Saiba de uma vez como hospedar um site para a sua empresa

Certamente você já ouviu dizer que é importante a sua empresa ter um site. Porém, uma série de passos precisa ser seguida e isso faz surgir uma dúvida: como hospedar um site? Para responder essa pergunta, produzimos este post.

como hospedar um site

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Por mais que navegar por um site seja simples para nós, usuários, a sua construção é um pouco mais complexa. Porém, o processo de como hospedar um site não precisa obrigatoriamente ser executado por um programador, ele pode ser feito também por você!

E para saber tudo o que você deverá fazer, dividimos este conteúdo nos seguintes pontos:

  • como criar um site;
  • o que é um domínio;
  • o que é um servidor;
  • como hospedar um site;
  • o que não pode faltar no seu site.

Vamos lá?

Como criar um site?

O primeiro passo para a criação de um site é a escolha do nome. Embora o mais óbvio seja usar o nome da sua empresa, é recomendável que ele seja digitalmente estratégico. Vamos ver um exemplo?

Consideremos um advogado que queira criar um site para o seu escritório voltado para advocacia criminal. A princípio, a ideia dele é que o site leve o seu nome completo, mas as pessoas que estão na internet à procura de um advogado criminal usará este termo na busca em vez do nome dele, certo? Por isso, o mais adequado é que o site leve o nome dele seguido de “advocacia criminal”.  

O passo seguinte é considerar a identidade visual do seu negócio para que ela seja aplicada no site. Se você já tiver uma logo, por exemplo, com as cores azul e branco, não fará sentido que o site seja vermelho e amarelo, certo?

Por fim, a escolha de como você fará isso é o terceiro e último passo. Embora algumas empresas contratem um desenvolvedor para criar o site, existem outras opções mais simples hoje em dia.

O Stage, por exemplo, é uma solução desenvolvida pela Rock Content para você criar o seu site em apenas dois minutos. E o melhor: você pode começar gratuitamente. Clique aqui para conferir.

Se você já tiver um domínio próprio, pode usar no Stage. Para saber como adquirir um, continue a leitura.

O que é um domínio?

O domínio é a URL do site. Da mesma forma que você insere https://rockcontent.com na barra de endereços para ter acesso aos nossos artigos, as pessoas deverão inserir o endereço do seu domínio para acessar os conteúdos do seu site.

Existem variados formatos de domínios tal como mostramos aqui neste post, porém, os mais comuns são .com e .com.br. Caso a sua empresa opere somente no Brasil, o mais indicado é optar pelo .com.br e você pode comprá-lo no RegistroBR.

O que é um servidor?

Uma vez que as pessoas digitam a URL do seu domínio, elas veem os conteúdos do seu site e navegam por eles. Porém, esses conteúdos precisam ser guardados em algum lugar, certo? Para isso existe o servidor.

A exemplo do domínio, você pode contratar o serviço de servidor com uma empresa especializada em hospedagem (aqui neste artigo apontamos algumas) e existem dois tipos que você pode escolher:

  • servidor compartilhado: é mais voltado para sites iniciantes, nele você divide o espaço do host com outros usuários;
  • servidor dedicado: este é apropriado para sites que já possuem um tráfego forte, pois trata-se de um espaço exclusivo que você tem para hospedar o seu site.

Aliás, as empresas que ofertam hospedagem também contam com uma série de serviços que podem vir incluídos no plano contratado, tais como:

Como hospedar um site?

Agora que você já sabe a diferença entre domínio e servidor, etapas básicas para a criação do site, vejamos quais são os passos necessários para hospedá-lo.

Passo 1: apontamento do DNS

O primeiro passo para hospedar o seu site é fazer o apontamento entre o domínio e o servidor. Embora algumas empresas de hospedagem tenham planos que oferecem os dois ao mesmo tempo, vamos explicar o que você deve fazer caso tenha comprado ambos separadamente.

Uma vez que você tenha contratado o host, ele informará os nameservers do DNS que você deverá inserir no dashboard oferecido pela empresa da qual você comprou o domínio.

É um processo bem simples, mas se você tiver alguma dúvida, pode recorrer ao suporte do servidor. 

Passo 2: escolha do CSM

Em seguida, você precisará definir o CMS a ser utilizado no seu site. CMS é a sigla de Content Management System, ou seja, é um sistema de gerenciamento de conteúdo. Um dos mais utilizados no mundo é o WordPress, por isso focaremos nele para explicar os próximos passos.

Passo 3: instalação do WordPress

Para instalar o WordPress dentro do seu servidor, você deve acessar o site do WordPress.org e fazer o download do arquivo zipado. Esse mesmo arquivo deverá ser colocado dentro do file manager do seu servidor. Se tiver alguma dúvida, o suporte pode te ajudar.

Após fazer isso, você precisa digitar a URL do seu site seguida de /wp-admin. Você será apresentado à tela de instalação do WordPress, após seguir todas as etapas, o site estará no ar. Porém, será necessário fazer com que ele tenha a cara da sua empresa, o que nos leva ao passo final.

Passo 4: configuração do WordPress

O template padrão do WordPress é uma tela em branco. Para mudá-la e deixar o site com a identidade visual e funcionalidades que o seu negócio precisa, você deve começar a configurá-lo.

A primeira configuração a ser feita é a mudança do template. O WordPress traz alguns temas gratuitos, mas sugerimos que você considere investir num premium. Após baixar e instalar o template, você pode personalizá-lo para mudar algumas características como cores, tipografia e menu.

Em seguida, você pode recorrer aos plugins para atribuir funções específicas ao seu site, tais como: formulários para gerar leads, botões de compartilhamento em redes sociais, sistema de comentários, etc.

O que não pode faltar no seu site?

Depois de criar e configurar o seu site em WordPress, alguns itens do menu são, por padrão, recomendados. Confira quais são.

Quem somos

Aqui, você precisa inserir as informações sobre a sua empresa, sobretudo a área de atuação dela e um histórico de como tudo começou.

Produtos ou serviços

Nesta parte, você deve descrever os produtos ou serviços que o seu negócio oferece. É fundamental que a descrição seja clara para que os visitantes do site entendam o que você pode fazer por eles.

Missão, visão e valores

A missão traz os propósitos da empresa, a visão é voltada ao ponto que o negócio quer alcançar, enquanto os valores referem-se aos princípios que a empresa segue.

Contato

O contato deve trazer um formulário para que as pessoas que acessam o site e os pontos acima possam preencher a fim de falar com você.

Blog

O blog pode ser tanto um diretório quanto um subdomínio do seu site e seu propósito é apresentar artigos com informações e dicas úteis para o seu público.

Ao seguir esses pontos de como hospedar um site, você terá uma poderosa ferramenta para a sua estratégia de Marketing Digital. Para que os resultados venham, é fundamental que o seu site esteja bem posicionado nos resultados de busca do Google.

Esse é um desafio para muitos donos de negócio, pois a concorrência virtual vem se tornando cada vez mais acirrada. Por isso, para que você conheça todas as técnicas necessárias para fazer o seu site em WordPress aparecer no Google, confira este artigo que escrevemos a respeito.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.