Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 3 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 2 de abril de 2020


Se você alguma vez se perguntou “como fazer meu site WordPress aparecer no Google”, a respondemos neste post em 8 passos. Confira!

É comum os donos de negócio saibam da importância de ter um site presente nos resultados de busca online e também do uso do WordPress, embora alguns tenham dificuldade em operá-los e acabem fazendo a pergunta que intitula este post: “como fazer meu site WordPress aparecer no Google?”

A verdade é que o Google leva em consideração mais de 200 fatores para fazer com que um site seja ranqueado e para que você saiba quais são essenciais, reunimos os principais passos que te ajudarão a chegar lá. Continue a leitura para descobrir.

Por que é importante que o site seja WordPress?

Antes de falarmos sobre como atribuir a um site visibilidade nos resultados do Google, vamos dar um pouco de atenção ao WordPress.

Também conhecido como WP, ele é um CMS criado tanto para desenvolvedores quanto para empreendedores que não possuem conhecimentos de programação. Afinal, além de seu dashboard ser bem intuitivo, ele também permite executar ações que, outrora, deveriam ser designadas a um programador.

Por exemplo: atualização do sistema. Em vez de delegar essa tarefa a um desenvolvedor que pode te atender num tempo mais demorado que o esperado e ainda cobrar por esse update, o WordPress o faz automaticamente e ainda avisa por e-mail que houve uma atualização.

Outro exemplo: publicar ou editar um conteúdo é uma tarefa facilmente executável, basta clicar em novo (ou em “editar” caso se trate de uma página ou post já publicado), fazer a inserção textual (assim como imagens, vídeos, entre outras formas de mídia, se necessário) e clicar em “publicar”.

Assim, é recomendável que os empreendedores utilizem o WordPress por conta dessa facilidade e também devido ao uso de ferramentas (tais como plugins e widgets) que contribuem para um melhor posicionamento do site nos resultados de busca do Google.

LEIA TAMBÉM
👉Quais são os principais temas WordPress em que vale a pena a sua empresa investir?
👉 Descubra agora mesmo como instalar um plugin no WordPress
👉 Crie um blog para o seu negócio usando o Rock Stage

Ok, e como fazer meu site WordPress aparecer no Google?

Agora que você já entendeu a importância de um site e da sua criação no WordPress, levantamos aqui os oito passos que você deve seguir para fazê-lo aparecer no Google.

1) Crie a sua persona persona

A persona é um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal. Apesar de ser preciso agradar o algoritmo para ter visibilidade, conteúdos são feitos para pessoas, por essa razão é preciso ter a persona desenvolvida antes de começar a redigir o conteúdo. Por sinal, você pode criá-la a partir do gerador de personas da Rock Content.

2) Defina a jornada da sua persona

A jornada é o trajeto que a persona faz para chegar até a sua oferta. Quando se trata de um produto ou serviço, a jornada é representada pelo funil de vendas.

Uma vez definido, os conteúdos podem ser produzidos tomando como base os três estágios do funil que são:

  • topo: quando a persona descobre ter um problema;
  • meio: aqui, a persona busca formas de resolver esse problema;
  • fundo: neste estágio, a persona encontra a solução que pode sanar o problema que ela tem.

Para que você construa o funil da sua estratégia, este material será bastante útil.

Powered by Rock Convert

3) Escolha a palavra-chave em foco

As palavras-chave são os termos que as pessoas inserem no Google para realizar uma busca. Por isso, elas devem estar inseridas dentro do conteúdo, porém, em pontos estratégicos, tais como:

  • título;
  • primeiro parágrafo;
  • subtítulo;
  • último parágrafo.

Cuidado com o excesso de uso da palavra-chave, pois se trata de uma prática de Black Hat que poderá fazer o seu site ser punido pelo Google em vez de aparecer nele. 

4) Use heading tags

As heading tags são usadas para criar uma hierarquia no seu texto por meio dos subtítulos. De acordo com o nível hierárquico, seus posicionamentos vão mudando de H2 para H3, H4, e assim por diante.

Vejamos como exemplo este texto. O subtítulo “Ok, e como fazer meu site WordPress aparecer no Google?” está em H2, enquanto os oito passos que pertencem a ele estão em H3.

As heading tags não apenas deixam o conteúdo mais estruturado para a leitura como também para o algoritmo do Google que consegue entender bem a sua estrutura para, assim, ranqueá-lo.

Importante: o H1 é sempre usado no título.

5) Use backlinks

Os links inseridos dentro de um conteúdo são chamados backlinks. É recomendável que você utilize tanto os que são on-page (ou seja, que levam a outras páginas do seu site) e off-page (isto é, levam a outros sites que sejam relevantes para o texto).

Uma dica valiosa também é conseguir parceiros que possam publicar links para o seu site, de preferência via guest post. O Google vê isso com bons olhos por entender que, se outros sites apontam para o seu, é sinal de que ele é relevante e merece ter mais visibilidade.

6) Use escaneabilidade no texto

Sabe aqueles blocos de texto de um só parágrafo, mais conhecidos como “textões”? Eles são bem difíceis de ler, não é verdade? Por isso, o seu conteúdo precisa ser escaneável.

Isso significa que, seguindo as boas práticas da escrita para web, ele precisa ser composto por parágrafos curtos, além de outros recursos que facilitam a leitura como, por exemplo:

  • subtítulos a cada 300 palavras;
  • bullet points (tal como neste exemplo);
  • imagens e elementos não verbais.

7) Promova o seu site

O site é o principal canal de Marketing Digital e os demais canais devem apoiá-lo. Por isso, use os canais que estiverem à sua disposição para promovê-lo: blog, e-mail, redes sociais, anúncios em mídia paga, etc. O Google identifica que as visitas do site vêm de diversos canais diferentes, e isso também é levado em conta no ranqueamento.

8) Tenha o Yoast instalado no seu WordPress

O Yoast é um dos plugins que não podem faltar no seu WordPress. Afinal, ele aponta como melhorar os seus conteúdos para que eles tenham mais chances de ranquear.

Assim, estes oito passos respondem a pergunta-chave deste post: “como fazer meu site WordPress aparecer no Google?” A exemplo do Yoast, o CMS também conta com outros plugins que podem otimizar ainda mais a sua performance. Para saber quais são aqueles que mais recomendamos, leia este artigo sobre os melhores plugins para WordPress.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *