Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 13 de abril de 2020. | Atualizado em 13 de abril de 2020


O mercado tem ficado cada vez mais competitivo. No entanto, você sabia que isso não é necessariamente algo negativo? Quando se conhece maneiras de como vencer a concorrência, seu negócio se destaca e ganha mais autoridade. Leia este post e saiba com sair na frente.

Mercados competitivos geram insegurança? Pois saiba que eles podem ser oportunidades. Grande competitividade indica a existência de demandas e a possibilidade de lucratividade. Contudo, é interessante buscar maneiras de como vencer a concorrência, já que sua empresa precisa ser vista e seus produtos devem ter destaque.

Nesse sentido, é preciso ter como base algumas das recomendações de práticas de gestão para agências. Se efetuadas da maneira certa, elas ajudam a organizar os processos, a ter amplo conhecimento do próprio negócio e a aumentar a fidelização de clientes. A seguir, descubra como encontrar seu diferencial no mercado e quais são as melhores estratégias para sair na frente. É só continuar a leitura!

Entenda como avaliar seu potencial competitivo

Entender a realidade da sua agência de comunicação é primordial e merece atenção antes de pensarmos nas estratégias. Confira como fazer isso!

Realize benchmarking

Como derrotar um inimigo sem antes conhecer suas limitações e suas armas? As ações de benchmarking consistem em observar seus maiores concorrentes. Além de isso gerar compreensão sobre os adversários, a prática fornece insights para possíveis investimentos. Ambientes como redes sociais, Reclame Aqui, sites da marca e Google são boas opções. Para isso, analise alguns pontos:

  • como seus concorrentes se posicionam e trabalham o marketing?
  • Quais as maiores reclamações dos clientes deles?
  • Quais as maiores satisfações?
  • Como a concorrência interage com os consumidores?
  • Se você conhece o serviço oferecido por eles, qual sua impressão?

Colha dados do CRM

Além de compreender os competidores do mercado, é essencial saber detalhes sobre seus próprios consumidores. Um Customer Relationship Management é um software que tem o propósito de fornecer esse conhecimento. Todos os dados colhidos pela ferramenta servem de informação e inspiração para o investimento em práticas de atração e fidelização.

A tecnologia também oferece grande auxílio na implementação de ações voltadas ao funil de vendas desde a captação até à conversão final. No pós-venda, melhora a relação dos clientes com a agência, garantindo maior retenção.

Aplique a matriz SWOT

A matriz SWOT é uma das principais ferramentas quando pensamos em como vencer a concorrência. Ela analisa a realidade dos ambientes interno e externo da empresa. O intuito é ter conhecimento amplo sobre possíveis dificuldades antes de tomar decisões. Nesse sentido, é possível encontrar:

  • pontos fortes: fazem parte do ambiente interno. Possíveis exemplos são uma equipe com alta produtividade e o investimento em ótimas tecnologias;
  • pontos fracos: também fazem parte do ambiente interno. Ser desconhecido no mercado e não ter um especialista em marketing são alguns casos;
  • ameaças: estão no ambiente externo. Aumento de impostos e a paralisação completa dos serviços devido a uma pandemia são exemplos;
  • oportunidades: também estão fora da empresa. Poder contar com a ajuda de investidores e realizar fusão com outra marca fazem parte.

É comum existir nas agências características desses quatro aspectos. Contudo, observe o que predomina. As estratégias poderão ser:

  • pontos fortes + ameaças: estratégia de manutenção. Analise como você pode usar as forças internas para encontrar formas de se manter relevante;
  • pontos fracos + ameaças: estratégia de sobrevivência. O cenário pede muita cautela antes de tomar decisões importantes;
  • pontos fracos + oportunidades: estratégia de crescimento. Apesar de fraquezas internas, o mercado está propício a investimentos;
  • pontos fortes + oportunidades: estratégia de alavancagem. O melhor cenário possível. Correr alguns riscos e ter ousadia pode valer a pena.

Saiba como encontrar o seu diferencial no mercado

O diferencial competitivo é aquilo que adiciona valor à sua empresa. Ele se refere a algo oferecido por ela e não encontrado facilmente na concorrência. É por ele que os clientes escolhem algumas marcas apesar de serem mais caras. Os passos para encontrar são os seguintes.

Conheça bem a agência e a equipe

Avaliação de desempenho, questionários, gestão de tempo, observação sobre o fluxo de trabalho e avaliação de clima organizacional darão boas respostas sobre atributos relacionados aos colaboradores e à agência. O propósito aqui é entender quais são as qualidades e as falhas existentes de modo a perceber o que precisa ser aperfeiçoado ou mantido.

Quer uma dica? Caso encontre algo que faça a equipe e a agência se sobressaírem, é possível que você tenha encontrado um ótimo ponto a ser investido a fim de encantar os clientes.

Saiba com quem está lidando

Conhecer bem o perfil dos seus principais consumidores é essencial. Criar a persona é um dos principais passos, pois é a partir disso que todos os investimentos em marketing e em produtos serão feitos. O CRM ajuda a colher dados importantes. Você precisará entender aspectos como:

  • idade;
  • profissão e cargo;
  • renda mensal;
  • hábitos;
  • estilo de vida;
  • frustrações;
  • sonhos;
  • tecnologias e redes sociais preferidas.  

Encontre o que falta 

Durante o benchmarking realizado, repare no que todos os concorrentes têm em comum. Encontre as principais reclamações vindas dos consumidores e analise se elas se relacionam a alguma falta no mercado. Muitas vezes, as insatisfações têm a ver com dores ou necessidades, e você pode usar tais informações para ampliar as oportunidades de sua agência. 

Veja 5 estratégias para vencer a concorrência e sair na frente

Com base nas informações coletadas, agora siga as seguintes estratégias.

1. Venda algo intangível

O intangível tem relação com o aspecto emocional do consumidor e é uma das melhores formas de se diferenciar. Uma boa loja esportiva, por exemplo, não vende apenas tênis, mas o conforto nos pés, a sensação de liberdade ao correr, a confiança de que o produto não provocará lesões durante as atividades físicas etc.

Isso corresponde também à boa experiência do usuário, que são as sensações percebidas por ele ao se relacionar com a marca e os serviços oferecidos. Tenha em mente que o investimento nesse aspecto deve ser constante, pois garante mais atração, conversão e fidelização.

2. Dê treinamento e pratique endomarketing

Colaboradores felizes e reconhecidos tendem a trabalhar melhor e a oferecer serviços de mais qualidade. Todo esse clima positivo se reflete nas entregas aos clientes, fazendo também com que a empresa se diferencie.

O endomarkerting envolve práticas relativas a aumentar a motivação e a desenvolver competências. Como consequência, a agência contará com colaboradores mais produtivos e comprometidos com as entregas. Algumas ideias para colocar isso em prática são:

  • cursos gratuitos ou com descontos em empresas parceiras;
  • feedbacks positivos e reconhecimento àqueles que se destacam;
  • eventos sociais e comemorações em datas especiais;
  • oferecimento de presentes interessantes.

3. Realize pesquisas de satisfação com os clientes

Depois de um tempo no mercado, acabamos nos acostumando com a rotina nas solicitações de jobs e entrega de projetos. Contudo, você tem reparado no grau de satisfação dos clientes? Sabe dizer a opinião deles sobre os trabalhos? 

Uma pesquisa de satisfação dará a resposta a esses e outros questionamentos. Existem vários modelos e você pode optar por aquele mais acessível ao seu negócio. Um dos mais famosos é o NPS (Net Promoter Score). Por meio da pergunta “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a empresa a seus amigos?”, você obtém resultados que podem encaixar os consumidores nos seguintes grupos:

  • detratores (notas de 0 a 6): são as pessoas com experiência negativa. Sua preocupação é fazer com que mudem de ideia;
  • neutros (notas 7 e 8): são os consumidores que não estão muito satisfeitos, mas não costumam oferecer perigo à reputação da marca;
  • promotores (notas 9 e 10): são os clientes mais apaixonados. É importante pensar em maneiras de mantê-los, pois são oportunidades para ajudar a empresa a se destacar.

4. Monitore KPIs da agência

Os indicadores de desempenho (KPIs) nos mostram a taxa de sucesso em relação a determinado objetivo. Isso é importante para que saibamos qual o restante do caminho a ser percorrido e para que possamos traçar metas plausíveis para a agência. A importância de acompanhar as métricas é pela possibilidade de mudar ações no tempo certo, gerando economia de recursos e energia. Alguns KPIs importantes são:

  • taxa de conversão;
  • quantidade de leads;
  • tráfego orgânico;
  • taxa de rejeição;
  • cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento).

5. Aposte em software de gestão e outras tecnologias

Boa produtividade, entregas de qualidade, decisões prudentes e comunicação clara são aspectos relevantes quando falamos em diferenciação. Um software de gestão contribui nesse sentido, ajudando a estruturar projetos, organizar demandas, monitorar processos e entregar experiências incomparáveis aos clientes.

Já um software de business intelligence ajuda a colher dados brutos e aparentemente irrelevantes para transformá-los em informações estratégicas. Com o relatório de gestão fornecido por ele, é possível aperfeiçoar o plano de negócio e tomar melhores decisões. O CRM já citado também é um ótimo investimento, pois auxilia a entender melhor nossos consumidores.

Enfim, são várias possibilidades de tecnologias, e todas nos geram projetos mais otimizados e integrados, fatores relevantes para aumentar a satisfação dos consumidores e a autoridade da marca.

Como você viu, são muitas as formas de como vencer a concorrência. O caminho é grande e todos os passos devem ser bem-pensados. Apesar do grande desafio, investir na sua diferenciação valerá a pena e dará resultados ainda mais promissores à agência.

Gostou de aprender algumas práticas? Que tal começar agora mesmo a aumentar a competitividade do seu negócio? Experimente gratuitamente nosso software de gestão e veja como ele facilita seus projetos!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *