Por Raphael Pires

Publicado em 8 de fevereiro de 2017. | Atualizado em 18 de março de 2020


Saiba o que fazer para impulsionar o crescimento da sua agência de publicidade.

Expandir os negócios e manter a sua pequena agência de publicidade atualizada não é uma tarefa fácil. Fazer isto acontecer requer muito trabalho e atenção para não cometer erros que podem prejudicar todo o trabalho.

Erros e decisões equivocadas são comuns quando se está presente no mundo empresarial. Porém, há algumas atitudes fundamentais para estimular o crescimento do seu negócio. 

Pensando nisso, reunimos algumas ações que são muito comuns quando o objetivo é conquistar bons resultados nesse mercado tão competitivo. Confira!

Confira também:
  • A gestão de uma agência de publicidade baseada em planilha é ineficaz?
  • Como abrir uma agência de publicidade
  • 6 ferramentas essenciais para toda agência de publicidade

Respeitar o momento de trabalho

Sabe aquele gestor que chega na agência, não coloca o celular no silencioso e atrapalha todo o rendimento da equipe enquanto ele está em outra sala?

Aquele gestor que, quando encontra um vídeo engraçado no YouTube, chama todos para assistirem pausando qualquer demanda que estava sendo conduzida?

Pois é, se você não está acreditando, pode acreditar! Existe esse tipo de administrador de agência.

Um ponto positivo de se trabalhar em grande parte das agência de publicidade é a flexibilidade e o ambiente delas. No entanto, um gestor não deve esquecer que apesar de agência, seu negócio é uma empresa. E em empresas é preciso que haja concentração, organização e respeito ao momento de trabalho de cada colaborador.

Ter a mentalidade de que chefe precisa trabalhar

Existem gestores que acreditam que chefes não precisam trabalhar tanto. Esses profissionais entendem que pagam os colaboradores para trabalharem e isso substitui suas próprias funções. Isso é uma erro muito comum de administradores em muitas agências de publicidade.

O papel de um gestor é fundamental. Ele é responsável pela organização da empresa, tomada de decisões estratégicas e estruturação. É ele quem deve pensar de forma 360º, quem deve dar a última palavra em decisões importantes e se responsabilizar pela própria empresa. 

Você precisa ser um líder, sempre servindo de exemplo e motivando seus funcionários a trabalharem. Se você apenas mandar e não inspirar, dificilmente terá colaboradores que lhe ajudem a conquistar os objetivos da empresa. Mas se for um líder, não contratará funcionários que trabalham porque são pagos, mas sim que colaboram porque são felizes e estão inspirados.

Saber delegar tarefas

Em muitas agências de publicidade há gestores que têm medo de contratar um atendimento publicitário e deixá-lo ter independência nas tomadas de decisões estratégicas. Isso porque este profissional pode sair da agência e levar consigo os clientes a qualquer momento.

Para que sua pequena agência de publicidade cresça, é preciso que você delegue tarefas. Afinal, sozinho você não conseguirá atender muitos clientes, e resolver inúmeras demandas em diversas áreas.

O caminho do sucesso é possuir profissionais capacitados e de confiança ao seu lado para que eles possam realizar o que você não tem tempo de fazer. Com isso, sobra tempo para você pensar estrategicamente e se preocupar com o crescimento dos negócios da empresa. 

Estudar outras áreas de atuação

Um gestor precisa entender de administração e áreas relacionadas. É comum graduados em comunicação fundarem seus próprios negócios e é possível atingir o sucesso administrando uma agência com essa formação. Mas é muito difícil o fazer sem entender das demais áreas. 

A administração de uma agência de publicidade é complexa. Uma empresa nesta área não funciona sendo administrada por um gestor que entende apenas de criação.

Afinal, ela precisa conduzir demandas financeiras, de recursos humanos, administração, entre outras. E, diante disso, o gestor precisa entender mais sobre estes segmentos. 

Não deixar o ego falar mais alto

Em muitas agências há gestores que tem como sua maior preocupação ter reconhecimento ou a necessidade de se achar sempre certo nas discussões. Estas atitudes mostram um profissional que tem o ego muito inflado e isso pode ser prejudicial. 

Como administrador de um agência de publicidade, você precisa ser empático e se colocar no lugar do seu clientes e funcionários. Tente entender as necessidades das pessoas antes de delegar tarefas e montar planejamentos. Reconheça as capacidades dos outros.

É óbvio que é sempre incrível ganhar prêmios, mas não é isso que vai fazer sua agência sobreviver nesse mercado altamente competitivo. Deixar o ego de lado e focar no trabalho em equipe, em ajudar as pessoas e fazê-las evoluir é uma atitude nobre de um gestor. 

Se diferenciar da concorrência

Ser uma agência de publicidade atualizada, criativa e com ações que a diferenciem das outras é fundamental em um mercado tão concorrido. Conhecer bem os seus clientes, suas necessidades e preocupações faz com que você tenha mais facilidade para realizar um trabalho diferenciado.

A falta de uma clara orientação estratégica pode ser um fator primordial para prejudicar os negócios da sua agência. Garanta o sucesso das suas campanhas descobrindo o essencial acerca das marcas para que se possa inspirar e conquistar seus consumidores ainda mais.

Saber cobrar pelos serviços

Muitas agências acham que cobrar um preço baixo será atraente para uma vasta lista de novos clientes, mas isso pode ter um efeito contrário.

Diversos clientes veem o preço baixo por um serviço como o sinônimo de pouca qualidade. Valorize o trabalho da sua agência e de seus funcionários. Este é um mercado onde o atendimento é um fator primordial, ou seja, se você oferece o melhor, o cliente estará disposto a pagar mais.

Além disso, oferecer um valor muito baixo pelos serviços pode fazer com que sua empresa enfrente problemas financeiros a longo prazo. A primeira vista pode parecer uma boa estratégia diminuir o preço, mas pode se tornar uma grande dificuldade.

Ter um público bem definido

Para uma pequena agência de publicidade que está começando o seu desenvolvimento e quer reconhecimento no mercado o quanto antes, atuar em todas as áreas não é a melhor estratégia.Uma empresa que atende qualquer tipo de cliente acaba oferecendo um serviço razoável para todos.

Isso faz com que a empresa tenha uma imagem prejudicada no mercado. Além disso, oferecer serviços para todos os públicos fará com que você tenha gastos desnecessários, afinal, sua agência precisará de funcionários com diferentes especialidades.

Traçar o perfil de uma persona pode ser uma estratégia para não cometer este erro. Coloque no papel e descubra os objetivos do seu público, o estilo de vida, quais os sonhos e todos os fatores que podem influenciar na hora de oferecer o serviço ideal para esta persona.

Conhecer o seu cliente

No momento em que a sua agência tenta captar um cliente, é essencial conhecê-lo. Quando o cliente já faz parte da agência é mais importante ainda saber tudo sobre ele.

No primeiro contato, é essencial descobrir as necessidades do cliente, o seu perfil e o tipo de trabalho e/ou serviço que ele desenvolve. Saber tudo disso pode evitar muitas dores de cabeça lá na frente.

Fazer com que o cliente não se sinta apenas mais um contato na sua lista ajuda a aumentar a confiança no seu trabalho. Todos buscam um atendimento personalizado e perfeito para suas necessidades. Porém, você só conseguirá fazer isso se conhecer o seu cliente.

Ouvir o cliente

Um dos primeiros e mais importantes passos para se fazer um planejamento de algum trabalho é ouvir o cliente. Muitas agências cometem o erro de planejar um job por conta própria e sem saber das reais necessidades dos parceiros. O cliente é a parte mais importante da sua agência.

Não há chance de montar uma boa estratégia de conteúdo sem realizar uma pesquisa sobre a persona que seus clientes querem atingir. É preciso saber qual linguagem utilizar, quais os objetivos, quais os valores da empresa, entre outros inúmeros fatores que são necessários para se realizar um bom trabalho.

Converse com seu cliente abertamente, extraia todas as informações, tire todas as dúvidas e escute suas ideias. Lembre-se de fazer isso olho no olho, e não por e-mail ou WhatsApp. Com isso, a chance de realizar um bom trabalho e os dois lados ficarem satisfeitos com os resultados é muito maior.

Cumprir prazos determinados

Para ganhar credibilidade com o seu cliente, nunca perca os prazos de entrega de trabalhos determinados. Este é um grande erro que pequenas e grandes empresas cometem e acabam se prejudicando nas áreas em que atuam. Da mesma forma que você tem os seus compromissos, os clientes também têm e eles são sua prioridade.

Um dos problemas mais recorrentes quando se está iniciando uma agência de publicidade é pegar trabalhos sabendo que talvez não consiga cumprir os prazos. Isto pode ocorrer por causa da grande demanda da empresa, por falta de planejamento ou organização.

Além disso, não cumprir prazos pode causar graves consequências para o seu negócio. O cliente tem todo o direito de se desligar do contrato e ficar insatisfeito com a sua falta de dedicação. Ficar queimado no mercado por causa disso pode afastar futuros clientes.

Ter um planejamento

Traçar caminhos viáveis para aumentar a organização de tarefas, a produtividade e que possam ser seguidos sem grandes sacrifícios dos funcionários é imprescindível.

Com o passar do tempo, a sua agência vai adquirindo mais clientes e o planejamento se tornará cada vez mais essencial. Sem ele, fica muito difícil fazer uma captação de novos clientes com qualidade e desenvolver a fidelização dos clientes atuais.

Planejar-se é um trabalho de constante evolução. Sempre que for necessário, altere seu planejamento, analise o que está dando certo ou errado, faça reuniões para ouvir opiniões diferentes e realize ajustes de acordo com as suas necessidades.

Mensurar os resultados da sua agência de publicidade

A melhor maneira de saber se você está indo no caminho certo é mensurar os resultados. É um erro não analisar o que a sua agência está fazendo de certo ou errado para poder realizar ajustes no seu desenvolvimento. Não saber os seus resultados pode fazer com que o cliente vá para a concorrência.

Você pode mensurar resultados através do número de interações de pessoas nos comentários e compartilhamentos, análises de métricas de redes sociais, número de acessos em sites e blogs, ganho de novos seguidores, ganho de clientes em determinado período, entre outros fatores.

Conhecer bem as métricas é uma ótima maneira de coletar dados de tráfego de determinada persona e pode lhe dar uma ideia do que focar mais e mudar estratégias de acordo com as expectativas do cliente.

Ter sua própria estratégia de marketing

A propaganda é a alma do negócio. Você já deve ter escutado esta frase alguma vez na sua vida e ela está totalmente certa. Uma empresa de marketing precisa ter sua própria estratégia neste setor. Isso acaba por se tornar uma ótima propaganda sobre sua agência e seus negócios.

Torne-se autoridade em algum assunto. Crie um site ou um blog e escreva sobre dicas e serviços de algo específico. Também é importante estar presente em todas as redes sociais ou pelo menos nas que mais se encaixam com o perfil da sua agência.

Investir em e-mail marketing é uma ótima maneira de captar novos clientes, manter e fidelizar os que já fizeram trabalhos com a sua agência e criar mais canais de comunicação com os seus parceiros.

Saber dizer não

Muitas empresas e agências de publicidade, principalmente as que estão no início de sua trajetória, têm receios e medos em relação ao cliente. Grande parte fica extremamente preocupada com o que os outros vão pensar e acabam aceitando todos os pedidos, dos mais simples aos mais absurdos.

É fundamental ter um diálogo antes e durante o planejamento do trabalho. Mas o mais importante é que às vezes é preciso dizer “não”.

Saber do que a sua agência é capaz de fazer e explicar que certas ações podem dar errado caso sigam certo caminho podem fazer o cliente ganhar uma confiança e respeito pelo seu trabalho.

É um dever do atendimento de negócios orientar sobre o que é melhor para cada caso. Se o cliente exagera nas orientações infundadas ou adiciona tarefas à sua pilha de trabalhos atuais e você não rebate, isso pode acabar acumulando e virando um problema para seus negócios.

Com todas essas atitudes anotadas, analise sua postura como gestor. Repense como você administra sua agência de publicidade para não cometer graves erros. Estude o máximo que conseguir, saiba receber críticas e melhore sua forma de trabalhar. Com organização, paciência e planejamento, sua pequena agência tem tudo para crescer e se desenvolver.

E aí, gostou deste texto? Fez você refletir sobre suas estratégias de negócios? Aproveite a visita para compartilhar o conteúdo com colegas da área!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *