Aprenda como fazer um Infográfico incrível!

Decidimos te mostrar como fazer um infográfico bem feito. Está pronto para dar um up na sua estratégia de conteúdo?

como fazer um infográfico

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A criação de infográficos pode parecer um desafio e tanto. Afinal, é necessário mesclar um design atrativo com um conteúdo de qualidade. Mas não se preocupe, pois é muito mais simples do que aparenta Não acredita nisso? Então confira o nosso passo a passo detalhado de como fazer um infográfico incrível!

Bom, para que você seja capaz de desvendar os mistérios por trás da criação de infográficos, é preciso primeiramente compreender porque eles eles se tornaram uma tendência mundial.

O uso e veiculação destes materiais cresceu exponencialmente nos últimos anos, mais precisamente, a partir do ano de 2011, quando as buscas pelo tema aumentaram cerca de 800%.

O motivo para que isso acontecesse, foi a percepção de que, em ambientes digitais, destacam-se os conteúdos mais precisos e fáceis de serem absorvidos.

E você sabe quais são eles?

Basicamente, os que possuem algum tipo de elemento visual que seja chamativo e capaz de sintetizar as informações. Coincidência — ou não — essa poderia ser facilmente a descrição perfeita de um infográfico.

Após essa descoberta, a produção destes materiais tornou-se prioridade em muitas estratégias de marketing digital. A propósito, infográficos são 30 vezes mais aptos a serem lidos comparados a textos corridos.

Sensacional, não é mesmo?

Agora que compreendeu o contexto da ascensão dos infográficos, que tal conhecer melhor o que são e quais seus elementos básicos?

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é um infográfico?

    Os infográficos são conteúdos visuais que utilizam tanto de textos verbais, quanto não verbais — que podem variar entre imagens, ilustrações, pictogramas etc.

    Trata-se de uma mistura perfeita entre texto, recursos visuais e design, na qual um complementa o outro, com o objetivo de sempre melhorar a compreensão do leitor.

    Por isso, não pense que apenas a informação textual é responsável por transmitir o conhecimento, uma vez que estamos nos referindo a um trabalho em conjunto desses elementos.

    Quais são os benefícios de apostar em infográficos?

    Já mencionamos aqui que se tratam de uma tendência e que são conteúdos altamente atrativos, certo?

    Se ainda precisa de mais razões para adotar infográficos, confira só essa lista:

    • Infográficos representam dados estatísticos de maneira mais intuitiva e fácil de ser consumida, uma vez que traduzem ou expõem números de um modo mais agradável, até por que nada mais intimidador que linhas e mais linhas de dados e gráficos incompreensíveis;
    • Têm um potencial absurdo de se tornarem virais em vista da sua atratividade e facilidade de compartilhamento;
    • Por se tratar de sua natureza viral, número maior de pessoas irá ser redirecionado para a sua página, garantindo maiores oportunidades de atingir posições mais altas nos buscadores;
    • A disposição dos elementos nesse tipo de material facilita uma leitura mais dinâmica, pois cada informação possui seu determinado espaço na peça, sendo mais fácil de ser encontrada;
    • Os infográficos podem aumentar o tráfego do seu site em 12%;
    • Podem, também, ser ótimas ferramentas de branding, uma vez que você pode — e deve — usá-los para reforçar a identidade da sua marca.

    Passo a passo para um infográfico incrível

    Agora que você já se inteirou sobre o maravilhoso mundo dos infográficos, chegou a tão aguardada hora de conhecer o nosso passo a passo!

    1. Defina seus objetivos

    Já percebeu que quando não estabelecemos um objetivo, seja em qualquer situação, tendemos a não sair do lugar?

    Isso não só serve para a vida em geral, mas como também para a criação de infográficos, pois é essencial saber quais resultados pretende-se obter e, talvez ainda mais importante: por que e para quem produzir um material como esse?

    Para encontrar a resposta desta pergunta, é necessário, ainda, obter as seguintes respostas:

    Quem é a minha persona?

