Como excluir a conta do Twitter

Quer saber como excluir sua conta do Twitter? Veja o passo a passo que preparamos para ajudar você a deletar sua conta pelo computador e também pelo ceular

como excluir conta twitter

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Em uma onda de fake news e escândalos de vazamento de dados vindos de redes sociais gigantescas como o Facebook, muitas pessoas vêm repensando sua vida online.

A dúvida “vale realmente a pena alimentar meus perfis diariamente?” é constante, o que resulta em outro questionamento: como funciona o processo de desligamento das plataformas?

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo sobre como excluir sua conta do Twitter e qual é o período de tempo necessário para que ela seja, de fato, deletada de forma permanente.

Além disso, propomos uma discussão interessante a respeito das formas de lidar com a presença diária das redes sociais em nossa vida.

     Por que o desejo de se desligar das redes sociais tem aumentado?

    A transformação digital fez o acesso às redes sociais crescerem drasticamente em um espaço de tempo muito curto, e os números não mentem.

    Os números são impressionantes

    Um relatório publicado pela Hootsuite, em 2018, constatou dados interessantes: dos 7 bilhões de habitantes do planeta, 4 bilhões têm acesso à internet, 3 bilhões são usuários ativos de redes sociais e 2,9 bilhões de pessoas vêm priorizando os smartphones ao utilizá-las.

    É importante lembrar que o processo de popularização da internet foi iniciado apenas nos anos 90 — quando pensamos no Brasil, estamos falando em meados de 1995 —, ou seja, 4 bilhões de pessoas entraram no universo online em um período de menos de 30 anos.

    Após um aumento contínuo no número de pessoas cadastradas em redes sociais, um discurso de conscientização começou a ser levantado: até onde elas estão sendo usadas a favor do usuário?

    O lado prejudicial das redes sociais

    A associação de redes sociais com transtornos mentais começou a ser estudada, e uma instituição de saúde pública do Reino Unido constatou que o Instagram é a rede social mais nociva quando a pauta é transtorno mental. Foram avaliadas questões como bem-estar, ansiedade e solidão.

    Além das questões que envolvem a saúde mental, uma outra pauta importante foi colocada em evidência: o vazamento e a venda de dados de usuários do Facebook para uma empresa de consultoria e análise de dados relacionados à política.

    Por fim, o fenômeno das fake news foi outro escândalo que ganhou a mídia mundial recentemente, também no contexto político.

    A necessidade de fazer algo a respeito

    Ao pensar em tantas questões responsáveis por levantar discussões longas e um tanto quanto complexas, a melhor forma de responder a pergunta levantada neste post acaba sendo simples: é preciso analisar até quando uma rede social interfere na sua rotina, na sua saúde mental e nas suas relações sociais.

    A pressão social que envolve o ato de ser visto é grande e totalmente compreensível, e o problema não deve ser subestimado: as redes sociais modificaram por completo a forma de o ser humano viver sua rotina, lidar com o próximo e pensar em questões como o sucesso e sua idealização.

    Essa ideia é alimentada por linhas do tempo recheadas de publicações que, em muitos dos casos, não retratam nem 20% da vida de uma pessoa. Afinal, como permanecer 24 horas por dia conectado?

    O ato de acordar de manhã em uma segunda-feira e se deparar com conteúdos que remetem àquele corpo perfeito, a uma rotina alimentar ideal ou ao trabalho dos sonhos pode frustrar pessoas que estão vivendo em meio a dúvidas sobre a própria vida.

    Lembrar do fato de que todo mundo tem dias ruins e de que a realidade exposta nas redes sociais é apenas uma parcela de um contexto maior é uma tarefa que merece esforço diário e diversos exercícios de autoconhecimento e autoestima.

    É justamente em razão dos tópicos abordados aqui que muitas pessoas preferem passar um tempo fora das redes sociais — seja para “respirar” um pouco, seja para voltar a ter maior contato com a realidade, seja para buscar por novas maneiras de cultivar relações interpessoais.

    Se você se sente ansioso e desenvolveu uma necessidade de acessar e publicar em suas contas diariamente — ou se sente mal quando não consegue realizar tais ações —, talvez seja mesmo a hora de dar um tempo.

    Como excluir sua conta no Twitter?

    Pelo computador

    Agora que você já compreendeu pontos importantes sobre os questionamentos que envolvem o uso de tecnologias e seus limites, é hora de aprender a excluir sua conta. Os passos são bem simples e intuitivos e, em questão de minutos, ela já é apagada da rede.

    Primeiramente, faça login na sua conta do Twitter. Depois, clique no ícone da sua foto, localizado no canto superior direito da tela. Daí, clique em “configurações e privacidade”.

    Como excluir conta do twitter?

    Após entrar na aba de configurações, você verá um menu com inúmeros ajustes relacionados ao conteúdo e à segurança, por exemplo.

    Como deletar conta do twitter

    Sem sair da aba em que você está, role a página até o final. Lá, você encontrará um link chamado de “Desativar sua conta”. Após clicar, o seguinte aviso aparece:

    Aviso de desativação de conta do Twitter

    As recomendações são extensas e incluem informações importantes a respeito da desativação. Por exemplo: caso você queira retornar ao Twitter, tem um período de 30 dias para recuperar a conta. Depois disso ela será oficialmente deletada.

    Além de informações a respeito da possibilidade de salvar dados, por exemplo, o Twitter informa que é possível que alguns resquícios da conta continuem visíveis em mecanismos de busca.

    Para ter mais detalhes a respeito de cada aviso, é possível clicar em cada um dos hiperlinks localizados no texto. Eles são intuitivos e apresentam passos responsáveis por fazer com que o usuário se certifique de que deletar a conta é a melhor opção.

    desativar conta twitter

    Após clicar no link, a última ação será inserir a senha que você usa em seu perfil. Depois disso, o Twitter envia uma pequena mensagem de despedida, e a conta finalmente é desativada.

    Pelo celular

    Não existe a possibilidade de apagar o Twitter por meio do aplicativo da plataforma. Sendo assim, para conseguir deletar a conta, é preciso entrar no navegador e buscar pelo endereço do Twitter. A partir daí, os passos são igualmente simples.

    login no twitter

    Após entrar no Twitter, é preciso clicar na sua foto de perfil e selecionar a aba “configurações e privacidade”.

    informações da conta twitter

    Depois, clique na aba “conta”. Ela é o primeiro botão logo abaixo do seu nome de usuário.

    informações da conta twitter

    Ao acessar, uma tela com informações pessoais sobre a sua conta vai aparecer, e será preciso escolher a opção “desativar sua conta”, localizada no canto inferior da tela.

    deletando conta do twitter

    Assim como no desktop, algumas informações importantes podem ser lidas.

    deletando conta do twitter

    Se a decisão for realmente de desativar a conta, será preciso colocar a sua senha.

    deletar conta do twitter

    Por fim, uma confirmação final é necessária, e a conta é finalmente desativada.

    O que acontece com seus dados

    Na hora de excluir a sua conta você enfrenta um processo gradual. O primeiro passo é desativar esse canal e deixar ele inativo por 30 dias. Após o final desse período, o próprio Twitter deve começar a excluir seus dados e tweets realizados enquanto sua conta ficou ativa.

    Tal procedimento geralmente demora em torno de uma semana. Isso significa que é possível desistir de desativar a conta durante o prazo de 30 dias e acessá-la normalmente.

    Caso contrário, dentro de 7 dias todos os registros e informações são excluídos e o seu perfil é encerrado.

    Seu nome de usuário

    Durante o tempo de desativação o seu usuário fica indisponível, não permitindo que ninguém crie nova conta com o mesmo.

    Caso não realize nenhum acesso no Twitter depois dos 30 dias referente ao pedido para desativar, suas informações passam pelo processo de exclusão e após prazo determinado o seu nome de usuário se torna disponível para outras pessoas.

    Acesso à conta após pedir a exclusão

    Enquanto está passando o período de desativação, é possível fazer acesso e utilizar tudo de maneira regular. Já quando você fica fora da conta após o prazo de 30 dias, fica claro para a empresa que não há mais interesse em manter o perfil ativo. Assim, ela é deletada e não é plausível mais ter acesso.

    É possível fazer um backup de tweets?

    Infelizmente não há nenhum método oficial para realizar um backup de tweets realizados ao longo da existência do seu perfil, mas é possível contar com recursos de terceiros para efetuar o salvamento de conteúdos que você tem a intenção de preservar após encerrar sua conta. 

    Você pode contar, por exemplo, com a extensão tweets, compatível com o Chrome, que é responsável por extrair dados do site oficial.

    Vale destacar que não há como importar as informações de volta no caso da criação de uma nova conta, mas é possível executar essa tarefa de maneira manual. 

    Como excluir uma conta do Twitter que não tenho mais acesso?

    Para conseguir excluir uma conta que você não tem mais acesso, será necessário reavê-la. Mas não precisa se preocupar, isso é bem fácil. Primeiro, é preciso fazer a solicitação de redefinição de senha, informando um email, número de telefone ou então o nome do usuário cadastrado.

    Após isso, vá até o endereço eletrônico que você informou e acesse o link encaminhado para conseguir entrar na conta. Com isso efetuado, basta seguir os passos descritos e efetuar a exclusão por meio do PC ou do celular.

    Excluir uma conta do Twitter que foi bloqueada

    Uma possibilidade recorrente é bloquear o acesso por tentativas feitas com a senha errada. Isso é feito pelo Twitter para garantir a segurança da sua conta e evitar que ela seja invadida por pessoas com más intenções.

    Se o bloqueio veio para você, não se preocupe, há como apagar conta no twitter mesmo assim. Isso porque o bloqueio tem curta duração e, após 1 hora, já é possível fazer login com a senha correta.

    Como excluir a conta de alguém falecido ou incapacitado de utilizá-la?

    Caso uma pessoa da família tenha falecido ou esteja incapacitada e seja necessário excluir a conta dela, também é possível. Para isso, deve-se preencher um requerimento e solicitar a desativação da conta pelos motivos acima.

    Nele, é importante completar todas as perguntas com informações verídicas, como a conta a qual deseja excluir, grau de parentesco, dados de contato e outros.

    Após a requisição, os responsáveis pela rede vão lhe contactar para confirmar informações e proceder com a exclusão.

    Saiba como recuperar a sua conta do Twitter

    A recuperação da conta no Twitter pode ser feita em diversas ocasiões. Desde o esquecimento de senha, perda do acesso ao e-mail, até a solicitação de desativação de conta configuram esse tipo de situação.

    Para lidar com tal problema, é possível proceder com as seguintes soluções:

    • solicite a recuperação de senha na página oficial do Twitter;
    • altere o endereço de email cadastrado;
    • confira sua caixa de spam para verificar o envio dos detalhes para acesso;
    • entre em contato com o suporte do Twitter.

    Bônus: como utilizar as redes sociais de forma mais positiva?

    Mesmo ao excluir a conta do Twitter, é fundamental compreender formas de lidar com as redes sociais mais positivamente. Afinal, nunca sabemos quando será necessário estar presente na rede novamente — por motivos de trabalho, por exemplo.

    Um outro cenário mais positivo é reativar a conta por vontade própria após lidar com as próprias inseguranças e superar os fatores que desencadeavam reações negativas.

    Aprenda a lidar com Fake News

    O fenômeno das fake news se tornou ferramenta nociva de desinformação e vem prejudicando pra valer as timelines ao redor do mundo. Mas existe uma forma de lidar com elas sem precisar deletar uma rede social.

    Primeiramente, siga veículos de informação confiáveis e, de preferência, que tenham o selo de verificação do Twitter. O selo, porém, não é uma indicação automática de veracidade nas informações.

    Por isso, é preciso levar em conta outros fatores importantes:

    • Cheque toda e qualquer informação. A rapidez com a qual as mensagens são publicadas no Twitter podem aumentar o número de divulgações precipitadas;
    • Se a notícia chegou por meio de um usuário, procure por versões de veículos de comunicação confiáveis e conhecidos na imprensa;
    • Tome cuidado com bots: quando o perfil tem poucos seguidores ou segue um número muito baixo de pessoas, e tem uma quantidade elevada de conteúdo que fala exatamente sobre o mesmo assunto, é possível que se trate de robôs;
    • Não compartilhe notícias sem verificá-las a fim de saber que se trata de informação verdadeira. As fake news não seriam tão poderosas caso o poder de divulgação delas também não fosse tão grande.

    Compreenda mais sobre a questão dos dados online

    É muito difícil estar em uma rede social sem fornecer informações para aquela plataforma. Afinal, no momento do cadastro você aceitou termos que, por mais que possam ter passado despercebidos, autorizam o envio de certas informações pessoais.

    Uma forma de lidar melhor com a questão é ler artigos e entender mais sobre o assunto.

    Antes de se cadastrar em uma rede social nova ou fazer a compra online de um produto, entenda como funciona a política de privacidade. Sim, aquelas mesmas que, em muitos dos casos, passam despercebidas por nós!

    Existem grupos ativistas ao redor do mundo que defendem uma maior autonomia por parte do usuário para definir quais informações poderão ser armazenadas e quais deverão permanecer sob sigilo, e a tendência é que mudanças para melhor aconteçam nos próximos anos.

    A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, inclusive, entra em vigor no ano de 2020 para garantir maior segurança aos internautas.

    A discussão que envolve desativar uma conta do Twitter — e das demais redes sociais — é extensa e merece cada vez mais atenção. Afinal, não é possível ignorar as implicações negativas que acompanham o fenômeno da transformação digital, e um bom começo é estar nas plataformas em que você se sente seguro e feliz.

    Agora que você sabe como excluir sua conta do Twitter e, mais do que isso, aprendeu sobre questões importantes no universo online, conheça os melhores perfis para acompanhar na rede!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.