Como ser um Youtuber: o que você precisa fazer para ter um canal de sucesso

Para ser um youtuber de sucesso não basta talento e inspiração. Para alcançar sucesso com seu canal, é preciso definir uma série de questões antes, durante e depois da gravação dos vídeos. Entenda melhor com nossas dicas!

Como ser um Youtuber: o que você precisa fazer para ter um canal de sucesso

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem diria, décadas atrás, que ser um youtuber viraria uma profissão de verdade? O que começou para muita gente apenas como brincadeira, hoje virou fonte de renda principal.

E assunto para essas pessoas não falta! Aulas online, música, humor, dicas de beleza, roteiros de viagem, culinária, macetes de videogame. São muitos os que fazem sucesso falando sobre o que fazem de melhor. 

Com o crescimento do mercado audiovisual, a carreira de youtuber se tornou uma das mais cobiçadas do mundo moderno. Além de tudo, ela é também uma forma rápida de chegar à fama ou gerar visibilidade para a sua marca na internet.

Quer descobrir como chegar lá? 

Confira o checklist que trouxemos neste post, do que você precisa para ser um youtuber! 

O que envolve ser um youtuber

Com a explosão do número de vlogs na internet, o mercado dos youtubers tem hoje altíssima concorrência. Felizmente, o YouTube também tem bastante audiência e demanda por conteúdo original.

Existem alguns casos de youtubers que conseguem sucesso quase imediatamente, mas tornar um vídeo viral não garante que o seu canal no Youtube continuará bombando de forma constante.

Os youtubers de destaque mantêm a constância e têm, além de talento, muita persistência e dedicação.

Se seu objetivo é ser um youtuber, seja por interesse pessoal, seja tráfego orgânico para sua marca, não deixe de seguir as 11 dicas abaixo para não ser ofuscado pela concorrência. 

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

Quanto ganha um youtuber e como aumentar o faturamento

Top 10 maiores canais do Youtube no Brasil e no mundo [2019]

15 principais hacks para aumentar views no Youtube


Dicas para ser um youtuber profissional 

1. Fale sobre o que você gosta

Não tente ser quem você não é ou abordar assuntos que não são do seu domínio. 

Paixão é um elemento importantepara o sucesso de qualquer youtuber. Afinal, o público gosta de ouvir pessoas falando com naturalidade e entusiasmo sobre o que acreditam. 

Pense nos assuntos que chamam mais a sua atenção e estude-os a fundo para poder falar com gosto e com autoridade. Traga sua personalidade real e única para se diferenciar da multidão. 

Dessa forma, seus vídeos serão muito mais interessantes e envolventes para encantar a audiência. 

2. Conheça seu público

Além de se conhecer e trazer o que você gosta, também é necessário entender quem receberá a informação que você produziu. 

Isso porque os assuntos dos vídeos devem ser relevantes não só para você, afinal, você quer que eles sejam vistos pelos espectadores.

Quais tópicos mais os agradam? Com qual frequência consomem conteúdo? Qual formato preferem? O que não acham interessante?  

Para responder essas perguntas, primeiro defina o nicho que você quer explorar, como estudantes, mulheres e gamers, por exemplo.

Para entender o que esse nicho prioriza e quais são suas dores, elabore uma persona com base nos comentários e interações com essas pessoas, além de acompanhar seu comportamento em outros canais parecidos.  

Assim, você vai conseguir atingir as pessoas certas, que mais facilmente se identificarem com a sua causa ou a missão da sua marca. Ou seja, maior a chance de continuarem assistindo seus vídeos ou mesmo compartilhando os conteúdos. 

3. Crie uma identidade 

Quando falamos de identidade ou personal branding, abordamos tanto os elementos gráficos como a linguagem. 

Use bastante criatividade para elaborar o nome e a imagem do canal, crie uma interface com cores amigáveis e utilize elementos que façam sentido em relação ao que você comunica. 

Além disso, entenda o estilo de linguagem da sua persona, como se utilizam gírias ou termos mais técnicos e se preferem mais coloquialidade. Dessa forma, será mais fácil se conectar com o espectador e promover interação no canal.

4. Otimize a taxa de cliques 

Seu vídeo pode ter um conteúdo fantástico para o espectador, mas ele só saberá disso se clicar e começar a assistir.

O famoso “não julgue um livro (no caso, vídeo) pela capa”, não funciona bem assim no Youtube.

Por isso, é indispensável caprichar muito no título e imagem de capa de cada vídeo (as thumbnails), para que gerem curiosidade no público e resultem na conversão. 

Além disso, é possível aumentar o potencial de visibilidade utilizando tags, adicionando descrições e associando o canal ao site da empresa na ferramenta de gerenciamento do Youtube.

Com esses hacks, tanto os buscadores quanto os usuários chegarão mais rápido até seu conteúdo. 

5. Preocupe-se com a qualidade geral dos vídeos  

Além da qualidade do conteúdo, um bom youtuber presta atenção na qualidade do vídeo em si. Isso quer dizer que o áudio e a iluminação devem ter uma qualidade satisfatória para não atrapalhar a experiência do usuário

Invista em equipamentos como câmera, microfone e tripé e utilize um bom editor de vídeos para fazer ajustes. 

Além disso, com muita técnica e criatividade, a edição pode multiplicar o potencial de sucesso de um vídeo, tornando-o bem profissional e autêntico. 

6. Crie uma rotina de publicação 

Ter uma rotina de publicação garante constância e organização para a vida de um youtuber.  

A constância é essencial para desenvolver um relacionamento com sua audiência. Se os vídeos demoram muito para sair, o público deixará de acompanhar seu canal e procurará algum outro que ofereça essa frequência. 

Com um volume crescente de vídeos, um cronograma também pode ajudar a gerenciar o canal, planejando os tópicos futuros com antecedência, para nunca deixar a audiência na mão.

Outra dica de rotina é começar a agrupar vídeos por temática, como se fossem quadros de um canal de TV. 

Esse agrupamento ajuda a organizar melhor a ordem dos vídeos, facilita a experiência de quem procura o conteúdo e traz mais visualizações como um todo por conta da reprodução automática. 

Portanto, para ser um youtuber profissional, seja espontâneo na fala, mas muito pragmático com a organização! 

7. Incentive o engajamento 

Se seu objetivo é ser youtuber como profissão e não apenas por hobby, o engajamento é essencial na estratégia.

Para incentivar que o público interaja com você, faça uso de call-to-action como “inscreva-se no canal” ou “conte sua opinião sobre”.

Além disso, responda aos comentários que receber e utilize também de outras redes sociais para manter o relacionamento com a audiência.

Dessa forma, você conseguirá agrupar mais seguidores fiéis e que confiam na sua marca ou no seu produto para conseguir gerar conversões.

Outra dica importante é saber lidar com os famososhaters, que sempre existirão em qualquer lugar. Não se deixe desanimar com comentários ofensivos, mas, ao mesmo tempo, saiba discerni-los das críticas construtivas que vêm para o bem.

8. Faça parcerias 

Grande parte dos youtubers famosos contam com vários parceiros para auxiliar com o canal. Esses parceiros podem, por exemplo, ajudar com a edição e economizar tempo para focar mais na elaboração do conteúdo. 

Além disso, você pode se aliar a marcas com causas parecidas à sua, como forma de monetizar o canal e financiar investimentos. 

No mais, as parcerias podem ser com outros youtubers ou influenciadores digitaiscom o intuito de trazer visibilidade para ambos. 

Mas atenção: antes de pensar em você e nos parceiros, certifique-se de que a parceria seja também benéfica para os usuários. Assim, a experiência melhora para todos os envolvidos. 

9. Acompanhe outros canais 

Não viva só no seu mundo! 

Saiba o que os youtubers de sucesso estão fazendo, as ferramentas e estratégias mais utilizadas nos canais e as pautas em destaque. 

Além disso, acompanhe também aqueles que estão no mesmo nicho ou nicho parecido com o seu. Aprenda como melhorar e aplique os novos conhecimentos à sua realidade. 

Com esse benchmarking, não tem como ficar para trás. 

10. Estabeleça metas 

Estabelecer as metas é um grande passo para manter a disciplina e sobretudo a perseverança. 

Coloque o seu canal como parte essencial na rotina de seu negócio e escolha objetivos específicos que sejam realistas para determinado período de tempo

Assim, você conseguirá de maneira mais mensurável e racional analisar a evolução da estratégia e fazer os ajustes necessários para alcançar as metas. 

11. Divulgue o seu canal

Os seu público em potencial não está presente apenas no Youtube. Ele está por toda a Internet. 

Por isso, crie também uma rotina para informar uma audiência maior que seus vídeos foram postados e trazê-los para a plataforma do Youtube.

Para isso, você pode utilizar:

Além de ser visto por um número muito maior de pessoas, isso fará com que seu conteúdo possa também ser compartilhado organicamente. Assim, você não vai precisar investir um centavo a mais! 

Com essas dicas, você já estejaquase pronto para ser um youtuber. O último detalhe muito importante é saber usar sua plataforma de trabalho. 

Além de ser um bom youtuber, é preciso também entender como gerenciar as ferramentas do Marketing Digital que estão à sua disposição.

Para trabalhar bem com sua plataforma de trabalho, veja este conteúdo completo sobre como gerenciar o seu canal do Youtube!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.