Saiba como ter uma liderança inspiradora e motivar sua equipe

Carisma, empatia, responsabilidade e confiança. Essas são apenas umas das características de um líder inspirador. Saiba tudo sobre esse tipo de liderança no post!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

A liderança é uma característica essencial para qualquer negócio dar certo. Saber conduzir e integrar talentos para atingir objetivos é indispensável quando se fala do mundo atual. Mas você sabia que é possível ir além e ser um líder inspirador?

Ao colocá-la em prática em sua agência, há uma mudança na forma como todos enxergam a empresa e até suas próprias funções. Inclusive, é um jeito de transformar relacionamentos e de garantir o melhor para o desenvolvimento de todos que o cercam. Só benefícios, não é mesmo?

O modo certo de conquistar os bons resultados é ao saber como motivar a sua equipe. Por isso, veja como é um líder inspirador e saiba como se tornar um!

O que é liderança inspiradora?

Muitas vezes, o ato de liderar é confundido com o de gerenciar. Há quem acredite que se trate de administrar os recursos, que podem ser as pessoas, em busca de um objetivo estratégico. Embora essa seja uma das funções, ela pode ser muito mais que isso — e é assim que surge a liderança inspiradora.

Ela se relaciona com a capacidade de envolver as pessoas em um propósito ou ideal e de incentivá-las a agir. Essa abordagem faz com que os liderados admirem o líder e até mesmo queiram ser como ele. Consegue perceber a importância dessa ação?

Quais as características de um líder inspirador?

Para se colocar nesse papel de inspiração máxima, é preciso apresentar algumas qualidades. São elas que vão fazer com que as pessoas queiram segui-lo — inclusive na sua agência. A seguir, veja quais são os aspectos essenciais para essa abordagem!

Confiança em si e na equipe

Um líder inspirador é capaz de fazer com que as pessoas acreditem que algo é possível e que elas podem alcançar. Para transmitir tanta confiança, ele precisa ter ele mesmo a crença sobre o que diz. Por isso, é fundamental crer na própria habilidade de chegar à performance esperada.

Além do mais, a relação tem que ser forte o bastante, o que significa confiar e acreditar que cada pessoa da equipe é capaz de agir.

Construção de uma cultura inspiradora

Para que as pessoas sejam convencidas agir, é preciso que haja o “clima” certo. Cabe ao líder construir essa cultura de fazer, mudar e melhorar. É algo que deve estar presente nas ações em todos os momentos, de modo a criar as condições propícias à ação.

Na sua agência, por exemplo, isso significa estabelecer valores éticos e que busquem a melhoria e diferenciação. Desse jeito, as pessoas sentem que podem atuar da maneira ideal.

Habilidade em fazer diferente

Um líder inspirador também é aquele que não tem medo de buscar novos caminhos, mesmo que seja para chegar a um resultado semelhante. É quem assume riscos, quem dá o primeiro passo e quem mostra uma perspectiva inédita.

Diante do desejo que os liderados inovem, é preciso, em primeiro lugar, dar o exemplo. Então, esses são profissionais que não têm medo de se expor a riscos e de buscar soluções inéditas.

Empatia

O bom relacionamento é uma das marcas da liderança inspiradora e ele só pode ser alcançado ao se colocar no lugar do outro. É por isso que um líder desse tipo pratica a empatia sempre que possível.

Reconhecer as necessidades, limitações e capacidades das pessoas é essencial para agir com elas de forma humana e próxima. É algo que fortalece a confiança, gera mais admiração e amplia os resultados.

Como se tornar um líder inspirador?

Pode acreditar: exercer uma liderança com essas características não é um “dom” ou “algo que nasce com a pessoa”. Essa é uma habilidade e, como tal, pode ser desenvolvida com as ações certas.

Descobrir como agir para chegar a esse resultado, inclusive, pode mudar o rumo da sua agência. Quer ver?

Pratique o autoconhecimento

Entender as próprias limitações e os pontos fortes é essencial para trabalhar as habilidades. Portanto, se quiser ser um líder inspirador, aumente seu autoconhecimento.

Tente compreender o motivo por trás dos seus comportamentos, das escolhas e das dificuldades. Desse jeito, é possível se aprimorar e exercer a liderança de maneira melhor.

Tenha fidelidade ao discurso

Inspirar o time exige mais que palavras. O exemplo é decisivo e, por isso, é indispensável ser fiel a seu discurso. Não adianta falar uma coisa e fazer outra, pois só vai gerar dúvidas e quebrar a confiança. Tenha o cuidado de se manter fiel ao que você acredita e ao que transmite aos profissionais.

Valorize perfis (e opiniões) diferentes

Nem todo mundo é igual e celebrar isso é uma forma de causar admiração. Em vez de atuar de maneira restritiva, prefira incluir mais gente. Esteja aberto à diversidade e à pluralidade de opiniões e pensamentos. Com a inclusão genuína, fica fácil gerar a inspiração.

Enxergue seu papel com humildade

Embora seja necessário reconhecer a importância da sua função, o ideal é vê-la com humildade. Entender que ser um líder não o torna maior que os outros e que você não é insubstituível é um bom exercício de humildade. Isso vai mantê-lo no mesmo patamar nas interações profissionais, o que causa boa impressão.

Qual a importância de uma liderança inspiradora?

Ser um líder com essa característica é essencial para aumentar o engajamento das pessoas e torná-las mais participativas. Também é um jeito de melhorar o clima organizacional e de criar as condições para que cada um se sinta seguro e valorizado.

Como líder inspirador, você pode fazer com que sua agência se torne mais produtiva, eficiente e capaz de entregar resultados melhores.

Inclusive, isso ajuda a posicionar a marca tanto entre clientes quanto entre outros profissionais, ao ser vista como boa empregadora. É algo que pode gerar diferenciação e resultados melhores.

Quais foram os líderes inspiradores de maior sucesso?

Ao longo da história, muitas mudanças precisaram da ação de gente que tomou a frente e seguiu por um novo caminho. Ao conhecer líderes inspiradores famosos, é possível aproveitar algumas de suas características e começar a praticá-las. Quer ver? Confira quais são alguns dos mais importantes!

Nelson Mandela

Considerado o pai da África do Sul como conhecemos hoje, Nelson Mandela lutou contra o apartheid e chegou à presidência do país, onde pode implementar mudanças contra a segregação.

Antes disso, entretanto, foi um preso político por décadas. A resiliência é uma das qualidades que construíram sua figura, o que pode ser aplicado em seu cotidiano.

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá foi uma missionária que dedicou toda a sua vida a ajudar os pobres ao redor do mundo. Vencedora do Prêmio Nobel da Paz e beatificada, demonstrou grandes lições de liderança — e a maior delas foi o propósito.

Encontrar a sua verdade e usá-la como bússola vai fazer com que as pessoas sigam o seu caminho junto a você.

Gandhi

Mahatma Gandhi foi responsável por libertar a Índia da colonização britânica sem o uso de violência. O diálogo foi a sua grande arma, assim como a inteligência emocional e a capacidade de fomentar mudanças.

Considerado um dos maiores líderes do mundo, é uma grande inspiração para criar um bom ambiente na agência.

Martin Luther King

Ativista dos direitos civis norte-americanos, o pastor Martin Luther King foi o responsável por um dos discursos mais memoráveis da História. Dono de uma oratória impecável, estabeleceu uma campanha voltada para a empatia, para a justiça social e pela liberdade.

É a melhor figura para que você seja estimulado a não se calar e a defender, com coragem, a sua posição.

Ser um líder inspirador é algo que pode mudar a maneira como a sua agência funciona. Use essas dicas e se inspire nos exemplos certos para explorar todos os pontos positivos dessa atuação!

E para que você seja um líder inspirador e não deixe que as finanças atrapalhem seu desenvolvimento, baixe agora nosso e-book gratuito sobre gestão financeira para publicitários!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.