12 melhores dicas de como vender pelo WhatsApp

As empresas estão a cada dia buscando novas alternativas para vender pelo WhatsApp. Afinal, quem não quer estar presente em um aplicativo que tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo? Veja como aumentar as vendas por meio dessa plataforma!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente.O envio de mensagens rápidas e os recursos multimídias permite que você crie uma relação mais próxima com a sua audiência. 

No entanto, grande parte dos empreendedores ainda não conseguem usar essa ferramenta no mundo dos negócios. 

A mistura entre conta pessoal e profissional é uma das principais dificuldades para criar uma rotina de atendimento e entender as necessidades do público. 

Por isso, é fundamental conhecer os melhores segredos para encantar os clientes neste aplicativo. E é sobre esse assunto que separamos diversas dicas. 

Acompanhe e aprenda como vender pelo WhatsApp!

1. Use o WhatsApp Business

O primeiro passo é instalar a versão WhatsApp Business, que é direcionada para pequenas, médias e grandes empresas. 

O aplicativo tem diversas funcionalidades que ajudam a aumentar as suas vendas. Uma delas é a possibilidade de verificar as métricas. 

Foi-se o tempo em que o marketing era baseado no “achismo”. Agora, trabalhar com dados é fundamental em qualquer canal de comunicação. 

Os números facilitam a tomada de decisões em sua empresa, além de identificar quais foram as estratégias que deram certo no WhatsApp Business. 

Para se ter uma ideia, o aplicativo fornece informações importantes como: quantidade de mensagem que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário. 

Além disso, o aplicativo permite que você envie mensagens automáticas e organize os contatos de acordo com o momento na jornada de compra do cliente. Por meio de etiquetas é possível criar grupos nomeados de “novo cliente”, “novo pedido”, “pago” entre outros. 

2. Aposte na função catálogo

Desde o ano de 2018 o WhatsApp já estudava disponibilizar uma função catálogo dentro das contas do WhatsApp Business. 

Já no segundo semestre de 2019, a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de aumentar as vendas.

A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor. Isso torna todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Portanto, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.

catálogo de produtos no whatsapp

Para isso, entre nas configurações da conta e clique em “catálogo”. Em seguida, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

É importante ressaltar que essa ferramenta dá mais flexibilidade a pequenos empreendedores, que não têm site próprio. Se esse é seu caso, abuse da ferramenta!

3. Dedique tempo para o atendimento 

Um dos maiores erros das empresas que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta. 

Algumas organizações divulgam o contato, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento. 

Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa quer uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência. 

Portanto, treine uma pessoa do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na Internet. 

4. Automatize os processos 

O trabalho no WhatsApp precisa ser prático. Afinal, você terá diversos contatos para compartilhar uma informação. 

Imagine a dificuldade para enviar uma mensagem personalizada para cada usuário? 

Para facilitar a sua rotina, foi criado a linha de transmissão. Ela aumentará a sua produtividade, pois permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. 

Na prática, o processo funciona da seguinte forma: você acrescenta os números dos seus clientes e envia a mensagem como se fosse em um grupo no WhatsApp.

O mais interessante é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos. 

É fundamental deixar claro que as mensagens são enviadas somente para os clientes que já estão na sua lista. 

Para aumentar o número de contatos, divulgue o seu número na assinatura do email marketing, informe aos clientes em cada reunião ou atendimento e instale um plugin em seu site para que o usuário seja levado imediatamente para o número da sua empresa.

5. Entenda o estágio do cliente 

O seu trabalho no WhatsApp deve seguir a teoria do funil de vendas, afinal, cada contato da sua lista de transmissão estará em um estágio diferente. 

Portanto, o mesmo conteúdo não poderá ser enviado para o usuário que acabou de conhecer o seu perfil e para aquela pessoa que já está há bastante tempo comunicando com a sua equipe. 

Uma dica bastante interessante é criar um cronograma de mensagens. 

Na prática, você já pode deixar separado quais são os conteúdos que serão enviados para os clientes que estão no topo, meio e fundo de funil. 

Sem dúvidas, essa organização ajuda o seu cliente a avançar para a outra etapa do funil. 

Lembre-se de usar a versão WhatsApp Business para descobrir quem visualizou e leu os seus conteúdos. 

6. Invista em Marketing de Conteúdo 

Uma empresa não pode usar o WhatsApp somente para divulgar os produtos e serviços da sua empresa. 

Pelo contrário, deve-se investir também no Marketing de Conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para atrair e engajar a sua audiência no WhatsApp por meio de materiais que são relevantes e valiosos. 

Essa estratégia é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca. 

O Marketing de Conteúdo pode ainda trazer mais confiança do seu consumidor, aumentar as vendas do seu negócio, deixar o cliente preparado para a compra e até facilitar o pós-venda.

Se você tem uma loja de tênis, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas práticas de como conservá-lo mais tempo, como guardar com cuidado, como lavar, entre outras questões. 

O material poderá ser enviado em diversas mídias: foto, vídeo, infográfico e até áudios. 

Sem dúvidas, o seu engajamento aumentará no decorrer do tempo. E, se o usuário gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança do seu cliente. 

7. Divulgue o seu contato 

As suas vendas pelo WhatsApp não podem se restringir apenas com os clientes que você já tem o contato. Portanto, é fundamental criar estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede. 

Nesse momento, é sempre importante lembrar que você não pode enviar mensagens para aquelas pessoas que não autorizaram receber esse tipo de conteúdo. 

Então, o que fazer para aumentar o número de contato? Simples! Ofereça uma recompensa digital. 

Entregue um presente em troca do contato do seu cliente. Você pode usar diversos tipos de benefícios como e-books, infográficos e cupons de desconto. 

Se o conteúdo for bastante interessante para o seu público, ele aceitará o brinde. 

Para conseguir esses contatos, você deverá fazer uma landing page com um bom design. 

Nela, o potencial cliente deixará o contato e outras informações importantes para o seu negócio. Depois ele se torna um lead e fará parte do seu funil de vendas. 

8. Seja objetivo 

O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência de ouvi-lo. 

Durante situações mais complicadas, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações. 

9. Conheça outras funcionalidades

O Instagram e o Facebook tem uma ferramenta que chama muita atenção dos seus usuários: o famoso Stories. 

Ele faz com que a sua publicação fique disponível somente por 24 horas. 

O recurso também faz parte do WhatsApp. Apesar de ainda não ser um fenômeno no aplicativo, algumas pessoas já publicam conteúdos com frequência nessa ferramenta. 

No WhatsApp, o recurso é denominado de Status. É uma excelente alternativa para que você crie urgência com o seu público. Nesse espaço, use campanhas relâmpagos com descontos ou anuncie um novo produto. 

Com essa dica, os seus clientes ficarão bastante empolgados por uma próxima novidade. 

10. Use a linguagem do seu público 

A mensagem para o seu cliente não precisa ser formal o tempo todo. Dependendo do assunto e do seu mercado de atuação, use uma linguagem mais descontraída. 

Se o seu público for mais descolado, aposte nos emojis para conseguir mais aproximação com o seu consumidor. 

11. Escute o cliente 

O bom e velho feedback é fundamental para o seu negócio. Faça uma lista de transmissão com todos aqueles consumidores que efetuaram uma compra nos últimos doze meses. 

Pergunte como foi a experiência, quais foram os pontos negativos e positivos do negócio, como foi o pós-vendas, entre outros questionamentos. 

Em um primeiro momento, você pode se assustar com as opiniões, mas use cada informação para aperfeiçoar o seu negócio ou para manter aquilo que está trazendo bons resultados desde o início. 

12. Treine a sua equipe 

Depois de ouvir o feedback dos seus clientes, treine os seus colaboradores para que a mensagem seja enviada da melhor forma possível. 

Se possível, procure oferecer treinamentos sobre empatia, como solucionar problemas com agilidade, o que fazer em situações de conflitos e como inovar no atendimento. 

É importante também ouvir os colaboradores para que eles compartilhem quais são as suas principais dificuldades. Dessa forma, será possível criar um treinamento mais personalizado. 

No WhatsApp, não adianta vender o seu produto ou serviço a todo o custo. Você só vai prejudicar a sua reputação e ganhar a impaciência dos seus clientes. 

Teste novos formatos de conteúdo, use a linguagem da sua audiência e automatize os processos para aumentar as suas vendas.

Lembre-se que o WhatsApp Business é a melhor opção para conversar com os consumidores no aplicativo, pois gera mais credibilidade e traz funcionalidades que impactam em seu negócio. 

Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp, que tal criar um link direto para o seu perfil. Descubra neste artigo como isso pode facilitar a vida dos seus clientes e a potencializar os seus resultados.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.