Como ganhar dinheiro com podcast: 5 ideias diferentes e hacks para conquistar sucesso em 2020

Apesar de ser muito popular, nem todo mundo sabe como ganhar dinheiro com podcast e fazer um melhor aproveitamento dos seus recursos de Marketing. Com algumas práticas, porém, é possível profissionalizar o seu processo de produção de conteúdo e, como consequência, gerar retornos cada vez maiores para a sua empresa.

Como ganhar dinheiro com podcasts

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você sabe como ganhar dinheiro com podcast? Uma vantagem do Marketing Digital é aproveitar as mais diversas estratégias e encaixá-las de acordo com o objetivo e perfil da sua empresa.

Por outro lado, pode ser um desafio definir quais dessas alternativas devem ser priorizadas. Uma forma de escolher em qual ação investir os seus recursos é entendendo os retornos que você pode gerar.

Cada vez mais popular no Brasil, o podcast é um formato de conteúdo não só eficiente — para aprimorar o seu planejamento de Marketing de Conteúdo, por exemplo —, mas também para conseguir lucrar com o conteúdo produzido.

A boa notícia é que não é uma tarefa tão complexa monetizar os seus podcasts, especialmente quando a sua produção atinge um alto nível de profissionalismo.

Neste post, você vai saber como ganhar dinheiro com podcast e o que é necessário para isso. Ao longo do texto, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • Qual é o cenário dos podcasts no Brasil?
  • Qual é a importância de profissionalizar as suas produções?
  • Quais são as 5 melhores ideias para monetizar os podcasts?
  • Qual a importância do Audio Marketing na sua estratégia?

  • Continue a leitura deste conteúdo e saiba tudo o que fazer para que os seus investimentos gerem retornos cada vez melhores para a sua empresa.

    Vamos começar?

    Qual é o cenário dos podcasts no Brasil?

    Por muito tempo, os podcasts não eram tão valorizados no Brasil, porém, já eram realidade nos Estados Unidos (o que já se tornou um hábito para a população local).

    Não à toa, um levantamento feito pela Infinite Dial mostra que 24% dos norte-americanos — cerca de 68 milhões de pessoas — ouvem podcasts semanalmente. No Brasil, esses números só estão crescendo nos últimos anos.

    De acordo com a PodPesquisa 2019, realizada pela ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), mais de 64% dos entrevistados já ouvem podcasts por mais de cinco anos.

    Isso já é um forte indicativo de que esse formato de conteúdo está se tornando parte da rotina dos brasileiros, que estão se acostumando a consumidor as produções em áudio. A PodPesquisa 2018, por exemplo, já mostrava que pouco mais de 50% dos brasileiros já ouviam podcasts diariamente.

    Se você está investindo muito nas redes sociais pelo alcance e frequência que os usuários as utilizam, por que não fazer o mesmo com os podcasts?

    A mais recente novidade para esse formato é a exibição de episódios de podcasts nos resultados de busca do Google. Ainda não está convencido?

    A publicidade nos programas é uma forma bastante eficiente de como ganhar dinheiro com podcast. A PodPesquisa 2019 revela também que a maioria dos ouvintes está disposta a pagar por produtos divulgados durante o programa.

    Como ignorar esses dados? Essa é, portanto, uma estratégia de Marketing que você deve colocar na sua lista de prioridades.

    Qual é a importância de profissionalizar as suas produções?

    Conseguir montar e gerir uma estratégia com poucos recursos é o objetivo da maioria dos profissionais que trabalham com Marketing, certo?

    Além de ser possível ganhar dinheiro com a criação de um podcast, outro benefício é o baixo custo para profissionalizar a sua produção. Que tal, então, conferir as nossas dicas?

    Crie um roteiro

    Por mais que a improvisação seja uma qualidade importante em qualquer área, e especialmente no Marketing, isso não significa que você não deva se planejar.

    A melhor forma de fazer isso é criar um roteiro para cada episódio do seu podcast, assegurando que os assuntos mais importantes sejam abordados e a conversa não fuja do tópico que atraiu o ouvinte para o seu podcast.

    Saiba articular a sua voz

    A voz é primordial para que o seu podcast seja interessante. Afinal, de que adianta abordar assuntos relevantes para a sua persona ou trazer convidados especiais se, na prática, o ouvinte não vai ter uma experiência satisfatória com o que é falado?

    Por isso, saiba articular e trabalhar a sua voz, o que pode ser aprimorado por meio de exercícios vocais, por exemplo.

    Tenha equipamento de qualidade

    Até agora, esse vai ser o único tópico que vai exigir um pouco mais de investimento. Além da sua habilidade e de um roteiro bem produzido, é preciso ter equipamentos de qualidade para gravar os seus podcasts sem ruídos e interferências.

    Assim como é preciso pensar no que vai ser gravado, também é necessário ter ferramentas para a edição do programa.

    Teste palavras e expressões

    Também é importante ficar de olho nas preferências do seu ouvinte e em como as palavras e expressões impactam a sua audiência.

    Ao prestar atenção nesses detalhes, você consegue se comunicar de maneira mais direta e eficiente com o seu público, se aproximando do ouvinte por meio do tom de voz. A ideia é criar um relacionamento ainda mais próximo e, mais importante, natural.

    Revise e aprimore

    Como em qualquer ação de Marketing Digital, a vantagem de produzir podcasts é a capacidade de revisar e monitorar os seus conteúdos.

    Sempre fique de olho no feedback dos seus ouvintes e encontre formas de aprimorar o que foi produzido. Adapte o tom de voz, modifique o formato, tempo de duração, enfim, faça testes para encontrar a “fórmula” que mais agrade o ouvinte.

    Quais são as 5 melhores ideias para monetizar os podcasts?

    Na prática, como ganhar dinheiro com podcast? Separamos 5 dicas para que você aprimore o seu trabalho de produção de conteúdo, saiba exatamente em quais pontos investir e, dessa forma, consiga retornos cada vez melhores para o seu negócio.

    Confira!

    1. Tenha um espaço para anunciantes

    Como mostramos na PodPesquisa 2019 mais acima, o público que ouve podcasts regularmente está disposto a pagar por produtos e serviços que são anunciados em um programa.

    Assim, procure por empresas que tenham como público-alvo um perfil de consumidores parecido com os ouvintes do seu podcast. Apresente números da audiência, interação e torne a sua proposta mais atraente.

    2. Conte com uma equipe de afiliados

    Muitos dos ouvintes de podcast no Brasil descobrem um novo programa por meio de recomendações de portais, blogueiros e influencers.

    Isso mostra que, além de focar na produção de um conteúdo relevante para o seu público e outros meios de divulgação, contar com uma equipe de afiliados para promover o seu conteúdo também pode ser uma forma importante de atração.

    3. Busque por patrocinadores

    Além de conseguir anunciantes, os podcasts mais populares no Brasil também conseguem patrocinadores fixos.

    Esses patrocinadores são empresas que também se interessam pelo público ouvinte de um determinado podcast, e têm potencial para se tornarem verdadeiros parceiros. Esse é, sem dúvida, o sonho de qualquer produtor de conteúdo que precisa de um retorno fixo.

    4. Aproxime-se do seu público

    Uma razão pelo sucesso dos podcasts é a proximidade entre os produtores de conteúdo e os ouvintes, especialmente por tratar de assuntos mais específicos e conversar diretamente com nichos.

    Para construir essa proximidade e ter uma audiência fixa, é muito importante acompanhar os comentários e feedbacks de quem está ouvindo o seu podcast.

    5. Ofereça conteúdos pagos e exclusivos

    Outra maneira eficiente para quem quer ganhar dinheiro com podcast é oferecer conteúdos exclusivos aos ouvintes que tiverem o interesse. E, acredite, eles estão dispostos!

    A PodPesquisa 2019, que já mencionamos, também mostra que 50% dos entrevistados pagariam entre R$5,00 e R$50,00 por mês para ter acesso a materiais exclusivos. Essa talvez seja uma nova fonte de renda.

    Qual a importância do Audio Marketing na sua estratégia?

    Os podcasts são apenas uma das mais diversas maneiras de investir em estratégias de Audio Marketing. Afinal, essa é uma das tendências que precisam ser seguidas para quem quer aprimorar a experiência dos usuários nas suas páginas.

    Muitas pessoas aproveitam o tempo no trânsito, por exemplo, para ouvir conteúdos de um blog. Dessa forma, você também pode investir em áudios para tornar a navegação do seu site mais atraente para os seus visitantes.

    As próprias redes sociais criam mecanismos para que você invista em ações de Audio Marketing, como o Live Audio do Facebook.

    Saber como ganhar dinheiro com podcast pode ser uma forma inteligente de aproveitar ainda melhor os recursos disponíveis para a área de Marketing.

    Sem a necessidade de realizar grandes investimentos até mesmo para profissionalizar essa produção, os retornos obtidos podem tornar essa estratégia auto sustentável no longo prazo.

    Como mostramos neste artigo, não só é possível monetizar a sua produção de podcasts, como os seus conteúdos podem ser exibidos nas páginas de resultado do Google. Ou seja, investir nessa estratégia pode, de fato, potencializar o alcance da sua marca.

    Que tal, então, conferir o nosso checklist de podcast com tudo o que você precisa para criar o seu próprio material de qualidade?

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Rock author vector

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.