Guia de como excluir conta do Facebook

Guia de como excluir conta do Facebook

Saber como excluir conta do Facebook é algo cada vez mais buscado. A rede social perdeu credibilidade e talvez já não seja mais interessante. Há muitos fatores que têm contribuído para isso e eles precisam ser debatidos. Entenda os motivos e veja como proceder na exclusão da sua conta!

Por que tanta gente tem procurado ultimamente por informações sobre como excluir conta do Facebook? Se há algum tempo, ela era a principal das redes sociais utilizadas, hoje, a criação de Mark Zuckerberg já não faz tanto sucesso, e os motivos são vários.

Das falhas de segurança às fake news, tudo pode ser motivo para que essa plataforma deixe de ser interessante para seus usuários.

Em momentos em que a produtividade também pode ser afetada pelo uso excessivo das redes, muitos optam por encerrar a participação no Facebook. Ainda que seja uma escolha baseada em um ultimato, para muita gente, é fundamental fazer desse jeito.

Neste post, você entenderá melhor por que o Facebook está sendo deixado de lado. Entenda as diferentes motivações e o cenário atual, e saiba também como excluir um perfil.

Por que tanta gente está deixando o Facebook?

Se o título deste post atraiu você, não se sinta sozinho: muita gente também tem procurado saber como excluir conta do Facebook.

No Brasil, o Datafolha já chamou atenção para um dado que liga o sinal de alerta: a base de usuários do país teve um recuo de 5% nos últimos 17 meses. Pode parecer um número inexpressivo, mas é importante considerar que o Brasil é o 3º país com o maior presença de usuários na rede social.

Dessa forma, esses 5% se transformam em um número grande, que gera um impacto importante na plataforma e, principalmente, abre espaço para discussões sobre o que tem motivado essa decisão.

Ao avaliar essa questão, é sempre importante traçar um paralelo entre a finalidade inicial do Facebook e em qual patamar ele está atualmente.

No surgimento, era um site que conectava pessoas em uma grande rede formada por amigos e familiares. Por lá, links, vídeos, fotos e posts de texto podiam ser compartilhados. À época, era uma transição natural de quem utilizava o Orkut.

Acontece que, hoje, isso tudo tem dividido espaço com outras funcionalidades e, em especial, muitos problemas. Os perfis empresariais cresceram incontrolavelmente e é compreensível, afinal, a plataforma é gratuita e as empresas são a principal fonte de renda.

Na linha do tempo, fotos e posts de amigos passaram a dar espaço à publicidade impulsionada por diversas companhias.

Essa é apenas a ponta de um iceberg que tem afastado muitos navegantes dos mares capitaneados por Mark Zuckerberg, responsável pela criação do site e que, recentemente, esteve envolto em polêmicas. A seguir, confira algumas perspectivas que ajudam a entender a queda de usuários do Facebook.

A rede social talvez não seja mais tão segura

Ter dados pessoais expostos é um motivo convincente para querer saber como excluir conta do Facebook. Infelizmente, a rede social se envolveu mais de uma vez em casos como esse, admitindo falhas em seus protocolos de segurança, com exposição de informações de preferências, navegação e outros dados importantes relacionados aos usuários.

No caso mais grave, em 2016, 50 milhões de pessoas tiveram suas informações indevidamente captadas pela Cambridge Analytica, empresa contratada pela campanha de Donald Trump, então candidato à presidência dos EUA.

Os dados foram utilizados como base da segmentação de campanhas e posts direcionados para essas pessoas, com a intenção de alcançá-las de forma otimizada. Isso ajudou Trump a impulsionar sua popularidade e vencer as eleições.

Naturalmente, essa e as outras ocasiões de vazamento de dados ajudaram a minar a confiança dos usuários quanto aos parâmetros de segurança da rede de Zuckerberg. Estar sob risco é um dos fatores que têm afastado usuários.

O uso excessivo prejudica a produtividade

Não diretamente ligado ao Facebook, esse fator é muito importante e tem grande impacto no cotidiano das pessoas.

Passar tempo demais nas redes sociais é uma prática que muitos não conseguem abandonar e, definitivamente, esse é um ciclo difícil de ser abandonado. Como resultado, a produtividade é muito prejudicada, seja no trabalho, seja na vida pessoal.

É inegável que o Facebook é e sempre foi uma plataforma interessante e com muitos atrativos, mas nem todo mundo sabe aproveitar isso de maneira saudável.

Algumas pessoas desenvolveram hábitos prejudiciais no uso da plataforma, passando mais tempo nela do que deveriam. Por mais que seja quase uma dependência, alguns perceberam a tempo o quão prejudicial isso é.

Diante disso, já tem muita gente deixando o Facebook de lado para viver! Há atividades mais saudáveis a serem praticadas e, principalmente, o tempo de uso precisa ser gerido da melhor forma. Para muitos, a melhor opção é deixar de usar a rede social de vez.

A exposição é um fator ruim

Buscar saber como excluir conta do Facebook também pode ser uma solução para não se expor mais nas redes sociais.

É claro que isso depende de cada um e ter um perfil não necessariamente representa ter que abrir a vida na Web, mas nem sempre funciona assim, uma vez que a simples opinião em uma postagem pode representar exposição.

Ter que lidar com isso não é algo bem assimilado por qualquer pessoa e, a partir da percepção desse fato, a insegurança pode tomar conta.

Realmente vale a pena estar na iminência de se expor ou estar em evidência mesmo sem ter essa intenção? Os usuários começam a ter essa percepção e, ao entenderem que é algo que não depende somente deles, se fecham para isso.

A publicidade tem mais espaço do que deveria

Como uma plataforma gratuita poderia se sustentar? Em seu início, o Facebook passou por muitos questionamentos como esse e, por mais que parecesse muito interessante ter esse acesso sem custos, é natural que isso tenha um “preço”, ainda que não saia do bolso do usuário comum.

O Facebook mudou muito sua maneira de funcionar quando começou a, enfim, monetizar. Sustentar a rede social seria impossível sem a publicidade.

A imensa base de usuários é um prato cheio para que a rede cobre para que empresas veiculem posts patrocinados e campanhas na rede social, já que o alcance amplo é definitivamente garantido.

No entanto, isso teve consequências para a experiência de uso da plataforma. Muitas vezes, posts patrocinados tomam espaço demais na linha do tempo das pessoas, tornando uma simples rolagem da barra lateral uma experiência totalmente artificial e muito longe do conceito de rede social.

As fake news tornaram o ambiente insustentável

O Facebook também se tornou uma fonte de informação, graças à estabilização de muitos veículos de comunicação por lá.

Porém, tudo tem uma parte ruim quando se trata de internet e, nesse caso, o efeito colateral veio por meio de uma enxurrada de informações falsas sendo compartilhadas. Das mais brandas, ligadas a vídeos com montagens, às graves, relacionadas às questões políticas do país.

As fake news se tornaram um problema sério e que mobilizou o Facebook em prol de ferramentas que ajudassem na denúncia de perfis e páginas que propagassem essas informações dentro da rede social.

Ainda assim, é difícil controlar essa prática integralmente, e esse tem sido um dos mais concretos e justificáveis motivos para procurar saber como excluir conta do Facebook.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Passo a passo de como excluir conta do Twitter

👉 Passo a passo de como excluir conta no LinkedIn

👉 Passo a passo de como excluir conta do Instagram


Como encerrar uma conta no celular e no computador?

Bem, se a sua decisão de deixar a rede social é definitiva, saiba que é possível excluir conta do Facebook. Você pode fazer isso diretamente de um computador pessoal ou usando um aparelho mobile, como celular ou um tablet.

A seguir, veja um passo a passo!

No computador

Abra o Facebook no seu computador e, na página inicial, na barra superior, clique na última opção à direita, ilustrada por uma seta virada para baixo.

Em seguida, vá na opção “Configurações” e, automaticamente, abrirá uma janela já com a aba “Geral” selecionada.

como excluir conta do facebook

Clique em “Gerenciar Conta” e, depois, em “Desativar Conta”. Sua senha será selecionada, basta inserir e confirmar.

como excluir conta do facebook como excluir conta

Esse caminho é direcionado para quem quer apenas dar um tempo da rede social para entender como as coisas funcionam sem o hábito de acessá-la.

No entanto, se a sua decisão de excluir de vez já está tomada, também é possível fazer isso. Basta clicar neste link e clicar em “Excluir conta”.

como excluir conta do facebook

Caso queira antes salvar suas fotos e outros dados, você verá também o botão “Baixar informações”. Basta clicar nele antes de selecionar a exclusão definitiva.

No celular

O mesmo processo pode ser facilmente realizado no aplicativo para smartphones ou tablets, sem nenhuma dificuldade.

No rodapé da tela principal, em que há uma série de botões, toque nas 3 listras horizontais, última opção à direita, e, em seguida selecione “Configurações e privacidade” e depois “Configurações”.

como deletar facebook como deletar facebook

Na tela que for aberta, desça a página até a sessão “Suas informações no Facebook”, selecione “Propriedade e controle de conta” e, em seguida, toque em “Desativação e exclusão”.

como deletar facebook como deletar facebook

Na tela seguinte você encontrará duas opções: “Desativar conta” ou “Excluir conta”. Basta escolher a que você deseja e confirmar.

como deletar facebook

Não se esqueça de salvar seus dados antes! Você tem essa opção também na sessão “Suas informações no Facebook”, ao clicar em “Baixe suas informações”.

É importante destacar que o perfil só é definitivamente apagado após 90 dias. Antes disso, todo o conteúdo da conta ainda fica disponível. Caso o login seja realizado nesse período, pode ocorrer um atraso na exclusão completa e, se você apenas desativou, a conta passa a ficar ativa novamente.

Agora que você já sabe como excluir conta do Facebook, tome a decisão que você julga a mais acertada. O importante é que a experiência de uso ainda seja relevante!

Aproveite o assunto e leia aqui o nosso conteúdo que mostra tudo sobre marketing no Facebook!

Marketing no FacebookPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo