Como escolher a melhor hospedagem de sites para a agência?

O criador de conteúdo da SECNET, Bruno Scoz apresenta dicas valiosas para não errar na hora de escolher a hospedagem de sites na sua agência!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Nos dias atuais, é fundamental para uma agência digital ter um parceiro de hospedagem de sites estratégico. Entretanto, muitos vezes ela acaba sendo deixada de lado. Pensando nisso, neste post preparei um guia para que você como procurar em uma hospedagem que seja perfeita para o seu negócio.

Por que devo me preocupar com a hospedagem?

Se você é dono de uma agência digital, provavelmente está comprometido com diversas formas de oferecer um ótimo serviço para seus clientes, seja:

  • incentivar e promover o surgimento de grandes marcas para seus clientes;
  • cuidar com excelência de websites desenvolvidos, campanhas e e-mail marketing dos clientes;
  • buscar as melhores práticas para mostrar resultados para seus clientes;
  • ir atrás das melhores fontes, estratégias de otimização de campanhas e das melhores aplicações.

Todos esses são pontos extremamente positivos. Mas há um detalhe nisso tudo que pode passar despercebido por muitos gestores de agências digitais, e que talvez até você não tenha reparado.

Qualquer estratégia ou otimização em aplicações, sites ou apps… Nada disto irá causar grande impacto se a base de tudo isso não for resistente. E a base de tudo isto é uma boa hospedagem.

  • As landing pages dos seus clientes dependem da sua hospedagem.
  • Os websites dos seus clientes dependem da sua hospedagem.
  • O email marketing dos seus clientes depende da sua hospedagem.

Até mesmo o site da sua agência depende da sua hospedagem.Pensar em tudo, mas esquecer da hospedagem pode ser um grande erro.

Principais problemas de uma hospedagem ruim

Negligenciar ou descuidar de sua hospedagem traz consequências nada agradáveis. Assim como uma ótima hospedagem pode afetar os resultados da sua agência uma hospedagem ruim pode afetar seu negócio também, mas de forma negativa. Optar por uma hospedagem ruim para hospedar o site da sua agência, além dos sites e e-mails marketing dos seus clientes, pode trazer problemas graves como:

Baixa performance

Hospedagens de baixa qualidade, no geral, não possuem infraestrutura suficiente para suportar diversas aplicações rodando em paralelo no mesmo servidor e ainda manter o mesmo nível de desempenho para ambas.

Por exemplo, imagine que sua equipe tenha criado um site incrível para um cliente, com belas imagens, vídeos, textos caprichados e com alto potencial para conversão de leads. Agora imagine jogar todos este esforço fora por conta da demora no tempo de carregamento que o site leva para carregar. Essa visão parece familiar?


Uma pesquisa feita pela Akamai e Forrester Consulting, revela que 40% dos consumidores vão abandonar o seu site e procurarão seu concorrente se as páginas demorarem mais de 3 segundos para carregar, e 41% possivelmente nunca mais voltarão para a sua página

A mesma pesquisa ainda afirma que 47% das pessoas espera que o site carregue em 2 segundos ou menos, muito acima das expectativas de alguns anos atrás, quando a velocidade do site não era nenhum requisito e sites rápidos não passavam de “modinha“. Uma hospedagem de baixa qualidade trará baixa performance para suas páginas.

Para te ajudar na escolha da melhor hospedagem e garantir que sua aplicação opere com todo o seu potencial, separei abaixo duas dicas que impactam diretamente na sua decisão:

  • Para que seus sites não sofram com este tipo de situação, realize as otimizações de desenvolvimento necessárias para uma rápida abertura.
  • Se possível realize uma pré-migração em outra hospedagem para medir o desempenho em sua aplicação atual e em outro ambiente. Desta forma você já consegue visualizar o projeto por inteiro.

Menos segurança

Um ponto muito importante que quero chamar atenção é a respeito da segurança de hospedagem de baixa qualidade. Darei mais detalhes sobre isso a seguir. Imagine que um de seus clientes seja uma loja virtual.

Como toda loja virtual, o site terá um sistema de cadastro ou checkout e um meio de pagamento. Os consumidores que forem comprar em seu cliente fornecerão dados pessoais, como e-mail, senhas, informações do cartão de crédito, tudo para realizar a compra, certo?

Agora, já pensou se uma dessas informações vai parar nas mãos erradas e acabam sendo divulgadas? Pensa na dor de cabeça que isso poderá te gerar. A hospedagem de site não se trata unicamente de desempenho, mas também de segurança. Algumas dicas de segurança para você acertar na escolha do seu host são:

  • Verifique se a empresa de hospedagem aceita ou fornece HTTPS e Certificado SSL. Estes tipos de conexão com site são responsáveis por garantir a segurança da informação dos usuários de um site quando eles preenchem algum formulário, pois é a única forma de comunicação que o cliente tem com o servidor e ela precisa ser segura.
  • O Certificado SSL traz benefícios para o posicionamento das páginas de um site no Google. Desta forma você pode utilizar este recurso como um diferencial para suas campanhas de SEO ou de desenvolvimento de sites. Para saber como e quais as demais vantagens do SSL te recomendo o conteúdo Vantagens do Certificado SSL.
  • Existem outras formas de ataques a sites que podem se tornar um problema. Um deles é por meio de Malwares (injeção de códigos maliciosos que infectam sites por meio de plugins falsos, por páginas com falhas de segurança, plataformas desatualizadas, entre outros).

Para prevenir que Malwares se aloquem em seus sites, há uma ferramenta muito bacana que faz a varredura nas páginas dos sites em busca destas pragas virtuais e dependendo do plano pode realizar a remoção dos códigos maliciosos, o SiteLock, que ajuda a combater ameaças de Malware.

Perda de Produtividade

Imagine este cenário como um todo, com todos os problemas citados acima acontecendo. Devido a essa grande gama de problemas (sites lentos ou caindo a todo momento, problemas de e-mail e de segurança), você provavelmente passará boa parte do seu tempo em contato com o suporte da hospedagem, buscando trazer os sites de volta ao ar ou normalizar o envio de e-mails.


Isso acaba com o seu tempo hábil e principalmente com o seu foco. A perda de foco também interfere imensamente na sua produção e no seu faturamento. Seja um simples telefone tocando ou algum visitante inesperado, a distração irá comprometer o seu desempenho e de sua equipe.

Uma vez retirado de foco, pode levar cerca de 23 minutos para um trabalhador retornar à tarefa original, diz Gloria Mark, professora de informática da Universidade da Califórnia, Irvine, que estuda distração digital.

Trecho adaptado para o português do artigo do “The Wall Street Journal”, (Workplace Distractions: Here’s Why You Won’t Finish This Article – 2012).

Isso acabará comprometendo a sua produtividade e, dependendo de como são os processos internos da sua agência, a produtividade dela como um todo. Quanto menos você se preocupar em atender problemas relacionados a hospedagem mais tempo você terá para se preocupar com o que realmente é importante: o seu negócio.

Aproveito o tópico para recomendar o conteúdo: Revenda de Hospedagem de Sites em Agências Digitais: Você está fazendo isso errado! para caso você tenha interesse em saber como reduzir o os chamados com relação a hospedagem de sites.

Atente-se a equipe de suporte

Agências de publicidade que possuem o serviço de hospedagem de sites por vezes acabam sendo uma “ponte” entre cliente final e a provedora de hospedagem. O suporte é possivelmente o fator mais importante, pois você sempre vai precisar dele, seja para tirar alguma dúvida ou porque ocorreu algum erro no servidor.

Lembre-se de que um bom suporte deve ser prestado na sua língua nativa (neste caso português) e que muitas empresas prometem suporte em português, mas quando ocorre um imprevisto não há ninguém que fala a sua língua para ajudar.

Além disto servidores de hospedagem são máquinas complexas e necessitam de uma equipe especializada para manter o seu bom funcionamento, caso contrário seu site poderia estar seriamente comprometido, com a possibilidade de perder dados importantes ou até mesmo perder tudo.

Conclusão

Então, a seguir escrevi uma lista das considerações que você deve fazer antes de escolher uma hospedagem para sua agência digital. Confira:

  • Evite negligenciar sua hospedagem de sites. Esteja por dentro das interações com a equipe de suporte se seu provedor, lembre-se de monitorar as cotas de recursos para que nenhuma fique cheia.
  • Se possível, realize testes de sua aplicação em diferentes servidores, e opte pelo que apresentar melhores resultados.
  • Preocupe-se com a segurança do seu servidor e dos sites de seus clientes. Utilize Certificados SSL para sites que contenham formulários e o SiteLock para acompanhar ameaças de Malware e tentar corrigi-las antes de qualquer problema.
  • Evitar a distração respondendo chamados de hospedagem de sites pode ser um pouco complicado quando não é sua única função na agência. Quanto mais direto for o atendimento entre cliente final e hospedagem, menos você perde tempo em receber chamados, para isso é necessário a negociação entre a agência e a empresa provedora.
  1. O suporte da empresa provedora de hospedagem deve ser especializado e estar disposto a dar respostas claras. E com certeza será mais vantajoso para seu negócio se o suporte da empresa provedora tiver uma cultura de proatividade.

Espero que tenham gostado do conteúdo. Aproveito para recomendar a SECNET como empresa de hospedagem de sites para sua Agência.

A hospedagem de sites para agências da SECNET é escalável (sob demanda). A sua agência precisa acompanhar os clientes, e para isso o serviço de hospedagem de sites precisa ser confiável e seguro. Quer avaliar o desempenho do seus site no ambiente da SECNET gratuitamente? Solicite uma demonstração gratuita do nosso serviço.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.