Passo a passo: saiba como fazer um recibo

Você sabe como fazer um recibo? Acompanhe este post e entenda melhor o que é um recibo, para que ele serve e como fazê-lo!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A organização e a retidão são características essenciais para o crescimento e o sucesso de qualquer empreendimento, especialmente na fase inicial, quando o empreendedor ainda não está 100% seguro sobre como lidar com suas despesas e receitas.

Guardar registros das entradas e saídas de dinheiro é uma maneira de conseguir essa organização. A cada gasto realizado, é interessante que o empreendedor peça a assinatura do prestador de serviço ou do vendedor da mercadoria em um recibo, a fim de comprovar que o pagamento foi feito.

Isso previne possíveis problemas, como se alguém no futuro cobrar equivocadamente por algo que já foi pago, e auxilia também na declaração de impostos e na contabilidade da empresa.

Mas você sabe como fazer um recibo? Acompanhe este post e entenda melhor o que é um recibo, para que ele serve e como fazê-lo!

Recomendamos também estes outros conteúdos:
Dúvidas sobre como fazer uma mensagem de promoção de cargo? Aprenda agora
4 motivos para investir em conteúdo
Gestão de contratos: 8 dicas certeiras para fazer

O que é um recibo?

Um recibo é um documento no qual uma pessoa declara que recebeu um valor de outra pessoa.

Em que casos deve-se fazer um recibo?

Sempre que a empresa realizar um pagamento a alguém, recomenda-se que faça um recibo e colha a assinatura da pessoa a quem o dinheiro foi entregue.

Esse pagamento pode ser a um eletricista por um conserto efetuado, a um advogado por um serviço jurídico prestado, a um fornecedor por uma mercadoria que você adquiriu, a um funcionário por recebimento de salário ou a Rock Content pelos cursos online de marketing digital.

Também pode ocorrer de algum dos clientes da sua empresa pedirem um recibo quando realizarem um pagamento a você ou a um funcionário seu.

Recibo é o mesmo que nota fiscal?

Não. A nota fiscal é um documento contábil oficial que comprova a prestação de um serviço, mas não necessariamente um pagamento.

Em alguns casos, notas fiscais acabam servindo como comprovantes de pagamento também, pois há empresas que só emitem ou entregam a nota fiscal após o serviço ser pago. Porém, são dois documentos diferentes.

Como fazer um recibo correto?

Existem modelos de recibos pré-confeccionados que podem ser encontrados em papelarias. Neles, basta preencher os campos em branco com os dados necessários.

Porém, fazer um recibo não é difícil! Você mesmo pode digitá-lo no computador e imprimir! Continue lendo e saiba como fazer um recibo!

1. Dê um título ao documento

Coloque um título no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.

2. Narre o recebimento

Agora você vai escrever como se fosse a própria pessoa que recebeu o dinheiro:

“Eu, __________ (insira o nome da pessoa que recebeu o pagamento), recebi de ___________ (nome da sua empresa ou da pessoa que realizou o pagamento) a importância de _________ (valor pago), pelos serviços de ___________________ (descreva o fato ou serviço que está sendo pago).”

Se houver outra informação sobre o pagamento que você julgar importante, é possível incluí-la também. Por exemplo: tratando-se de pagamento que está sendo feito de forma parcelada, pode-se especificar o número da parcela paga.

3. Tome cuidado com os valores

Por via das dúvidas, é sempre recomendável que após o valor numérico, seja escrito o valor por extenso — por exemplo, R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Segundo a legislação brasileira, em casos de divergência entre o valor numérico e o escrito por extenso, prevalece o escrito por extenso. Para evitar problemas advindos de erros de digitação, tome esse cuidado.

4. Deixe espaço para local, data e assinatura

Por fim, descreva a cidade e o estado em que o pagamento foi feito e adicione a data por extenso. Por exemplo: São Paulo/SP, 25 de junho de 2017.

Adicione uma linha com espaço que caiba uma rubrica e abaixo coloque o nome completo da pessoa que recebeu o pagamento, com seu CPF. Depois disso, peça a assinatura dela.

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como fazer um recibo, nada impede que, com o tempo, você possa criar modelos padronizados de recibo para a sua empresa. O importante é o conteúdo: um recibo deve sempre conter a identificação das partes (pagador e recebedor), do valor pago, do serviço, o local, a data e a assinatura de quem recebeu o pagamento.

Com o seu recibo em mãos, que tal aprender sobre contabilidade de custos para seu negócio?

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.