como fazer anúncios no facebook Messenger Ads

Facebook Messenger Ads: como montar um anúncio na plataforma

O Facebook Messenger Ads pode trazer diferentes vantagens ao seu negócio. Segmentação de acordo com o estágio do funil, geolocalização, retargeting e atendimento mais humanizado são algumas delas. Veja um passo a passo de como criar esse tipo de anúncio agora mesmo.

Mark Zuckerberg dominou e revolucionou o mundo das redes sociais.

A empresa Facebook, hoje, é composta também pelo Instagram e WhatsApp. Juntas, todas essas redes têm mais de 4 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo.

Foi por meio dessas redes, também, que presenciamos diferentes mudanças com relação ao marketing digital.

O investimento em mídia online ficou bem mais comum e os consumidores mais exigentes no que diz respeito à qualidade do conteúdo ofertado e ao atendimento oferecido nesse meio.

Ao criar uma campanha de mídia em redes sociais, é possível ter estratégias que levem o cliente de uma plataforma para a outra, justamente para um atendimento mais humanizado. É nesse contexto que surgem os Facebook Messenger Ads.

Os anúncios feitos diretamente no aplicativo de conversas torna o contato cliente-marca mais pessoal e significativo.

Neste texto, você entende mais sobre a importância dessa rede, as vantagens desse tipo de anúncio e também como fazer anúncios no Facebook Messenger Ads

Por que investir em anúncios no Facebook Messenger?

À primeira vista, os anúncios no Facebook Messenger podem parecer invasivos.

Porém, trata-se de uma ótima forma de iniciar conversas com o seu público-alvo e, o que é melhor, com as mesmas possibilidades de segmentação oferecidas por outros tipos de anúncio do Facebook.

Segundo dados da própria plataforma:

  • 1.3 bilhões de pessoas usam o Messenger por mês;
  • 10 bilhões de mensagens são trocadas entre pessoas e empresas por mês;
  • 93% dos brasileiros que usam aplicativos de mensagem diariamente, conversaram com pelo menos uma marca nos três meses anteriores.

Com esses números em mente, conheça ainda outras três vantagens de investir em anúncios no Facebook Ads Messenger.

Personalização

Criar um anúncio para todos os seguidores da sua página e realmente comunicar e sensibilizar todos eles é uma missão bastante desafiadora. Isso se torna ainda mais difícil se o seu negócio tem mais de uma persona.

Ao criar um anúncio no Messenger você abre a possibilidade de um diálogo one-to-one com seu público, trazendo mais personalização e humanização à sua comunicação.

Aproximação

A interatividade é uma das grandes vantagens do investimento no Facebook Messenger.

Você pode iniciar uma conversa, oferecer conteúdos exclusivos e relevantes e realmente se aproximar do seu público.

O treinamento dos colaboradores é muito importante para que eles estejam alinhados ao tom de voz da página e também à cultura empresarial do seu negócio. Depois disso, os resultados costumam compensar bastante.

Remarketing

Tem uma promoção imperdível para compartilhar com seus seguidores?

A melhor saída é comunicar esses descontos a quem já está um pouco mais avançado no seu funil de vendas, para garantir uma melhor conversão.

O remarketing é uma estratégia que localiza leads entre diferentes plataformas para dar o empurrãozinho que falta na finalização de uma compra.

É o que acontece quando você sai de um e-commerce com o carrinho cheio e recebe um e-mail na sequência.

Isso pode ser feito no Messenger. Se um cliente já interagiu com algum anúncio da sua página, ele pode ser impactado diretamente no inbox.

Quais os tipos de anúncios disponíveis?

Assim como os anúncios do feed do Facebook ou mesmo do Instagram, o Messenger tem diferentes tipos de anúncios que podem ser criados.

É interessante conhecê-los a fundo para avaliar qual o mais adequado tanto à sua estratégia, como à sua persona e o momento da jornada do seu cliente.

Anúncios de clique para o Messenger

Essa foi a primeira modalidade de anúncio implementada no Facebook Messenger.

Trata-se de um anúncio tradicional no feed de uma marca no Facebook ou no Instagram, em um dos muitos formatos disponibilizados por Mark Zuckerberg e sua equipe — carrossel, vídeo ou link único, por exemplo.

Nesses casos, o CTA (Call to Action) do anúncio leva a pessoa à aba de mensagens da sua empresa. Lá, ela pode tirar dúvidas, resolver possíveis problemas ou pedir mais informações sobre seus produtos.

As interações podem ser feitas individualmente ou contar com a implementação de chatbotsque facilitam o diálogo até o momento em que há realmente a necessidade de inclusão de um colaborador.

Mensagens patrocinadas

A diferença da primeira modalidade de anúncio para esta é que, neste caso, é a sua marca que puxa a conversa. Aqui, é possível empregar diferentes estratégias de retargeting.

O Facebook só permite que esse tipo de mensagem seja direcionado a perfis que já interagiram com outros anúncios da sua marca e isso é algo bom!

Afinal, você sabe que já existe algum tipo de interesse e, muitas vezes, esse anúncio é o empurrãozinho que falta para uma compra ser fechada.

Uma vez que você iniciou a conversa é preciso estar disponível para respondê-las.

Assim, o maior cuidado ao criar esse tipo de anúncio é pensar também em mensagens de ausência para ajudar no gerenciamento da expectativa dos clientes.

Anúncios na home do Messenger

Esse tipo de anúncio é geralmente criado com o objetivo de gerar tráfego ao site.

Eles parecem muito com os anúncios posicionados na coluna lateral do Facebook — aquela que aparece abaixo dos Stories na página inicial da rede.

A diferença é que ficam visíveis na tela inicial do Messenger, entre um contato e outro.

Além do clique no link e de um CTA que leve o consumidor ao site, você também pode dar a chance desse lead iniciar uma conversa com você.

Guia do Facebook AdsPowered by Rock Convert

Como fazer anúncios no Facebook Messenger Ads?

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma plataforma que pode ser acessada a partir da própria página do seu negócio no Facebook.

Nela, é possível criar e gerenciar os anúncios destinados a todas as plataformas que atualmente pertencem ao mundo de Mark Zuckerberg — Facebook, Instagram, Stories, Messenger e WhatsApp.

A seguir, você confere um passo a passo para colocar seu anúncio na rua. Vem com a gente!

Definir um objetivo para o anúncio

Após fazer o login no Facebook Manager, o primeiro passo é definir o objetivo do seu anúncio.

Atualmente, o Facebook separa as possibilidades de acordo com o estágio do funil do seu cliente.

Entre elas, temos:

  • reconhecimento: reconhecimento de marca e alcance;
  • consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastro, mensagens;
  • conversão: conversões, vendas do catálogo, tráfego no estabelecimento.

Essa etapa é muito importante, uma vez que ela influencia o tipo de anúncio a ser escolhido, assim como os KPIs (Key Performance Indicators) que devem ser adotados na mensuração dos resultados.

Escolher o tipo do anúncio

Se você escolheu o tráfego como objetivo do seu anúncio, você pode criar campanhas de clique para o messenger ou anúncios na home do messenger — que explicamos anteriormente.

Se o seu objetivo é realmente criar conversas, nesse momento você deve selecionar as mensagens patrocinadas.

Segmentar a audiência

Na sequência, é preciso criar o perfil do público a ser impactado pelo seu anúncio. A segmentação do Facebook é bastante ampla e você pode criar até mesmo campanhas geolocalizadas.

Além da segmentação por local, você pode limitar o envio do anúncio por gênero, faixa etária e também de acordo com os interesses das pessoas — identificados a partir das páginas com as quais ela interage na rede.

Definir onde o anúncio deve aparecer

Esse é um passo muito importante. Nele, você edita os locais onde seu anúncio deve aparecer.

Lembre-se: se o seu objetivo é tráfego, o seu post pode aparecer tanto no feed do Facebook, como no feed do Instagram e também no Messenger.

Agora, se você tem uma campanha específica para o aplicativo de mensagens, é preciso editar as preferências e garantir que seu anúncio será enviado para o local certo.

Estipular prazo e valor de veiculação

A última etapa na criação de um anúncio no Facebook Manager é a definição dos valores a serem gastos e do prazo no qual o anúncio ficará visível.

É possível fazer testes e ter estimativas de quantas pessoas serão impactadas de acordo com o valor estipulado.

A cobrança pode ser feita por dia, em que se gasta uma quantidade X a cada dia da veiculação do anúncio), ou na modalidade vitalícia, em que você estipula apenas o valor total que pretende gastar e o Facebook faz a divisão da verba diária por conta própria.

Criar e monitorar

Parabéns, seu anúncio está pronto! Você já passou por todas as etapas necessárias para colocá-lo no ar, mas se engana se acha que seu trabalho acabou.

Uma das grandes vantagens de anunciar no Facebook é a possibilidade de monitorar e otimizar campanhas enquanto elas ainda estão acontecendo.

Você pode fazer ajustes no valor e até mesmo na segmentação ao longo do período de veiculação para garantir os melhores resultados.

O Inbound Marketing permitiu que as empresas se comuniquem com seus clientes de uma forma mais horizontal, trazendo valor a esse contato.

Investir em mídia online é uma forma de despertar o interesse em potência clientes para, a partir daí, desenvolver outras estratégias para a retenção e a fidelização.

Quando bem planejado, o investimento em Facebook Messenger Ads não é algo invasivo. Pelo contrário: ele cria uma aproximação ainda maior com leads e clientes.

O número de usuários e a quantidade de mensagens trocadas deixa clara a relevância dessa plataforma e as possibilidades que diferentes marcas podem ter com ela.

Agora que você já sabe como fazer anúncios no Facebook Messenger Ads, continue em nosso blog e aprofunde seus conhecimentos sobre marketing no Facebook.

Marketing no FacebookPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo