Como a escolha da plataforma de e-commerce influencia no sucesso?

Entenda como uma plataforma de e-commerce pode influenciar o sucesso da sua loja e como você pode escolher a certa.

Escolher plataforma de e-commerce

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você sabe como funciona um e-commerce na prática ou como uma plataforma de e-commerce pode interferir no sucesso de um negócio?

A plataforma ideal é aquela que vai atender aos seus objetivos de negócio e ainda será capaz de otimizar todo o processo de vendas e compras, proporcionando também a melhor experiência para o usuário.

Suporte, recursos para integração e otimização para motores de busca, por exemplo, são algumas funcionalidades que possibilitam a escalabilidade e o desempenho crescente de uma loja virtual.

Se você quer entender mais sobre o assunto e saber o que deve analisar para escolher a plataforma de e-commerce ideal, continue a leitura!

De que forma uma plataforma de e-commerce influencia os resultados de um negócio?

Usabilidade, experiência do cliente e funcionalidades inteligentes são aspectos que podem impactar diretamente nos resultados da sua loja online.

A seguir, explicamos como a escolha de uma plataforma pode interferir de forma positiva ou negativa nesse contexto. Veja só!

Permite a economia de recursos

Escolher uma boa plataforma para loja virtual pode trazer muita economia de recursos. O ideal é optar por uma que possibilite a expansão do número de produtos cadastrados e a adição de funcionalidades no futuro.

À medida que um e-commerce aumenta suas vendas, é natural que ele precise de mais produtos e funções para atender a esse crescimento.

Ao escolher uma plataforma que suporta essa ampliação, você não precisará migrar para outra ferramenta e nem mesmo fazer novos investimentos para ter acesso a outros tipos de recursos para dar continuidade à sua loja virtual.

Traz mais visibilidade por meio da integração

Quando uma plataforma permite a integração com grandes marketplaces e redes sociais, por exemplo, você conseguirá mais alcance com a sua loja virtual. Com mais visibilidade, você também terá mais chances de aparecer nos resultados de ferramentas de busca, como o Google.

Além disso, integrar seu e-commerce com um marketplace significa marcar presença em mais um canal digital. A vantagem aqui é que você também poderá economizar em anúncios pagos, como Google Ads, afinal, o próprio marketplace apresenta essa função.

Para que essa integração seja viável, você vai precisar de uma plataforma flexível e que consiga acompanhar esse crescimento.

Favorece a experiência do cliente

A experiência do usuário influencia diretamente no sucesso do seu negócio. Mais do que comprar um produto ou serviço, o consumidor atual busca por uma experiência de compra agradável e robusta, capaz de atender suas necessidades sob diferentes aspectos.

Nesse aspecto, as condições de usabilidade que uma plataforma de e-commerce oferece faz toda a diferença. Isso inclui a velocidade de carregamento das páginas, a qualidade das fotos, a personalização de layout, estrutura responsiva, estabilidade e organização das informações da loja online.

Além disso, todas essas características também contribuem para passar mais credibilidade e confiança para a sua marca.

Traz mais segurança para as vendas

Uma plataforma de e-commerce confiável e segura também ajuda a proteger os dados pessoais dos seus usuários. Já não é novidade dizer que as compras online estão cada vez mais frequentes, por outro lado, é de suma importância garantir o sigilo e a segurança dos dados de todos os clientes.

Caso contrário, não só suas vendas vão diminuir, mas você também correrá o risco de perder toda a credibilidade do seu negócio. Fraudes em compras pela internet são mais comuns do que muitos imaginam, por isso é importante que a plataforma seja 100% segura para resguardar sua marca.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Vender mais em e-commerce: 18 otimizações essenciais para 2020

O que deve ser analisado para escolher a plataforma de e-commerce ideal?

Existem muitos tipos de plataforma para loja virtual, mas é importante escolher uma que realmente vá atender às necessidades do seu negócio no curto, médio e longo prazo.

Antes de tomar uma decisão, é importante pesquisar muito e avaliar todos os recursos e funcionalidades que um sistema oferece. Veja, a seguir, o que deve ser analisado para fazer uma boa escolha.

Hospedagem

Um bom serviço de hospedagem é que vai garantir o armazenamento e a exibição de produtos, fotos, formas de pagamento e outras funcionalidades da sua loja.

Além disso, o provedor de hospedagem também está relacionado à velocidade do carregamento das páginas, à estabilidade do e-commerce e à ausência de erros técnicos.

Custo-benefício

Não adianta escolher a plataforma de e-commerce com o menor preço do mercado. Mais do que isso, você deve avaliar a relação custo-benefício e se o sistema será capaz de atender às suas reais necessidades.

Estratégias de SEO

É importante que a plataforma de e-commerce permita que você aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Elas são um conjunto de boas práticas com foco na otimização de páginas e conteúdos para os motores de busca, como o Google.

Conversão de vendas

A conversão de vendas em um e-commerce é trabalhada, principalmente, por meio de um layout bem planejado. Imagens nos lugares certos, seleção de cores, distribuição de informações e recursos visuais fazem toda a diferença.

Para isso, é preciso que a plataforma para loja virtual seja flexível e permita o mínimo de personalização no design das páginas.

Uma dica é buscar por plataformas opencode, ou de código aberto. Esse tipo de funcionalidade já traz a plataforma com toda a estrutura tecnológica configurada, mas permite que você faça a customização de todo o e-commerce.

Além desses recursos, outras funcionalidades podem ser grandes diferenciais para a sua loja. Como vimos nos tópicos anteriores, a integração com canais de venda — como Facebook, WhatsApp e Instagram — é essencial para potencializar seu e-commerce.

Da mesma forma, o Google Shopping é um recurso valioso e que também pode ser integrado à sua loja. Não se esqueça de avaliar se a plataforma do seu interesse possibilita esse tipo de configuração.

Agora que você entende como a escolha da plataforma de e-commerce influencia no sucesso do seu negócio, já decidiu qual é a melhor? Como você sabe, é essencial escolher aquela que vá atender às suas necessidades e que será capaz de acompanhar a expansão da sua loja virtual.

Para saber mais sobre o assunto, confira agora o guia definitivo sobre como escolher a plataforma de e-commerce mais adequada para você!

Este conteúdo foi produzido pelo blog parceiro da Escola de E-commerce.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.