Por Daniel Moraes
Redator Freelancer na Rock Content
Publicado em 30 de julho de 2017. | Atualizado em 3 de abril de 2019
Ganhar dinheiro com blog exige paciência, planejamento e dinamismo. São necessários dar alguns passos para que sua página se torne um negócio rentável.
Ganhar dinheiro apenas mantendo um blog virou quase uma lenda urbana do mundo moderno: enquanto muitos juram que é verdade, a maioria das pessoas ainda parece duvidar que é possível viver de blog.
E há pelo menos dois motivos para essa descrença: a grande quantidade de falsas informações (e promessas) sobre o assunto e a ideia de que isso é bom demais para ser verdade.
Afinal, trabalhar com o que gosta, em horários flexíveis, ganhar bem e ser encarado como autoridade no mercado parece mesmo um sonho.
Mas basta olhar a questão de um ponto de vista objetivo e deixar os mitos que a cercam de lado e você vai perceber que não tem nenhum motivo para desconfiar da ideia.
Por isso, se você quer saber como ganhar dinheiro com blog, veio ao lugar certo. Este guia vai mostrar tudo que você precisa para conseguir exatamente isso!
Neste post você vai ver:
Na introdução deste post, citei dois motivos principais que levam a maioria das pessoas a desconfiar da legitimidade dos blogs como fonte de receita.
Então, vamos ver porque nenhum deles é válido e tirar de vez da mente o conceito de que isso não passa de ilusão, mas se trata de uma forma excelente de manter — ou, em alguns casos, fortalecer — um negócio:
É verdade que existe muita informação de péssima qualidade na internet, principalmente aquelas fórmulas milagrosas com promessas de crescimento rápido.
Mas por que esse motivo não deve desencorajar você? Porque também existe uma gama imensa de conteúdo de qualidade disponível. Aqui mesmo no blog já escrevemos sobre isso antes.
O segredo é saber escolher suas fontes de informação e esquecer de vez as promessas de retorno garantido sem esforço algum.
Será mesmo que ter um blog rentável é tão surreal assim? É só pensar em muitas outras atividades prazerosas que rendem muito dinheiro, como:
O que tudo isso tem a ver com blogs? Simples: não é porque é prazeroso ou divertido que não pode ser rentável.
Existe um mercado gigantesco para a produção de conteúdo hoje em dia, tanto quanto existe para o cinema, esportes ou videogames, e os blogs suprem perfeitamente essa demanda.
Se animou com a possibilidade de monetizar o seu blog? Ótimo, mas vai ficar melhor ainda! Há muitas formas de conseguir monetizar um blog.
Cabe a você decidir o melhor modo de fazer isso, ou até mesclar algumas dessas alternativas.
Para que você conheça bem suas opções, veja uma breve descrição de cada modelo de negócio:
A primeira opção para ganhar dinheiro com blog é através da divulgação de uma marca ou produto específico. Esse é o cenário em que se enquadra qualquer blog corporativo, como este que você está lendo.
O foco do blog corporativo é criar valor dentro do nicho de mercado que a empresa domina. Isso ajuda a aumentar as vendas de forma direta e indireta, além de ter um efeito de longo prazo.
A segunda opção, também muito utilizada, é a venda de produtos digitais, conhecidos como infoprodutos.
Nesse caso, o blog também gera valor para os visitantes dentro de um tópico ou nicho de mercado específico, mas não é voltado para promover uma marca específica.
Ele pode vender tanto produtos próprios quanto usar programas de afiliados para divulgar itens de outras pessoas e marcas.
Alguns blogs apostam na produção de conteúdo Premium, ou seja, materiais mais atrativos e profundos, que só ficam disponíveis para assinantes.
Um exemplo brasileiro é o MeuSucesso.com, que mostra a trajetória de diversos profissionais de sucesso do mercado nacional por uma assinatura mensal.
Nesse caso, o mais comum é oferecer ao menos parte do conteúdo gratuitamente, para atrair visitantes e mais tarde convencê-los a assinar a versão paga.
Outra opção de renda é por meio do Branded Content, ou seja, conteúdo de qualidade, mas voltado para promover uma marca direta ou indiretamente.
Nesse modelo de monetização, as empresas pagam para que o conteúdo seja publicado em nome delas. Isso pode ser feito de duas formas.
A primeira é por usar publieditoriais, ou seja, posts feitos para divulgar diretamente um produto ou evento. Normalmente é a própria marca que produz o conteúdo.
Em outros casos, o blog faz a produção do conteúdo normalmente. A única diferença é que esse material é publicado apenas com o apoio ou patrocínio da marca anunciante.
Outra forma de conseguir ganhar dinheiro com blog é por usá-lo como ferramenta de marketing pessoal. Isso pode resultar numa série de benefícios que, por fim, levam a um aumento nas receitas.
Esses benefícios incluem:
Para dar fim de uma vez por todas a qualquer dúvida que você tenha, vou te mostrar alguns exemplos de pessoas e empresas que geram muita receita com seus blogs.
Isso também vai servir para aumentar a sua disposição de seguir em frente com esse empreendimento.
Observe, em cada caso, como são usados diferentes modelos de monetização, e quais os diferentes benefícios que eles trazem:
Como competir em um ramo cheio de competidores maiores, mais experientes e já estabelecidos no mercado? Esse era o desafio do Groove, um sistema de suporte que tinha pela frente concorrentes como o poderoso Zendesk.
A solução? Além de um produto ótimo, a criação de um blog com uma proposta interessante: contar a jornada da empresa de 0 a 100 mil dólares em receita mensal recorrente.
O resultado foi que o blog ajudou a empresa a passar bastante dos 100 mil, e agora o alvo é outro: a jornada até os 10 milhões de dólares em receita anual!
Você já ouviu falar do Neil Patel por aqui, e o cara é mesmo fera. Ele é uma das principais figuras do marketing digital atual, e isso não aconteceria de forma alguma se ele não tivesse um blog.
Por que posso dizer isso? Porque seus negócios sempre são promovidos por meio da produção de conteúdo. Apesar de usar links patrocinados e criar campanhas de marketing viral, tudo é voltado para promover conteúdo.
Além disso, o Neil promove não apenas a sua empresa, mas criou uma marca pessoal mundialmente reconhecida em cima desse sucesso todo.
Ele já ajudou empresas como Google e já recebeu prêmios do presidente dos EUA, sem contar as empresas que fundou, e tudo isso foi possível por ele produzir conteúdo de qualidade de forma consistente nos seus blogs.
É claro que a Rock Content não podia ficar de fora dessa. Afinal, como você já sabe, nós somos Marketing de Conteúdo!
A Rock já ajudou centenas de clientes a aumentar bastante muito seu faturamento com estratégias que tem o blog como um dos principais pilares.
Mas acima de tudo, o que coloca a Rock nessa lista é o fato de que crescemos 300% no último ano usando as mesmas técnicas que apresentamos aos nossos clientes!
Apenas um post do blog chegou a gerar quase R$500,000 reais, e por conta do nosso conteúdo fomos de 0 a 20 milhões de receita anual recorrente em apenas 4 anos!
Todos esses exemplos mostram que, de diferentes formas, um blog pode sim ser rentável.
Já vimos os motivos que tornam realista a ideia de ter um blog como fonte de renda, os diferentes modos de conseguir isso e até exemplos variados de quem já alcançou ótimos resultados.
Mas ainda resta uma questão importante: do que você precisa para ter o sonho de ganhar dinheiro com blog realizado?
Aqui se encaixa aquela velha máxima popular:
Se fosse fácil, todo mundo faria
Por isso, veja algumas das qualidades fundamentais para qualquer empreendedor que leva a sério a meta de ter um blog rentável:
A primeira qualidade que você precisa ao investir em marketing de conteúdo por meio de um blog é a paciência. Por quê?
O sucesso do seu blog vai depender de criar uma audiência e fidelizá-la, e isso não acontece da noite para o dia.
Leva tempo até que o seu conteúdo comece a aparecer nas pesquisas do Google, seus perfis nas redes sociais ganhem popularidade e você seja considerado.
Uma bela casa começa com um projeto bem-feito, que segue as melhores práticas de uso do espaço disponível e as leis vigentes.
Da mesma forma, um blog de sucesso começa com um planejamento sólido do que precisa ser feito e segue as melhores práticas do mercado.
Como você vai ver abaixo, são muitos detalhes que precisam ser vistos antes mesmo de criar o blog!
Regularidade é palavra de ordem quando o assunto é ganhar dinheiro com blogs. Isso não quer dizer postar algo novo todos os dias.
Mas é fundamental que o blog siga uma linha editorial previsível, na qual os leitores saibam o que esperar e não fiquem se perguntando se algum dia verão alguma atualização.
Para facilitar essa tarefa, não deixe de utilizar um calendário editorial como esse do template abaixo:
Pode parecer estranho, mas para ganhar dinheiro com blog você também precisará ser curioso, para descobrir o que os usuários querem, o que estão achando do conteúdo produzido e o que há de novo no mercado.
Pesquisar concorrentes, fazer parcerias e tomar iniciativas inovadoras para engajar a sua audiência são algumas das atividades que fazem parte da rotina de um blog rentável.
E elas só podem ser feitas quando você tem a curiosidade de saber o que acontece no mercado do qual faz parte.
O mundo digital, de uma forma geral, é extremamente dinâmico.
Isso se transfere também para os blogs, que precisam se manter ativos para não perder relevância aos olhos do público.
Além disso, a própria rotina de manter um blog exige dinamismo. Entre pesquisa e planejamento de pautas, criação de conteúdos e promoção nas redes sociais, é bastante trabalho.
Como já ficou bem claro, ter um blog e ter um blog rentável são duas coisas completamente diferentes.
Essa é uma missão que nem todos conseguem cumprir — aliás, poucos são os que chegam ao objetivo — , e parte do motivo é a simples falta de direção a seguir. Como assim?
São tantas tarefas, pequenas ou grandes, que é muito fácil se perder, especialmente para quem não está acostumado com blogs, produção de conteúdo e redes sociais.
Por isso, veja agora o passo a passo que pode mudar a sua carreira (e a sua vida) por criar um blog de sucesso:
Sim, este passo a passo começa do zero, eu não fiquei maluco.
O ponto é que antes mesmo de dar o primeiro passo, é preciso que você se prepare mentalmente para o que deve ou não esperar da jornada que se seguirá.
O blog é uma das melhores ferramentas de marketing e vendas que existem atualmente, mas como ficou bem claro até aqui, envolve trabalho duro e paciência.
Esperar resultados rápidos demais ou pensar que produzir conteúdo de baixa qualidade será suficiente são enganos que custam caro demais.
Em outras palavras, não crie um blog só por criar, encare os passos a seguir com a maior seriedade, como se seu negócio dependesse disso — até porque ele talvez dependa.
Agora sim, o primeiro passo. Ao escolher o tema de que seu blog vai abordar, busque um assunto que:
O segundo passo é definir seu modelo de negócio, ou seja, qual das opções listadas aqui você quer adotar para que o seu blog ganhe dinheiro?
Essa decisão vai afetar a forma como o blog será criado e mantido, por isso faz sentido definir logo de início como você pretende gerar receita com ele.
Ainda mais, ter bem focado o modelo de negócio desde o início pode servir como fator de motivação importante e dar noção exata de que vale a pena continuar trabalhando no projeto.
A definição de metas de negócio também é fundamental para que o blog saia do papel já com um propósito. Mas que tipo de metas estamos falando?
Planeje quanto pretende alcançar em termos de tráfego, seguidores e assinantes para a sua newsletter e fixe prazos realistas para isso.
Quanto mais bem definidas estiverem suas metas, mais fácil será trabalhar com a dedicação necessária para atingi-las.
Baixe nosso template gratuito e comece a acompanhar os seus números de perto!
O planejamento de conteúdo já começa a entrar na parte mais prática do blog, pois é nele que você vai definir o que será produzido.
Inicialmente, esse planejamento envolve a pesquisa dos assuntos que mais interessam ao seu público, e ajuda você a ter ideias de pautas que sejam relevantes para ele.
Depois disso, tudo precisa ser devidamente documentado, a fim de ajudar a manter o foco em tudo que foi decidido.
Veja quanto trabalho está envolvido em ganhar dinheiro com blog: criar o blog é apenas o quinto passo do nosso guia!
Mas por que não criar o blog primeiro e dar os passos já vistos depois? Você pode fazer isso sem problemas, mas criar o blog antes de ter tudo planejado pode ser uma armadilha.
Afinal, é nesse momento que você precisa escolher o layout, a plataforma, contratar domínio e hospedagem e tomar uma série de decisões técnicas e operacionais.
Fazer isso sem ter a mínima ideia do que o blog vai ser pode levar a decisões erradas.
Por fim, ao criar o blog antes de dar os outros passos, você pode facilmente priorizar elementos menos importantes do blog e deixar de lado ações cruciais.
Agora é hora de estruturar o seu perfil nas redes sociais. Caso se trate de um blog corporativo, é provável que os perfis já existam, mas a estrutura citada aqui não é só criar uma página e colocar as imagens e cores da marca.
A estruturação de um perfil em social envolve também selecionar as ferramentas de automação de postagens e monitoramento de opiniões, para saber o que as pessoas acham do seu conteúdo e interagir prontamente com elas.
Só depois de escolher e deixar essas ferramentas prontas para uso é que você terá as redes sociais bem estruturadas.
É muito importante que, além do blog e das redes sociais, você tenha outros canais de conversão, que sejam capazes de gerar e cultivar o interesse nos seus visitantes a ponto de transformar parte deles em clientes.
De que canais e ferramentas estamos falando? Alguns a que você deve ficar atento são:
Agora chegou a hora da verdade. Você já se planejou bem, e tem tudo que precisa para dar o pontapé inicial no seu blog. Só falta começar a produzir o conteúdo.
Mas é sempre importante destacar que um blog só faz sucesso se souber o que funciona bem com o público a quem deseja impactar.
Isso se aplica tanto em termos de formato (artigo escrito, vídeo, slides, etc.), quanto de tamanho, frequência e assuntos abordados.
Nunca deixe de testar o que funciona melhor, observe quais conteúdos apresentam melhor engajamento e continue a oferecer o que seus leitores desejam.
Enquanto estiver no início e não tiver com o que comparar, siga o que foi planejado e produza os melhores conteúdos que puder.
Uma boa dica é ver os posts mais bem classificados nas páginas de busca para os temas que você deseja abordar, e tentar produzir algo dez vezes melhor.
Criar um relacionamento com a sua audiência é o segredo definitivo para ganhar dinheiro com blog.
Todos os exemplos de sucesso que listamos aqui têm isso em comum, e você com certeza vai encontrar muitos outros se procurar.
Isso acontece tanto pelo conteúdo de qualidade, que ajuda as pessoas, quanto por interagir com elas de forma sincera e amigável nas redes sociais e por e-mail.
Trate seus leitores como seus amigos, e eles logo retribuirão o gesto.
Por último, saiba que a sua estratégia nunca pode parar. Seu blog precisa continuar se adaptando e encontrando formas de evoluir junto com o mercado.
O público precisa continuar sendo engajado, e o conteúdo deve ser melhor a cada dia. Como conseguir tudo isso? Por medir seus resultados.
Escolha métricas e indicadores de desempenho que lhe permitam encontrar o que há de errado e aprimorar o que já funciona. Isso será fundamental para te ajudar a fazer mudanças pontuais e sempre melhorar seu blog.
Pode ser que no início desta leitura você não acreditasse muito na ideia ou achasse que não envolvia tanto trabalho assim.
Mas agora que sabe exatamente como ganhar dinheiro com blog, só precisa seguir os passos mostrados aqui. É verdade que o trabalho vai ser grande, mas o resultado compensa e muito!
Que tal criar um blog de sucesso para a sua empresa? Conheça o curso de Blogs Corporativos da Universidade Rock Content e descubra como!
100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo
Deixe uma resposta