Consultor de Marketing Digital: saiba o que é preciso para se tornar um

Os avanços na tecnologia estão influenciando, direta e indiretamente, o dia a dia das pessoas. O jeito de fazer as coisas está mudando e o mercado também. Os novos conceitos trazem ao mercado novas formas de fazer marketing e a necessidade de novos profissionais capacitados para lidar com esses desafios.

Consultor de Marketing Digital

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O marketing digital está cada vez mais presente na rotina das empresas. Seja pela sua presença nas redes sociais, seja por meio dos influencers, seja com marketing de conteúdo.

Se antes uma boa campanha de marketing se limitava a grandes empresas com orçamentos significativos agora está mais accessível por meio do mundo digital.

Hoje, com um bom planejamento, podemos alcançar a nossa persona com a ajuda do marketing online. Mas não deve se confundir acessibilidade com algo feito de qualquer maneira.

Uma campanha de marketing digital pode ficar muito mais barata que uma campanha de marketing tradicional, porém, só traria resultados se for feita corretamente.

Diante disso, é importante que seja feita uma análise para saber onde é preciso investir e quais são as medidas que vão trazer melhores resultados.

Qualquer um pode divulgar uma marca em uma rede social e ter curtidas, mas esse não é o objetivo. A meta sempre será aumentar as vendas, e isso só se consegue quando o profissional dedicado a tal tarefa sabe o que está fazendo.

Mas para quem posso confiar a tarefa de conduzir o marketing digital da minha empresa? Para o Consultor de Marketing Digital!

É sobre essa nova profissão que será o nosso post de hoje. Vamos lá?

O que é um Consultor de Marketing Digital?

Com o crescimento do mercado digital, os novos conceitos do marketing e o surgimento de novas tecnologias, se faz necessário um profissional que tenha uma visão ampla e conhecimentos necessários para implantar novas estratégias que tragam bons resultados. E, devido a essa carência, surge o Consultor de Marketing Digital.

O Consultor de Marketing Digital é o profissional que faz uma análise prévia da empresa para, posteriormente, fazer um diagnóstico para criar um planejamento estratégico de marketing na internet com foco nos objetivos da marca.

Esse profissional vai orientar e dar os caminhos necessários aos gestores ou a equipe responsável por executar essa tarefa, com a finalidade de obter os melhores resultados de acordo com o orçamento estipulado.

O consultor de marketing digital precisa ser um profissional observador, analítico, criativo e estar atualizando constantemente nas tendências do marketing digital.

Qual é a função de um Consultor de Marketing Digital?

A sua função principal é a de orientar os responsáveis pela execução da estratégia de marketing online, traçando as diretrizes necessárias para obter os melhores resultados. Para isso deverá:

  • entender como funciona a empresa e quais são seus objetivos;
  • fazer um estudo da concorrência;
  • determinar ou aperfeiçoar a persona;
  • aperfeiçoar a imagem da marca e definir o tom de comunicação;
  • determinar a criação ou aperfeiçoamento do site da empresa e loja virtual se for o caso;
  • definir as estratégias de conteúdo;
  • planejar a presença nas redes sociais;
  • definir a estrategia de email marketing;
  • determinar as campanhas que serão realizadas e as plataformas que serão utilizadas;
  • acompanhar a execução da estratégia;
  • acompanhar os resultados e analisar as métricas;
  • propor alterações sempre que for necessário;
  • e o que for preciso para alcançar o objetivo de forma personalizada de acordo com as necessidades da empresa.

Qual a formação que deve ter um Consultor de Marketing Digital?

Para se tornar um consultor de marketing digital não é suficiente fazer uma faculdade de marketing.

Um consultor não se faz da noite para o dia, é um processo que o profissional deve seguir, fazendo cursos de especialização associados com a experiência adquirida.

Este profissional deve ter uma formação sólida e profundos conhecimentos em todas as áreas de marketing digital como mídias sociais, marketing de conteúdo, blogs corporativos, SEO, email marketing, branding, customer success, outbound marketing e inclusive conhecer sobre a área de vendas, já que um bom trabalho de marketing está relacionado a essa área.

Aprenda tudo sobre SEO

Se a sua intenção é se tornar um consultor de marketing digital, é imprescindível escolher os cursos adequados para sua formação e, nisso, a Rock Content pode ajudar.

A Rock University tem os cursos necessários para tornar você um especialista em Marketing digital. São 11 cursos disponíveis para você, sendo que você pode se certificar gratuitamente em 4 deles.

Aqui, você tem a oportunidade de aprender com os responsáveis por converter a Rock Content na maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina.

Se você tem uma empresa, antes de contratar um consultor de marketing digital, certifique-se de que seja a pessoa adequada, analise sua experiência na área, os resultados alcançados em outros projetos e a capacidade que tem para se adaptar a novos desafios.

Cada projeto é uma realidade totalmente diferente e o profissional tem que entender que cada nicho tem suas peculiaridades. Verifique também a sua formação, é importante que o consultor de marketing digital seja uma pessoa preparada, que tenha os cursos adequados e de instituições confiáveis.

Mas, se no lugar de contratar um consultor de marketing digital, você quer aperfeiçoar a sua equipe de marketing e vendas, disponibilize para eles cursos in company ou convide eles para fazer os cursos da Rock University.

Resumindo: 4 dicas para se tornar um Consultor de Marketing Digital

  1. treine o seu senso de observação;
  2. pratique para ser mais analítico;
  3. exercite sua criatividade;
  4. faça bons cursos e estude bastante.

Ficou interessado em nossos cursos? Então conheça agora mesmo a Rock University e descubra as certificações que pode conseguir, para você ou para sua equipe. 

universidade rock content

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.