Compra instantânea: como essa estratégia vem mudando o perfil dos consumidores

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A internet vem transformando a cada dia a importantíssima jornada de compra do consumidor. Afinal, ela é uma das principais responsáveis por empoderá-lo com o acesso à qualquer tipo de informação, deixando-o cada vez mais seguro sobre suas decisões de compra.

Podemos dizer, inclusive, que ela vem promovendo uma grande mudança em como as pessoas consomem produtos e serviços, tornando-se uma das principais influenciadoras em seus hábitos de consumo.

Isso quer dizer que na prática, ela vem trazendo novas alternativas para que qualquer pessoa possa ter as melhores experiências de compra possível quando opta por adquirir algo na web.

Sendo assim, quando falamos de vendas pela internet, é necessário que os negócios se adaptem a essa realidade e estejam sempre inovando para conseguir atingir seu público-alvo de maneira cada vez mais precisa.

Por isso, trazemos nesse post uma das maneiras de estar atualizado nessa questão e conseguir esse feito: a compra instantânea!

Mais do que um novo conceito, a compra instantânea está ajudando as empresas a identificar um um novo perfil de consumidores. Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia esse post até o final!

Como funciona a compra instantânea?

A compra instantânea é baseada no conceito “see now, shop now”, que se traduzirmos para o português temos “veja agora, compre agora” e nada mais é do que uma maneira de vender um produto ou um serviço de forma imediata pela internet.

A grande inspiração para surgir essa maneira de vender foi o fato de que vem aumentando consideravelmente o número de consumidores conectados a todo tempo, querendo acesso a quase tudo sem precisar sair de casa, ou seja, as pessoas estão cada vez mais imediatistas.

Obviamente que o ecommerce foi um dos grandes pioneiros nessa estratégia, de maneira que em muitos sites do ramo é disponibilizada a opção de “one-click buying”, que nada mais é do que um botão para comprar o produto com apenas um clique.

Afinal, as possibilidades de fazer algo novo nesse mundo são enormes, pois atingem qualquer tipo de consumidor em qualquer lugar do mundo. Então, se o cliente pode comprar de uma forma mais rápida, o ideal é fornecer essa opção para ele.

Portanto, essa estratégia é ótima para fornecer agilidade no momento da compra e suprir esse imediatismo do consumidor, evitando que o negócio desperdice a aquisição de novos clientes e até a fidelização de antigos.

Como a compra instantânea atua nos hábitos dos consumidores?

Essa tendência está se tornando algo cada vez mais forte nas compras pela internet. Pois além de atender ao público que possui uma característica mais imediatista de compra, facilitando o processo do ato de comprar algo, ela pode trazer muitos benefícios tanto para o consumidor quanto para o negócio.

Isso depende muito do produto e o mercado em questão, mas podemos citar como exemplo uma loja de roupas que vai fazer um pré-lançamento de uma nova coleção de camisetas. Ela pode muito bem divulgar e disponibilizar essa coleção para que os clientes possam adquirir os produtos, em primeira mão, por meio da compra instantânea.

Por isso, podemos dizer que ela cria a condição para que o cliente não perca tempo no momento da compra e adquira algo que ele deseja de forma imediata.

Já deu para perceber que essa é uma maneira de estimular compras e suprir as necessidades das pessoas que estão cada vez mais conectados com a internet, não é mesmo?

Saiba que isso vem ajudando muito a transferir os hábitos de compra das pessoas que antes era predominantemente offline para o mundo online.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Como trazer mais clientes por meio da compra instantânea?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito da compra instantânea, vamos fornecer algumas dicas para que qualquer empresa possa trazer mais clientes por meio dessa estratégia e levá-los a compra de forma imediata. Veja:

1. Use e abuse das redes sociais

As redes sociais são consideradas grandes impulsionadoras de vendas, pois basta um clique no perfil da loja ou em qualquer postagem para que o cliente possa fazer a compra por ali mesmo.

Então, faça dela uma grande aliada para divulgar e vender seus produtos utilizando a estratégia de compra instantânea.

Há várias maneiras para fazer isso, uma delas é realizar postagens apresentando o produto e colocando o link para que o cliente possa adquiri-lo por lá mesmo com apenas um clique.

2. Seja objetivo na comunicação

Uma das coisas que mais deixam o consumidor em dúvida na hora de comprar alguma coisa é a falta de objetividade na divulgação dos anúncios.

Portanto, busque ser objetivo nas estratégias de compra instantânea, deixe bem claro as informações sobre o produto, as chamadas para a ação e, principalmente, como que o cliente deverá proceder para concretizar a comprar naquele momento.

Você já deve ter percebido que para concretizar uma compra, o consumidor imediatista não pode ficar em dúvida, não é mesmo? Pois bem, então trabalhe para que esse momento não ocorra!

3. Disponibilize uma grande variedade de produtos

Imagine o quão frustrante pode ser tentar comprar um item e receber o retorno de que ele não se encontra mais disponível. Isso também é algo que desestimula o cliente a não concretizar uma compra e, no caso das compras instantâneas, quebra toda a mágica da sua estratégia.

Então, tenha uma boa variedade de produtos para que caso algum deles esteja fora de estoque, há muitos outros que possa substituí-lo e suprir essa demanda.

Nesse sentido também há várias possibilidades de ações a serem feitas, como por exemplo, elaborar campanhas em que é feita a sugestão de compra de um item para o cliente, visto que temporariamente não há disponibilidade do item que ele queria adquirir anteriormente.

4. Ofereça boas condições de pagamento

Apesar desse tipo de consumidor estar cada vez mais tendendo a comprar de forma instantânea, grande parte deles faz parte de uma geração que está mais consciente sobre os seus gastos financeiros. Por isso, eles prezam muito por esse controle.

Mas o que isso afeta as compras instantâneas? Caso não haja diversas opções de condições e formas de pagamento em que o cliente possa escolher, de modo que isso ajude a controlar suas despesas, a chance dele desistir da compra é grande.

Então, ofereça boas condições para seus clientes possam concretizar a compra e procure sempre estar atualizado nessa questão para que sua loja não perca clientes por esse motivo.

Saiba que a compra instantânea é algo muito recente, então é preciso estudar e entender de forma mais aprofundada como essa estratégia pode ser útil para o seu negócio.

Então, não pare por aqui, busque referências para desenvolver ações sólidas em busca do sucesso na implantação dela na sua empresa!

Agora que você já entendeu o novo perfil dos consumidores por meio da compra instantânea, o que acha de aprender como fazer a assinatura de contrato sem traumas?

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.