Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 20 de setembro de 2019. | Atualizado em 20 de fevereiro de 2020


A comunicação interativa é uma ferramenta que agrega a inteligência artificial ao Marketing de Conteúdo, proporcionando maior engajamento com o público, feedback imediato da estratégia e a fidelização do consumidor. Deve ser parte de uma estratégia, em coordenação com os conteúdos tradicionais.

A internet atingiu um ponto em que a produção de conteúdo é maior do que as pessoas dão conta de consumir. Há muitas vozes falando, e poucos ouvidos — ou olhos — para tudo. Nesse contexto, a comunicação interativa pode ser a boia de salvação para quem deseja se destacar na estratégia.

Esse tipo de conteúdo oferece uma experiência mais personalizada na comunicação com o cliente e aumenta as taxas de engajamento. Neste artigo, você vai entender alguns pontos fundamentais sobre essa solução. Vamos abordar os seguintes tópicos:

O que é comunicação interativa?

A comunicação interativa é a combinação entre os conteúdos que já criávamos no Inbound Marketing e a tecnologia, para proporcionar uma experiência ainda mais personalizada e divertida para o usuário. O resultado é uma maior diversão, que gera uma maior taxa de engajamento.

Existem muitos tipos de conteúdos digitais interativos. Note os mais comuns:

No passado, a comunicação interativa era bastante limitada, uma vez que a tecnologia ainda não permitia certas coisas. Atualmente, porém, com o desenvolvimento da inteligência artificial e seu uso nos meios de comunicação, a interatividade permite entregar um conteúdo mais apropriado para a etapa da jornada em que cada cliente está.

Com um quiz ou um teste, é possível, por exemplo, descobrir quais produtos do seu mix interessam mais ao cliente. Assim, em uma próxima interação, você já terá um conteúdo mais relevante para enviar.

Por que devemos olhar para esse tipo de conteúdo?

Em meados da década de 2010, o Marketing Digital chegou ao ponto que o especialista Mark Schaefer chamou de content shock. Em poucas palavras, a produção de conteúdos digitais não parava de crescer, mas a demanda por esses conteúdos permanecia a mesma.

O resultado não poderia ser outro: a maioria esmagadora dos conteúdos não estava recebendo a devida atenção do público. Segundo uma pesquisa da BuzzSumo, 50% dos posts produzidos recebem menos de oito compartilhamentos. Além disso, três em cada quatro não recebem links de outros posts.

Uma conclusão importante vem desse diagnóstico: existe muito conteúdo não relevante por aí! Com isso em mente, foi preciso pensar em uma solução, e ela veio por meio da interatividade.

Os conteúdos interativos são a aposta dos maiores especialistas em marketing para os próximos anos. Depois de uma década de produção massiva de posts, conteúdos ricos e outros textos, a interatividade chega para injetar ar fresco no mercado.

É importante frisar que a comunicação interativa não vai “salvar” o Marketing de Conteúdo, nem vai substituir as outras formas de conteúdo. Ao contrário, ele chega como uma ferramenta a mais para compor a estratégia e vem trazendo uma série de vantagens. A seguir, destacamos as principais.

Feedback em tempo real

Vamos supor que você envie um pequeno teste para o seu cliente. Esse conteúdo vai fornecer dois tipos de informação: aquela que o usuário preencheu no formulário interativo e também a própria aceitação sobre o formato.

Se o retorno de interações é muito baixo, isso significa que o material não está tão relevante quanto você havia pensado. Assim, é hora de promover mudanças para alcançar maior engajamento, o que só é possível por conta desse feedback permitido pela interatividade.

Personalização

Com o feedback recebido, é possível adotar um grau ainda maior de personalização nos próximos materiais que você envia ao usuário.

As informações fornecidas em um teste podem servir de material para inspirar um infográfico, por exemplo, ou até um anúncio específico de um produto que será relevante para o cliente naquele momento.

Fidelização

Uma marca registrada da comunicação interativa é o fato de ela ser divertida. É muito interessante, para o consumidor, receber uma calculadora e descobrir, por exemplo, quanto precisa economizar por mês para fazer a viagem dos sonhos.

Por isso, as pessoas realmente interagem com os conteúdos, e isso se reflete na fidelização do cliente. Toda vez que ele receber uma comunicação daquela marca, terá uma boa experiência, que certamente vai influenciar na decisão de compra.

Como usar a comunicação interativa?

Nos Estados Unidos e no Canadá, a comunicação interativa já faz parte do plano de marketing das empresas de forma consistente desde aproximadamente 2018. Assim, podemos usar as experiências da América do Norte como inspiração no uso desses recursos.

Os conteúdos interativos devem ser usados em paralelo à comunicação tradicional. Isso porque cada um deles cumpre um papel diferente na estratégia de Marketing Digital. Enquanto os meios de comunicação tradicionais conversam bem com o público geral, o que é interativo tem mais sucesso com públicos específicos.

Assim, a interatividade pode ser bem usada para ajudar um cliente que está em dúvida sobre a compra a fechar o negócio. Também é possível conduzir o público por toda a jornada de compra, levando-o a tomar a decisão que melhor vai atendê-lo.

Pensando do ponto de vista da Comunicação Integrada, você pode engajar o público interno por meio da comunicação interativa.

Por exemplo, em um projeto que demanda a colaboração entre diferentes departamentos, é possível ter uma ferramenta por meio da qual eles possam atualizar os dados, para que todos vejam o progresso e continuem motivados.

Quais as melhores ferramentas?

Existem algumas plataformas e ferramentas que permitem a criação de peças interativas em diferentes formatos. Acompanhe.

MapMe

Comunicação Interativa

O Mapme é uma ferramenta que permite a criação de histórias usando mapas. Com ela, é possível integrar vídeos e peças animadas aos mapas, criando uma narrativa. A plataforma também permite que os usuários insiram a sua própria localização, criando uma experiência mais personalizada.

Playbuzz

A Playbuzz é uma ferramenta dedicada a quem trabalha com texto e publicações. A plataforma permite inserir conteúdos como vídeos, infográficos animados, quizzes e outros ao longo dos textos.

ion interactive

Comunicação Interativa

A ion interactive é uma ferramenta que facilita todo o processo de criação e uso de conteúdos interativos na estratégia de marketing. Na plataforma, é possível criar, de forma simples, todo tipo de peças interativas, como calculadoras, testes, vídeos, infográficos, mapas e muitos outros.

A plataforma oferece um alto grau de independência às empresas, já que a interface user friendly permite grande autonomia na elaboração das peças. Ao mesmo tempo, é possível contar com a ajuda da equipe qualificada em conteúdos interativos, se a empresa desejar.

Gostou da ideia e quer criar conteúdos de comunicação interativa, divertida e interessante para a sua empresa? Conheça a ion, nossa ferramenta que torna todo esse processo mais simples!

Conteúdos InterativosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *