Descubra como os webinars podem ajudar no engajamento e conversão dos seus leads

Quer aumentar o engajamento com seu público, mas não sabe como? Veja como os webinars podem ajudá-lo a estreitar a comunicação e ainda gerar conversões.

Descubra como os webinars podem ajudar no engajamento e conversão dos seus leads

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Vender sempre foi um grande desafio para qualquer negócio. Com as estratégias de marketing digital cada vez mais avançadas, há diversas formas de explorar mais oportunidades para gerar vendas.

Uma destas formas são os webinars, um ótimo formato para gerar mais engajamento e converter os leads em clientes.

Há vários tipos de webinars que podem ser usados tanto para explorar problemas da persona quanto para apresentar o produto e a oferta do seu negócio.

Usá-los em suas campanhas de marketing é uma excelente solução para mostrar aos seus potenciais clientes o quanto seu negócio é relevante e influenciá-los na decisão de compra.

Se você deseja entregar um material rico para o sua persona e, ao mesmo tempo, otimizar as vendas, continue conosco neste post.

Aqui, apresentaremos as vantagens de um webinar quando o assunto é engajamento e ainda traremos algumas dicas para melhorar o relacionamento entre seu público e a sua marca.

Como o webinar ajuda no engajamento e na conversão?

O webinar é uma estratégia em franco crescimento, e não é à toa. Afinal, você, além de apresentar algo relevante para o público, poderá conversar diretamente com eles.

Mas os benefícios não param por aí. Veja os principais motivos pelo webinar ajudar no seu crescimento, engajamento e conversão.

É um formato naturalmente chamativo

Conteúdos audiovisuais são formatos que geram cada vez mais engajamento por parte do público em geral. E não é para menos.

Afinal, damos ao nosso potencial cliente a oportunidade de ter um contato mais humanizado com nosso negócio. E os webinars cumprem muito bem esse papel.

Um webinário pode ser considerado como a prévia de um curso ou uma aula exclusiva, ou seja, algo que gera muito mais atração do que outros formatos.

Além disso, por ter uma data e horário na qual será exibida, a transmissão ainda ativa o gatilho da escassez e gera nas pessoas interessadas a necessidade de assistir à apresentação.

Se encaixa em toda a jornada de compras

Há vários estilos de webinars, sendo possível trabalhar com este formato de vídeo em toda a jornada de compras. Por ser um formato dinâmico e consistente, ele entra em toda estratégia para vender mais.

A maior vantagem de trabalhar com webinar é que ele se parece com um evento físico. Nele, é possível reunir uma audiência nos mais diversos estágios do ciclo de compras e trabalhar para que todos percorram o caminho durante a transmissão.

Além disso, ainda é possível trabalhar os leads que não ainda não se converteram em clientes, apresentando uma oferta imperdível durante a transmissão.

Os leads gerados são de alta qualidade

Além desse aproveitamento do webinar, existe outro fator interessante. Como a transmissão é o conteúdo de valor oferecido para o público, as pessoas que se cadastram para assistir ao webinário são aquelas que realmente tiveram algum interesse no tema que será abordado. Com isso, você constrói uma lista de leads qualificados.

Inclusive, uma das estratégias usadas com os webinários é incluir esses contatos em um funil de vendas pós-webinar criado justamente para otimizar a taxa de conversão. Você pode agregar valor, aumentar o engajamento e usar recursos diversos para fechar mais vendas.

Webinars geram mais autoridade

A autoridade de uma marca é o caminho para conquistar novos fãs e evangelizadores da sua empresa.

Pessoas que não só gostam dos seus produtos e serviços, como também veem a coerência no discurso e se identificam com os princípios e valores do seu negócio, são fundamentais para o sucesso da sua marca.

Assim, aproveitar a transmissão para fortalecer essa imagem com a audiência é algo imperdível.

Talvez você já tenha ouvido o ditado que quem sabe faz ao vivo e é justamente essa impressão que ajuda o público a perceber autoridade na personalidade e marca que entrega um webinar.

Afinal, além do fato de ser transmitido em uma hora marcada já traz a qualidade de “ao vivo” da estratégia, o formato audiovisual contribui para aumentar o engajamento e empatia.

É a chance de mostrar você e o seu produto

Você sabia que os vídeos de apresentação de produto ajudam muito mais nas conversões? Isso acontece porque o espectador consegue ter uma noção do produto como um todo. É a sua hora de ser protagonista e demonstrar seu conhecimento sobre o assunto abordado.

No webinar, você ganha a possibilidade de falar detalhadamente sobre as vantagens do serviço ou produto, sem parecer algo forçado. Afinal, existe o momento certo para apresentar a oferta e para vencer as objeções de compra.

