Como escrever descrições de produtos que convertem

Para o consumidor online, as descrições de produtos são essenciais para o entendimento do que está sendo vendido. Entenda como fazer descrições que convertem!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Boas descrições de seu produto podem ser o principal fator de decisão no momento do cliente decidir entre comprar ou não. 

Basta pensar da seguinte forma, se você entra em uma loja física, e tem dúvidas sobre algum produto, vai procurar por um vendedor e esclarecê-las. 

No seu e-commerce, quem vai retirar todas as dúvidas do cliente é a descrição de seu produto. 

Um erro muito comum das empresas é imaginar que a descrição, ao criar site, é baseada em só listar as principais características de seus produtos. 

Pois, além de criar autoridade para sua loja, é uma ótima estratégia de SEO, já que uma descrição bem elaborada atrai mais pessoas para sua página, e, consequentemente, mais clientes. 

Entenda mais a seguir!

O que são descrições de produtos?

De forma bem resumida, as descrições são a base de qualquer comércio virtual, oferecendo informação para tentar convencer a compra do cliente. 

Ela também vai representar a sua empresa no instante que o usuário entrar na página, sendo um de seus principais papéis, oferecer respostas perante as dúvidas que podem surgir. 

Uma descrição boa deve destacar os principais objetivos de seu produto, e quais são os benefícios de obter ele, isso vai definir os argumentos e informações necessárias para que clique no botão de comprar. 

Como elaborar uma boa descrição?

Criar uma boa descrição não é uma tarefa fácil, e complica mais ainda caso você esteja entrando agora no mundo das vendas online.

E esse é um dos motivos das empresas utilizarem a descrição do produto já pronta, ou seja, do produto de fábrica, para poupar tempo e trabalho. 

Porém, esse é um dos principais problemas, já que muitas vezes o fabricante descreve o produto de forma técnica.

Claro que você não deve descartar essa descrição, mas sim melhorá-la, criar o seu próprio texto, isso faz a diferença na hora do cliente comprar ou não o produto. 

Para quem é o produto?

Seus clientes podem variar desde mulheres a homens, diferentes faixas etárias, estilos de vida ou então ser um grupo definido de pessoas. 

Além disso é sempre interessante analisar como o seu público se comporta na internet e como o seu mercado funciona no mundo online.

É muito diferente, por exemplo, criar descrições de produtos para um site que faz de fato as vendas online e para um site que faz cotação de orçamento.

No caso do site de vendas online, as descrições de produto devem ser mais pontuais e detalhadas, com palavras que apelem para a venda e estimulem a pessoa a tomar uma decisão por impulso.

Já um site de cotação, tem uma outra mecânica e pode se dedicar a escrever descrições mais curtas e objetivas, até porque o cliente não irá tomar a ação final de compra.

O importante é sempre elaborar sua descrição de forma consciente e tentar inovar e otimizar seus conteúdos de forma periódica. Não é porque todos os sites do seu nicho fazem descrições padrões de copy paste que você também deve seguir isso. 

Que tal inovar e colocar um vídeo mostrando seu produto ou serviço em funcionamento? Inserir descrições bem humoradas, com uma linguagem adequada ao seu público?

Tudo isso são diferenciais, que certamente fazem a diferença para o resultado final.

O que não pode ficar de lado em sua descrição?

Um fator muito importante é a descrição de como o produto é feito, ou qual o serviço que está sendo oferecido.

Neste momento, você pode entrar em contato com a marca ou o fabricante, solicitando a ficha técnica. 

Informações pertinentes

Reúna as informações e descreve de forma simples, sem repetir muito o texto. Não se esqueça de colocar se o produto é feito localmente e se utiliza materiais orgânicos ou sustentáveis. Essa é uma forma básica de passar confiança aos possíveis clientes. A dica é nem exagerar muito no tamanho do texto e também não criar algo raso. O equilíbrio entre ter um texto completo e ao mesmo tempo objetivo é o ideal.

Ficha técnica

Outro fator importante é a medida de seu produto. A dica dada acima também vale aqui, observe na ficha técnica as medidas de seu produto, ou então monte uma ficha de recebimento e peça para seu estoquista para tirar as medidas necessárias. 

Caso você trabalhe com vendas de roupas, apenas as medidas P, M, G não são suficientes. 

É importante você colocar as medidas para cada parte do corpo. Além de deixar o cliente mais confiante para comprar, reduz as trocas. 

Por último, formatar seu texto é tão importante quanto a descrição. Já que nesse momento, você vai chamar ou não a atenção do visitante para continuar em sua página. 

Além disso, facilitar as coisas para seu visitante também é algo importante. Muitas vezes eles possuem várias janelas abertas em seu navegador. 

Faça destaque nas palavras com negrito. Criar tópicos em bullet também são uma ótima forma de agrupar as informações de seu produto. 

Além de apresentar informações em blocos pequenos, com ícones, pois isso melhora a retenção. 

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Conteúdo produzido pela Administrador NET .

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.