Saiba agora como funciona o tráfego pago em agências

O tráfego pago é a metodologia de investir em plataformas e sites que mostram o conteúdo de forma destacada para os usuários. Entre as vantagens dessa estratégia estão a visibilidade rápida e a divulgação pontual.

como funciona o tráfego pago

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Toda agência deseja crescer e se tornar mais conhecida no mercado. Existem diversas formas de alcançar esse objetivo, e entender como funciona o tráfego pago é uma alternativa interessante. Por meio de um brainstorming, a empresa é capaz de definir quais estratégias podem ser utilizadas.

Aumentar o tráfego é uma tarefa que exige planejamento e comprometimento com a produção de conteúdo. Além disso, os links pagos também potencializam o alcance das publicações e atingem um público segmentado, ou seja, usuários mais interessados no que está sendo oferecido.

Neste artigo explicamos como funciona o tráfego pago e algumas vantagens que ele oferece. Além disso, confira quais sãos as alternativas mais comuns utilizadas. Acompanhe a leitura!

O que é o tráfego pago?

O tráfego pago é a metodologia de investir em plataformas e sites que mostram seu conteúdo com destaque para os usuários. Ele possibilita que os visitantes cheguem até um site, uma loja ou página por meio de anúncios publicitários. Esse tipo de tráfego é diferente do orgânico porque depende do investimento para gerar resultados.

No tráfego orgânico, os investimentos não são físicos, sendo necessário ter habilidade para produzir conteúdos, adotar técnicas de SEO, entre outros aspectos. O tráfego pago só acontece com o investimento de dinheiro.

As duas alternativas são importantes nas estratégias de marketing de uma agência de comunicação. É interessante notar que os resultados da estratégia paga são mais rápidos e instantâneos, enquanto na orgânica o processo é contínuo e gera um retorno duradouro.

Para aproveitar mais cada uma das modalidades, é fundamental investir no planejamento de mídia e definir quais são os objetivos com a publicidade. Em alguns momentos, a necessidade de um retorno rápido exige a utilização do tráfego pago. Enquanto isso, toda estratégia de conteúdo orgânico deve permanecer em construção.

Quais são as vantagens de utilizar essa alternativa?

Algumas empresas não sabem se vale a pena investir em tráfego pago, pois acreditam que o orgânico já é suficiente. A modalidade paga apresenta algumas vantagens relevantes para o negócio. Confira as principais!

Proporciona visibilidade rápida

O investimento em anúncios pagos aumenta a visibilidade do negócio rapidamente, melhorando o reconhecimento de marca. Depois do primeiro impacto, é possível trabalhar o público que já foi alcançado com essas campanhas e transformá-lo em clientes.

Contribui na divulgação de ações específicas

Talvez você não tenha verba para investir constantemente em links pagos, mas é possível fazê-lo de forma pontual. As divulgações específicas são uma oportunidade interessante e geram um bom retorno. Alguns momentos interessantes são o lançamento de um novo produto, uma promoção diferenciada, campanhas de Natal, entre outras possibilidades.

Melhora a taxa de conversão

A utilização de links pagos também ajuda a melhorar a taxa de conversão, impactando leads que estão na última fase do funil de vendas. Quando determinado usuário faz uma pesquisa específica na internet, ele já detectou sua necessidade e está procurando uma solução.

Se a escolha dos termos e das palavras-chave for correta, você consegue ampliar as conversões, entregando o conteúdo e a solução certa no momento ideal.

Quais são as fontes de tráfego pago mais utilizadas?

Existem diversas plataformas e sites que disponibilizam opções para anúncios nos diferentes meios de comunicação que a internet oferece. O ideal é analisar a finalidade de cada um e identificar quais atendem melhor às suas necessidades. Veja os principais a seguir!

Google Ads

O Google Ads é uma das ferramentas mais utilizadas. Nela, os anúncios aparecem nos mecanismos de busca do Google e demais parceiros. Uma das vantagens dessa opção, é a possibilidade de segmentar o público que vai ser atingido. Desse modo, é possível definir a localidade, o gênero, a faixa etária, entre outros quesitos.

Além disso, a ferramenta permite a realização de testes A/B para avaliar quais métodos de publicidade são mais apropriados e efetivos para a sua estratégia.

YouTube Ads

Na área de vídeos, o YouTube Ads é uma das melhores opções. Os conteúdos em vídeo são grande parte do tráfego online e uma boa estratégia para a captação de clientes.

Desse modo, é possível criar e veicular anúncios dentro do YouTube, mais precisamente, nos próprios vídeos ou como sugestão. Essa é a melhor opção se o seu negócio aposta nesse tipo de conteúdo, pois a eficiência da ferramenta colabora com o crescimento do seu empreendimento.

Facebook Ads

Nessa ferramenta é possível criar anúncios em diferentes tipos de mídia, como fotos, textos e vídeos, que vão ser veiculados dentro da rede social. Essa plataforma também é utilizada juntamente ao Google Ads, pois atinge um público diferente.

Outra vantagem está nas diversas opções de segmentação oferecidas, sendo possível definir a exibição dos anúncios com base em interesses, gênero, idade, status de relacionamento e profissão.

Instagram Ads

O Instagram Ads é semelhante ao Facebook Ads. Nessa ferramenta, é possível realizar anúncios dentro da rede social em diversas formas, como vídeos, no feed ou até mesmo nas histórias.

Ele é ideal para quem tem um público um pouco mais jovem, pois esse é o perfil da maioria dos usuários da rede.

Taboola

O Taboola é uma alternativa, sendo que a fonte de tráfego dele vem dos usuários de grandes portais de notícias do Brasil. A plataforma possibilita a criação de campanhas que são exibidas em sites com alto volume de acessos, em forma de sugestão de conteúdo.

Desse modo, quando o usuário acessa um desses portais para ler uma notícia sobre determinada área, ele vê outros conteúdos relativos àquele assunto como sugestão de leitura. Isso é muito vantajoso para as empresas que estão anunciando, pois os conteúdos estão sempre relacionados ao tema que os usuários estão buscando.

Conseguiu entender como funciona o tráfego pago e como ele é utilizado pelas agências? Essa é uma alternativa que complementa as estratégias de marketing de conteúdo, contribui para aumentar a visibilidade e o alcance, e gera ainda mais competitividade. O planejamento desse investimento é fundamental para que ele traga os resultados esperados, possibilitando o crescimento do negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para ler outro artigo nosso que traz 5 estratégias de como sair na frente e vencer a concorrência!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.