Como oferecer serviços de marketing digital na sua agência

Leve a sua agência ainda mais longe: comece a trabalhar com o marketing digital. Leia o nosso conteúdo e saiba tudo!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O marketing digital está cada vez mais em alta. Tanto é verdade que de acordo com o Google Trends, o termo teve um aumento de 120% nas pesquisas no Google nos últimos 12 meses.

Mas, nem por isso, vender serviços de marketing digital é algo fácil. Ainda que o assunto esteja em evidência, muitos clientes têm receio quanto ao retorno desses investimentos. Se você quer começar a trabalhar oferecendo soluções nesse setor, continue lendo este post!

   Confira também:

Por que investir em marketing digital? 

O ambiente digital tem sido um terreno fértil para empresas que desejam aumentar sua visibilidade e reforçar a divulgação de seus produtos e serviços. Na prática, essa tomada de consciência é uma oportunidade e tanto para agências que buscam adotar um novo posicionamento a fim de conquistar novas contas e, sobretudo, aprimorar a experiência de seus atuais clientes.

Além de se mostrar uma alternativa de baixo custo, no digital os resultados são facilmente mensuráveis. Isso quer dizer que, diferente de uma campanha totalmente offline, o marketing digital permite um acompanhamento preciso dos resultados obtidos com cada ação realizada. 

De acordo com o Panorama das Agências Digitais, a oferta de serviços relacionados à automação de marketing aumentou bastante: de 34,5% para 51,3%. Isso mostra que a preocupação das agências em evoluir os seus serviços tem sido uma preocupação cada vez mais frequente. 

A pesquisa aponta, ainda, para as vantagens de investir em serviços de marketing digital. O primeiro lugar (com 64,1%) mostra que ainda há muito mercado para ser explorado, o que significa que as empresas estão muito interessadas em contratarem agências para cuidarem de suas estratégias de marketing. 

Quais os serviços de marketing digital posso comercializar?

O termo “marketing digital” é muito amplo. O que significa que existem várias opções de serviços que podem ser comercializados. Encontrar a mais adequada dependerá, basicamente, do conhecimento que você tem sobre o assunto e também do perfil dos seus clientes. Veja algumas opções.

Gerenciamento de redes sociais

Em 2016, o Brasil foi considerado o país com maior número de usuários nas redes sociais da América Latina de acordo com uma pesquisa da eMarketer. Esses números demonstram o poder que essas ferramentas possuem para engajar e também melhorar o relacionamento dos consumidores com as marcas.

E é claro que muitos empresários estão notando essa necessidade. Mas, para conseguir lucrar com esse serviço é importante contar com uma equipe preparada, tanto para planejar e entender o público do cliente, como para criar conteúdo relevante e fazer o monitoramento de todas as redes sociais.

Inbound Marketing

O comportamento do consumidor tem mudado. Com o avanço da internet e dos smartphones, 92% dos consumidores pesquisam por um serviço ou produto na rede antes de comprá-lo, de acordo com os dados da Resultados Digitais. Essa mudança de mentalidade também faz com que o marketing tenha de se reinventar.

É aí que surge o inbound marketing, uma estratégia diferenciada que busca atrair potenciais clientes, se relacionar com essas pessoas de forma a conquistar a confiança delas e então direcioná-las para a venda.

Um dos grandes diferenciais de vender esse serviço é a possibilidade de mensuração dos resultados e de integrar as estratégias às equipes de vendas dos clientes, melhorando os números e a lucratividade.

Links patrocinados

Além do tráfego orgânico, muitas vezes o seu cliente poderá precisar de uma “ajuda” para conseguir mais visualizações, como quando o domínio é recente ou na hora de divulgar um novo produto, serviço e até um evento. Uma campanha de links patrocinados pode ajudar a trazer um retorno ainda mais rápido e melhorar a atratividade do marketing digital para os seus clientes.

Além desses serviços de marketing digital, existem outros que podem ser comercializados, como:

  • consultoria digital;
  • campanhas de e-mail marketing;
  • branding digital;
  • desenvolvimento de conteúdo;
  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • etc.

Quer ficar por dentro das tendências e direcionamentos do marketing digital no Brasil? Este material tem tudo o que você precisa saber para mergulhar com tudo nesse mercado!

Como vender esses serviços de marketing digital para os meus clientes?

Saiba o que você está vendendo

Antes de começar a pensar em comercializar serviços de marketing digital, é importante que você domine essa área e tenha uma equipe capacitada, garantindo que os resultados prometidos realmente apareçam. 

Assim, a primeira dica é buscar entender o que você pode vender e se capacitar por meio de cursos e treinamentos, além, é claro, de ter os softwares e programas certos para executar as estratégias.

Mostre valor ao seu cliente

Na hora de apresentar os serviços de marketing digital não adianta usar jargões específicos que podem não fazer sentido aos seus clientes. Trabalhe com números e com a realidade deles, mostrando o quanto de retorno o investimento pode trazer.

Analise corretamente a necessidade do seu cliente, saiba quem é o seu público-alvo e então defina uma estratégia certeira e que vá ao encontro das expectativas da empresa, oferecendo soluções.

Tenha uma visão sistêmica

Se você trabalha com o universo offline, esse pode ser um bom momento para fazer uma junção entre on e off, criando estratégias mais integradas e que por sua vez tragam mais resultados e impactos.

Quanto mais você compreender o seu cliente e o público dele, mais fácil será desenvolver ideias integradas e que realmente tragam resultados, agregando mais valor ao que você oferece, já que será algo diferente do que a maioria das agências trabalham.

Calcule o ROI

O ROI (retorno sobre investimento) é um indicador muito conhecido do mundo do marketing e da publicidade, e pode ajudar a “convencer” o seu cliente a fechar negócio com você.

Calculando o ROI você poderá mostrar o quanto o investimento em determinada ação poderá trazer de resultado real para o seu agenciado. Muitas vezes trabalhar com números passa uma sensação maior de segurança ao cliente e uma possibilidade de compreensão das suas estratégias.

Mostre os seus casos de sucesso

Se você já trabalha com marketing digital, uma ótima maneira de evidenciar os resultados possíveis é usando os seus casos de sucesso (de preferência que sejam na mesma linha de atuação do cliente em questão).

Além de demonstrar que a sua equipe sabe o que está fazendo, você consegue traduzir na prática o quanto cada estratégia pode trazer de resultado, como ela pode ser aplicada e ajudar o agenciado a ver novos caminhos e possibilidades.

Mensure os resultados

Para aqueles que já têm estratégias rodando, é fundamental metrificar os resultados e mostrá-los de forma sistematizada para o cliente, ajudando na fidelização. Além disso, quando você mensura os resultados, é possível saber com mais assertividade como está o andamento da sua estratégia, bem como o que tem dado certo e o que precisa ser modificado.  Assim, fica fácil definir os próximos objetivos e quais ações serão executadas para alcançá-los.

Como começar a trabalhar com o marketing digital na minha agência?

Como você viu, existem muitas possibilidades de trabalhar com o marketing digital, mas é importante tomar alguns cuidados antes de começar a vender esses serviços, como:

  • adaptar a sua equipe offline para também lidar com o digital, capacitando esses colaboradores;
  • fazer um bom briefing  antes de pensar em qualquer estratégia, compreendendo profundamente as necessidades e o público do cliente;
  • alinhar as expectativas do agenciado e a realidade do marketing digital, explicando sobre o que é possível dentro de determinado prazo;
  • documentar tudo o que será realizado e acompanhar as métricas regularmente, oferecendo relatórios precisos do seu trabalho;
  • continuar estudando e se capacitando, afinal o digital está em constante mudança e sempre surgem novidades;
  • ter uma gestão integrada, garantindo que os prazos  serão atendidos. Lembre-se que as estratégias digitais são muito ágeis e perder um prazo poderá comprometer os seus resultados, por isso essa integração dos setores é fundamental.

Precificação

Outro ponto muito importante é em relação à precificação. Afinal, os serviços de marketing digital tendem a ser mais rápidos e ágeis, além de contarem com equipes menores. Ter um bom controle sobre todos os custos que incidem sobre o serviço é fundamental para precificar corretamente.

A dica é fazer um mapeamento de todas as etapas do processo, dos recursos empregados, dos colaboradores e do valor de hora de trabalho de cada um. Em seguida, adicione a sua margem de lucro e não se esqueça de calcular também outros possíveis investimentos, como campanhas pagas ou ferramentas adicionais.

Outras informações importantes para chegar ao valor são:

  • momento do cliente;
  • relacionamento com o cliente;
  • margem de negociação;
  • momento e maturidade da sua agência.

Como você viu, existem muitos serviços de marketing digital que podem compor o portfólio da sua agência. Para definir os mais adequados, considere a sua cartela de clientes, a expertise dos seus times e o valor agregado dos serviços. E, claro, não se esqueça de educar a sua clientela para que ela também perceba valor nessa solução.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e leia o nosso post sobre lucratividade e aprenda a gerar relatórios de resultados ainda mais precisos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.