Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 27 de novembro de 2018. | Atualizado em 27 de junho de 2019


Muito utilizado nos dias de hoje, o Instagram já conta com 1 bilhão de acessos mensais. Porém, algumas pessoas têm deixado a rede social. O motivo? Aproveitar mais tempo fora dos smartphones e evitar alguns tipos de transtorno. Por isso, vamos mostrar aqui como excluir a conta do Instagram.

Uma das grandes mudanças proporcionada pela transformação digital foi o surgimento das redes sociais. Atualmente, são os canais de comunicação mais utilizados no mundo e fazem parte da rotina de muitas pessoas, seja para o lazer ou para o trabalho, no desktop ou no smartphone.

Entre as principais redes sociais, o Instagram é um dos destaques. Lançado em 2010, surgiu com a intenção de facilitar o compartilhamento de fotos e vídeos entre os seus usuários. Em apenas dois anos, registrou mais de 100 milhões de usuários ativos e ainda em 2012, foi vendido para o Facebook por 1 bilhão de dólares.

Apesar do sucesso da plataforma, e de ser uma excelente ferramenta para estratégias de Marketing Digital, muitas pessoas têm excluído suas contas. Neste artigo, além de apresentarmos um panorama das redes sociais atualmente, vamos mostrar as razões para essas saídas e também como a excluir conta do Instagram. Confira!

Qual é o tamanho do Instagram atualmente?

O Instagram pode ser considerado um fenômeno no segmento. Afinal, o crescimento exponencial da plataforma chegou ao ápice com incríveis 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Ou seja, pelo menos uma vez a cada 30 dias, 1 bilhão de pessoas diferentes acessam o Instagram, seja para publicar uma foto, seja para conferir as postagens dos amigos ,seja para ver os Stories, seja para seguir uma hashtag.

Porém, um número ainda mais impactante é a quantidade de pessoas que conferem seu feed todos os dias: 500 milhões.

E o tempo dedicado para conferir as fotos e vídeos publicados na plataforma não é pequeno. De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, os usuários passam, em média, cerca de 53 minutos no Instagram. Número que supera o tempo de uso no Snapchat (49 minutos) e se aproxima do líder Facebook (58 minutos).

No Brasil, de acordo com o Brazil Digital Report, o Instagram conta com 50 milhões de usuários, o que deixa o nosso país como segundo colocado entre os presentes na plataforma. O Facebook ainda é a rede social preferida no brasileiro, com 130 milhões de pessoas utilizando o site.

A maioria dos usuários do Instagram está na faixa entre 18 e 34 anos, com quase 60% do total. Os homens estão em maioria, com 53% contra 47% de mulheres. Mas o que tanto fazem na plataforma? Curtem outras publicações: são 4,2 bilhões de “likes” diários e, consequentemente, a rede social com o maior engajamento com seus usuários.

Mas a interação só é tão grande por conta da produção em altíssima quantidade. Afinal, dados mostram que são mais de 100 milhões de fotos publicadas todos os dias. Além disso, o mesmo número de usuários grava ou assiste transmissões ao vivo na plataforma.

Portanto, é impossível ignorar a potência do Instagram se você busca, por exemplo, alcançar visibilidade e autoridade no mercado para sua empresa.

Qual a importância do Instagram para a sua empresa?

Os números acima evidenciam a relevância e a importância das redes sociais nos dias de hoje, com destaque para o Instagram. Portanto, quando falamos em Marketing Digital, é fundamental considerar e utilizar essa plataforma como parte do seu planejamento estratégico para ter sucesso.

Afinal, não é só de fotos, vídeos e Stories que o Instagram sobrevive. A plataforma conta com muitas empresas e, consequentemente, muitos anúncios pagos.

Em 2018, uma estimativa colocava o faturamento com anúncios entre 8 e 9 bilhões de dólares. Uma estratégia que se prova muito eficiente, principalmente se considerarmos o engajamento com usuários.

Não à toa, são 2 milhões de posts patrocinados por mês. Além disso, informações do próprio Instagram mostram que 80% dos usuários ativos seguem, no mínimo, uma página de alguma empresa ou negócio. Ou seja, a plataforma se tornou uma excelente maneira de divulgar a sua marca.

Não importa se você gerencia um e-commerce ou um restaurante, a relevância digital é essencial nos dias de hoje e a rede social é uma das ferramentas mais eficientes para alcançar mais pessoas com a sua marca. Ao ganhar seguidores no Instagram, por exemplo, você passa a contar com um excelente canal para publicidade.

Portanto, caso você queira tornar a empresa mais relevante no cenário digital e até mesmo ser visto como uma referência na área de atuação, investir no Instagram pode ser uma opção interessante. Com mais exposição, consequentemente, a sua marca tem mais chances de aumentar as vendas.

Quais os motivos para as pessoas excluírem suas contas?

Mas se o Instagram é tão relevante atualmente e fundamental para estratégias de vendas de grandes empresas, qual o sentido de as pessoas abandonarem a plataforma? Atitudes como excluir a conta do Instagram acabam ocorrendo, por exemplo, por conta de alguns transtornos que vêm se tornando comuns.

A utilização em larga escala da internet — consequentemente, das redes sociais — acaba gerando alguns problemas comportamentais dentro da sociedade. Não utilizando a internet apenas como uma ferramenta, mas sim um propósito de vida e, assim, gerando uma relação pouco saudável com os dispositivos digitais.

No Brasil, isso pode ser ainda mais claro, afinal estudos mostram que 67% da população está conectada à internet. O dado mais preocupante, porém, se torna outro: 30% dos brasileiros têm uma relação abusiva com a internet, com 5% sendo considerados dependentes digitais.

Ou seja, as pessoas não conseguem ficar longe dos seus dispositivos e passam a desenvolver um sentimento conhecido como FOMO (Fear of Missing Out), que pode ser traduzido como medo de perder algo. Um desejo de permanecer conectado o tempo inteiro em busca de informações sobre o que outros estão fazendo. Esse sentimento também faz com que as pessoas pensem que não estão aproveitando suas vidas o suficiente.

A partir desse sentimento, é desencadeada uma série de transtornos que podem interferir na qualidade de vida das pessoas.

Apreensão por não saber o que está acontecendo ou mesmo a preocupação de não ter, por exemplo, o mesmo padrão de vida ou experiências do que as pessoas demonstram ter nas redes sociais.

Em casos mais graves, pode ocasionar em um problema muito sério e — infelizmente — cada vez mais comum: a Nomofobia.

Esse transtorno é relacionado à dependência digital, ou seja, o medo, por exemplo, de não ter acesso à internet ou aos seus aparelhos como smartphones, tablets e computadores.

Além disso, muitas pessoas optam por excluir a conta do Instagram simplesmente por conta do tempo. Em busca de uma melhor gestão do tempo e das atividades, os usuários desativam ou excluem as contas para se concentrarem em outros tipos de atividade.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Passo a passo de como excluir conta no LinkedIn

👉 Passo a passo de como excluir conta do Facebook

👉 Passo a passo de como excluir conta do Twitter


Mas, afinal, como excluir a conta do Instagram?

Por conta dos exemplos apontados acima, muitas pessoas decidem por deixar a rede social e passar mais tempo realizando outras atividades. Caso esse seja o seu caso, preparamos um passo a passo para que você saiba como excluir a conta do Instagram. É bem simples e rápido, confira!

1º Passo

A primeira coisa a se fazer é acessar a sua conta no Instagram por meio de algum navegador — como Google Chrome, Mozilla ou Internet Edge —, já que não é possível excluir sua conta por meio de nenhum aplicativo, seja no Android ou iOS.

2º Passo

Com o seu feed aberto, selecione o ícone do seu perfil no canto superior direito da sua tela.

como excluir a conta do Instagram

3º Passo

Agora, clique em “Editar perfil”, que aparece ao lado da sua foto de perfil.

como excluir conta do Instagram

4º Passo

A página que vai aparecer em seguida tem todas as informações da sua conta no Instagram e, no canto inferior direito, você deve clicar na frase “Desativar minha conta temporariamente”.

como excluir conta do Instagram

5º Passo

Informe o motivo mais apropriado para a sua situação e clique novamente em “Desativar minha conta temporariamente”.

como excluir a conta do Instagram

6º Passo

Pronto! Sua conta está desativada temporariamente. Porém, se você quiser excluir de uma vez, basta acessar esse link, fazer o login e selecionar a opção “Excluir minha conta permanentemente”. Agora a sua conta está deletada definitivamente!

Fica claro, portanto, que é importante encontrar o balanceamento do tempo de uso e da sua relação com a internet e, consequentemente, as redes sociais, como o Instagram.

Fazer com que a plataforma seja uma ferramenta para que você possa relaxar ou até mesmo alcançar os seus objetivos profissionais.

Não deixar que um recurso se torne um vício e atrapalhe a sua qualidade de vida é fundamental. Por isso, tente controlar o tempo de uso na plataforma e não limite o seu dia ao feed do seu Instagram.

Agora que você já sabe como excluir a conta do Instagram e entendeu a importância de fazer o uso consciente dessa plataforma, aprenda, com nosso ebook, a melhor maneira de fazer Marketing no Instagram!

Marketing no InstagramPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *