10 pontos a se analisar para escolher a melhor hospedagem para seu site

Escolher hospedagem

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Todo mundo sabe que os sites são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio digital em um mundo cada vez mais pautado pela tecnologia. Além disso, é também a forma mais eficiente de se comunicar e ser ouvido quando o assunto é divulgação de ideias ou até mesmo lazer.

Se você precisa criar um site para o seu e-commerce ou apenas está querendo dar vida ao seu projeto de blog, já se deparou com a seguinte dúvida: como escolher o melhor serviço de hospedagem de sites?

Com tantas opções na internet, fica difícil mesmo escolher. Além de se preocupar com todo o design para web e o conteúdo, quem pretende começar um site chega a ficar confuso e até desconfiado de qual empresa escolher para confiar a sua página.

É preciso avaliar bem as diferenças entre os diversos serviços e qual deles oferece de maneira mais aproximada o que você está buscando para o seu objetivo.

Convidamos nossos parceiros da WebLink Hospedagem de Sites para trazer 10 importantes pontos a se analisar para escolher a melhor hospedagem para seu site:

1 – Disponibilidade (Uptime)

Não existe nada mais frustrante na internet do que clicar em um link e o site de destino não abrir. Isso é um problema que não só irrita o usuário, como também irrita o próprio Google, que passa a dar menos valor nos resultados de buscas orgânicas para aquele endereço. Por isso, certifique-se que o serviço de hospedagem de sites que você está contratando oferece a melhor qualidade de disponibilidade.

Esse fator, também chamado de uptime, pode ser medido através de um número. Quanto mais próximo de 100%, melhores são as garantias de disponibilidade do serviço. Na hora de escolher o seu provedor de hospedagem de site, fique de olho nisso e priorize as opções que oferecem uptime acima de 99%.

2 – Armazenamento disponível

Dependendo do objetivo do seu site, você precisará de muito ou pouco espaço de armazenamento para os arquivos que inserir nele. Independente de qual seja, é sempre recomendável que você contrate o serviço mais adequado às suas necessidades.

Se você precisa de muito espaço, certifique-se de que a empresa de hospedagem de sites oferece a quantidade que você precisa para não passar sufoco com falta de memória. Se você precisa de pouco, opte por planos mais econômicos e economize dinheiro que pagaria por espaço desnecessário.

Caso o seu serviço tenha espaço em disco ilimitado, pode relaxar quanto a esse fator e pular para a próxima dica!

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba porque o WordPress é a plataforma adequada para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

3 – Tráfego mensal

Você pode não saber, mas existem serviços de hospedagem de sites que possuem limite de tráfego mensal. Na prática, isso significa que após uma quantidade limitada de acessos, o servidor irá cobrar um valor adicional por “visitante extra” ou deixará de exibir o seu site na web.

Por isso, sempre fique atento às informações oferecidas pelas empresas e garanta aquelas com tráfego de dados ilimitado para não correr o risco de ficar na mão.

4 – Velocidade de carregamento

Se você já entende um pouco de SEO, sabe que o Google irá sempre priorizar as páginas que carregam mais rapidamente, buscando sempre oferecer a melhor experiência para seus usuários.

Por isso, pesquise se o serviço de hospedagem de sites que você está contratando oferece uma boa velocidade de carregamento. Vale lembrar que na teoria pode parecer uma diferença insignificante, mas na prática é a diferença entre um usuário continuar ativo consumindo seu conteúdo ou se irritar com a demora e abandonar a sua página.

5 – Segurança dos seus dados

Confiar a hospedagem do seu site e o conteúdo dele a alguém não é uma tarefa simples. Por isso, você tem que se certificar de que o provedor escolhido consegue proteger completamente os seus clientes, oferecendo sistema de redundância de informações e backups constantes.

Assim, mesmo com eventuais problemas naturais ou imprevistos, o seu site sempre estará online e totalmente operante.

Hospedagem site: segurança de dados.

6 – Suporte ao cliente

Mais do que oferecer todas as condições para o sucesso da sua página, um serviço de hospedagem de sites tem também que ser eficiente para auxiliá-lo. O suporte aos clientes é um fator fundamental para muitos usuários e a disponibilidade do provedor em ajudá-lo pode ser a diferença entre uma crise resolvida rapidamente ou boas horas de site offline.

Confira como funciona o suporte do serviço que você está pensando em contratar e veja também quais são os canais que a empresa oferece para você entrar em contato e pedir ajuda.

7 – Formas de pagamento

O preço não deve guiar a sua escolha na hora de escolher o serviço ideal, mas ele também pode contribuir a deixar a decisão mais fácil. Ser mais barato não é garantia de ser ruim, assim como ser mais caro não garante a qualidade elevada do provedor. Entenda exatamente qual o tipo de necessidade você tem e procure por um plano que equilibre suas necessidades com o seu bolso.

Vale lembrar que muitos serviços de hospedagem de site também oferecem descontos dependendo do período que você escolhe contratar. Geralmente, quanto maior o tempo de utilização, menor o preço final que você irá pagar.

8 – Sistema de gerenciamento de conteúdo

Procure alguma empresa que ofereça um sistema de gerenciamento de conteúdo próprio intuitivo ou uma fácil instalação de um sistema de gerenciamento OpenSource, como o WordPress. Esses sistemas estarão no dia a dia da sua interação com seu site, portanto leve em consideração esse quesito, ainda mais se você tiver a intenção de produzir conteúdo com frequência.

Hospedagem site: pessoa fazendo gerenciamento de conteúdo.

9 – Faça um teste grátis

Muitos serviços de hospedagem de sites oferecem períodos gratuitos de utilização para que o usuário conheça o provedor e teste se ele possui tudo o que você precisa. Esse período é essencial para você descobrir se vale a pena contratar um determinado serviço, como também para identificar obstáculos que não tinha pensado antes de colocar sua ideia na prática.

Depois disso, se o provedor não corresponder às suas expectativas, você pode abandonar sem custo algum. Se correspondeu, ótimo! Você encontrou a hospedagem perfeita. Uma boa dica é a WebLink Hospedagem de Sites que oferece um plano de garantia de 30 dias para você experimentar os serviços, e pode pedir seu dinheiro de volta caso não esteja satisfeito.

10 – Descubra vantagens extras

Por ser um mercado extremamente competitivo, vale lembrar que existem muitas empresas que prestam esse serviço de hospedagem de site. Para se destacar, geralmente elas oferecem algumas vantagens extras para sair na frente da concorrência.

Por isso, fique atento! Leia tudo que você tem direito em cada tipo de plano e identifique vantagens exclusivas que podem acabar casando exatamente com suas necessidades.

Conclusão

Se você prestar atenção a essas 10 dicas, certamente vai ter muito mais confiança na hora de escolher seu provedor.

Mesmo assim, vale sempre lembrar a informação mais importante: existem diversos serviços de hospedagem de site diferentes e você tem que entender profundamente quais são as suas necessidades para contratar o tipo de plano que mais se encaixa com seu perfil.

Como vantagem, hoje em dia cada vez mais os próprios provedores têm consciência sobre isso, então já oferecem pacotes direcionados para os diferentes segmentos. Mesmo assim, faça uma boa pesquisa, lembre-se de todos os pontos que trouxemos neste post e comece a produzir seu conteúdo!

Dica de ouro: Na WebLink você tem hospedagem barata e registro de domínios grátis ao contratar os planos Prata ou Ouro disponibilizados pela empresa no período de 12 meses, que inclusive permite customizações através da instalação de temas de WordPress. São diversas vantagens para você aproveitar o melhor de uma hospedagem de sites e potencializar suas vendas.

A WebLink também faz parte do Grupo Hostinger Global, uma empresa inovadora e presente em cerca de 40 países, que foi pioneira a oferecer hospedagem grátis.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.