Webinars geram mais vendas!

Falta de conhecimento sobre o próprio problema, dúvidas, distrações e diversas objeções de compras.

São muitos os obstáculos que impedem um cliente potencial em concretizar uma compra. O webinar é o formato perfeito, que engaja o público, educa ele sobre o produto e apresenta uma proposta irrecusável, onde você poderá utilizar recursos como:

  • bônus;
  • prova social;
  • limite de unidades disponíveis para venda;
  • tempo para a tomada de decisão.

Dicas para garantir engajamento e conversão com seus webinars

Apesar dos webinars serem naturalmente envolventes e proporcionar mais vendas, existem alguns segredos para otimizar os seus resultados. A seguir, mostramos alguns passos para melhorar a qualidade das suas transmissões e garantir o engajamento nos webinários.

Tenha o objetivo bem definido

Toda campanha de marketing precisa ter um objetivo bem definido e isso não seria diferente com o webinar. O objetivo vai influenciar diretamente os resultados finais. A transmissão pode servir para diversas estratégias, como:

  • aumentar as vendas;
  • educar o público sobre algum assunto de interesse do seu negócio;
  • responder dúvidas do público;
  • aumentar o engajamento e conquistar novos clientes.

Além disso, se você souber com clareza o que pretende conquistar, saberá como trabalhar para conseguir. E isto certamente trará mais segurança em desenvolver processos e passos para melhorar os resultados.

Pense nos seus objetivos, o produto, a persona e quantas pessoas deseja atingir com o webinar. Tudo isto será um ótimo início.

Escolha um tema de interesse do seu público

Tão importante quanto o objetivo, é a definição do tema para webinar que será abordado. Para escolher um tema relevante, é preciso conhecer os problemas e soluções que a persona procura.

Lembre-se também que você precisa dominar bem o tema, mas caso contrário, considere chamar um especialista do assunto escolhido.

Isso impedirá que você cite informações ou dados equivocados, e prejudique sua imagem e a do produto. Será o ponto de partida para fazer uma transmissão interessante, atraindo atenção até mesmo de pessoas que nunca ouviu falar de você ou do seu negócio.

Crie um roteiro para não se perder

Após a escolha do tema, é preciso também escrever um roteiro para webinar excelente. Ele servirá como o norte do seu webinar, além de ajudar você não se esquecer de nenhum detalhe ou cometer algum erro capital na hora da transmissão.

Você pode desenvolver uma estrutura de tópicos sobre todos os passos que devem ser abordados e até mesmo fazer um cartaz com palavras que ajudem a se orientar durante a transmissão (que na maioria das vezes acontece ao vivo).

Um exemplo de roteiro rápido seria:

  • uma breve introdução, como uma apresentação da sua história e experiência no mercado;
  • apresentação dos tópicos que serão abordados na transmissão;
  • espaço para responder perguntas do público;
  • fim do evento, que pode incluir um CTA de uma oferta ou conteúdo exclusivo para quem acompanhou o webinar.

Foco no conteúdo

Um grande fator para manter o engajamento no webinar, é manter o foco no conteúdo a ser tratado na transmissão. Ficar enrolando e contando diversos detalhes sobre você e seu produto é arriscado e você poderá perder o público.

Fale com o seu público, apresente informações relevantes sobre o tema, peça comentários e opiniões. Isso garantirá que ele fique conectado até o final.

O público percebe se o prometido não foi entregue, se o você fica fugindo do assunto e se o apresentador assume o papel de vendedor. O sentimento deles será de frustração, e até mesmo de enganação. O que poderá matar a sua reputação online.

Então, mantenha o foco em entregar um conteúdo rico, valioso e de interesse. Não fique falando sobre si mesmo ou promovendo a empresa e seus produtos a todo tempo. O engajamento no webinar depende de diversos fatores, mas o conteúdo sempre será o principal.

Incentive a participação do público

Para que o público se sinta verdadeiramente parte da transmissão é dever do apresentador incentivar a participação deles.

Explore o recurso de chat da plataforma, recebendo perguntas e comentários da audiência em tempo real, respondendo a eles também. Essa interação cria uma relação entre público e apresentador, criando um engajamento natural.

Como podemos ver, o webinar é a estratégia ideal para quem deseja engajamento e conversão.

Se você está no mercado digital e ainda não fez um webinar, agora é a hora de planejar e começar. Será sua chance de criar uma autoridade maior no seu nicho.

Caso você tenha feito um webinar e não conseguiu os resultados esperados, siga nossas dicas e ajuste sua estratégia!

Conteúdo produzido em parceria com a Vidmonsters.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.