Por Daniel Moraes

Redator Freelancer na Rock Content

Publicado em 14 de outubro de 2019. | Atualizado em 13 de março de 2020


Criar um blog virou moda, mas a maioria das pessoas ainda não sabe o que fazer para transformar esse canal em uma fonte de receita. Neste artigo, você vai ver 11 passos essenciais de como ganhar dinheiro com blog.

Ganhar dinheiro com blog já foi visto como algo quase impossível, uma lenda urbana. Mas os tempos mudaram! O mercado digital evoluiu, e ganhar dinheiro com a internet se tornou uma coisa natural.

A grande pergunta agora é outra: como criar um blog e ganhar dinheiro com ele? O caminho para o sucesso continua sendo um mistério para muitos, já que existem inúmeras promessas falsas e pouca gente mostrando resultados reais.

Neste artigo, você vai aprender o que é preciso fazer para ganhar dinheiro com blog do jeito certo! Confira:

Quais as 5 formas de ganhar dinheiro com blog

É fácil se animar com a possibilidade de monetizar o seu blog. Porém, existe um abismo de diferença entre desejar e concretizar esse objetivo. 

O primeiro passo é simples: vamos identificar juntos algumas maneiras pelas quais é possível ganhar dinheiro com blogs. A partir daí você vai ter muito mais facilidade em escolher um caminho e segui-lo com o foco necessário.

Existem, no mínimo, 5 boas maneiras de transformar seu blog em uma fonte de receita recorrente para o seu negócio. Conheça todas elas a seguir!

1. Divulgar uma marca

A primeira opção para ganhar dinheiro com blog é usá-lo para divulgar uma marca ou um produto específico. Esse é o cenário em que se enquadra qualquer blog corporativo, como este que você está lendo.

O foco do blog corporativo é criar valor para clientes em potencial que vão encontrar o conteúdo da marca na internet. Ao ajudar essas pessoas de forma real, a chance de criar um relacionamento com elas e convertê-las em compradoras é muito maior.

É por isso que boa parte das empresas que têm presença digital hoje se preocupam em manter blogs atualizados.

2. Vender produtos digitais

A segunda opção, também muito utilizada, é a venda de produtos digitais, conhecidos como infoprodutos.

Nesse caso, o blog gera valor para os visitantes dentro de um tópico ou nicho de mercado específico, mas não é necessariamente voltado para promover uma marca. Ele pode vender tanto produtos próprios quanto usar programas de afiliados para divulgar itens de outras pessoas e marcas. 

Além disso, muitas empresas têm unido o melhor dos dois mundos: criam blogs específicos para fortalecer suas marcas, mas também apresentam infoprodutos que se relacionam com sua proposta de valor.

Por exemplo, uma loja de instrumentos musicais poderia criar um blog para ensinar música aos clientes em potencial com o objetivo de aumentar as vendas online de instrumentos e equipamentos.

Mas o dono da loja percebe a oportunidade e cria também um curso online de violão. O produto digital tem a ver com o físico, e ambos podem ser promovidos no blog.

3. Conteúdo por assinatura

Alguns blogs apostam na produção de conteúdo Premium, ou seja, materiais mais atrativos e profundos, que só ficam disponíveis para assinantes.

Essa é mais uma opção de produto digital que pode ser criado para complementar a estratégia de um blog corporativo, mesmo que também venda produtos físicos.

Seguindo o exemplo anterior, da loja de instrumentos, o produto digital complementar poderia ser uma área de membros por assinatura, em vez de um curso online.

Nesse caso, o mais comum é oferecer ao menos parte do conteúdo gratuitamente, para atrair visitantes e, mais tarde, convencê-los a assinar a versão paga.

4. Branded Content

Outra opção de renda é por meio do Branded Content, ou seja, conteúdo de qualidade, mas voltado para promover uma marca direta ou indiretamente.

Nesse modelo de monetização, as empresas pagam para que o conteúdo seja publicado em nome delas, e isso pode ser feito de duas formas.

A primeira é usando publieditorial, ou seja, posts feitos para divulgar diretamente um produto ou evento. Normalmente, é a própria marca que produz o conteúdo.

Em outros casos, o blog faz a produção do conteúdo. A única diferença é que esse material é publicado apenas com o apoio ou patrocínio da marca anunciante.

5. Marketing pessoal

Outra forma de conseguir ganhar dinheiro com blog é usando-o como ferramenta de marketing pessoal. Isso pode resultar numa série de benefícios que, por fim, levam a um aumento na receita.

Esses benefícios incluem:

  • ofertas de emprego: muitas empresas convidam profissionais talentosos por observar seu trabalho em um blog;
  • convites para palestras: quem é considerado como referência inevitavelmente se torna alvo de convites para palestras naquele segmento;
  • pedidos de consultoria: assim como no caso das palestras, diversos blogueiros passam a prestar consultoria a pedido de empresas interessadas em seu conhecimento.

Como ganhar (muito) dinheiro com um blog: 3 exemplos reais

Nada melhor do que acompanhar casos de sucesso para aprender, na prática, com quem alcançou o objetivo que você deseja conquistar. 

Vale a pena destacar ao menos 3, mas pode ter certeza de que estes são apenas uma fração dos inúmeros exemplos de blogs bem-sucedidos nos quais você pode se inspirar.

1. Groove

A história do Groove, um software online de suporte ao cliente, é emocionante! 

A empresa caminhava rumo à falência, concorria contra gigantes, como a Zendesk, e não sabia o que fazer para reverter a situação. A solução estava no blog, até então abandonado e usado sem qualquer estratégia. 

Depois de uma renovação radical no conteúdo e no design, nasceu um desafio inovador que documentaria a jornada da empresa até os 100 mil dólares de receita anual.

O blog se tornou o principal canal de aquisição de clientes da companhia, que passou muito além dos 100 mil e chegou aos 10 milhões de receita anual. 

2. Neil Patel

Você já ouviu falar do Neil Patel por aqui, e não foi à toa. Ele já ganhava muito dinheiro com blogs quando isso ainda era considerado um mito pela maioria dos brasileiros.

Mas não é só isso que faz dele uma das principais referências no assunto, e sim o fato de seus negócios serem sempre baseados na produção de conteúdo. 

É verdade que hoje ele dispõe de verbas milionárias para publicidade. Mas suas campanhas de links patrocinados e campanhas de marketing viral são todas em torno de conteúdo.

Além de criar e alavancar vários negócios próprios por meio de blogs, Neil Patel também usou esse canal para construir uma marca pessoal internacional. 

Ele já ajudou empresas como Google e até recebeu prêmios do presidente dos EUA. Hoje, ele tem até uma agência de marketing aqui no Brasil! Tudo isso graças ao trabalho fantástico em seus inúmeros blogs.

3. Rock Content

É claro que a Rock Content não poderia ficar de fora dessa. Afinal, como você já sabe, nós somos a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina!

A Rock ajuda mais de 2 mil clientes a aumentar bastante seu faturamento com estratégias que têm o blog como um dos principais pilares. Mas acima de tudo, o que coloca a Rock nessa lista é o fato de que crescemos ano após ano usando as mesmas técnicas que apresentamos aos nossos clientes!

Apenas um post do blog chegou a gerar 2 milhões de reais em receita em 3 anos, e por conta do nosso conteúdo fomos capazes de evoluir até chegar em aquisições importantes, como da ScribbleLive.

Ou seja, pode acreditar quando nós dizemos que é possível ganhar muito dinheiro e construir uma empresa mais sólida por meio de um blog.

O que é preciso para tornar um blog rentável?

Já vimos vários modelos de monetização atrativos para ganhar dinheiro com blog, e exemplos reais desses modelos em ação. Mas o que diferencia os blogs que rendem milhões dos que não trazem receita alguma?

Aqui se encaixa aquela velha máxima popular: se fosse fácil, todo mundo faria.

Por isso, veja 2 qualidades fundamentais para qualquer empreendedor que leva a sério a meta de ter um blog rentável.

1. Paciência

É muito importante ter paciência, pois Marketing de Conteúdo é uma estratégia de longo prazo.

Não adianta publicar alguns artigos interessantes e esperar que comece a chover dinheiro a partir disso. Leva um tempo até que o seu conteúdo comece a aparecer nas pesquisas do Google, seus perfis nas redes sociais ganhem popularidade e sua empresa seja considerada autoridade pelo público.

Há formas de acelerar esse processo, mas ainda assim vai ser necessário construir a sua casa online, tijolo por tijolo.

Kit Marketing nas Redes SociaisPowered by Rock Convert

2. Planejamento

Já que falamos sobre construção, pense no seguinte: uma bela casa começa com um projeto bem-feito, seguindo com o uso adequado do espaço disponível e as leis vigentes.

Da mesma forma, um blog de sucesso começa com um planejamento sólido do que precisa ser feito e segue as melhores técnicas do mercado.

E o que significa isso, na prática? Em uma lista resumida, seu planejamento precisa incluir:

  • frequência de publicações: a regularidade é essencial para construir audiência e autoridade. Assim, não importa se vai publicar um post por dia ou por semana, isso precisa ser definido no planejamento e seguido à risca depois;
  • linha editorial: sobre quais temas você vai falar? Qual será o tamanho médio dos posts? Quais formatos usar? Com que tom de voz abordar os assuntos? Tudo isso serve para definir a personalidade do seu conteúdo;
  • design: o design do blog tem impacto direto no relacionamento com o público e pode ajudar ou atrapalhar seus resultados. Também é parte fundamental do processo;
  • sistema CMS: a tecnologia por trás do blog também é assunto para considerar no planejamento. A escolha de um bom CMS pode fazer toda a diferença no seu progresso comercial.

Como ganhar dinheiro com blog: 11 passos que podem mudar a sua vida

Como já ficou bem claro, ter uma página na web é bem diferente de ter um blog rentável. Essa é uma missão que nem todos conseguem cumprir, e parte do motivo é a falta de definição de direcionamentos concretos. Como assim?

São tantas tarefas, pequenas ou grandes, que é muito fácil se perder, especialmente quem não está acostumado com blogs, produção de conteúdo e redes sociais.

Por isso, veja agora o passo a passo que pode mudar a sua empresa (e a sua vida) a partir da criação de um blog de sucesso.

1. Prepare-se mentalmente

Antes de qualquer outra coisa, você e sua equipe vão precisar se preparar psicologicamente para o desafio à frente.

Trata-se de uma missão impossível? De forma alguma. Mas quem pensa que um blog é sucesso automático já começa condenado ao fracasso. Entenda que vocês vão precisar dispor de tempo, energia e recursos financeiros para fazer o projeto funcionar.

O blog é uma das melhores ferramentas de marketing e vendas que existe atualmente, mas envolve trabalho inteligente e paciência.

Em outras palavras, não crie um blog só por criar, não pule etapas (inclusive esta), nem procure atalhos. O trabalho vai valer a pena!

2. Escolha o nicho do blog

Agora, é hora de escolher o nicho de mercado para o qual vai produzir conteúdo. Ao fazer isso, você vai encontrar o assunto central do blog. É importante que seja algo que:

  • você domine bem ou tenha interesse suficiente para pesquisar a fundo;
  • atraia o interesse de muitas pessoas — um blog sobre a diferença entre grego e latim não terá um potencial de público muito alto;
  • se relacione com o que seus clientes em potencial querem e precisam consumir em termos de conteúdo.

3. Defina seu modelo de negócio

Consegue se lembrar das opções que mostramos acima para monetizar seu blog? Agora é a etapa em que você vai escolher uma (ou mais) delas para colocar em prática.

Não deixe para decidir isso depois, já que essa escolha pode afetar a forma como o blog será criado e mantido ao longo do tempo.

Além disso, ter o propósito comercial claro desde o início vai impedir você e seu time de encararem o projeto como algo sem valor.

4. Estabeleça metas claras

A definição de metas de negócio também é fundamental para que o blog saia do papel já com um propósito. Mas que tipo de metas estamos falando?

Planeje quanto pretende alcançar em termos de tráfego, seguidores e assinantes para a sua newsletter e fixe prazos realistas para isso.

Quanto mais bem definidas estiverem suas metas, mais fácil será trabalhar com a dedicação necessária para atingi-las.

OKR: Metas que Conectam Estratégia com OperaçãoPowered by Rock Convert

5. Faça um planejamento de conteúdo sólido

O seu planejamento de conteúdo deve levar em conta a linha editorial que citamos acima. É com base nela que você vai definir o que produzir e com qual frequência.

Se planejou criar artigos longos uma vez por dia, vai precisar de profissionais capacitados para cuidar da criação das pautas, pesquisa de temas e palavras-chave, redação e revisão.

Considere a possibilidade de terceirizar essa parte do serviço para poupar tempo e dinheiro no processo de produção e distribuição dos conteúdos.

6. Crie seu blog

Veja quanto trabalho está envolvido em ganhar dinheiro com blog: criar sua página na web é apenas o quinto passo do nosso guia!

Mas por que não criar o blog primeiro e dar os passos já vistos depois? Você pode fazer isso sem problemas, mas criar uma página antes de ter tudo planejado pode ser uma armadilha.

Afinal, é nesse momento que você precisa escolher o layout, a plataforma, contratar domínio e hospedagem, além de tomar uma série de decisões técnicas e operacionais.

Fazer isso sem ter uma ideia clara do que o blog vai ser pode levar a decisões erradas. Da forma que sugerimos aqui acontece o contrário: você será mais preciso, uma vez que saberá que tipo de design, plataforma e estrutura quer usar.

7. Estruture seu sistema de distribuição de conteúdo

De que adianta ter o blog mais incrível do mundo se ninguém souber que ele existe? É por isso que criar e manter o blog é só parte da estratégia. 

O segredo dos campeões está em dominar a arte de distribuir conteúdo para o maior número possível de pessoas qualificadas. 

Em outras palavras, você precisa saber exatamente como colocar o seu conteúdo na frente de muitas pessoas. Mas não quaisquer pessoas, e sim as que teriam reais motivos para consumir seu conteúdo.

Esse sistema de distribuição de conteúdo pode incluir:

  • redes sociais, tanto de forma orgânica quanto por meio de anúncios pagos;
  • parcerias com outros profissionais e empresas de valor estratégico;
  • marketing de guerrilha;
  • email marketing;
  • entre outros meios.

8. Prepare seus canais e ferramentas de conversão

Distribuir conteúdo é a parte que vai atrair visitantes para o seu blog, mas ainda é preciso fazer com que essas pessoas se tornem seus clientes. E é aí que entram os canais e ferramentas de conversão.

De que canais e ferramentas estamos falando? Alguns a que você deve ficar atento são:

  • email marketing: além de servir para distribuir conteúdo, também é perfeito para enviar ofertas aos assinantes mais preparados para comprar;
  • landing pages: chamadas também de páginas de conversão, elas são feitas para convencer os visitantes a aceitar uma oferta, como pedir para assinar uma newsletter ou, futuramente, marcar uma reunião de vendas;
  • automação de marketing: nutrir o interesse dos assinantes de forma automatizada e personalizada é a melhor forma de gerar vendas.

9. Produza conteúdos que gerem resultado

Agora chegou a hora da verdade. Você já se planejou bem e tem tudo que precisa para dar o pontapé inicial no seu blog. Só falta começar a produzir o conteúdo.

Mas é sempre importante destacar que um blog só faz sucesso se souber o que funciona bem com o público que deseja impactar. Isso se aplica tanto em termos de formato (artigo escrito, vídeo, slides etc.), quanto de tamanho, frequência e assuntos abordados.

Nunca deixe de testar o que funciona, observe quais conteúdos apresentam melhor engajamento e continue a oferecer o que seus leitores desejam.

Enquanto estiver no início e não tiver com o que comparar, siga o que foi planejado e produza os melhores conteúdos que puder.

Por fim, crie conteúdos que solucionem dores reais do seu público, não que vão satisfazer seu próprio ego ou parecer interessantes para a sua equipe.

10. Crie um relacionamento com sua audiência

Criar um relacionamento com a sua audiência é o segredo definitivo para ganhar dinheiro com blog. Todos os exemplos de sucesso que listamos aqui têm isso em comum, e você com certeza vai encontrar muitos outros se procurar.

Isso acontece tanto pelo conteúdo de qualidade, que ajuda as pessoas, quanto pela interação de forma sincera e amigável nas redes sociais, por email e nas seções de comentários de cada artigo.

Trate seus leitores como seus amigos, e eles logo retribuirão o gesto.

11. Mensure tudo e faça mudanças pontuais

Por último, saiba que a sua estratégia nunca pode parar. Seu blog precisa continuar se adaptando e encontrando formas de evoluir junto com o mercado.

O público precisa ser engajado constantemente, e o conteúdo deve ser melhor a cada dia. Como conseguir tudo isso? Medindo seus resultados.

Escolha métricas e indicadores de desempenho que lhe permitam encontrar o que há de errado e aprimorar o que já funciona. Isso será fundamental para te ajudar a fazer mudanças pontuais e sempre melhorar seu blog.

Mas agora que sabe exatamente como ganhar dinheiro com blog, só precisa seguir os passos mostrados aqui. É verdade que o trabalho vai ser grande, mas o resultado compensa, e muito!

Agora que você já sabe quais são as melhores técnicas, que tal criar um blog de sucesso para a sua empresa? Conheça o curso de Blogs Corporativos da Rock University e coloque em prática tudo o que aprendeu!

guia definitivo do blog corporativo

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *