”. Isso significa que é melhor fazer agora, onde está e com o que tem, do que esperar que as coisas fiquem perfeitas para começar. E, claro, com o tempo, ir otimizando o que precisa de ajustes.

    Anote alguns exemplos de negócios para empreender no Brasil

    Você deseja começar um negócio, mas ainda não sabe qual atividade seguir? Confira abaixo algumas sugestões que apresentam custo baixo e podem iniciar mesmo em sua casa.

    1. Alimentação

    Quem deseja trabalhar com alimentação em casa deve seguir as normas de higiene e proteção que são obrigatórios nesse mercado. Aqui, poderá investir na produção de doces, salgados, lanches etc.

    Produção de doces

    Gosta de confeitaria? Saiba que na internet aprenderá a fazer diferentes doces para vender individualmente ou para festas e demais eventos. Conheça as sugestões abaixo:

    • bolos e cupcakes;
    • brigadeiros;
    • bolos de pote ou na taça;
    • pote da felicidade;
    • brownies;
    • cookies;
    • trufas e bombons;
    • beijinhos, cajuzinhos, cocadas;
    • chocolates personalizados;
    • folhados recheados e cinnamon rolls.

    Produção de salgados

    Ótimos para lanches da tarde ou mesmo uma refeição rápida, os salgados são práticos e a maioria das pessoas gosta:

    • produção de pão de queijo simples ou com recheios;
    • pão pizza com diversos recheios;
    • salgados congelados prontos para fritar;
    • salgados fritos e assados prontos para consumo;
    • opções de salgados vegetarianos, sem glúten e/ou lactose.

    2. Pet Shop

    Você pode começar um pet shop na sua casa, fazendo banho e tosa de gatos e cachorros da sua vizinhança. Selecione um espaço tranquilo e seguro para que os animais não fiquem irritados e não fujam, ou não se machuquem. Analise todos os equipamentos e ferramentas que deverá comprar, depois de tudo adquirido, faça uma boa divulgação em seu bairro.

    3. Vendas Online

    A internet será seu escritório, por isso, escolha bem um produto ou serviço que você se identifique para poder vendê-lo. Verifique se terá que montar uma loja virtual ou se a empresa já oferece um marketplace.

    Estude bastante sobre e-commerce e suas estratégias de marketing para obter boas vendas.

    Agora que você sabe como empreender do zero e o que fazer para conquistar seus objetivos, é hora de colocar a mão na massa.

    Para te ajudar a desenvolver habilidades e competências, indicamos os cursos de marketing digital da Universidade Rock Content. Com eles, você aprenderá tudo que precisa com os melhores profissionais do mercado.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.