    A definição da persona que deverá entrar em contato com o seu infográfico deve ser prioridade, afinal, esse dado determinará o tipo de abordagem, a linguagem a ser utilizada, o estilo visual e muito mais.

    Aprenda como criar sua persona agora mesmo com o Guia para Criação de Personas:

    O guia para geração de Personas

    Qual dúvida meu conteúdo pretende sanar?

    Em seguida, entender qual problema você gostaria de solucionar é uma das bases para desenvolver o restante do material, pois só assim saberá sobre o que escrever e, melhor ainda, poderá refletir se o tema do conteúdo é, de fato, relevante para sua persona.

    Nada mais frustrante do que gastar tempo desenvolvendo um infográfico incrível que simplesmente não interessa a ninguém, concorda?

    Qual retorno quero obter com esse material?

    Esse questionamento vai até mesmo além da criação do conteúdo, uma vez que ele se relaciona a toda a sua estratégia de marketing digital.

    Portanto, não se preocupe em passar um tempinho a mais pensando na resposta e definindo os objetivos visados com o infográfico, pois é essencial que ele esteja bem alinhado com a sua proposta e negócio.

    Onde ele será veiculado?

    A resposta para essa pergunta está intrinsecamente relacionada a sua estratégia e a sua persona.

    Por meio dela, você definirá as plataformas mais propícias para veicular seu material, a fim de ganhar engajamento por parte do público e, também, para determinar o formato do seu infográfico.

    2. Colete dados, muitos deles

    Os infográficos são considerados como materiais ricos, portanto é preciso que eles contenham informações e dados interessantes, atuais e, principalmente, confiáveis.

    Assim, o próximo passo é sair em busca destas informações pela web. Consulte sites que são referência no tema proposto, pesquisas — como as produzidas pela Inteligência Rock Content — e também não deixe de extrair dados de sites estrangeiros.

    Nesse momento, sinta-se livre para pegar quantas informações quiser, encher páginas e páginas de referências e favoritar milhares de sites, pois isso só vai te ajudar a ter uma compreensão ainda mais ampla sobre o assunto, além de facilitar o cruzamento de dados e a verificação de informações duvidosas.

    Dica: não se esqueça de sempre deixar anotado quais são as fontes de cada informação, muitos infográficos expõem suas fontes de pesquisa no rodapé, conferindo credibilidade à peça e a sua marca.

    3. Selecione e redija

    Chegou a hora de desapegar!

    Você se lembra de todos aqueles dados e números incríveis?

    Então, é preciso selecionar entre eles os melhores, com base em quais se adequam a sua proposta e quais são mais interessantes para a sua persona.

    Elimine também dados muitos parecidos, os menos atuais e os que não causam tanto impacto já que nosso objetivo com o infográfico é chamar a atenção.

    Feito isso, prepare-se para encaixar tais informações em pequenos blocos de texto, além de criar um título memorável.

    Aposte em palavras que transmitam a ideia de algo inédito, surpreendente.

    4. Faça um esboço

    Como qualquer artista, antes de pegar o pincel — ou o mouse — é preciso fazer um esboço de sua arte final.

    Dessa forma, defina o lugar onde cada informação e elemento visual se encaixará. Se preferir, faça até mesmo variações e veja qual mais o agrada.

    Trata-se de uma passo importantíssimo, pois poderá definir com antecedência a hierarquia das informações, disposição de alguns elementos, o estilo e muitas outras particularidades do seu material.

    Para além disso, você conseguirá planejar com mais cuidado cada detalhe da peça, evitando errinhos bobos e garantindo a assertividade do seu conteúdo.

    5. Crie seu infográfico! (finalmente)

    Chegou o momento de dar vida ao seu infográfico! Mas antes deve escolher de que modo quer fazê-lo.

    Existem duas opções: (1) utilizar softwares de design gráfico, como os da Adobe, ou (2) usar ferramentas de edição gratuitas.

    Independente de que modo você decida prosseguir, deverá definir algumas características de design do seu material, como:

    • Layout: No caso dos templates não há muito o que fazer quanto ao layout. Mas para quem optar por construir seu o layout do zero, é preciso pensar em um fluxo natural de informação, que seja intuitivo e claro para o leitor. Para ajudar nessa missão, uma boa saída é usar grids.
    • Uso das cores: É importante que você siga a paleta de cores institucionais, a fim de garantir uma coesão entre seu conteúdo e a sua marca.
    • Tipografia: Selecione uma fonte que possua boa legibilidade e que se relacione bem com o estilo do infográfico. Ou seja, caso seu material siga por um caminho mais despojado, por que não investir em uma fonte que represente essa mesma ideia?
    • Tamanho: Esse elemento dependerá de onde irá divulgar sua peça — no Facebook ou seu próprio blog, por exemplo —. Por isso, atente-se aos tamanhos mais utilizados nesse meios e os que garantem maior legibilidade.
    • Ilustrações: Agora que já tem uma visualização de como seria seu infográfico, pense em quais tipos de elemento visuais gostaria nele. Você pode usar pictogramas, ícones, ilustrações vetoriais, fotografias e, também, GIF’s!
    • Respiro: A área de respiro no design parte da ideia de deixar alguns espaços em branco ou sem elementos, de modo que exista uma distância adequada entre cada um deles. Isso permite que a informação salte ao olhar mais facilmente.

    6. Revise e faça testes

    Já na reta final do processo de criação temos a etapa de revisão e testes. Muitas vezes ignorada, trata-se de uma fase essencial para o sucesso de todo e qualquer conteúdo. Afinal, pensar que não cometemos erros é o primeiro deles, concorda?

    Por isso, leia e releia quantas vezes for necessário, confira se todos os textos e dados estão corretos, se as fontes de pesquisa foram inseridas, se é agradável aos olhos e se o infográfico apresenta um bom desempenho em diferentes dispositivos.

    7. Gere tráfego e leads

    Finalizados todos os passos anteriores, faltará apenas inserir um call to action — ou chamada para ação — direcionando sua persona ao que ela deverá fazer em seguida.

    Seria ler um blog post? Baixar um eBook? Compartilhar o material nas redes sociais?

    Você definirá isso de acordo com os objetivos da sua estratégia, traçados na primeira etapa deste guia.

    Crie muitas oportunidades de vendas!

    Confira O Guia da Geração de Leads e aprenda como criar oportunidades de vendas para seu negócio!

    A, e não se esqueça, divulgue e promova seu infográfico nas redes sociais. O engajamento do seu público ao compartilhar o material pode alavancar seus resultados e surpreender!

    Gostou do nosso passo a passo?Então confira também o nosso infográfico metalinguístico de como fazer um infográfico:
     

    Me convenceu, e agora?

    Para te dar um reforço ao longo desse processo todo, selecionamos algumas dicas bônus para te auxiliar a produzir o melhor infográfico possível. Confira:

    • Não existe um formato padrão para infográficos. Ao mesmo tempo, para que a peça se adeque melhor a diversas mídias, o ideal é que ela tenha, no máximo, 700 pixels de largura.
    • Na hora de buscar ícones e pictogramas para inserir no seu material, você pode utilizar o Freepik. E o melhor: ele é gratuito!
    • Utilize embed codes para que seu infográfico seja incorporado automaticamente ao seu blog. Dessa forma, você poderá divulgar também a rede social em o conteúdo foi postado e, ainda por cima, evita de ficar postando várias vezes o mesmo material em diferentes plataformas.

    6 ferramentas para ajudar na criação de infográficos

    Assim como falamos no passo número 5, você pode fazer seus infográficos com ajuda de ferramentas online gratuitas, por exemplo:

    Para utilizar qualquer uma delas basta se cadastrar, selecionar um layout que mais tenha a ver com o seu conteúdo e inserir as informações. Depois disso, é só ir adequando às suas preferências e voilá!

    Além disso, para te ajudar a construir infográficos incríveis, estamos disponibilizando 10 modelos de ebook e infográficos prontos para editar!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.