Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 2 de outubro de 2019. | Atualizado em 9 de abril de 2020


Entenda a importância de uma boa gestão de marca e conheça 8 estratégias para ter sucesso com o branding da sua empresa!

A marca é o caminho para colocar a imagem da sua empresa aos olhos e na mente dos seus clientes.

Sendo assim, a gestão de marca é um dos processos mais importantes na hora de elaborar estratégias para fazer com que o seu consumidor se identifique com a sua empresa. 

Se você quer aprender as melhores estratégias de gerenciamento e ainda por cima tornar a sua marca um sucesso, continue lendo!

Entenda melhor o processo de gestão de marca

O objetivo da marca é ajudar os seus clientes a entender — de forma simples e rápida — o que você oferece e qual é o seu diferencial frente a concorrência. No entanto, quando falamos de gestão de marca, ou branding, englobamos não só o conceito, mas também toda a forma de comunicação e representação da empresa.

O processo de gestão de marca inclui aspectos como satisfação do cliente, embalagem, apresentação visual, tom de voz, concorrência e muito mais. E, para definir cada um desses aspectos, é indispensável uma pesquisa detalhada de mercado e público-alvo.

Então, se a sua empresa ainda não tem uma marca consistente ou você não gosta do que ela representa atualmente, é hora de elaborar melhores estratégias!

Importância da gestão de marca

Dado que hoje as empresas devem enfrentar um mercado globalizado e acirrado —entregando praticamente o mesmo produto e a mesma qualidade — fica cada vez mais complicado fazer com que o cliente compre sempre do mesmo fornecedor.

Então, é aí que a marca pode se tornar a sua grande vantagem competitiva.

Ok, entendemos que a marca é importante para se destacar no mercado. Mas, e a gestão de marca, onde entra nesse assunto?

A gestão de marca é o que mantém a marca assertiva e com alto alcance do público-alvo. Ou seja, toda empresa possui uma marca, mas nem todas possuem sucesso porque a sua gestão não é estratégica, ou por que a sua gestão não foi bem planejada.

Benefícios de implementar melhorias na gestão

Consolidar sua imagem diante do mercado

O principal objetivo dessas ações é garantir que a identidade da sua empresa seja reconhecida e consistente em todas as suas representações.

Caso a sua empresa tenha diversos tipos de abordagens nos canais de comunicação, o consumidor pode acabar recebendo mais de uma abordagem e, por consequência, criar uma impressão confusa sobre seu negócio.

Um bom trabalho de branding garante que sua empresa tenha sempre a mesma imagem, evitando interpretações erradas ou confusão para atrair os leads.

Transmitir mais valor para o público

Uma boa gestão de marca também serve para reforçar as qualidades que você mais quer que seus clientes percebam.

Organização, inovação, bom atendimento, dedicação, tudo isso pode ser trabalhado a partir da sua marca e pelo modo como ela é construída em suas estratégias de marketing.

Esse trabalho também está muito relacionado ao tipo de público que você procura. Isto é, cada perfil de consumidor busca características diferentes ao escolher de qual marca comprar.

Alguns dão mais valor a um produto consistente, enquanto outros preferem entregas rápidas. Então, realize uma pesquisa do seu público e direcione as suas abordagens para se destacar.

Destacar seu negócio diante dos concorrentes

Outro aspecto do trabalho de branding é tornar sua empresa única aos olhos do público. O que você precisa definir agora é o que diferencia a sua empresa de todas as outras, e o que compõem a sua identidade.

Nesse tópico você deve analisar de forma mais profunda. Pense em como o seu produto resolve o problema do consumidor e qual é o seu diferencial. Justifique na sua abordagem, de forma clara, o porquê o seu produto/serviço é o melhor.  

Captar leads com maior potencial

Como em qualquer investimento, seu trabalho de gestão de marca deve trazer algum retorno direto ou indireto ao seu faturamento. Sem isso, nenhuma estratégia se mantém.

Felizmente, graças à consistência da marca e ao foco em um perfil específico de cliente, os leads atraídos pelas suas abordagens e comunicados costumam ter um potencial de conversão bem maior.

Com os clientes certos, será mais fácil fechar novos negócios e implementar estratégias de fidelização.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
👉 Core Competence: o que é e vantagens de definir as do seu negócio

Estratégias para o sucesso da sua gestão de marca

Estratégia de gestão de marca é a maneira pela qual uma empresa cumpre as metas de marketing, relações com o consumidor e promoção interna. É um guia completo para garantir que uma empresa atinja todos os seus objetivos e metas.

Além disso, como citamos, a gestão de marca oferece diversos benefícios. Porém, eles só serão validados quando as ações forem realizadas de forma correta.

O processo de gestão de marca é cheio de tentativas e erros e de muitas variantes para cada mercado. Então, neste tópico, vamos dissertar sobre as melhores estratégias que uma empresa deve elaborar para implementar na gestão de marca. Confira!

1. Defina o seu posicionamento 

Pare de reproduzir. Analise como você se destaca e faça isso tornar a sua marca única. Caso você não saiba por onde começar, pergunte aos seus clientes o porquê eles te escolheram, ou por que trocaram a sua concorrência por você, como o seu produto/serviço facilita a vida do consumidor.

Quanto mais detalhado melhor.

2. Divulgue a sua proposta única de venda

Um componente vital de uma sólida estratégia de marca é usar a proposta única de venda e depois comunicar ela. Todos os ativos da marca devem seguir essa proposta. Bem como, é fundamental implementar em cada ponta do seu marketing. Depois de definir a sua proposta, os ativos da marca devem refleti-lo. 

Por exemplo: se sua empresa e seus produtos representam simplicidade e sua proposta única é que você facilita a vida de seus clientes, crie um logotipo minimalista, um esquema simples e as principais mensagens precisam ser concisas e práticas.

3. Implemente internamente todo o conceito da sua marca

Você entende sua marca, criou os logotipos, as principais mensagens e outros ativos da marca. Agora, é hora de divulgar dentro da empresa também.

Os seus colaboradores também precisam saber o conceito da sua proposta única de venda e as suas diretrizes. Essa é uma parte vital para que os funcionários, principalmente os que atendem o público, estejam preparados para seguir as diretrizes e o tom de voz da sua empresa.

Além disso,  você pode designar alguém como gerente de marca e introduzirum sistema gerenciamento de ativos de marca. Isso será fundamental para a organização do seu marketing com uma diretriz.

4. Seja consistente em suas redes sociais

As suas interações e postagens devem estar dentro do conceito da sua marca. Os seus consumidores devem se identificar com a rede: desde a linguagem, até a identidade visual da sua page.

Como o estilo do seu feed de Instagram. Criecards/templates para as suas redes sociais de forma que sejam atraentes para os seus leads e que estejam de acordo com as sua marca. 

 5. Organize a sua equipe de marketing  

Muitas vezes, em um ambiente sobrecarregado de demandas — como a equipe de marketing — é indispensável tal organização. 

Como esse departamento é a chave para a sua receita e atividade comercial, é necessário que eles tenham umsistema panorâmico de demandas, tanto na hora de solicitar demandas quanto na hora controlar prazos e entregas.

6. Realize reajustes de branding

Caso ocorra alguma mudança de público, caso você perceba alguma outra característica que pode alavancar o branding, ou até mesmo o lançamento de outro produto, você pode realizar mudanças ou reajustes no conceito da sua marca se elas gerarem resultados positivos na sua receita.

Mas, cuidado! Não mude sem realizar avisos prévios aos seus colaboradores e seu público. 

7. Realize campanhas e ações de marketing frequentemente

Marketing Digital é uma das novas estratégias do marketing atual. E ele tem por função promover os produtos ou serviços de empresas utilizando os meios de mídias digitais.

O conjunto de atividades do Marketing Digital tem o intuito de criar e fortalecer as relações da marca com os leads e clientes.

8. Invista em Marketing Digital 

O marketing digital baseia-se em alguns pilares: SEO (Search Engine Optimization), Inbound Marketing eMarketing de Conteúdo.

Por conta da facilidade da web, essas são estratégias ágeis e de fácil aplicação para conversão. Elas têm como abordagem uma comunicação direta, personalizada e eficiente para o gerenciamento da marca.

Portanto, o gerenciamento de marca é uma das peças mais importantes para impulsionar o crescimento de sua empresa.

Sem focar em uma imagem confiável, você pode facilmente perder o seu cliente na hora de decisão de compra. É importante entender quais táticas e estratégias podem ajudar a sua empresa a continuar desenvolvendo a visibilidade da marca e levar sua empresa ao próximo nível.

Autor

O Deskfy Blog surgiu no início de 2018 e é um site voltado para assuntos de marketing e gestão de marca. No nosso blog você encontrará muitas dissertativas sobre Portal da Marca, Franchising, Softwares de Digital Asset Management, estratégias de Branding e muito mais.

Caso queira saber mais, acesse o nosso Blog. Será muito bem-vindo.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *