Confira nossas 8 dicas de como motivar a sua equipe e melhorar a produtividade

Saber como motivar a equipe e os colaboradores de uma agência de comunicação é uma tarefa que requer muita organização e planejamento. É fundamental conhecer o perfil dos profissionais, reconhecer os bons trabalhos executados e propor desafios para aumentar a produtividade da empresa.

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

como motivar a sua equipe e melhorar produtividade?

Em um mundo corporativo cada vez mais marcado por prazos curtos, muitas tarefas e grande necessidade de reconhecimento e trabalhos colaborativos entre os colaboradores, é fundamental que as empresas saibam como motivar a equipe. A maneira como um gestor administra a moral de seus funcionários impacta diretamente nos resultados.

Uma equipe motivada é capaz de impactar positivamente na produtividade, na qualidade das entregas para os clientes, na colaboração entre os times, na execução correta do fluxo de trabalho, na estratégia de gestão, entre outras atividades. Por isso, é essencial investir nessa motivação.

Neste post, vamos mostrar 8 dicas de engajamento no trabalho para motivar a sua equipe. Confira!

1. Faça com que todos entendam os objetivos da agência

O aumento da produtividade dos funcionários de uma agência de comunicação passa por diversos fatores. Um dos principais é o entendimento sobre os objetivos da empresa.

É fundamental que o gestor ou o responsável pelo negócio assegure que todos os colaboradores entendam quais as metas e os caminhos que as equipes precisam tomar para alcançá-las.

É muito importante que as estratégias de todas as diferentes áreas da agência estejam bem alinhadas umas com as outras.

Por meio de reuniões, pelo menos semanais, o gestor precisa expor para todas as pessoas aonde a empresa quer chegar, o que ela quer alcançar, quais as principais necessidades do presente momento e como a equipe vai trabalhar para conquistar o objetivo.

2. Reconheça o bom trabalho executado

Imagine trabalhar em um lugar onde você se esforça, alcança resultados, bate metas, mas não tem o bom trabalho reconhecido por seus gestores ou chefes? Ninguém gosta, não é mesmo?

É exatamente por isso que é muito importante que os responsáveis pelo negócio sempre reconheçam os profissionais que executaram as tarefas com sucesso e trouxeram resultados positivos.

Há diversas maneiras de reconhecer um bom trabalho executado por colaboradores da sua agência de comunicação. Existem profissionais que se satisfazem com um simples agradecimento, mas têm outros que precisam de reconhecimento para manter a boa produtividade.

Por isso, pode ser uma boa opção promover eventos para premiar funcionários que se destaquem, distribuir brindes, fazer elogios na frente de outras equipes, entre outras atitudes positivas. Todo mundo gosta de ter seu trabalho reconhecido e isso é muito bom, tanto para os próprios profissionais, quanto para a agência.

3. Em caso de erros e falhas, indique o caminho certo

Em empresas de qualquer segmento do mercado, erros e falhas podem acontecer, mas é o papel do gestor minimizar todos eles e indicar qual é o caminho correto a seguir em seguida.

Para isso, é fundamental que todos os profissionais saibam seus papéis e que os responsáveis pelo negócio saibam a maneira certa de dar instruções e indicar o próximo passo.

Após o erro ou falha em alguma estratégia de negócio, não é indicado dar broncas ou deixar os profissionais constrangidos perante a equipe. É fundamental que o gestor saiba se portar diante dessa situação e se coloque ao lado dos colaboradores da agência para resolverem os problemas de maneira conjunta. Seja simpático e tenha calma durante esses momentos.

4. Proponha desafios

A melhor maneira de aumentar a produtividade dos funcionários da sua agência de comunicação é encontrar uma maneira de incentivá-los. É essencial extrair o que todos os colaboradores têm de melhor e transformar isso em um trabalho bem executado. Uma das formas de fazer isso é propondo desafios para todas as equipes da sua empresa.

Sabe aquela agência onde os profissionais fazem sempre o mesmo trabalho e os chefes acham que tudo está indo muito bem? Então, é fundamental que os gestores não caiam nessa armadilha.

Proponha desafios para que as pessoas se dediquem cada vez mais para alcançar os objetivos individuais e coletivos. Isso vai extrair o que cada colaborador tem de melhor a oferecer.

5. Seja comunicativo

Investir em uma boa comunicação pessoal é muito importante para que você consiga passar a sua mensagem da melhor maneira para os funcionários da agência.

Seja comunicativo e busque dar liberdade para que as pessoas possam te procurar para falar sobre diversos assuntos. É importante que as equipes saibam que podem se abrir com os gestores.

Ser comunicativo significa ser um profissional presente, que incentiva e está sempre indicando os melhores caminhos para todos. Procure fazer reuniões coletivas e individuais com as pessoas, faça com que elas possam se abrir sobre a vida pessoal e social com você.

É importante saber dos problemas que elas estão passando, já que podem afetar o âmbito profissional.

6. Conheça seus colaboradores

A melhor maneira de engajar as pessoas que trabalham na sua agência de comunicação e mantê-las cada vez mais motivadas é fazer uma abordagem correta. Para isso, é fundamental que o gestor ou responsável pelo negócio conheça todos os colaboradores para que possa iniciar uma comunicação mais personalizada e sem cometer falhas.

Muitos funcionários estão acostumados com uma abordagem mais formal, outros preferem um tipo de conversa mais informal e casual. Para manter a motivação de todos na sua agência, você precisa conhecer o jeito das pessoas e identificar o perfil de cada um. Uma abordagem errada pode causar um impacto negativo irreversível no seu colaborador.

7. Tenha responsabilidade

Uma das dicas principais para um gestor que quer aumentar a produtividade e manter a motivação dentro do processo de produção é servir como um exemplo para os outros.

Para isso, é essencial ter responsabilidade em todos os atos e não abrir mão de todas as responsabilidades que são encarregadas ao gestor. Ter um líder responsável ao lado é um grande incentivo ao colaborador.

8. Integre as equipes

Para que uma empresa possa se desenvolver cada vez mais, é muito importante que todas os processos estejam otimizados e as equipes estejam integradas entre si.

Promova reuniões ou conversas informais entre diferentes setores periodicamente para conversar sobre a produção, os prazos e curiosidades da rotina na empresa. Isso vai aumentar a motivação dos profissionais.

Administrar uma agência de comunicação não é uma tarefa fácil. É preciso ter muita organização, pensar detalhadamente no planejamento e aprender como motivar a equipe.

Manter seus profissionais engajados e motivados vai aumentar a produtividade do seu negócio e tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Busque integrar suas equipes, conhecer seus colaboradores, reconhecer os bons trabalhos e servir como um exemplo.

E aí, entendeu um pouco mais sobre a importância de saber como motivar a equipe? Então baixe agora mesmo nosso “Kit: aumente sua produtividade” e fique por dentro do assunto.

Baixe o Kit de Produtividade!
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.