Por Leandro Abreu

Redator freelancer da Rock Content

Publicado em 15 de novembro de 2019. | Atualizado em 16 de abril de 2020


A aba Comunidade no YouTube, ou Community Tab, é uma área de comunicação, promoção e engajamento ativada nos canais com mais de 1000 inscritos. Seu principal objetivo é funcionar como uma pequena rede social dentro do YouTube, facilitando o envolvimento entre os produtores de conteúdo e suas audiências.

Ao planejar estratégias de Marketing no YouTube, muitos se perguntam se o site é uma rede ou uma mídia social.

A questão é que a plataforma do Google é incomparável e suas diferenças em relação às principais concorrentes — Facebook, Instagram e Twitter — vão muito além do formato dos conteúdos postados.

Sua estrutura e comportamento a tornam uma legítima mídia on demand para públicos de todos os tipos. Entretanto, algumas funcionalidades também fazem com que ele seja capaz de entregar uma experiência semelhante à das redes sociais.

A aba Comunidade no YouTube é um ótimo exemplo disso e neste artigo falamos tudo sobre ela. Veja só!

Conheça melhor esse recurso e aprenda a usá-lo para aumentar os resultados em sua estratégia de Marketing de Conteúdo!

O que é Comunidade no YouTube (Community tab)?

A aba Comunidade no YouTube funciona como uma timeline dentro dos canais. Nela,os produtores de conteúdo podem postar mensagens e imagens, compartilhar links, posts e ofertas, criar enquetes e, claro, promover vídeos.

Para conferir o conteúdo postado nessa área, basta acessar o canal e clicar em Comunidade ou acessar diretamente o link “youtube.com/user/[NOME DO CANAL]/community”.

Exemplo de comunidade no Youtube

Uma curiosidade é que esse recurso foi desenvolvido a partir de pesquisas realizadas com os donos de grandes canais. Entretanto, suas semelhanças e funções deixam claro que a solução é uma tentativa do YouTube de manter seus usuários mais tempo dentro do site.

Como essa aba de comunidade funciona?

Navegando rapidamente em uma Comunidade bem estruturada, logo percebemos o seu poder na divulgação dos canais dentro do YouTube. As postagens são apresentas de maneira cronológica e podem ser curtidas, descurtidas e comentadas pelos inscritos.

Essa funcionalidade expande a interação entre os donos dos canais e seu público para além dos vídeos. Assim, permite aos criadores se comunicar e engajar seus inscritos sem a necessidade de usar uma plataforma concorrente, como o Facebook ou o Twitter.

O recurso ainda é subestimado por muitos youtubers e marcas, principalmente por ser, aparentemente, muito discreto.

Entretanto, a grande vantagem da Comunidade é que as postagens realizadas pelos produtores não ficam restritas aos seus canais — elas também podem ser exibidas na seção Início e no feed de Inscrições dos usuários.

Isso significa que seu público terá acesso aos seus posts tal como em outras redes sociais, ou seja, entre os conteúdos postados por outros. A exibição fora da aba Comunidade, porém, também leva em conta os interesses e interações de cada inscrito.

Quais são os requisitos para que essa funcionalidade seja ativada?

Desde que todos os requisitos sejam cumpridos, a ativação da aba Comunidade no YouTube acontece automaticamente após o canal ultrapassar os 1000 inscritos. Esses critérios são:

  • não ter penalização no canal (como ter um vídeo removido por infringir regras ou direitos autorais);
  • ativar o layout de canal personalizado (canais personalizados são considerados um indicador de “maturidade” pelo Google).

Para ativar a personalização, basta acessar o seu canal e clicar em Personalizar o Canal. Essa função permite adicionar um trailer, indicar conteúdos para inscritos e organizar os vídeos e playlists em seções.

Personalizar canal do Youtube

Observação importante: a aba Comunidade não está mais disponível para canais infantis, de acordo com as novas regras de publicidade do YouTube.

Marketing no YouTubePowered by Rock Convert

Como usar a Comunidade do YouTube?

É hora de aprender a usar essa funcionalidade para aumentar o alcance do seu conteúdo e o engajamento do seu público. Confira as dicas, a seguir.

Promova seus vídeos

Uma das funções mais importantes desse recurso não poderia ser outra, se não a promoção de vídeos, certo? Entretanto, a aba Comunidade do YouTube oferece muito mais possibilidades do que os produtores imaginam:

  • promova seus últimos vídeos publicados: atinja mais pessoas prolongando o intervalo de engajamento;
  • publique imagens revelando seus bastidores: mostre o processo de produção dos seus conteúdos;
  • aguce a expectativa do seu público: anuncie seus próximos vídeos usando imagens e artes que despertem curiosidade.
Postagem na comunidade do Youtube

Compartilhe conteúdos

Uma das antigas reclamações em relação ao YouTube se referiam ao seu formato um tanto fechado para o compartilhamento de conteúdos externos. Na aba Comunidade, porém, temos total liberdade para postar links de outras redes sociais e de canais próprios.

Isso significa que você pode compartilhar os posts do seu blog com seus inscritos ou vídeos do seu e de outros canais, por exemplo, tornando a sua comunicação muito mais dinâmica.

Comunidade da Netflix

Realize pesquisas com seu público

Você pode usar essa área para se comunicar abertamente com seus inscritos. Portanto, aproveite isso ao máximo, inclusive pedindo sugestões e feedbacks.

Uma funcionalidade interessante da aba Comunidade são as enquetes — semelhantes às do Facebook. Com elas, você consegue fazer pequenas pesquisas com a audiência para otimizar a sua produção de conteúdo.

Enquetes no Youtube

Seja espontâneo e informal

Adotar uma postura humanizada é fundamental, ainda que você se promova como uma marca e não como um influenciador.

O consumidor moderno tende a evitar conteúdos de caráter publicitário ou corporativo, mas é extremamente aberto às empresas que compartilham das suas opiniões e valores.

Sendo assim, procure ser espontâneo e informal. Interaja com as pessoas, seja transparente, revele sua equipe e promova discussões interessantes.

Postagem do Nubank no Youtube

Também vale descontrair e se beneficiar do humor, mas procure fazer isso com cautela se o seu canal não tem esse perfil. Os tradicionais memes, por exemplo, ainda não são muito populares nessa área do YouTube.

Mantenha um foco na sua produção de conteúdo

Consistência e coerência são fundamentais em qualquer estratégia de Marketing. Na prática, isso significa que é essencial adotar um ritmo nas suas publicações e manter o foco. Essas duas recomendações servem para evitar que a sua audiência se disperse.

Comunidade da Netflix no Youtube

Dessa forma, você qualifica o seu público e faz com que as pessoas se envolvam mais, aumentem o engajamento ao longo do tempo e ainda passem a esperar por novas publicações.

Quais são os benefícios dessa funcionalidade?

Com base em tudo o que foi discutido no artigo, podemos dizer que as principais vantagens das Comunidades do YouTube são:

  • maior alcance das postagens: com a imensa oferta de conteúdo, seu vídeo ou post pode passar despercebido, e essa é mais uma chance de promovê-lo;
  • maior engajamento: a facilidade de curtir e comentar as publicações torna esse recurso uma excelente ferramenta de engajamento;
  • maior presença no dia a dia do seu público: a aba Comunidade também permite que você ou sua marca se apresente com maior frequência na rotina da sua audiência;
  • oportunidade de pesquisa: os posts e enquetes são ferramentas de pesquisa muito práticas, que podem ser usadas para você aperfeiçoar a sua estratégia.

A aba Comunidade no YouTube é mais um recurso para você aumentar o alcance dos seus conteúdos e enriquecer o relacionamento com a sua audiência.

Utilizada da maneira certa, essa funcionalidade pode contribuir significativamente para o crescimento do seu canal e da sua marca na internet.

Gostou do conteúdo? Então, continue aprendendo conosco. Saiba agora o que é SEO para YouTube e aprenda a rankear na principal plataforma de vídeos do mundo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *