Como produzir um vídeo: o guia completo!

como produzir um vídeo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Sabia que produzir um vídeo pode ajudar você a se aproximar ainda mais do seu púbico?

De acordo com um estudo da Cisco Forecast, em 2017 69% do tráfego da Internet vai ser realizado em vídeos, e a previsão para 2019 é de 80%.

Atraente, não é?

Porém, se você não tem muitos recursos internos para começar a sua produção, ou não tem muito tempo para aprender a usar um software de edição de vídeo por conta própria, pode parecer que as suas únicas opções são ou pagar muito dinheiro para alguém fazer por você ou acabar desistindo de utilizar essa ferramenta.

Mas calma!

Temos uma boa notícia: mesmo com recursos limitados, várias empresas lançam campanhas de vídeos o tempo todo – tutoriais, promocionais, webinars, resolução de problemas e dúvidas ou até mesmo vendendo produtos – e você também pode!

Por isso, preparamos esse guia completo, com ferramentas e dicas para você aprender como produzir um vídeo e começar o quanto antes.

Vamos lá?

Equipamentos

Nesse tópico vamos  falar dos equipamentos, desde o básico que você precisa ter para começar a filmar a algumas recomendações profissionais, para quando resolver investir um pouco mais.

Câmeras

Temos o privilegio de viver em uma época que produzir um vídeo se tornou muito mais fácil.

Você pode usar uma câmera DSLR convencional, sua webcam (acoplada no seu computador ou não) ou até mesmo o seu celular para filmar os vídeos para o seu blog ou empresa.

Vamos falar detalhadamente abaixo sobre cada uma dessas opções.

Câmera DSLR

Esse tipo de câmera é muito versátil, pois permite que você troque as lentes para atender a diferentes necessidades.

Além disso, permite que você controle totalmente as funções manuais que ela possui, como exposição e velocidade, o que pode ser ótimo para quando você tiver um pouco mais de experiência.

Se você procura por vídeos de alta qualidade, esse tipo de câmera é a sua melhor opção.

Abaixo listamos alguns modelos, com prós e contras, para você pode escolher:

como produzir um vídeo: comparação entre câmeras dsl

Comprar uma câmera dessas é um investimento um pouco alto, mas com certeza trará grande benefícios para sua produção.

Tente algum modelo que venha com algum kit promocional de lentes ou acessórios.

Uma boa indicação inicial para as lentes, seria apostar em ter uma lente teleobjetiva (capaz de trazer para mais perto objetos distantes), como a 24-105mm f/4 e uma lente fixa (construída de forma a manter sua distância focal) e clara como a 50mm f/1.8.

Acessórios básicos que devem acompanhar a câmera:

  • Tripé: Para que a sua gravação aconteça da melhor forma o que não pode faltar também é um tripé que você consiga movimentos suaves e firmeza para sua câmera. Aqui na Rock a gente usa o tripé Manfrotto MT190XPRO3, um investimento maior que fizemos em termos de qualidade, mas fazendo uma pesquisa de preços você vai achar algum que te atenda perfeitamente e seja mais em conta.
  • Kit de Limpeza para Câmera e lentes: Para manutenção e conservação do seu equipamento é importante dar atenção para esses itens. Em lojas físicas especializadas em fotografia e vídeo ou em lojas virtuais, você encontra uma gama de produtos que vão te ajudar a manter tudo certinho e conservado por muito mais tempo.
  • Bateria Extra: Dependendo do que você vai produzir, ter baterias extra é fundamental. Duas ou três além da que vem na câmera seria o ideal.
  • Cartões de Memória: Escolha cartões no mínimo Class 6 que atinge 6 MB/s, mas de preferência o Class 10 que atinge 10 MB/s. É importante que tenham essa velocidade de transmissão de dados porque quanto maior a taxa melhor a qualidade da imagem/vídeo. Recomendamos o uso de cartões Sandisk, Kingston e Samsung. Tenha pelo menos dois de 32gb. Será um bom começo!

Webcam

Com essas “câmerazinhas” nos computadores você consegue se conectar ainda mais com a sua audiência, e uma das melhores maneiras é através de um webinar.

Um webinar pode ser uma apresentação, um workshop, ou um seminário transmitido pela internet através de um software de videoconferência.

Os softwares mais usados são:

  • Google Hangouts
  • Video Hangouts
  • GoToWebinar
  • WebinarJam

Se você quer saber em detalhes como produzir um webinar, fizemos um post bem completo sobre o assunto!

A maioria dos notebooks atualmente já vem com uma webcam, mas se o seu computador não possuir câmera acoplada ou se até tem, mas você quer uma melhor qualidade, segue algumas opções que indicamos:

  • Logitech C930E HD Pro

como produzir um vídeo: webcam Logitech C930E HD Pro

Sendo uma das melhores webcans atuais, a Logitech C930E HD Pro possui ótima nitidez na imagem e um maior ângulo de visão, o que ajuda a dar mobilidade.

Com certeza irão elogiar a sua imagem quando você fizer uma vídeo chamada!

  • Logitech C920 HD Pro

como produzir um vídeo: Logitech C920 HD Pro

A Logitech C920 HD Pro é uma das únicas webcans no mercado capaz de fazer vídeo chamadas em Full HD (1.920 colunas de pixels e 1.080 linhas), o que garante um ótimo resultado de qualidade de imagem.

  • Microsoft LifeCam Studio

como produzir um vídeo: Microsoft LifeCam Studio

Essa é a melhor opção se você quer investir em qualidade de som e imagem de uma só vez, pois a Microsoft LifeCam Studio é capaz de gravar em Full HD e além disso possui um excelente microfone.

Câmera do celular

Pode parecer surpreendente, mas é possível gravar vídeos de qualidade, editá-los e enviá-los direto para seu website usando apenas o seu celular!

Os mais indicados são smartphones de alta performance, como um IPhone ou Galaxy S7, por exemplo.

Aqui embaixo você vai conferir algumas dicas para gravar usando o celular da melhor maneira possível.

  • Não grave seus vídeos na vertical 

A maioria dos equipamentos em que seus vídeos serão reproduzidos possuem telas horizontais. Laptops, televisores, Ipads… Por isso não caia no erro!

A chance dos seus vídeos perderem qualidade e não ficarem legais na vertical são enormes.

  • Use um tripé ou apoie o celular em algum lugar estável

Se o seu vídeo tiver vários movimentos bruscos e imagens tremidas, pode acabar com um ar amador e você não quer essa impressão ligada à sua marca, não é mesmo?

Por isso, procure manter o dispositivo bem fixo em algum lugar ou aposte em um tripé para smartphone. Com certeza sua audiência irá agradecer!

  • Evite dar zoom enquanto estiver filmando

Esse é um erro muito comum e que pode estragar qualquer filmagem.

O celular não possui zoom óptico como as câmeras convencionais, por isso quando você usa esse recurso, a sua imagem perde qualidade consideravelmente.

  • Use luz natural

iluminação é a peça chave para seus vídeos terem uma aparência mais profissional e geralmente a câmera dos smartphones é bem escura. Então, abuse da iluminação natural!

Posicione o “objeto” a ser filmado perto de janelas, paredes claras ou até mesmo com a luz do sol direta.

  • Cuidado com o áudio

Se você estiver usando somente o microfone do celular tenha certeza que o objeto filmado esteja próximo ao aparelho.

Para que fique melhor ainda tenha cuidado ao escolher o lugar que a gravação será feita e utilize softwares de tratamento de áudio.

Pronto! Isso é tudo o que você precisa saber sobre câmeras para escolher a sua ferramenta e começar a filmar. Agora, vamos falar sobre iluminação, caso você escolha investir em equipamento.

marketing-no-youtube

Iluminação

Uma boa luz é essencial para que seu vídeo fique bonito e com a qualidade boa.

O objetivo da iluminação é eliminar as sombras e criar uma luz uniforme no rosto da pessoa que você estiver filmando.

Mas isso não significa que você tem que gastar muito para comprar um kit de luz para cinema!

Aqui na Rock nos buscamos sempre aproveitar a luz natural e usamos também alguns equipamentos que nos ajudam nessa busca por um vídeo de qualidade.

Nós temos esse Kit Soft Star Light 50×50 Luz Continua:

como produzir um vídeo: Kit Soft Star Light 50x50 Luz Continua

Costumamos posicionar um tripé de luz do lado esquerdo e outro do lado direito e geralmente para completar, usamos uma luz Led da marca Yongnuo em frente ao objeto a ser filmado.

como produzir um vídeo: luz Led Yongnuo

Som

Um som de baixa qualidade pode acabar com qualquer vídeo.

Os usuários estão cada vez mais atentos e seletivos ao escolher o que querem ver e se o seu vídeo possuir ruídos, vozes ao fundo, geralmente isso fará com o que o seu público se distraia.

A boa notícia é que existe diversas maneiras de melhorar o áudio dos seus vídeos sem gastar nada, só escolhendo bem o lugar da gravação!

Seguem algumas dicas para ficar atento:

  • Escolha um lugar sem barulhos muito altos.
  • Fique longe de ar condicionados, geradores e tudo que fizer um barulho continuo.
  • Tente achar um ambiente em que você possa controlar o som.
  • Se o lugar que você for gravar tiver eco, coloque cobertores no chão ou painéis de acústica. Isso elimina a reverberação.

O microfone pode influenciar bastante na qualidade também, então separamos duas indicações com um bom custo/benefício.

Microfone lapela

Você provavelmente já viu esse pequeno microfone que você coloca preso na gola de camisas ou em paletós.

É uma boa opção para vídeos em que o pessoa filmada se locomove muito ou está dando uma aula.

O objetivo é fazer como que o microfone fique posicionado em um caminho livre para a boca.

Aqui na Rock nos usamos um muito bom que é o Sony UWP-V1 – Ele funciona via wireless e é um investimento relativamente baixo para a qualidade que traz para as filmagens.

como produzir um vídeo: microfone lapela Sony UWP-V1

Zoom Gravador de Áudio H6 Handy Recorder

Conhecido como H6 é o gravador portátil mais versátil que existe atualmente, além de ser bem barato.

Para praticamente todo tipo de gravação você poderá usá-lo. Por exemplo:

  • Gravação de shows ao vivo
  • Uso integrado com microfone boom
  • Gravação de músicas em estúdio

Agora que você sabe tudo sobre equipamentos, já pode partir para a gravação do seu vídeo!

Edição

Pronto, você passou o dia gravando e tem vários arquivos no seu cartão ou no seu celular. O que fazer?

Chegou a hora da edição!

Quase ninguém hoje tem paciência para assistir vídeos muito longos, e convenhamos que um vídeo com cortes bem feitos e uma trilha legal se torna muito mas atraente.

É só pensar nos últimos vídeos que você teve curiosidade de ver.

Separamos algumas sugestões de softwares, desde os mais simples aos mais complexos, para você editar o seu vídeo como um profissional.

No final, falamos também de dois apps que você pode usar para editar seu vídeo direto no smartphone, caso opte gravar usando o celular.

Windows Live Movie Maker

como produzir um vídeo: screenshot windows movie maker

Esse é geralmente a porta de entrada dos programas de edição.

Possui uma interface bem intuitiva e com ele você consegue editar tanto vídeos quanto um conjunto de fotos em sequência.

Digamos que é uma ferramenta de edição apara iniciantes, mas pode ser uma mão na roda caso você ainda não seja expert e queira começar agora.

Além de simples, esse software é gratuito para Windows.

IMovie

como produzir um vídeo: screenshot Imovie

Praticamente com as mesmas função e características do Movie Maker, o IMovie é o programa de edição do Mac.

É um pouco mais sofisticado e com mais recursos que a opção do Windows, contando com templates prontos e uma maior opção de transições.

Também não é um software profissional mas pode ajudar bastante se você está começando.

Adobe Premiere

como produzir um vídeo: screenshot adobe premiere

É o programa mais completo de edição hoje.  Sua interface facilita a organização do projeto, nele você pode incluir trilhas, efeitos e fazer um ótimo tratamento de cor, ainda mais com essa nova versão – Premiere Pro CC.

Ponto negativo: É um software pago.

Ponto positivo: Conversa muito bem com os outros programas da Adobe – Photoshop, Illustrator e principalmente o After Effects.

Se você quer aprender mais sobre os softwares da Adobe, ela possui vários livros de treinamento com lições e com o material utilizado na aula disponível.

Esses livros existem virtual e fisicamente, se chamam Classroom in a book.

como produzir um vídeo: classroom in a book

Sony Vegas Movie Studio

como produzir um vídeo: screenshot sony vegas

Esse é um software bastante conhecido para quem trabalha com vídeos.

Ele não chega é considerado um programa profissional de edição mas é bem superior ao Movie Maker e IMovie.

Com a mesma ideia da edição linear dos outros programas ele permite o corte e divide seus vídeos em camadas, facilitando a montagem.

Uma vantagem desse software é que é bem mais barato do que o Adobe Premiere.

Antes de finalizarmos o assunto edição em computadores é importante lembrar que você pode ter alguns probleminhas com os formatos do vídeos ou você pode querer usar um vídeo do youtube na sua composição.

Para isso existe vários programas que podem te ajudar e vamos deixar a dica de um super legal para você:

Free Video Converter

como produzir um vídeo: screenshot do Free Video Converter

Ele converte vídeos para um enorme número de formatos, o que facilita muito a sua vida na hora de exportar gravações de celulares e outros dispositivos.

Outra função interessante é que colocando a Url do vídeo que você quer, ele consegue extrair pra você os vídeos do Youtube.

Além disso, é possível adicionar arquivos de legenda através do software.

IMovie para Iphone

como produzir um vídeo: screenshot do Imovie para IOs

Hoje é o aplicativo mais interessante que nos temos para editar vídeos no celular.

É bastante parecido com o IMovie para computadores, e nele você poderá fazer cortes, adicionar trilhas e títulos.

Disponível apenas para dipositivos iOS.

PowerDirector

como produzir um vídeo: screenshot do PowerDirector

Essa seria a opção equivalente ao IMovie para dispositivos Android.

Com a interface amigável, você também será capaz de fazer cortes, adicionar elementos e trilhas.

Além disso ele possui várias opções de transições.

Hot Tip:

Antes de exportar qualquer vídeo que você produziu, procure saber onde você vai adicioná-lo.

Youtube, facebook, Instagra, Snap… Cada uma dessas ferramentas possui suas próprias especificações sobre resolução, tamanho e qualidade. Confira na página de Ajuda de cada uma delas essas observações e arrase nas suas produções!

Vamos deixar aqui abaixo uma lista de materiais que produzimos sobre vídeos e que podem ajudar no sucesso de suas publicações.

Até a próxima!

marketing em video

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.