Como encontrar o tom de voz das suas redes sociais

Como encontrar seu tom de voz nas redes sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Saber que tipo de linguagem utilizar nos perfis que você possui nas Redes Sociais é tão importante quanto selecionar e promover seu conteúdo, escolher boas imagens e prestar atenção nos melhores horários para postagem.

A linguagem com a qual você vai interagir com seus fãs é o que determina a imagem e reputação que você terá nas mídias sociais. Os consumidores não querem se sentir como apenas clientes que podem gerar lucro para sua empresa: eles querem participar de uma comunicação humana e autêntica.

Por isso é essencial que você preste atenção, pesquise a abordagem que mais combina com sua marca e planeje como você vai conversar com seus fãs.

Esse diálogo é essencial para chamar a atenção para quem você é e para o que você vende. Afinal, essa é a maneira que seus potenciais clientes têm para te conhecer melhor.

Além disso, clientes felizes e satisfeitos com a comunicação e engajamento que estão fazendo com você funcionam como uma ótima estratégia de Marketing. Eles funcionarão como propagadores da sua mensagem ao falar positivamente da sua marca para os amigos.

Tendo isso em mente, encontrar o tom de voz que você vai utilizar nas suas redes sociais é a maneira de garantir que você está se expressando de acordo com o que sua marca e sua imagem representam.

Ter um arquétipo de marca definido e interessante é o diferencial da sua página em um meio lotado de outras empresas e pessoas competindo por atenção: faça uma boa impressão!

Isso tudo pode parecer um pouco difícil e complicado (já que envolve fatores subjetivos que não podem ser mensurados) mas vamos te ajudar nesse processo.

Como encontrar seu tom de voz

Pense nos três C’s

Os três C’s (cultura, comunidade e conversação) são uma ótima maneira de descobrir quem é a sua marca.

  • Cultura: No que sua marca acredita? Quais são seus valores? O que te faz diferente dos seus competidores? Suas qualidades e missão, visão e valores é o que faz a cultura da sua empresa especial. Pense nesses quesitos quando estiver construindo a sua voz.
  • Comunidade: Saiba claramente quem é seu público-alvo e preste atenção na maneira que eles conversam e interagem com os outros. Isso pode revelar muito sobre qual linguagem você deve utilizar – e ainda permite que você converse com seu público em termos que eles compreenderão facilmente.
  • Conversação: Os principais pontos desse quesito são sua personalidade e sua autenticidade. Como você vai contribuir com a discussão? Pense no que você pode oferecer e use isso a seu favor.

Faça perguntas

Pense em algumas características iniciais para descobrir o que você deve falar (e como deve falar):

  • Defina sua Brand Persona: quem representa a sua marca? Se sua marca fosse uma pessoa, quem ela seria? Que tipo de personalidade ela teria?
  • Se sua marca fosse uma pessoa, qual seria a relação dela com o consumidor? (um coach, um amigo, um professor, familiar, etc)
  • Descreva em adjetivos como não é a personalidade da sua marca. Coloque aqui as características negativas que você não quer que sejam associadas com sua marca.
  • Existem empresas com uma personalidade similar a sua? Por que elas são parecidas? O que nelas chama a sua atenção?
  • Como você quer que seus clientes pensem sobre sua empresa?
  • Pense em seu tom de voz: qual o estilo da sua marca? O que você quer transmitir para seus seguidores e fãs?
  • Linguagem – quais palavras você quer usar para suas conversas nas redes sociais?
  • Propósito – por que você está na Rede Social? Qual seu objetivo com esse perfil?

Guia para criação de personas

Complete esse pequeno exercício

Esse exercício é uma maneira de você organizar seus pensamentos sobre o que já te falamos até agora. Comece fazendo um brainstorm com sua equipe para definir os adjetivos que descrevem sua marca e como você pretende engajar com seu público e comunidade. Assim, para cada adjetivo que você pensar, escreva exemplos e justificativas razoáveis de como isso poderia aparecer em suas redes sociais. Veja os exemplos abaixo:

1 3

45  781012

Esses três primeiros quadros são exemplos para você entender esse pequeno exercício. No primeiro quadro, defina um traço de personalidade que seja compatível com sua marca. No segundo quadro, adicione um exemplo de linguagem que você acredita ser capaz de transmitir a personalidade que você citou no primeiro quadro. Faça o mesmo no terceiro quadro, mas dessa vez dando um exemplo negativo de linguagem utilizada. Por fim, justifique sua escolha.

Os quadros abaixo estão em branco para que você possa fazer o exercício com sua equipe. Aproveite essa oportunidade para aprender sobre como seus funcionários enxergam sua empresa.

26   9   12

Concluindo

Desenvolver seu tom de voz nas redes sociais vai enriquecer não só a experiência dos seus clientes, mas também vai te possibilitar conhecer mais sobre a imagem da sua empresa e quais valores ela passa para seus consumidores. O tom de voz é essencial para criar uma conexão com sua audiência.  As vantagens disso são enormes – você vai ganhar clientes fiéis que acreditam em você e no que você tem a oferecer.

Esperamos que as dicas acima tenham te ajudado a descobrir de que modo abordar seus clientes nas redes sociais. Seja transparente, honesto e lembre-se sempre de que você está interagindo com pessoais reais, dotadas dos próprios valores e crenças. Tenha um tom autêntico, que converse com sua audiência sem parecer que você procurou aquelas palavras em um manual de “como ser descolado”. Preste atenção em contexto, timing e inspire-se nas grandes marcas que são profissionais em social media, elas podem te ensinar muito!

Agora que você já descobriu sua voz, podem ter surgido algumas dúvidas de como preencher o resto do seu perfil nas redes sociais ou sobre qual rede social escolher para você. Se esse é o seu caso, Baixe agora nosso kit gratuito para Marketing nas Redes Sociais! Nele vamos te ajudar a completar seu perfil e ainda te daremos dicas de tamanhos de postagens para as redes sociais. 

Tem alguma dúvida? Críticas? Comentários? Dicas de como ter uma rede social de dar inveja nos seus competidores? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!

Tamanho de imagem nas redes sociais

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.