Como fazer uma apresentação e capturar a atenção do público a partir do conteúdo

Criar apresentações e levá-las a um público pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Na hora de criar o visual e planejar o que falaremos, somos cercados por dúvidas como: será que está atraente? O público vai gostar? Eu terei segurança ao apresentar?

Provavelmente você já se perguntou isso, mas não se preocupe mais! Embora seja necessário atenção e trabalho duro, criar apresentações pode ser algo simples, desde que você tenha algumas chaves básicas em mente, tais como: entender o seu público e fazer da sua apresentação um conteúdo relevante.

Se você trabalhar com este par de conceitos, verá o poder comunicativo que terá diante do público e poderá transformar qualquer apresentação genérica em um espetáculo de encantamento de público.

Você quer aprender mais sobre isso? Neste artigo iremos guiá-lo através de três pontos fundamentais das apresentações: como prepará-la, como apresentá-la e o que fazer após a apresentação.

Vamos continuar!

O que é uma apresentação e como criar uma?

Uma apresentação é uma forma de comunicação que visa mostrar o conteúdo de um determinado tópico diante de um público.

Ao contrário de muitos outros métodos, como a escrita ou o audiovisual, a apresentação oferece informações para um público sob a forma de discursos, embora muitas vezes é acompanhada por ferramentas multimídia.

Em geral, uma apresentação é composta por 3 elementos básicos:

  • Um conteúdo relevante;
  • Um bom design;
  • Uma excelente oratória.

Esses três elementos juntos tem o objetivo de despertar a atenção do público, gerar memória e convidar o público a realizar uma ação que você deseja.

No entanto, as apresentações nem sempre atingem esse objetivo, pois geralmente focamos no design e na oratória e esquecemos o poder do conteúdo relevante.

Parece estranho dizer isso, porque o conteúdo é, no final das contas, a principal peça de qualquer apresentação.

Mas, muitas vezes, nos preocupamos mais em acreditar que o público presta mais atenção ao falante ou ao impacto visual, quando é o conteúdo que carrega a mensagem pretendida.

Você está se perguntando como tratar esse conteúdo para que ele tenha destaque nas apresentações? Então continue lendo!

Como preparar uma apresentação com conteúdo?

Não existe uma fórmula única para criar apresentações com conteúdo. No entanto, vamos desenvolver dois pontos principais que lhe darão a luz para criar seu próprio caminho:

  1. Entenda o que é um conteúdo;
  2. Saiba o que é um conteúdo de qualidade.

Vamos a eles:

O que é um conteúdo e por que fazer a apresentação?

Falando de apresentações, um conteúdo deve ser entendido como um presente que damos às pessoas para obter informações práticas sobre um determinado tópico.

Este conteúdo é baseado no desenvolvimento de um contexto que o público entende ou deseja conhecer.

Também chamamos este processo de personalização do conteúdo, e é o que, em última análise, nos permite transmitir uma mensagem que apaixona e é útil na resolução de dúvidas do público.

É inútil criar apresentações bonitas e cheias de detalhes se o conteúdo entregue não for atual ou de interesse do público que o recebe.

Por outro lado, embora sirva para reforçar o ponto anterior, uma apresentação não deve ser baseada em você, na sua empresa ou na sua marca, mas sim nos problemas que o público possui e as soluções que propõe para um problema determinado.

Mas é importante saber que isso não isenta você de usar sua marca ou seu próprio nome para exemplificar. Mas você entende a diferença disso, não é mesmo?

Quando você põe de lado seu desejo de mostrar seus projetos ou idéias e dá importância visível à necessidade do público e cria um material que faça você se sentir identificado, você criou uma apresentação com conteúdo.

Aspectos técnicos: como fazer conteúdo de qualidade

O que é qualidade para você?

Com certeza sua resposta é diferente da minha. É aí que os problemas começam. Você não pode ter como certo que o que você entende por qualidade é o mesmo que seu público entende.

Mas então, como fazer conteúdo de qualidade se para todos ela é diferente?

É simples! Uma apresentação de qualidade é aquela que, ao fim, o público sente que você resolveu suas dúvidas e problemas.

Muito bom, mas isso foi o que falamos no ponto anterior, não há novidades. Mas aqui a abordagem deve ser diferente: como saber das dúvidas e problemas que o público tem em relação ao assunto que quero apresentar?

Vamos ver os pontos abaixo:

Conheça seu público

Seu público é a alma da sua apresentação. É a partir dele que você decidirá sobre o que falar, e o mais importante ainda, como você fará isso.

Esta é a base de qualquer criação de conteúdo, independentemente do formato.

Se você não conhece sua persona, produzir algo verdadeiramente cativante e valioso será uma tarefa impossível, e o resultado pode ser desastroso.

Portanto, em primeiro lugar, faça o exercício para responder a estas perguntas:

  • Quais problemas e necessidades minha persona tem em relação ao tema?
  • Qual é a sua visão do mundo e suas expectativas em relação ao assunto?
  • Por que minha apresentação é útil para ela?
  • Que solução posso oferecer através da minha apresentação?

Guia para criação de personas

Planeje o conteúdo antes de criar os slides

Uma vez que as perguntas são respondidas com honestidade, passamos para a própria criação da apresentação.

Para isso, você pode partir da premissa: Toda apresentação é uma história e, como qualquer história, ela deve ter um começo, um meio e um fim.

Se você não tem isso em mente, ou melhor, no papel, organizar sua apresentação se tornará muito mais difícil do que deveria ser.

Portanto, invista seu tempo planejando uma boa história antes de começar, assim, você verá que a construção dos slides é apenas uma conseqüência quando o conteúdo já está pronto no papel e na sua cabeça.

O que nos leva ao próximo tópico…

Conte uma boa história com bom conteúdo

Sua história deve fazer o público querer saber mais e mais sobre o assunto, e deixá-los ansiosos para que você vá para o próximo slide.

Para conseguir isso, o conteúdo de sua história deve conectar as idéias para que elas façam sentido na cronologia.

Uma boa maneira de fazer isso é usar cada slide como um ponto na linha do tempo, o que facilita o acompanhamento da sua apresentação.

Encontre a mensagem central

A mensagem central é, em suma, o que você quer transmitir ao público em poucas palavras, a partir do problema que eles querem ver resolvido.

Pense em uma frase objetiva que é o ponto central de sua apresentação e coloque-a tanto em seus slides, como também em seu discurso.

Resuma sua apresentação em uma frase. Não é uma tarefa fácil, então você deve investir algum tempo nisso.

Estabelecer sua frase será útil ao fechar sua apresentação e deixar a mensagem clara, forte e evidente para público.

Use imagens de alta qualidade

As imagens também fazem parte do conteúdo, elas ajudam a reforçar ainda mais a mensagem que você quer transmitir, provocando sensações, despertando emoções e criando conexão com o público.

Portanto, adicione imagens de alta qualidade que realmente impressionam o público.

Na internet você pode encontrar dezenas de bancos de imagens com fotos, vetores, gifs e outros formatos incríveis para criar apresentações inesquecíveis.

Apenas tenha em mente o seguinte: Não use imagens por usar. Se as imagens forem de acordo com o tema e ajudam a aproximar a solução do problema do seu público, use-as!

Escolha bem a tipografia

Esqueça as fontes tradicionais. Ao escrever seu conteúdo, use fontes que despertam emoção no público.

Você pode não acreditar, mas escolher mal um tipo de letra afeta seriamente sua apresentação, fazendo com que o público se distraia e até perca o interesse pelo que você tem a dizer.

Tente usar uma mesma fontes de formas diferentes, que dão um aspecto único ao seu conteúdo. Você também pode, por exemplo, alternar tamanhos de fonte para enfatizar alguma palavra-chave.

Mas tenha cuidado, não transforme sua apresentação em um carnaval. Mantenha o bom senso, use no máximo duas fontes para sua apresentação; caso contrário, sua mensagem parecerá uma verdadeira sopa de letrinhas.

Adicione uma chamada à ação

O uso de um CTA, o call to action em inglês, é fundamental, principalmente se as pessoas têm ou terão acesso à sua apresentação na Internet, por exemplo.

O CTA pode ajudá-lo a manter o diálogo mesmo após o término da apresentação.

Nele, você pode pedir ao público para visitar um site, blog ou publicação específica sobre o assunto, ou compartilhar a apresentação nas redes sociais.

Guia Prático para Divulgação de Conteúdos

Não esqueça de conferir todo o texto

Revise, analise e revise, esse é o segredo. Uma apresentação — assim como qualquer outro conteúdo — não deve ter erros.

Erros no texto podem fazer com que você perca credibilidade e autoridade no assunto ou até confundir o público sobre o significado do que você escreveu.

Preocupe-se em revisar o máximo possível para manter sua apresentação impecável.

Como apresentar seu conteúdo para uma audiência?

Uma vez que sua apresentação é preparada tendo em mente todos os pontos anteriores, chegou a hora de enfrentar outra situação: apresente seu conteúdo diante de um público.

Esse é medo da grande maioria. Mas não se preocupe! Vamos ver juntos abaixo, algumas dicas que irão ajudá-lo na apresentação.

Como começar a falar

Você é por acaso uma pessoa que tem medo de ficar na frente de uma plateia? Ou, independente da capacidade de entrar em contato com as pessoas, você ainda sente um pouco de medo antes de se apresentar?

O primeiro conselho para ambos é: não tenha medo. Se você preparou sua apresentação conscientemente e estava preocupado em entender o público antes de criar seu conteúdo, você já tem mais de meio do caminho andado, o resto é baseado na prática:

  • Fique diante de um espelho e pratique seu discurso;
  • Peça a alguém para ouvir o seu discurso antes de subir ao palco;
  • Tente chegar cedo. Isso ajudará você a se sentir confiante com o espaço;
  • Quando você estiver na frente do público e ainda tiver nervoso, seja honesto, o público entenderá você e criará empatia com você. Você vai ver como, depois de alguns minutos, você está tomando confiança;
  • Durante o seu discurso, não tenha medo de levar alguns segundos para pensar antes de expor o próximo ponto.

Vamos ver outras dicas agora quando você está no ringue:

6 dicas para apresentações de sucesso

1. Manter contato visual

Olhar nos olhos transmite confiança, além de ser uma excelente maneira de persuadir.

2. Revele sua personalidade

Não deixe que os nervos façam você esconder sua verdadeira personalidade.

Você é extrovertido, engraçado, quieto, ou mais técnico? Vá em frente, seja você mesmo!

3. Evite ler

Se você é daqueles acostumado a ler o que está na apresentação, tente evitar ao máximo essa prática para não perder o contato com seu público e parecer inseguro sobre o que diz.

É por isso que recomendamos o uso de imagens e palavras-chave destacadas no design da sua apresentação.

As apresentações são ferramentas complementares, mas o tema é dominado por você!

4. Use suas mãos

Se você acompanhar sua apresentação com os gestos correspondentes, tornará o discurso mais natural.

5. Concentre-se no importante

Às vezes começamos a conversar e acabamos perdendo totalmente o curso da história, certo? Isso não pode acontecer em uma apresentação.

Se você quer que o público se lembre da sua mensagem, mantenha a essência do assunto.

6. Pratique e pratique mais

Repita o seu discurso quantas vezes for necessário em voz alta. Desta forma, você internaliza o discurso e evitará erros.

Além disso, você ficará mais confiante e seu público perceberá.

Terminou a apresentação, o que fazer com ela depois?

Sua apresentação atendeu às expectativas e foi um sucesso. Certamente o público vai querer seus contatos e a sua própria apresentação!

Há algo que muitos de nós esquecemos é que a apresentação funciona também como ferramenta de aprendizado contínuo e deve funcionar mesmo sem que estejamos presentes.

Mas espere, vamos um pouco mais devagar e retomar certos conceitos.

Quando falamos em apresentação como conteúdo, é impossível não pensar na Internet. Isso porque, quantos usuários pesquisam no Google todos os dias para obter informações?

É exatamente aqui que o conteúdo se torna uma oportunidade para cruzar fronteiras, alcançar novos públicos interessados ​​e se tornar uma autoridade no assunto.

Para otimizar sua apresentação, você pode seguir o seguinte conselho:

Invista em SEO

O SEO, Search Engine Optimization, que significa: otimização para motores de busca, é um conjunto de técnicas de otimização para alcançar as principais posições entre os resultados do Google.

Embora não seja o nosso tema principal neste artigo, vamos deixar para você o convite para ler mais sobre isso.

O que vamos te dizer é que: sempre tente enviar suas apresentações para a internet, usando ferramentas específicas. O SlideShare pode ajudá-lo com isso.

E para um bom resultado SEO, apesar de básico, tente sempre usar palavras-chave ao longo de sua apresentação.

Você identifica a palavra-chave perguntando qual é o tema principal de sua apresentação. Da mesma forma, tente usar a palavra-chave não apenas nos textos, mas também em alguns títulos.

Assim que sua otimização básica estiver pronta, distribua sua apresentação nas redes sociais.

Aprenda tudo sobre SEO

Conclusão

Ao longo deste artigo, aprendemos a preparar uma apresentação, apresentá-la e o valor da divulgação para se tornar uma autoridade.

Por outro lado, e ainda mais importante que isso, estabelecemos a premissa fundamental das apresentações: torná-las um conteúdo.

Com o conteúdo, não importa se a apresentação é longa ou curta; o que importa é se ela tem qualidade e responde à intenção do seu público.

Da mesma forma, dedique tempo a sua história, conte da melhor maneira sempre levando em conta o perfil do seu público e invista nas práticas que mostramos aqui para criar seu conteúdo. Temos certeza de que você terá excelentes resultados.

Esperamos que o artigo tenha sido útil para você, caso queria aprender ainda mais para se tornar um especialista no assunto, não deixe de conferir o nosso kit de super apresentações!

super apresentações

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo