Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 28 de outubro de 2018. | Atualizado em 13 de janeiro de 2020


Buscar um novo emprego é a realidade de muita gente. No entanto, nem sempre é simples ir atrás de vagas, desenvolver currículos e ir às entrevistas. A preparação adequada é o que vai colocar o profissional no caminho do emprego ideal.

Na busca de uma nova colocação no mercado ou no início da vida profissional, saber como procurar emprego é muito importante.

Pode parecer algo simples, mas com a forte concorrência de outros candidatos e com os mercados enfraquecidos, os detalhes fazem toda diferença.

Desde a produção do currículo até a forma de divulgação dele, tudo interfere na sua visibilidade diante das empresas.

O profissional precisa ter foco na sua busca, saber como posicionar suas experiências passadas e se manter confiante e seguro nessa tarefa. Com algumas boas atitudes, é possível estar cada vez mais perto da nova oportunidade tão desejada!

Veja como conduzir a sua busca, além de algumas dicas de como se manter financeiramente estável nesse período.

1. Tenha foco na sua busca

A busca por um novo emprego, algumas vezes, envolve a ansiedade e o caráter de urgência. Apesar de ser completamente compreensível, esse fator não pode tirar você do foco.

Oportunidades diversas vão surgir, sendo algumas delas totalmente fora da sua área de atuação. Vale mesmo a pena?

Pode ser difícil retornar ao seu segmento depois disso, o que vai se mostrar como um grande retrocesso na sua carreira. Portanto, nessa busca, ainda que seja complicado estar desempregado, mantenha-se fiel às suas perspectivas e pense a longo prazo.

2. Desenvolva o currículo

Seu currículo é uma preocupação crucial ao saber como procurar emprego. Nele, você mostra às empresas todas as suas competências, sua formação, sua experiência e seus objetivos. Por isso, é importante dispor esses dados de maneira eficiente e que facilite o recrutador.

Informe os seus dados pessoais, mostre que sua perspectiva profissional está relacionada com a oportunidade em questão, destaque suas habilidades e reforce as experiências que credenciam você ao emprego. Esses pontos são indispensáveis para um currículo de sucesso.

3. Relate suas experiências

As experiências profissionais são uma comprovação concreta de que o candidato já trabalhou na função ou em áreas correlatas e que o capacitaram.

Elas devem estar no currículo com uma breve descrição das demandas que geralmente eram desempenhadas nesses cargos ocupados.

Não é necessário elencar experiências que não tenham relação com a vaga ofertada. Além disso, você não precisa descrever os meses de entrada e saída.

Indique apenas o ano, já que isso protege sua imagem profissional caso você tenha ficado muitos meses desempregado.

4. Inclua mais do que seus empregos no currículo

Não são só as experiências que contam. Ao saber como procurar emprego, você também deve entender que outras vivências, pessoais ou profissionais, têm relevância às empresas.

Projetos pessoais, trabalhos voluntários, intercâmbios e trabalhos como freelancer também são importantes.

Algumas dessas atividades podem ter ajudado no desenvolvimento de características pessoais ou profissionais importantes para o novo cargo.

Se você sente que elas foram relevantes e podem causar uma boa impressão nos recrutadores, destaque-as no currículo, reforçando o aprendizado obtido.

5. Divulgue seu currículo

Depois de desenvolver um currículo forte, é hora de divulgá-lo. Você precisa colocá-lo à disposição em plataformas como o LinkedIn e sites voltados para os profissionais.

Eles são uma ponte entre as empresas recrutadoras e os profissionais em busca de uma oportunidade.

Lembre-se de, no currículo, usar palavras-chaves contidas nas descrições das vagas.

Dessa forma, ao divulgar seu currículo, você poderá ser encontrado por sistemas automáticos de busca. Também envie-os para os e-mails de recrutamento das empresas, já que são um canal direto.

6. Fortaleça seu networking

O networking é muito necessário para qualquer profissional, só que poucos têm o entendimento do seu impacto em como procurar emprego.

Antes de tudo, ter uma rede de contatos é uma forma de divulgar não só o seu currículo, mas você como um profissional preparado e competente.

Todo lugar e ocasião são apropriadas para estreitar relacionamentos, fazer amizades e trocar boas ideias sobre o mundo profissional.

É preciso se mostrar solícito, para então conquistar confiança. Essas pessoas podem fazer indicações sobre você, reforçando sua qualidade e capacitação.

7. Seja incansável na busca

Mesmo com todas essas boas dicas, nem sempre essa busca vai dar retornos rápidos. Os índices de emprego no Brasil estão altos e as empresas estão há algum tempo no regime de recessão, o que enfraquece as contratações. O profissional precisa ser determinado e incansável na busca.

Antes de conseguir uma boa posição no mercado, certamente você ouvirá muitos “nãos”. Eles fazem parte até mesmo da sua construção profissional e ajudarão a melhorar seu currículo, sua apresentação e outros pontos importantes. Seja persistente e incansável nessa busca!

8. Direcione seu currículo de acordo com a vaga

Um dos grandes segredos de como procurar emprego é entender que seu currículo não é um documento fixo.

Ele não só pode, como deve ser mudado de acordo com cada vaga. Isso não é uma tentativa de ludibriar os recrutadores, mas de torná-lo mais suscetível a ser interessante.

Um profissional pode ter várias qualificações, o que geralmente é destacado no currículo.

No entanto, dependendo da vaga e de como ela é descrita, seu currículo pode ficar ainda mais próximo das expectativas. Desde que você não exagere ou minta, essas mudanças são positivas.

9. Desenvolva uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação costuma ser requerida por determinadas vagas. Dessa forma, esteja pronto para desenvolver a sua.

Ter um modelo é importante, mas assim como o currículo, você pode editar de acordo com o que a vaga pede. O importante é seguir alguns parâmetros básicos.

A carta deve ser breve e apresentar suas qualificações de maneira mais direta para a vaga.

Lembre-se de se referir adequadamente, usando “caro recrutador” ou o nome de quem ela é direcionada. Descreva o motivo do envio da carta e, ao final, encerre assinando e deixando os seus contatos.

10. Busque emprego em diferentes plataformas

Há cada vez mais plataformas de busca de vagas, e entender isso tem muito impacto em como procurar emprego antigamente.

Ir de porta em porta é algo ultrapassado, já que as empresas fazem buscas automatizadas por toda a Internet, além dos sites voltados para vagas.

O LinkedIn é sempre uma rede social importante para isso. Por lá você pode desenvolver seu perfil e receber contatos.

Fique de olho em sites especializados e busque por grupos no Facebook voltados para oportunidades na sua área.

Quanto mais canais de busca você tiver, mais chances de conseguir um emprego!

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 Google Jobs: chega ao Brasil o recurso do Google que permite que você encontre um emprego com facilidade!

👉 11 dicas de SEO para LinkedIn: aprenda a otimizar seu perfil e conseguir a vaga dos sonhos!

👉 Como conseguir um emprego em um grande time de vendas

11. Mantenha a postura adequada nas entrevistas

O momento da entrevista ainda gera muitas dúvidas, mesmo sendo determinante em como conseguir emprego.

Desde a sua vestimenta até a postura, tudo tem impacto e pode separar ou aproximar você da oportunidade que tanto busca. Algumas dicas que podem ajudar são:

  • vista-se com roupas adequadas ao padrão da empresa, sem exagerar, mas sem parecer desleixado;
  • evite um tom muito pessoal com o entrevistador;
  • mostre-se proativo;
  • seja comunicativo, mas sem ser inconveniente;
  • não passe por cima de ninguém em dinâmicas, mas mostre seu potencial;
  • não fale sobre dinheiro em uma primeira entrevista;
  • envie uma nota de agradecimento pela entrevista quando chegar em casa.

12. Mantenha a autoconfiança

Suas qualificações, experiência e habilidades são tudo que você tem na busca de um emprego.

É fundamental ter plena confiança de que essas características vão colocá-lo onde merece. Por mais que seja um caminho longo até conseguir sua vaga, não deixe de confiar no seu potencial.

Muitos, após seguidas negativas, passam a deixar de aplicar para vagas mais concorridas, ainda que sejam qualificados.

Isso vai se tornar um caminho sem volta e você deixará de ser visto pelos grandes recrutadores. Independentemente das dificuldades, mantenha-se confiante nas suas qualificações!

13. Busque outras formas de renda enquanto não tem um emprego

Ficar sem dinheiro pode ser um problema enquanto você não consegue um emprego. No entanto, há boas formas de conseguir um rendimento, mesmo sem um trabalho formal. Eles ajudam a custear suas despesas e podem abrir novos horizontes.

A seguir, veja algumas diferentes sugestões que podem ajudá-lo nesse tempo!

Trabalhos de freelancer

Em uma série de segmentos profissionais há a possibilidade de fazer trabalhos temporários, como freelancer.

Alguns são feitos até mesmo em empresas, outros já colocam o profissional no regime de prestação de serviços.

Uma breve pesquisa pode ser o suficiente para entender como conseguir essas oportunidades. Não deixe de se informar também com colegas de profissão da sua rede de contatos!

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados têm crescido cada vez mais na era digital. Trata-se de um trabalho em que você divulga determinado produto e, quando uma compra é realizada a partir da sua divulgação, você recebe uma comissão.

Isso acontece por meio de links para os produtos. Eles têm a sua identificação como parceiro e, quando a compra é feita, há a indicação de qual afiliado conseguiu a conversão.

Venda de infoprodutos

Os infoprodutos são produtos que qualquer pessoa pode desenvolver, sempre com a proposta de informar sobre determinado tema ou assunto.

Se você entende de matemática, pode produzir videoaulas e vendê-las a concurseiros, por exemplo. Agora, se você morou anos em Paris, pode fazer um e-book de guia da cidade. Qualquer pessoa pode fazer e lucrar bastante com esse formato.

Bônus: veja alguns livros que podem ajudá-lo nesse período

Que tal uma dica bônus na sua busca em saber como procurar emprego? Você encontra muitas dicas sólidas neste post, mas é sempre importante ler materiais com diferentes perspectivas, como os livros.

Eles são importantes para ajudá-lo a se manter no caminho do sucesso, estimulando a persistência e o espírito que você deve ter na sua carreira profissional. Para isso, duas sugestões que vão fazer muita diferença nesse período são:

Saber como procurar emprego é importante e isso pode colocá-lo no caminho certo para a posição que você sempre esperou no mercado! Siga essas dicas e não esqueça de se manter sempre persistente e confiante em suas capacidades.

E, para continuar se capacitando na busca por um emprego, veja como se transformar no profissional de marketing mais desejado do mercado!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *