Por Bárbara Georgiane

Analista de Marketing na Rock Content

Publicado em 21 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 8 de outubro de 2019


Fazer seu site vender por você não é tão difícil quanto pode parecer. A receita é simples: planejamento, organização e otimização. Ter uma estratégia sólida de Marketing Digital fará com que seu processo de vendas seja altamente produtivo e escalável.

Um site pode ser assemelhado a uma árvore que precisa ser alimentada e cuidada para crescer forte e saudável, passar pelo processo de maturidade e dar frutos no momento que estiver preparado.

Quem já criou um site do zero sabe quão boa pode ser a experiência — ou não. Mas fato é que quando o criamos temos um objetivo.

Se a intenção é vender algo por meio dele, é preciso implementar uma estratégia que o leve a alcançar o resultado que você almeja.

Criar uma estratégia de Marketing Digital que seja personalizada para seu site vai definir o quanto você está comprometido com seu crescimento e o quanto deseja emancipá-lo para que ele trabalhe sozinho e dê retorno até quando você estiver dormindo.

Neste artigo, vamos apontar qual a importância de implementar ações de Marketing de Conteúdo e fazer as otimizações para tirar todo o proveito possível dessa estratégia e, claro, descobrir como fazer seu site vender por você.

Continue para descobrir como se faz!

Por onde começar

É preciso definir qual caminho a sua persona vai percorrer até chegar ao objetivo comum entre vocês: a compra.

Delinear uma rota para sua conversão é essencial para que ela não queime etapas e cumpra a jornada de compra que vai educá-la para adquirir seu produto, que, por sua vez, vai atender a expectativa do prospect, porque ela se encontrará bem informada quanto aos benefícios do seu produto.

Uma das várias vantagens de cumprir essa jornada é que as possibilidades de vender novamente para esse então cliente aumenta muito, por causa da proximidade e conexão que, a essa altura do processo, já terá sido criada.

A jornada de compra consiste na produção de conteúdos direcionados, que fará o cliente caminhar para as etapas seguintes sem sentir que está sendo conduzido.

A qualidade na produção desses conteúdos precisam proporcionar uma experiência que seja amigável, que desperte nele a confiança necessária para adquirir seu produto.

As etapas que sua persona precisa percorrer para que sua estratégia performe da maneira esperada são:

etapas do funil de conversão

Cumprir essas etapas é importante para a aquisição de novos clientes e, por elas, ter a oportunidade de fidelizar esses clientes.

A importância das otimizações no site para o sucesso das vendas

A otimização do seu site é muito importante para oferecer ao usuário uma experiência agradável e intuitiva.

Por isso, algumas técnicas são aplicadas para que o conforto do visitante o levem a decisão de compra.

A mais importante delas é oSEO(Search Engine Optimization), que quer dizer: otimização para mecanismos de busca

O SEO considera o funcionamento dos buscadores, principalmente do Google, que é o mais utilizado mundialmente. 

Alguns dos pontos levados em consideração são:

  • pesquisa de palavras-chave pertinentes para a persona e uso de maneira certa e natural ao longo das páginas;
  • produzir conteúdo relevante e de valor para sua persona ;
  • enquadrá-lo tecnicamente dentro dos parâmetros exigidos pelos buscadores (URL, título, descrição, intertítulos, imagens, velocidade de carregamento etc.);
  • investir em link building junto a parceiros que tenham o mesmo destaque.

Prover esse alinhamento no seu site faz com que ele esteja e permaneça pronto para trabalhar e vender por você, mesmo com pouco investimento. 

Esse é um dos melhores recursos de custo-benefício do momento, já que a Internet é tão significativa e abrangente para a população.

Como otimizar o site para a conversão

Separamos algumas dicas de otimização para seu site rankear em primeiro lugar nos motores de busca.

Acompanhe:

1- Desenvolva um estilo próprio de escrita

A originalidade é um passo importante para chamar a atenção dos visitantes. Crie conteúdos inéditos, provoque o usuário a retornar a seu site, seja constante nas postagens.

2- Crie títulos que chamem a atenção

E que sejam coerente com o conteúdo. É importante também incluir as palavras-chave no título e ao longo do texto, de maneira natural. Assim os mecanismos de busca indexam o conteúdo do seu site facilmente.

3- Aposte em links internos

Faça linkagem nas palavras que já existem em seu site. Isso tende a aumentar o tempo de permanência que o usuário passará em contato com seus conteúdos.

E, quanto mais tempo ele fica com o que você tem a dizer, maiores as chances dele comprar seu produto.

4- Exiba conteúdos relacionados com o texto

Ao final do post, mostre conteúdo que manterão o interesse do leitor por terem relação direta ao que ele acabou de ler.

Uma boa dica é linkar os conteúdos que tenham algum tipo de continuação e que o levem para o próximo estágio do funil de vendas. Está tática tende a educá-lo e prepará-lo para o momento da compra.

5- Publicações em vídeos integradas com suas postagens

Também são uma ótima estratégia de otimização. As pessoas que gostam de consumir conteúdos em vídeo e, por isso, tem grandes chances de encontrar seu site.

6- Disponha de botões visíveis de compartilhamento para as Redes Sociais.

É uma maneira de difundir seu conteúdo e aumentar seu alcance. E não se esqueça de incentivar o visitante a compartilhar.

7- Ordene o índice de seu site

Deixe-o bem visível e fácil para o usuário identificar o que deseja saber.

8- Cuide e preserve a qualidade do conteúdo postado

Os mecanismos de busca penalizam as páginas com erros de gramática e ortografia dos seus resultados — materiais duplicados também são punidos.

9- Tenha um template limpo e sem excesso de imagens ou informações

O nosso cérebro, diante de uma página com muitas informações, cores, fontes e tamanhos é capaz de distribuir a atenção por cada uma delas. 

10 – Simplifique o seu layout

Se você tem a intenção de difundir uma mensagem ao leitor, quanto mais claro e simples for seu layout, mais atenção o visitante dará para aquilo que você deseja mostrar.

11- Use o Google Analytics para acompanhar e medir suas métricas.

Caso uma página não esteja rankeando bem e não esteja trazendo tráfego para o seu site é possível corrigi-la.

12- Invista em ferramentas que podem aumentar a visibilidade do seu site.

Um bom exemplo é o Google Search Console, da Google, que analisa suas palavras chaves e mostra em quais é interessante investir. Também é possível ver dicas de otimização de sua página e erros em seu site.

Páginas com erro reduzem sua pontuação de qualificação e, em consequência, a sua posição nos buscadores.

13- Invista em caches

Se forem programados de maneira eficiente, são capazes de diminuir o tempo de carregamento de suas páginas e, assim, manter uma boa experiência ao visitante.

14- Realize testes para melhorar o desempenho do site

Por melhor que seu site seja, sempre é possível melhorá-lo.

15- Assegure-se que seu site seja responsivo

Infelizmente, não há como saber de qual dispositivo eletrônico seu visitante vai acessar seu site.

Por isso, programar seu site para prezar pela melhor vivência dentro da sua rede fará com que ele se aproxime cada vez mais do seu produto.

Como usar os CTAS corretamente

O CTA tem sua origem no inglês que significa “call to action”, ou seja, chamada para realizar uma ação. Esse acionamento solicita a ação imediata dos visitantes, leads ou clientes após de ter visualizado um conteúdo específico.

Seja no início, seja no meio, seja no fim do conteúdo, a intenção do CTA é levar o visitante a dar o próximo passo dentro do caminho que sua estratégia traçou para que ele percorra.

Os CTAs são importantes porque estimulam as interações e ajudam na conversão dos clientes, estimulando desejos nos momentos oportunos.

É interessante levar em consideração que eles devem ser claros, objetivos e cumprir pontualmente o que estão sugerindo. 

Quando o CTA leva o visitante para um lugar diferente daquele indicado, isso implica na perda da confiança do leitor e pode colocar em risco a credibilidade do site.

Quer ajuda para otimizar o seu site?

Preencha esse formulário para conversar com um especialista da Rock Content.


Dicas práticas para fazer seu site vender por você

Entenda que para fazer com que seu site venda mais, é preciso que você operacionalize a suas tarefas, para evitar erros. O trunfo para aumentar suas vendas é minimizar os erros.

Por isso, separamos algumas dicas para você ficar de olho e pôr para funcionar da melhor maneira possível.

Simplifique o processo de compra

Ter um sistema de compra facilitado faz com que seu cliente ganhe tempo e não atravesse os aborrecimentos de ter que passar por um processo longo para comprar. 

Peça somente os dados que são de extrema importância para você e, no formulário de cadastro que ele terá que preencher, não coloque nenhum elemento atrativo, para não dar a ele a chance de desistir no meio do caminho.

Supere as expectativas do cliente

Todos nós sabemos o quanto é bom receber a atenção e a “quase exclusividade” no momento que decidimos adquirir um produto. Use esse comportamento a favor do seu negócio e ofereça a seu cliente aquilo que ele não espera.

Estamos falando de pequenas atitudes que causem nele uma mistura de alegria e surpresa. Essa é uma ótima sensação para fazer com que o cliente simpatize com sua marca e se torne fiel aos seus produtos. 

São gestos simples como um desconto na hora de fechar a compra, uma embalagem diferente, um cartão de aniversário inesperado — pequenas atitudes que podem trazer grandes retornos.

Busque pelo menor prazo de entrega

As pessoas são ansiosas naturalmente e, por isso, oferecer a elas um diferencial desses pode ser uma grande vantagem.

Usar de transparência quanto ao prazo exato que o produto chegará até as mãos do cliente é de extrema importância. Caso não tenha o produto em estoque, não faça a venda para não correr o risco de queimar sua reputação.

Criar um sistema onde o cliente é avisado sobre o status da entrega é um ponto a mais para garantir uma venda com sucesso para você e satisfação para seu cliente.

Garantir o cumprimento dessas da didática que apresentamos aqui é se assegurar que seu site realmente esteja capacitado para vender por você.

Uma solução prática

Queremos também apresentar uma ferramenta com enorme potencial de venda, caso ainda não tenha seu site ou precise enquadrá-lo nas prerrogativas que o farão vender por você. 

A Rock Content criou o Rock Stage, que é uma solução em WordPress que cria seu site otimizado e preparado para a conversão em vendas. Algumas de suas vantagens são:

  • hospedagem WordPress;
  • melhor performance e suporte 24/7;
  • Rock Convert (plugin especialista em conversão);
  • aumento das suas conversões com plugin de marketing;
  • serviços profissionais;
  • equipe especializada para quem não tem WordPress;
  • criação de blog em poucos cliques e sem precisar de um programador.

Agora que você conheceu as melhores orientações de como fazer seu site vender por você, não deixe de conhecer o Rock Stage, com certeza ele poderá fazer por seu site e por sua estratégia de venda bem mais do que você imagina.

rock stage

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *