Como vencer a concorrência: 5 estratégias para sair na frente

O mercado tem ficado cada vez mais competitivo. No entanto, você sabia que isso não é necessariamente algo negativo? Quando se conhece maneiras de como vencer a concorrência, seu negócio se destaca e ganha mais autoridade. Leia este post e saiba com sair na frente.

como vencer a concorrência

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Mercados competitivos geram insegurança? Pois saiba que eles podem ser oportunidades. Grande competitividade indica a existência de demandas e a possibilidade de lucratividade. Contudo, é interessante buscar maneiras de como vencer a concorrência, já que sua empresa precisa ser vista e seus produtos devem ter destaque.

Nesse sentido, é preciso ter como base algumas das recomendações de práticas de gestão para agências. Se efetuadas da maneira certa, elas ajudam a organizar os processos, a ter amplo conhecimento do próprio negócio e a aumentar a fidelização de clientes. A seguir, descubra como encontrar seu diferencial no mercado e quais são as melhores estratégias para sair na frente. É só continuar a leitura!

Entenda como avaliar seu potencial competitivo

Entender a realidade da sua agência de comunicação é primordial e merece atenção antes de pensarmos nas estratégias. Confira como fazer isso!

Realize benchmarking

Como derrotar um inimigo sem antes conhecer suas limitações e suas armas? As ações de benchmarking consistem em observar seus maiores concorrentes. Além de isso gerar compreensão sobre os adversários, a prática fornece insights para possíveis investimentos. Ambientes como redes sociais, Reclame Aqui, sites da marca e Google são boas opções. Para isso, analise alguns pontos:

  • como seus concorrentes se posicionam e trabalham o marketing?
  • Quais as maiores reclamações dos clientes deles?
  • Quais as maiores satisfações?
  • Como a concorrência interage com os consumidores?
  • Se você conhece o serviço oferecido por eles, qual sua impressão?

Colha dados do CRM

Além de compreender os competidores do mercado, é essencial saber detalhes sobre seus próprios consumidores. Um Customer Relationship Management é um software que tem o propósito de fornecer esse conhecimento. Todos os dados colhidos pela ferramenta servem de informação e inspiração para o investimento em práticas de atração e fidelização.

A tecnologia também oferece grande auxílio na implementação de ações voltadas ao funil de vendas desde a captação até à conversão final. No pós-venda, melhora a relação dos clientes com a agência, garantindo maior retenção.

Aplique a matriz SWOT

A matriz SWOT é uma das principais ferramentas quando pensamos em como vencer a concorrência. Ela analisa a realidade dos ambientes interno e externo da empresa. O intuito é ter conhecimento amplo sobre possíveis dificuldades antes de tomar decisões. Nesse sentido, é possível encontrar:

  • pontos fortes: fazem parte do ambiente interno. Possíveis exemplos são uma equipe com alta produtividade e o investimento em ótimas tecnologias;
  • pontos fracos: também fazem parte do ambiente interno. Ser desconhecido no mercado e não ter um especialista em marketing são alguns casos;
  • ameaças: estão no ambiente externo. Aumento de impostos e a paralisação completa dos serviços devido a uma pandemia são exemplos;
  • oportunidades: também estão fora da empresa. Poder contar com a ajuda de investidores e realizar fusão com outra marca fazem parte.

É comum existir nas agências características desses quatro aspectos. Contudo, observe o que predomina. As estratégias poderão ser:

  • pontos fortes + ameaças: estratégia de manutenção. Analise como você pode usar as forças internas para encontrar formas de se manter relevante;
  • pontos fracos + ameaças: estratégia de sobrevivência. O cenário pede muita cautela antes de tomar decisões importantes;
  • pontos fracos + oportunidades: estratégia de crescimento. Apesar de fraquezas internas, o mercado está propício a investimentos;
  • pontos fortes + oportunidades: estratégia de alavancagem. O melhor cenário possível. Correr alguns riscos e ter ousadia pode valer a pena.

Saiba como encontrar o seu diferencial no mercado

O diferencial competitivo é aquilo que adiciona valor à sua empresa. Ele se refere a algo oferecido por ela e não encontrado facilmente na concorrência. É por ele que os clientes escolhem algumas marcas apesar de serem mais caras. Os passos para encontrar são os seguintes.

Conheça bem a agência e a equipe

Avaliação de desempenho, questionários, gestão de tempo, observação sobre o fluxo de trabalho e avaliação de clima organizacional darão boas respostas sobre atributos relacionados aos colaboradores e à agência. O propósito aqui é entender quais são as qualidades e as falhas existentes de modo a perceber o que precisa ser aperfeiçoado ou mantido.

Quer uma dica? Caso encontre algo que faça a equipe e a agência se sobressaírem, é possível que você tenha encontrado um ótimo ponto a ser investido a fim de encantar os clientes.

Saiba com quem está lidando

Conhecer bem o perfil dos seus principais consumidores é essencial. Criar a persona é um dos principais passos, pois é a partir disso que todos os investimentos em marketing e em produtos serão feitos. O CRM ajuda a colher dados importantes. Você precisará entender aspectos como:

  • idade;
  • profissão e cargo;
  • renda mensal;
  • hábitos;
  • estilo de vida;
  • frustrações;
  • sonhos;
  • tecnologias e redes sociais preferidas.  

Encontre o que falta 

Durante o benchmarking realizado, repare no que todos os concorrentes têm em comum. Encontre as principais reclamações vindas dos consumidores e analise se elas se relacionam a alguma falta no mercado. Muitas vezes, as insatisfações têm a ver com dores ou necessidades, e você pode usar tais informações para ampliar as oportunidades de sua agência. 

Veja 5 estratégias para vencer a concorrência e sair na frente

Com base nas informações coletadas, agora siga as seguintes estratégias.

1. Venda algo intangível

O intangível tem relação com o aspecto emocional do consumidor e é uma das melhores formas de se diferenciar. Uma boa loja esportiva, por exemplo, não vende apenas tênis, mas o conforto nos pés, a sensação de liberdade ao correr, a confiança de que o produto não provocará lesões durante as atividades físicas etc.

Isso corresponde também à boa experiência do usuário, que são as sensações percebidas por ele ao se relacionar com a marca e os serviços oferecidos. Tenha em mente que o investimento nesse aspecto deve ser constante, pois garante mais atração, conversão e fidelização.

2. Dê treinamento e pratique endomarketing

Colaboradores felizes e reconhecidos tendem a trabalhar melhor e a oferecer serviços de mais qualidade. Todo esse clima positivo se reflete nas entregas aos clientes, fazendo também com que a empresa se diferencie.

O endomarkerting envolve práticas relativas a aumentar a motivação e a desenvolver competências. Como consequência, a agência contará com colaboradores mais produtivos e comprometidos com as entregas. Algumas ideias para colocar isso em prática são:

  • cursos gratuitos ou com descontos em empresas parceiras;
  • feedbacks positivos e reconhecimento àqueles que se destacam;
  • eventos sociais e comemorações em datas especiais;
  • oferecimento de presentes interessantes.

3. Realize pesquisas de satisfação com os clientes

Depois de um tempo no mercado, acabamos nos acostumando com a rotina nas solicitações de jobs e entrega de projetos. Contudo, você tem reparado no grau de satisfação dos clientes? Sabe dizer a opinião deles sobre os trabalhos? 

Uma pesquisa de satisfação dará a resposta a esses e outros questionamentos. Existem vários modelos e você pode optar por aquele mais acessível ao seu negócio. Um dos mais famosos é o NPS (Net Promoter Score). Por meio da pergunta “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a empresa a seus amigos?”, você obtém resultados que podem encaixar os consumidores nos seguintes grupos:

  • detratores (notas de 0 a 6): são as pessoas com experiência negativa. Sua preocupação é fazer com que mudem de ideia;
  • neutros (notas 7 e 8): são os consumidores que não estão muito satisfeitos, mas não costumam oferecer perigo à reputação da marca;
  • promotores (notas 9 e 10): são os clientes mais apaixonados. É importante pensar em maneiras de mantê-los, pois são oportunidades para ajudar a empresa a se destacar.

4. Monitore KPIs da agência

Os indicadores de desempenho (KPIs) nos mostram a taxa de sucesso em relação a determinado objetivo. Isso é importante para que saibamos qual o restante do caminho a ser percorrido e para que possamos traçar metas plausíveis para a agência. A importância de acompanhar as métricas é pela possibilidade de mudar ações no tempo certo, gerando economia de recursos e energia. Alguns KPIs importantes são:

  • taxa de conversão;
  • quantidade de leads;
  • tráfego orgânico;
  • taxa de rejeição;
  • cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento).

5. Aposte em software de gestão e outras tecnologias

Boa produtividade, entregas de qualidade, decisões prudentes e comunicação clara são aspectos relevantes quando falamos em diferenciação. Um software de gestão contribui nesse sentido, ajudando a estruturar projetos, organizar demandas, monitorar processos e entregar experiências incomparáveis aos clientes.

Já um software de business intelligence ajuda a colher dados brutos e aparentemente irrelevantes para transformá-los em informações estratégicas. Com o relatório de gestão fornecido por ele, é possível aperfeiçoar o plano de negócio e tomar melhores decisões. O CRM já citado também é um ótimo investimento, pois auxilia a entender melhor nossos consumidores.

Enfim, são várias possibilidades de tecnologias, e todas nos geram projetos mais otimizados e integrados, fatores relevantes para aumentar a satisfação dos consumidores e a autoridade da marca.

Como você viu, são muitas as formas de como vencer a concorrência. O caminho é grande e todos os passos devem ser bem-pensados. Apesar do grande desafio, investir na sua diferenciação valerá a pena e dará resultados ainda mais promissores à agência.

Gostou de aprender algumas práticas? Que tal começar agora mesmo a aumentar a competitividade do seu negócio? Experimente gratuitamente nosso software de gestão e veja como ele facilita seus projetos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.