Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 17 de novembro de 2017. | Atualizado em 26 de fevereiro de 2019


As redes sociais são parte fundamental de toda estratégia de marketing digital. Um bom conteúdo permite chegar à persona facilmente, sem grandes complicações. Ainda mais se este conteúdo estiver em formato de vídeo. Por isso, é essencial saber como fazer um vídeo no Facebook!

O Facebook é um grande aliado das estratégias de Marketing Digital, permitindo que qualquer marca chegue até seu público de forma massiva. Não importa se são simples publicações ou anúncio pagos, cada um deles é responsável por levar a imagem da marca até os seus consumidores.

Pensando nisso, unir o potencial do Facebook com o poder de engajamento dos vídeos é quase como uma receita para o sucesso. Vejamos um pouco mais sobre sua importância e comece a considerar inseri-los na sua estratégia.

Importância dos vídeos numa estratégia de redes sociais

Uma das tendências que cresce cada vez mais nas redes sociais é o uso do vídeo. Além de transmitir melhor uma mensagem a probabilidade de viralização de um conteúdo audiovisual é muito maior.

Se ainda tem dúvidas, veja os 6 motivos pelos quais os vídeos são importantes em qualquer estratégia de marketing nas redes sociais.

1. Têm mais destaque

Em agosto de 2017 Facebook sinalizou que priorizaria conteúdos em vídeos a imagens no feed de notícias dos usuários da rede — isto porque esse tipo de conteúdo já vinha apresentando uma boa aceitação do público.

Outras redes sociais também dão prioridade aos vídeos. Portanto, se você aprecia a distribuição orgânica de seu conteúdo, invista no poder dos vídeos.

2. Geram mais engajamento

Está comprovado que os usuários das redes sociais gostam de vídeos, por isso, entregar ao público o que ele gosta, aproxima-o ainda mais da marca. E, como manda a lógica, quando publicamos um conteúdo que interessa ao público, a interação é consideravelmente maior, assim como o engajamento.

O vídeo tem a capacidade de ser mais pessoal do que um simples texto ou uma imagem. Por meio dele chegamos ao público por mais de um sentido, ampliando ainda mais essa ideia de aproximação.

3. Aumenta a autoridade da marca

Um vídeo feito pela sua marca com um especialista do setor transmite confiança e autoridade. Demonstrando que sua empresa realmente entende do assunto.

Além disso, o fato dos conteúdos em vídeo serem facilmente consumíveis, possibilita que esses conhecimentos cheguem a um grande número de pessoas de forma muito mais rápida.

4. Deixa seu conteúdo mais didático

Há temas que, para ficarem claros em textos, precisariam de muitas palavras escritas. Porém, um conteúdo em vídeo pode explicar este mesmo assunto em menos tempo e de forma muito mais didática, associando imagens a sons e facilitando o processo de entendimento.

5. Transmitem informações rapidamente

Você não precisa criar um vídeo extenso para transmitir uma informação. Os vídeos têm a capacidade de transmitir uma mensagem em só alguns segundos.

6. Trazem variedade às publicações

Quanto maior diversidade nas publicações, maior o dinamismo da sua página nas redes sociais. Não se limite a só um formato, diversifique.

Manual do uso de Vídeos no MKT ConteúdoPowered by Rock Convert

Como fazer um vídeo no Facebook?

Existem várias ferramentas que podem ajudar a fazer um vídeo com aquele aspecto profissional. Uma delas é a Lumen5, com ela, você pode criar vídeos online de forma simples e sem a necessidade de baixar nenhum programa.

Criando uma conta em Lumen5

Criar uma conta em Lumen5 é extremamente simples. E, apesar de ser em inglês, a plataforma é bem intuitiva.

Você só precisa clicar em “Sign up free” no canto superior direito e preencher com seus dados. Para criar a sua conta só precisa nome, email e senha.

Criando vídeos no Lumen5

Você pode criar seus vídeos a partir de um post ou a partir de um texto.

Se optar por criar um vídeo a partir de um post, coloque a URL do post escolhido, depois escolha o formato. Para publicar um vídeo no Facebook o formato ideal é paisagem (landscape).

Após esta escolha, surgirá uma página para você criar o seu conteúdo. Para isso, selecione os fragmentos do post que quer que apareçam no vídeo. 0

Você pode usar as imagens disponíveis na plataforma, e, se quiser procurar novas imagens, é só fazer a busca em inglês. Além disso, é possível subir as suas próprias imagens.

Você pode editar a letra, o tamanho, a posição do texto, as imagens, tudo.

Faça vídeos de 1 a 2 minutos no máximo, assim você poderá conseguir alcançar uma boa quantidade de visualizações.

Escolhendo a música

Antes de finalizar, escolha uma música. Para isso, você pode tanto usar as que estão disponíveis na biblioteca de áudio da ferramente, como subir alguma trilha do seu próprio computador.

Fique atento ao subir uma música que tenha direitos autorais, isso pode resultar na retirada do vídeo do aplicativo e até mesmo em uma punição do seu perfil.

Finalizando o vídeo

Feito tudo isso, você já poderá finalizar o seu vídeo. Antes de confirmar a finalização ainda é possível clicar em editar para continuar fazendo alterações.

Ao concluir o vídeo, leva alguns minutos para que a plataforma faça o processamento, mas assim que estiver finalizado, você receberá um email.

Como personalizar e publicar seus vídeos no Facebook?

Você recebeu o email informando que seu vídeo está pronto? Ótimo! Agora só precisa clicar nele para começar a compartilhar seu vídeo.

Publicar o vídeo no Facebook é a coisa mais fácil, basta clicar em Upload to Facebooke autorizar a ferramenta a fazer publicações. Depois disso, você só precisará colocar um título no vídeo e pronto.

Faça também um download do vídeo para utilizá-lo em outras plataformas.

Como você viu, pode ser bem fácil fazer um vídeo de qualidade com esta ferramenta. Aproveite bastante de suas funcionalidades para gerar mais engajamento com o seu público e incentivar os seus seguidores a interagirem mais com a sua marca.

Agora que você já está pronto para criar um vídeo profissional para sua estratégia em Facebook, o que acha então de fazer o curso de Gestão de Mídias Sociais da Universidade Rock Content e virar um expert no assunto?

universidade rock content

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *